sábado, 3 de abril de 2010

Ovo de Páscoa com Crocante de Amendoim e Bolo de Cebola ou Peixe


Adorando um desafio, como adoro, inventei de fazer uns ovos de Páscoa para o meu povo. Porém, tendo deixado as providências todas para a última hora, quero dizer, alguma leitura sobre o tema, a compra do material, o planejamento da 'obra' etc., e sendo completamente leiga no assunto, me vi bem atrapalhada no meio do processo. Não que a coisa seja difícil (pois é mais trabalhosa do que difícil), mas porque me atrevi a fazer coisas que depois vi que não deveria ter feito. Por exemplo, inventei de misturar um chocolate comum, com outro muito melhor, que ainda tinha um alto percentual de cacau. Resultado? Parece que os chocolates reagem diferentemente ao derretimento e, principalmente na fase de secagem, de modo que teria sido melhor não misturá-los. Não que não possam ser misturados chocolates com percentuais de cacau diferentes, o problema é misturar um chocolate de ótima qualidade, com outro que acabaram de lhe apresentar na loja de chocolates (pois é, caí na conversa da moça do estande da fábrica!). Mas, enfim, entre mortos e feridos, salvaram-se todos, e para mim ficou a lição de tentar ser mais disciplinada, nas minhas futuras incursões nas searas desconhecidas da culinária. A advertência que faço para quem queira fazer um trabalho impecável com chocolate derretido é que siga pacientemente as etapas estabelecidas. Agindo assim, qualquer um pode produzir ovos de Páscoa (ou bombons) brilhantes e perfeitos. Não respeitando as exigências do chocolate, a 'coisa' toda desanda, e o resultado é um doce que 'sua' depois que sai do congelador, fica mole, melequento e com má aparência.

Ovo de Páscoa com crocante de amendoim
(Para dois ovos de 500g)

1 kg de chocolate de ótima qualidade (usei meio amargo, mas isso fica à escolha de cada um)
4 doces tipo pé-de-moleque comprados prontos bem quebradinhos, quase pulverizados (ou praliné de amendoim; veja receita abaixo)  

Preparo
(Antes de mais nada cubra uma tábua de carne - que caiba no congelador ou freezer - com papel aluminio, e deixe-a de lado)

Pique o chocolate, ou rale-o na parte grossa do ralador, protegendo-o do calor da mão, com o próprio papel em que ele foi embrulhado. Ponha-o num tigela de vidro e leve a tigela ao microondas (em potência média, por 1 minuto . Mexa o chocolate e devolva a tigela ao microondas por mais 1 minuto. Repita o processo até que todo o chocolate esteja derretido. Tendo o chocolate derretido, proceda como é ensinado aqui. Após a temperagem, ponha três colheres (de sopa) de chocolate na cavidade da forma de ovo de Páscoa (com capacidade para 1/2 kg) e espalhe-o com as costas da colher, por toda a extensão da cavidade. Vire a forma sobre a tigela com chocolate para que escorra o excesso. Limpe a borda da forma com uma espátula ou faca lisa,  e ponha-a virada (com a cavidade voltada para baixo), sobre a tábua preparada. Leve a tábua ao congelador por cinco minutos. Repita o processo. Depois disso, tire o ovo do congelador e espalhe sobre a 2ª camada mais 3 colheres do chocolate e, sobre este, espalhe 1/4 do crocante. Leve a forma de volta ao congelador sobre a tábua (desta vez com a cavidade voltada para cima).  Volte a espalhar o chocolate e leve a forma de volta ao congelador (com a cavidade voltada para baixo). Por fim, depois de espalhar a 3ª ou 4ª camada, conforme desejar uma casca mais fina ou mais espessa, leve o ovo ao congelador (cavidade para baixo) por 10 minutos (ou menos se a forma ficar esbranquiçada em toda a extensão). Retire a tábua com o ovo do congelador e deixe que o ovo desprenda. Tire a forma e deixe o ovo secar em ambiente seco e arejado por umas doze horas. embrulhe-o em papel-chumbo. 
Claro que o processo é repetido, no ato, com todo o restante do chocolate, para fazer os dois ovos.

Nota: A tábua de carne de madeira pode ser substituída por uma de plástico, o importante é proteger o chocolate do frio direto do congelador. Para obter bom resultado é importante que os tempos de "congelador " não sejam ultrapassados.


Crocante ou Praliné de Amendoim (ou de nozes ou de qualquer outra ‘castanha’)
(faça-o, se não quiser comprar os pés-de-moleque prontos)
Ingredientes
1 xícara (chá) de amendoim torrado e sem pele (torre-o numa frigideira limpa, na chama do fogão, por cinco minutos, mexendo para que não queime)
1 xícara (chá) de açúcar granulado comum
1 xícara (chá) de água fervente

Preparo

Antes de mais nada, unte uma pedra de mármore limpa, com manteiga.

Numa panelinha, leve o açúcar ao fogo, mexendo de vez em quando, até que dissolva. Depois de dissolvido, junte a água fervente aos poucos (com cuidado pois espirra!). O açúcar vai ‘empedrar’ novamente. Mantenha a calda no fogo, cuidando para que não queime, pois o açúcar aos poucos voltará a se dissolver. Eventualmente, dê umas cutucadas nas pedras de açucar para apressar  a dissolução, mas não mexa, para que a calda não fique açucarada, em vez de líquida. Depois que o açúcar se dissolver e a calda começar a engrossar e borbulhar (uns cinco minutos depois), tire um pouquinho dela, com uma colher, e ponha num pires com água fria; se for possível apanhar a calda do pires com as pontas dos dedos, como se fosse uma balinha mole, está no ponto, desligue o fogo e junte e o amendoim. Espalhe a calda sobre o mármore untado e deixe que esfrie. Com uma faca, tire o crocante do mármore e quebre-o em pedacinhos bem pequenos. Para quebrar o crocante, coloque -o num pano de prato limpo, como se fosse fazer uma trouxinha e bata na trouxinha com um martelo de cozinha.





Bolo Delicioso de Cebola ou Peixe
(de liquidificador)/ é mais ou menos como um suflê

Ingredientes

Massa

1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite
½ xícara (chá) de óleo culinário (ou ¼ de xícara de óleo e ¼ de xícara de azeite de oliva)
3 ovos
3 colheres (sopa) de queijo ralado (parmesão ou meia-cura)
1 colher (sopa) de fermento em pó
½ colher (chá) de sal

Recheio
300g de cebolas cortadas em rodelas (ou fílés de peixe temperados com sal e limão)
½ xícara (chá) de cheiro verde picado
2 colheres (sopa) de óleo culinário
1 dente grande de alho socado
15 azeitonas descaroçada no momento e picadas (as que se compra já sem caroços não são igualmente saborosas)
1 colher (chá) de sal ou a gosto

Modo de Preparo
Ligue o forno em 180ºC.
Numa panela média, refogue a cebola e o alho (ou o peixe, e neste caso, junte a ele uma cebola e temperos diversos, conforme o seu gosto. Costumo juntar aos refogados de peixe para recheio, como neste caso, uma xícara de chá de água, e um cubo de caldo de peixe ou bacalhau. Deixo que cozinhe até o peixe amaciar, e então acrescento uma colher de sopa de amido de milho, para “enxugar” a água).
Voltando à torta de cebolas, depois que estas amaciarem, junte o sal e desligue o fogo. Acrescente o cheiro verde e as azeitonas e ponha a panela de lado, para que esfrie.

Massa: bata todos os ingredientes no liquidificador. Misture o refogado de cebolas (ou de peixes) frio, à massa e ponha-a numa forma de buraco no meio untada e enfarinhada. Leve-a ao forno preaquecido por uns 45 minutos (no meu forno leva 1hora e meia!!)

45 comentários:

tatiane disse...

Todo ano eu ensaio para fazer um cursinho de ovos de páscoa, e saber como mexer com o chocolate, por falta de vergonha na cara, não faço. Tive algumas experiências desastradas com chocolate, aí desisti de tentar sozinha.
Este ovo com crocante que vc fez, todo caseiro, deve ter ficado uma coisa deliciosa (e eu que estava comendo um shot antes de ler seu post, rs).
Beijos
Feliz Páscoa!

Carolina Andrade disse...

Todo ano faço uns cursos de chocolate, me meti fazer ovo para vender um ano, e me danei!! Vendi muito e ganhei um bom dinheiro. Mas sozinha e sem espaço, é doidera!!! Mas pra família eu gosto de inventar também!! Um beijão!

Sandra Peres disse...

Eu já me acostumei a trabalhar na páscoa, desde os quinze anos eu faço, até que tem dado certo, esse ano tive problemas e comecei a fazer em cima da hora, mas deu tudo certo!!!

Faça um curso, dá muito certo!!!

Boa Páscoa!!!

Ana Powell disse...

Trabalhar com chocolate não é fácil, pois se não for de boa qualidade ao secar fica todo manchado.
Eu nunca me atrevi a fazer ovos de chocolate para a Páscoa.
Gostei imenso das tuas sugestões, sobretudo o ovo com crocante.
Continuação de feliz Páscoa e sucesso no mundo do chocolate x

Anônimo disse...

Oi,amiga Marly!!!
Fazer ovo para a Pascoa da trabalho,ne?
Nao sabia,e a gente come sem saber o quanto e trabalhoso.
Hoje fui tirar umas fotinhas do sakura,mas era gente pra caramba nos parques.
Sakura gosta de um frio(com neve) e muita ventania.Dai da um lindo cacho de flores.E aqui se plantar banana,abacate,goiaba nao vai passar de 80cm(nunca da frutas).Frutas aqui no Japao so em Okinawa(sul do japao).
Marly,hoje desejo a voce e sua familia um lindo dia de Pascoa.Besitos e ate mais da amiga Norma & Mi.

c r i s disse...

Oi Marly! Tudo muito lindo e delicioso! Feliz Páscoa prá você e sua família!! Bjinho!

Unknown disse...

Ai que delícia esse ovo! Teve uma vez que minha família ía se reunir em peso em nossa casa, aí fiz uns ovinhos crocantes e uns bombons com recheio de de uma ganache mais dura um pouquinho, hummm... ficou tão bom!

Feliz Páscoa para você e sua família!

Beijos!!!

Nice e Ana, temperado com carinho... disse...

Marly que deslumbre o seu post, vc arrebentou, tá um verdadeiro pecado da gula, parabéns amiga tudo lindo e maravilhoso, uma Páscoa genial p/ vc e toda família, bjkas, ;)...

Gina disse...

Marly, já fiz muitos ovos em outros anos, mas nesse ano não fiz absolutamente nada de chocolate.
Penso como você, não é difícil lidar com chocolate, é trabalhoso, faz muita sujeira. Mas personaliza os presentes, dá prazer quando estamos na fase de embrulhar... rs! E tem a questão da economia também.
Boa Páscoa!

Anônimo disse...

Marly, eu adoro chocolate, mas fiquei intrigada com o bolo de cebola, parece uma refeição bem suave e vou levar!:)

Unknown disse...

Obrigada, querida!
Espero que tenha tido uma ótima Páscoa! =D
A julgar pelo ovo, foi. ;)
Beijos!

Marinex disse...

ai tamnta coisa boa... mas já nao é surpresa ne? ehehe beijinhos grandes com desejos de que a pascoa tenho sido bem docinha...

Aline Simões Pires disse...

Oi, Marly!
Obrigada pela visitinha...
Andei meio afastada da blogosfera, mas estou voltando =)
Que loucura esse seu ovo!
Eu to que já não aguento mais chocolate, mas mesmo assim fiquei com vontade, hehe
Beijinhos e uma ótima semana pra você!

Anônimo disse...

Marly, muito obrigada pelos comentários tão carinhosos no meu blog! Que bom que vc acompanha e gosta dos meus filhos! Quem gosta dos meus filhos se torna amigo pra mim! É tão bom ver que nesse mundinho virtual encontramos pessoas amigas! Beijos!

Renata disse...

Ola minha querida amiga
Vejo que a Pascoa esteve boa pelas suas bandas
Que otimo
Eu nunca me meti a mexer com ovos, chocolates e afins, tenho certeza que não tenho mâos pra isso...
Mas tenho certeza que vc é mestra, e tudo ficou a contento, apesar de toda a trabalheira!
Te deixo meu abraço, com votos de uma excelente semana!

Tati Bonotto Cake Designer disse...

Um dia vou ser prendada assim...rs
Nossa q delicia esse blog!
Adorei ter passado no meu blog e ter deixado seu carinho.

Obrigada.
bjs
Tati

Santa Gastronomia disse...

Não sei qual tá melhor, Marly!
Se bem que o ovo, a essa altura já estou enjoada..kakaka...não que amanhã não vá comer os que ainda estão na geladeira, hehe!
Bjus..

Miss Docinho disse...

Quantas receitas gostosas....Obrigada pela visitinha la no blog...Volte sempre...bjs

NUMEROLOGIA E PROSPERIDADE disse...

Deve ser uma delícia.
FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... deseja uma boa semana para você.
Saudações Educacionais !

Junia Ansaloni disse...

Marli, obrigada pelo carinho !!! Suas receitas sao stupendas !!! Eu fiz os biscoitos Monteiro Lopes semana passada, ficaram deliciosos !!! Vou postar essa semana e te falo ok? Que bom que vc gostou da decoraçao dos cup's,pena que derreteu o chanttily, mas ficaram fofinhos com o rosinha...Bjim.

welze disse...

olá Marly. gostei muito de saber da sua viagem pelo mundo dos ovos de chocolate. Espero que tenha passado uma feliz Pácoa; Boa semana

Suzete Reksidler Kravetz disse...

Marly visitei o seu blog e amei
Parabens!!!!
Os seus chocalates parecem muito saborosos tambem.
Vou te
seguir

fimere disse...

ça a l'air très savoureux et appétissant, j'aime beaucoup
bonne soirée

Xana Bértolo disse...

K lindos ambos :)...
beijo kida

tatiane disse...

Marly, sobre o chocolate, pelo que pesquisei há uma diferença entre o fracionado e o hidrogenado (é o tipo de gordura usada), e ambos têm uma menor quantidade de massa de cacau, daí o "sabor chocolate". Realmente não necessita de temperagem, é só derrete-lo na temperatura correta e usar. Esse que comprei é da Callebaut, a Bounge importa agora, deve servir só para coberturas mesmo, não arriscaria mousse com ele, rs.
bjs

Susi disse...

Se nao tivesse na hora de ir pra cama,juro que ia pra cozinha..
bj

Aline Simões Pires disse...

A Melissa melhorou bastante.
E a cada ano traz novidades maravilhosas!
Infelizmente elas ainda me machucam, rsrsrs
Mas agora falando das suas receitas...
É bom essa bolo de cebola ou peixe?
Achei ele tão simpático, hehe
Beijinhosssss

Ruby Fernandes disse...

Pois é amiga, aprendi crochê por telefone, isso é, ainda estou aprendendo, mas fazer essas delícias que você faz acho que não consigo, hahahah.
Bjo flor:)

Cherry Blossom disse...

Marly
Muito obrigada pelas lindas palavras,gostei imensamente. Peço desculpas por não corresponder no tempo certo, ultimamente eu ando vivendo de atrasos ...

Que delícia esse bolo salgado. Eu iria gostar em qualquer uma das versões, gosto tanto de cebola como de peixe!
Lendo suas aventuras com chocolate eu me lembrei das minhas. Logo quando algumas culinaristas começaram a divulgar uma marca nova de chocolate que " não dava trabalho" e eu cai no papo e comprei.Ai! foi um fiasco! E ja tava em cima e eu morava longe.... e etc etc etc...Depois disso fiquei vacinada. Mas isso faz muuuuuuuito tempo! Não é bom nem lembrar.... Hoje em dia até mesmo os chocolates fracionados são melhores que "alguns" daquela época e a gente também tem muito mais opções e também vai acumulando experiências. Há dois anos atrás uma empresa ofereceu um curso aqui na cidade e divulgou uma marca de chocolate que eu por mim mesma por receio jamais teria coragem de comprar mas me surpreendeu bastante o resultado e eu gostei.
Falar nisso eu andei procurando a forma que usou pra fazer seu bolo gelado mas ainda não encontrei. Tenho que ver se acho em outra cidade.

Bem,tô indo!
Beijinho!

Renata disse...

Marly querida, espero que tenham tido também uma ótima Páscoa!

Quanto às tuas delícias, sem comentários né?! Não quer me mandar esse ovo pelo correio?! Hahahaah!!!

Beijos!

Tahiana Andrade disse...

Olá.Conheci seu blog através doblog da Dri Viário e gostei muito daqui.

Sucesso.

Aparece lá no Idiotizando!

Ella disse...

Que ovo leando, impossível não vir aqui dar uma olhadinha nele, depois de dar de cara com ele piscando pra mim, lá nos meus favoritos do blog.

Bju bju

Rafa
Lost in rafa

marina guimarães disse...

trabalhar com chocolate é cheio de minucias, eu tenho uma certa preguiça de fazer chocolates. deve ter ficado uma delícia, chocolate e amendoim é uma ótima combinação.

Nana Malta disse...

Já salveia aqui esta receita de Bolo de Cebola e Peixe, deve ser delicioso demais :D

:*****

http://natymalta.blogspot.com/

Aline Simões Pires disse...

Legal, quando eu fizer eu conto sim =)
Mas ainda não vai ser esse findi...
Tenho um pote de arroz que vou ter que fazer um souflê se não vai fora.
Beijinhosssss

café e chocolate disse...

Oi,amiga Marly!!!
Fazer ovo para a Pascoa da trabalho,ne?Eu já fiz hoje prefiro comprar.Obrigada pela visita!

Helena disse...

Marly
Gostei das duas receitas, mas a do ovo é bem util.
ficou lindinho o seu!
Bom domingo!

Elaine Cardoso disse...

Esse bolo salgado ta com uma cara otima! Vou tentar fazer com frango ao inves de peixe ou cebola, depois conto como ficou! =)

Minhas Tuas Nossas Receitas disse...

Olá

Marly

Parabéns pelo blog, espetácular!!!!
E seja bem vinda a nossa família virtual.
A Renata é um amor de pessoa e é mediadora do fórum há muitos anos!!!
Também estou entre teus seguidores.
Bjusss

Magridt Gollnick da Luz disse...

amo, amo,amo chocolate menina!
babei aqui no post, ui, delícia!
um beijinho doce e ótima semana

Blog da Nô disse...

Marly, querida!
Obrigada pelo seu carinho sempre! Hoje consegui um tempinho para uns comentários e vim te deixar um "boa semana"!
Beijos!
:o)

Unknown disse...

Oi minha amiga!

Bom dia

Queria muito agradecer os votos de Feliz Aniversario que me deixaste, obrigada de coração!

Obrigada pelo seu carinho de sempre tbm, és muito apreciada e querida, saiba disso!

Fiz seus biscoitos Monteiro Lopes, logicamente não ficaram tao perfeitos quanto os seus, mas deu pra sentir o gostinho muito bom!

Deixo pra vc meu abraço,

Com votos de uma boa semana!

Dani Franken disse...

Que bolo é esse?!!! Que textura, que delicadeza!!!
Anotei a receita!
Bj
Dani

Paula Pacheco disse...

Marly amei essa torta de cebola/peixe...vou tentar fazer, sabe que nao estou acertando muito coisas no liquidificador e o seu saiu lindo, vc bate muito a massa no liqui? O meu esta saindo "borrachinha", acho que perdi o jeito...mas ja levo a sua receita,
bjocas
Paula

Pedro Henrique disse...

Já fiz demais essa receita gosto muito dela, e também aprendi uma nova receita que poucas pessoas sabem e além de aprender estou ganhando mais de 2 mil reais por mês vendendo ovos da Páscoa!

Vou deixar o link pra vocês se quiserem também aprender assim como eu 100% na internet , e ganhar uma grana com ovo da Páscoa.

Aprendam aqui: http://bit.ly/Lucre-com-aPascoa

Pin It button on image hover