quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Suspiros Infalíveis



Fazer suspiros parece ser coisa fácil, pois as receitas são muito simples e nelas entram basicamente três ingredientes: claras de ovos, açúcar e um aromatizante (às vezes entra também um controlador da cristalização do açúcar, o cremor de tártaro). Mas esta simplicidade é enganosa, como já constataram muitas pessoas que tentaram fazer estes doces. Gente se queixando de que seus suspiros saíram do forno queimados e com o interior grudento,  achatados e coisas deste tipo é o que mais há. Contudo, as variáveis que são determinantes para o sucesso ou o insucesso na confecção dos suspiros são simples e são elas:  claras bem batidas,  forno com temperatura bem baixa (entre 90º e 100ºC) e tempo suficiente de cozimento (sempre superior a 1 hora!) . Esta receita produz suspiros mais estáveis porque leva mais açúcar. É uma receita descomplicada, para fazê-la não é necessário aquecer as claras com o açúcar, nem possuir intuição privilegiada, nem conhecimentos cabalísticos de nenhuma natureza, rsrs, é só seguir a receita e você obterá os seus suspirinhos perfeitos. Esta receita eu dedico à Rachel.


Suspiros Infalíveis

Ingredientes

4 claras de ovos (dá cerca de 120ml)
2 e 1/4 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro (usei glaçúcar)
1/2  colher (chá) de sumo (coado) de limão

Preparo

Forre um tabuleiro grande (30cm por 45cm) com papel manteiga (ou, se não tiver, como foi o meu caso, unte-o e enfarinhe).  Faça a 'mis en place' (isto significa: disponha todos os ingredientes sobre a mesa). Verifique se o açúcar não está empedrado (como o meu estava), caso esteja, bata-o no liquidificador e passe por peneira; depois separe a quantidade determinada na receita). Ligue o forno na temperatura mais baixa e ponha uma colher de pau na porta do forno (faça isto de modo que fique uma abertura de uns dois dedos entre a porta e o fogão). Ponha as claras na batedeira e bata até que espume. Com a batedeira ligada, vá pondo o açúcar aos poucos (para isso, usei a xicrinha menor do jogo de xícaras medidoras), batendo bem a cada adição. Junte o suco de limão e continue batendo. Quando a mistura ficar densa, brilhante e, levantando o batedor da batedeira, ela não cair, ponha o suspiro num saco de confeitar (usei o bico de fazer pitangas), e faça as bolinhas no tabuleiro preparado. Leve o tabuleiro ao forno preaquecido e deixe que os docinhos assem por cerca de 1 hora e meia (deixei 1 hora e 37 minutos). Para verificar se estão assados parta um dos docinhos, se o interior estiver sequinho, está no ponto).

Notas: Se você não se atreve a fazer suspiros porque o seu forno é complicado, esta receita é para você! O meu forno deve ser o mais complicado do mundo (apesar de o fogão ser novo!). A menor temperatura registrada nele é 105ºC; mas, 20 minutos depois de ligá-lo, nesta temperatura, o meu termômetro de forno, registrou uma temperatura  de 150ºC. Porém, vinte minutos depois de eu ter posto a colher na porta  a temperatura caiu para 90ºC (Ahá!!). Dividi o meu suspiro em duas partes e colori, levemente, uma das partes com anilina líquida, de cor lilás.

Quero aproveitar o ensejo e registrar aqui que não estou mais aceitando selinhos. O meu computador esteve aos cuidados do técnico em informática praticamente durante todo o mês passado. Todos os dias era levado para eliminação de vírus e reformatações diversas. Ainda agora ele não está operando a contento. O técnico me aconselhou a não aceitar repasses de arquivos externos, que possam conter vírus (malwares). Espero que as amigas blogueiras me entendam.

71 comentários:

Fatima disse...

Estão lindos os teus suspiros!!!!
Eu não consigo fazê-los bem. A minha sogra é que mos faz quando preciso.
Vou experimentar a tua receita a ver se acerto!
Beijinho

ELIZABETE disse...

Eu gostei logo de cara do seu blog, vou te seguir e convido voce a me seguir tambem.Suas receita tem jeito de coisa boa! Com esse sol todo se morar no interior como eu basta colocar no sol eles vão secar tambem, eu já fiz e recomendo.
Bjos!

ameixa seca disse...

O problema é que o meu fogão não é regulável. Por isso, nunca consegui fazer suspiros embora seja apaixonada por eles :) Ficaram lindos os teus!

Magridt Gollnick da Luz disse...

ötimas dicas querida, delícia!!

ah, fiquei muito feliz com sua visita tão especial, vc é bem vinda!

bjs sabor suspiro, hehe

Marinex disse...

k lindoes... eu as vezes tb faço com as claras que teimam a acumular no congelador... ca em casa adoramos... beijinhos

Ruby Fernandes disse...

Oie flor! concordo com tudo que você falou no bloguito! Adorei suas palavras viu?
Bjo bjo *Ü*

Rachel disse...

Poxa Marly, agora quem ficou suspirando de emoção foi eu...quanta delicadeza!
Seus suspirinhos ficaram lindos, e com todas as informações que você passou, vou fazer aqui novamente e agora tenho fé que dará certo...depois te conto, ok?
Bjuss!!!

Gina disse...

Marly, ficaram lindinhos seus suspiros! O seu leva bem mais açúcar que o meu, mas o suco de limão dá uma equilibrada.
Estou me preparando para fazer nova remessa.
Bjs.

® disse...

Mah!:)
Eu nunquinha fiz suspiros...mas os seus ficaram bunitíin dimais!!
E o seu caríin por Raquelita foi mió ainda, viu?! :D
E o panin de bolinha...que charme!
Agora tô aprendendo a fazer uns quitute bão e escrevê cum português certin...ocê e Gina são tudo letrada, né?! :D
Um bejim!

Mary disse...

Olá,Marly,
Bem estou sem palavras,esses suspiros ficaram lindos estão uma perfeição.E super guloso,é um doce que nunca fiz,mas um deste dias vou experimentra depois de ver esta tua receita deliciosa.


Bjinhos

Blog da Nô disse...

Pois é, Marly! Fazer suspiro requer dedicação, mas fica melhor quando olhamos para os seus!
Aliás, me fez lembrar de quando era criança e comprava os suspiros, rosa, azul, verde, com confeitos por cima, no bar da esquina de casa! Bons tempos! Quando uma criança entrava sozinha num ambiente adulto e não corria riscos!
:o)

tatiane disse...

Infelizmente não poderei fazer esses suspiros, a temperatura mais baixa do meu forno é 180ºC.
Estão com uma aparência ótima, daqueles que deve ser crocante por dentro, levemente azedinho, hummm!
beijos

angela disse...

assim com a Noêmia, sinto a nostagia de outrora, dos suspiros coloridos da festas de aniversários. faço como voce apesar de usar açucar refinado peneirado, mas mantenho o mesmo ritual. beijos

Aqui na Cozinha - Patty Martins disse...

Tenho acompanhado a novela dos suspiros estrelada por algumas amigas blogueiras, hahaha. Ô bichinho complicado, eu nunca consegui fazer um decente.
Agora, vou tentar a sua receita, qualquer dia.
Beijos
Patty Martins

Isabelocas disse...

Ficaram lindos e perfeitos.
Só fiz uma vez, tenho de voltar a experimentar.
Bjs

welze disse...

quanto carinho, ficaram lindos

Tânia disse...

Marly...eu também nunca tive um final feliz ao fazer suspiros, mas, mais uma vez, você deu as dicas tão preciosas para que saiam bonitos e gostosos da próxima vez que eu me arriscar. Agora só falta mandar regular meu forno...
Beijão

manjericota disse...

Marly, fofíssimos os suspiros. Acho eles uma perdição, pq qdo começo a comer, não vejo a hora do fim.....rs. Sei q são super calóricos, mas não resisto. Os seus estão super delicados!

Bjo gde, Dani :)

Belita disse...

adorei os seus doces !dá vontade de puxar uma cadeira e ficar sentada com a colher na mão à espera do próximo! gostei muito do seu blog!

Anônimo disse...

Ola,amiga Marly!!!
Fiquei suspirando pelos seus lindos suspiros.que delicados.
O dia que sobrar as claras quero experiemtar.
Um lindo fim de semana para voce e sua familia.
Bjus da Norma e Mi.

Ópera Cacau disse...

Marly, querida: vc me salvou! Minha avó fazia uma receita que no topo vai suspiro. Não encontrava uma receita que mostrasse o passo-a-passo desse suspiro, como ela fazia! Vc é uma querida, apareça sempre lá no blog, tá?! Beijocas.

Anônimo disse...

obrigada querida!
ahh seu blog é uma delícia ;)
beijos!

Aline Simões Pires disse...

Minha nossa!!!
Simplesmente amo suspiros...
Agora esses teus aí estão lindinhos de mais!
Também que tudo que vejo no teu blog tenho vontade de comer, hehehe
Assim fica difícil fazer dieta ;) hehe
Beijinhos e um ótimo final de semana!

Pam disse...

Então o bolo de refrigerante eu também achei que não seria propriamente um pão de ló, mas como onde peguei a receita dizia que era pão de ló eu só copiei....hehe
ah superlindos seus suspiros, adorei :)
beijinhos e bom fim de semana

"Manjares da Manu" disse...

Tá lindo d++++ o seu suspiro!!!
Eu amo, aqueles que vc mencionou, que fica crocante por fora e borrachinha por dentro!!!rs

Bjs...Bom fim de semana!!!

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Marly,
Que suspirinhos mais lindos.
O único problema é que com suspirinhos assim não se consegue parar.
Beijos.

Franklin disse...

Deliciosos,
Bell adorou!

Richie disse...

Oi Marli!

Ixi, não sei pq seus comentarios somem.. não aparece nem mail avisando deles :S

Suspiros perfeitos indicam uma boa cozinheira, né? OS teus tão lindos, branquiinhos!
Preciso aprender a fazer..hehe

bjim, bom fds! :D

Unknown disse...

Tens razão, seus suspiros são infalíveis!
Daqui da pra ver como estão sequinhos e crocantes... que delicia!
Vou experimentar sua receita qualquer dia, aqui em casa minha turma adora suspiros!
Obrigada por dividir conosco!
Um grande abraço, ótimo final de semana

Susi disse...

Marly, mas isso foi transmissao de pensamento, menina eu to aqui com um copo cheio de claras pra fazer suspiros,mas é isso q vc disse, parece facil mas nao é..,qdo faço nunca sai 100%,vou usar sua receita e conselhos te falo depois..
bjks

Marilia Medeiros disse...

Adoro suspiros... mas nunca consegui que me acertassem... vou tentar esta receita :)

Nárriman disse...

Hummm...mais um perigo..rsss.
Amo suspiros mas nunca acertei na receita, tenho uma certa frustração, sabe como é? Essa sua receita parece fácil e essas dicas são preciosas, até dá vontade tentar de novo...
Bjs!!

Luciana de Sá disse...

Não consigo fazer os suspiros, nunca ficam direitinho rsrs. Mais agora com suas dicas, vão ficar sim. Obrigada. Beijinhos.

http://livrodereceitasdalu.blogspot.com

Anônimo disse...

Minha amiga, se são infalíveis há que testar o quanto antes! Ficaram perfeitinhos, como de habitué!
Por acaso, ainda não me deu para o suspiro doce, embora passe a vida suspirando...hehehe:)
Beijinhos****

Carolina Andrade disse...

Amei Marly. Meus suspiros sempre saem, metade decente, metade indecente! É uma das coisas que ainda não tenho exatidão em fazer! Dicas valiosíssimas!! Beijão

celeste disse...

Ahhhhhh.... que maldade eu não comi nenhum...

Santa Gastronomia disse...

Esse eu vou fazer também!
Oi, Marly, é que outro dia peguei sua receita de cuscuz, fiz e aprovei! Tô até colocando ele hoje no meu blog.
Agora é a vez dos suspirinhos, pois meu freezer tá cheio de claras..rsrs..
bjinhus..

Blog da Nô disse...

Marly, querida!
Obrigada pelos votos de melhora! Aos poucos vou voltando ao 'rolê'!
Ah, o creminho de couve-flor ficou muito bom com o cardamomo, recomendo!
Beijos!

:o)

Talita disse...

Eu queria fazer suspiro em casa mas me falta paciência para deixar todo o tempo necessário no forno. hihi =)

Ellen disse...

Meu Antonio ama suspiros, será q eu acerto ? Anotei a receita vou fazer !!! Bjs

Helena disse...

Que perfeição e ficaram bem mimosos!
Tambem não aceito selos,não é o 1º caso o teu.
Beijinho

Luciana de Sá disse...

Oi Marly,
Tem um selinho pra ti lá no blog, espero que goste. Beijo.

Anônimo disse...

é verdade!
ai menina... estes suspiros me dão água na boca!!
^^
beijos!!

Anônimo disse...

Oi querida, obrigada por passar no meu blog! Que bom que vc gostou do bolo de aniversário improvisado que eu fiz, mas eu prefiro assim do que comprar. Pq assim eu fiz o bolo junto com meu filho, enfeitei com as balinhas que ele gosta, enfim, nós dois nos envolvemos com a história do bolo, se fosse comprado nem ia ter muita graça! E amei a receita do suspiro, nunca fiz, vou testar esse teu, se der certo é uma boa idéia rpos aniversários deles! Bjus!

Paula Pacheco disse...

Vou tentar seguir suas dicas, os meus volta e meia ficam esquisitos ahhahah sai um pouco de água etc...os seus estão lindos , amei as fotos Marly, vc esta nota 10 no quesito de doces.É taõ bom quando se explica bem direitinho, pois sempre tem um pulo do gato que desconhecemos, obrigada por dividir...
bjs
Paula

c r i s disse...

Marli do céu! Infalível é a água na boca que esse suspiro desenterra! Aimeudeus!
TÔ passando desvisada para retribuir visitinha e já me deparo com um super suspiro! Uau que delícia! Obrigada e volte sempre, também vou voltar mais vezes!! Bjinho!

Blog da Nô disse...

Marly, minha fôfa!
Obrigada pelo comentário no post dos carros!
:o)

Unknown disse...

Tambem quero um vidro cheio de suspiros! ta lindo!!!!!!!!!!!!!!!!

Aqui na Cozinha - Patty Martins disse...

Marly
Corrigi, viu lá?
Qnto a panela de barro, é verdade, temos que tirar a panela do fogo um pouquinho antes do ideal, pois ela continua fervendo.
Beijos
Patty Martins

Anônimo disse...

Oieee!

Estou retribuído a visita e vim agradecer por me seguir tbm já estou te seguindo e te linkei...

Adorei essa receita de suspiros... q capricho menina parabéns! Quero voltar mais vezes e com mais tempo para olhar tudo por aqui... seu blog é uma delícia.

bjinhu = )

Marly disse...

Aos meninos e meninas que amavelmente visitaram esse cantinho e deixaram comentários agradeço com sinceridade!
Boa noite, bom domingo e boa semana para cada um de vocês!

Richie disse...

Marli, saudades dos seus posts aqui! Ah, quero um potinho lindo de suspiros desse!!!

bjim, e parabens pelo dia internacional da mulher! :D

O blog... disse...

Adorei este blog! Para não falar dos suspiros que estão uma delicia.
Bjo

Thica disse...

Sempre gostei, mas nunca me atrevi a fazer! Quem sabe com essa receita tão simples...

Anônimo disse...

Oiiiiiii Amiga,
Deixei para comentar, depois de experimentar. Não tenho talento para culinária, mas adoro suspiros...então... Oba!!! Deu certo!! Todo mundo aqui de casa adorou!!
Obrigada por compartilhar.

Marly disse...

Gente,

Com 'mil anos' de atraso, obrigada pela visita e comentários, rsrs.

Marli Borges,
Seja bem vinda!
Que bom que você tenha conseguido fazer os suspiros, o seu comentário me deixou muito feliz.

Beijão e bom dia para todos!

Dani Pivatelli disse...

Marly, o suco eu coloco dps do açúcar?
Aqui, ao contrário de mt gente, eu adoro qd fica um pouquinho de puxa-puxa no meio, como se fosse caramelo. P/ ficar assim é só tirar um pouco antes?
Vc sabe qual o rendimento aproximado?
Obrigada desde já; como eu disse, seu blog tá de parabéns! É lindo, delicioso e explicadinho.
Adorei essa da colher de pau! ;)
Dani - versosetc

Fernanda disse...

Olá Marli!
Que blog mais lindo. Já, já estarei seguindo.
Gostaria de saber quantos dias antes posso fazer suspirinhos para um aniversário?
Obrigada,
Fernanda.

bimboca.com disse...

Ola!! pergunto se sera desta que irei conseguir fazer supsiros:-D sem o cremor de tartaro :-D poderia-me dizer quanto leva de acucar? pois com xicaras nao vou la porque nao tenho, so por gramagem. se conseguir os suspiros vou andar aos pulos :-D bjinhos fico a espera que me possa ajudar.

eliana disse...

Olá, amei sua receita, estou em Macapá e comprei uns suspiros em uma doceria da cidade e amei...me interessei em aprender para fazer p meus filhotes.
Essa quantidade dos ingredientes de sua receita dão para quantos suspiros ? Bjs

eliana disse...

Olá, essa quantidade dos ingredientes da receita darão para quantos suspiros ? Bjs.

Unknown disse...

Olá

Qdo eu era criança sobrava muita clara em casa e agente tentava transformar em suspiro, mas nunca deu certo.

Depois de longos anos, resolvi seguir sua receita. Perfeito.

Muito obrigada pelas dicas, ficou ótimo!

Valeu!!

Ka disse...

Ola, como faço para colorir os suspiros ? e para montar a torre, com que os pregaria? glacê?

Marly disse...

Ka,

Para colorir os suspiros é só colorir o merengue (a massa antes de assar), com corante alimentício. E para "pregá-los" na torre qualquer doce pastoso serve para isso: chocolate derretido, brigadeiro, doce de leite, glacê real...

Um abraço!

Maria Lima disse...

De todas as receitas q fiz, a sua ficou melhor! Obrigada por compartilhar. O q fez diferença p mim foi o açúcar de confeiteiro peneirado, fazer os suspiros pequenos e o segredo do tempo de forno! Nunca tinha esperado tanto kkkkk resolvi ter paciência e seguir direitinho...
Meu forno é comum, e não tenho termômetro culinário. Então fiz como falou, deixei baixinho (160-180o) com uma colher de pau, verifiquei a cada 30min e com 1h30 desliguei e fechei o fogão e esperei mais 30min p tirar.. Ficaram perfeitos! Sequinhos e crocantes!

Marly disse...

Maria Lima, bem vinda!

Obrigada por me dar conhecimento da sua experiência com esta receita! Fico feliz em saber que você a aprovou, rsrs.

Beijoca

Anônimo disse...

Em que momento entra o suco de limão na receita?

Marly disse...

Olá, anônimo,

Esta receita já foi editada e na edição a frase sobre o suco de limão deve ter sido eliminada. Mas voltei a acrescentá-la, por causa da sua advertência, muito obrigada!

Um abraço

Unknown disse...

Meus suspiros ficam crocante mas ficam grudando nos dedos quando pego como consertar isso.

Nívea Brito disse...

Que perfeição de receita *.* Vou fazer para o chá de fraldas do meu BB, aí testei hj a receita, todo mundo aqui aprovou. Coloquei corante azul turquesa, ficaram lindos.

Unknown disse...

Receita perfeita já faço para lembranchinhas ! fica bem sequinho e só segui a receita

Pin It button on image hover