sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Macarons (novamente!)



Confesso que fiquei em dúvida quanto ao que postar hoje, pois fiz ontem um lombo recheado com linguiça que a família achou 'tudibom' e anteontem eu havia feito uma abobrinha ao forno, com tomate, pimentão e ervas que eu mesma achei maravilhosa (não fosse eu doida por abobrinhas, rsrs). Mas, como andei fazendo macarons novamente, e há um mundo de gente desejando fazer estes docinhos e cheia de temores de que a experiência não resulte bem, acabei por me decidir por eles mesmos, rsrs. E o que eu tenho a dizer sobre eles é apenas o seguinte: se você vai fazer macarons, relaxe. Ponha na cabeça que os tais macarons não passam de suspiros de amêndoas (que só ganharam esta fama toda porque não é possível fazê-los de forma descuidada, rsrs). Então, relaxe! se  possível, sirva-se de um vinho ou ponha o aparelho de som para tocar uma música bonita (não vale rock pauleira nem coisas do gênero, ao menos se estas músicas tenham sobre você o efeito excitante que têm sobre a maioria das pessoas, rsrs), e depois siga a receita com a maior precisão possível, pois tudo se resume a isto: Precisão. E é só.
Tenho peneirado a farinha de amêndoas, antes de pesa-la, e este pequeno cuidado melhorou a coisa toda, pois todas as 70 conchinhas têm resultado perfeitas, soltando facilmente do papel (basta que esfriem por uns cinco minutos).  E para evitar desperdícios, tenho salpicado os grânulos grossos, que não passam pela peneira sobre alguns macarons, conforme mostra a foto. A receita dos macarons (ótima, diga-se de passagem)  é esta.  A 'massa' dos macarons da primeira foto recebeu um pouquinho de corante (em gel) rosa. Por preguiça (confesso, rsrs) os recheei com aquele creme de limão  que a gente usa para rechear a torta de limão e merengue (receita abaixo). Fiz só um pouquinho do creme e também o colori com o mesmo corante. Já os macarons da segunda foto, todos da mesma fornada, foram recheados, metade deles com Nutella e a outra metade com o ganache de chocolate branco abaixo.


Creme de limão
(para rechear uma receita dos macarons)

Ingredientes

1/4 de xícara (chá) de leite condensado
1 colher (sobremesa) rasa de suco de limão Tahiti, extraído no momento
Corante para alimento (opcional)

Preparo

Misture tudo, deixe que descanse por uns 10 minutos e empregue.


Ganache de Chocolate Branco
(Para recheio dos macarons da receita acima, se for rechear só metade dos doces, faça só metade da receita)

Ingredientes

110g de chocolate branco de boa qualidade picado
2 e meia colheres (sopa) de creme de leite

Preparo

Misture os dois ingredientes numa tigela de vidro e aqueça-os no microondas ou em banho-maria, até que a mistura fique homogênea. Se for usar o microondas, prefira trabalhar em meia potência, mexendo a mistura a cada 30 segundos até que o chocolate tenha se derretido completamente. Depois disso, leve a tigela ao congelador por 10-12 minutos ou até o creme começar a solidificar nas bordas. Misture tudo e empregue.

Nota: Este ganache depois de frio volta a ficar bem sólido, o que é ótimo, pois ele não amolece as conchinhas dos macarons. Mas, se você prefere um ganache mais cremoso, use 100g de creme de leite para a receita acima. O tempo que este ganache leva para espessar é, naturalmente, maior.

44 comentários:

Andréa Santana disse...

QUERIDA MARLY,
SÓ RECEITA MARAVILHOSA,TUDO DE MUITO BOM GOSTO,AMO VIR AQUI E APRECIAR SUAS RECEITAS!

TENHA UM LINDO FIM DE SEMANA JUNTO A TODA SUA FAMÍLIA!
BEIJÃO!

Unknown disse...

Minha amiga, estou embasbacada!!! kkkkk

Me sinto em Paris olhando seus macarrons, Mon Dieu, estão perfeitos!!!!

Mulher do céu, você é uma showoman!

Eu jamais vou conseguir, nem com passo a passo...rssss...talvez se eu tomar lexotan durante todo o processo...só se for assim...kkkk

Minha amiga, mais uma vez, você arrasou!

tatiane disse...

Marly, não quer vir aqui em casa fazendo a direção técnica da confecção dos macarons? rs.
Um dia vou fazer, ah, se vou!
Ficaram lindos e perfeitos, parabéns!
beijos

disse...

Menina...
Estão lindos e aposto que saborosos!!!!
Parabens!!!
Um beijão e um ótimo final de semana!!!

Sandra Reis disse...

Marly
Estou tentada a me aventurar nos macarrons. Suas dicas de relaxar são ótimas, é só um suspirinho, mas meu ponto fraco na cozinha são justamente os tais suspiros. Mas a tentação de vencer o medo é grande. Vou arriscar e te depois te falo.
Olha, li o post da perda da Dorothy. Sinto muito. Aqui tenho minha filha peluda, a Juju, e sei como é esse sentimento, pois eles são parte da gente e muito mais importantes e fiéis que várias pessoas a nossa volta. São puros e nos amam incondicionalmente. Mas a vida é assim.
Um beijo grande pra você

www.sosimplesassim.com.br disse...

Lindos seus macarons, Marly!
Eu ainda não me arrisquei a fazer, quem sabe uma hora dessas.
BJ,
Lylia

Nelinha disse...

Eu sou uma dessas medrosas. mas um dia hei-de experimentar. Com as suas dicas talvez mais cedo do que eu pensava.

Beijinhos

Cíntia A. S. Sevaux disse...

Olá Marly, sabe que tentei nesse último fim de semana esses benditos Macarons, não tinha visto sua receita, achei uma receita do Blog da Patrícia Scarpin, descrevendo milimetricamente cada passo, comprei as amêndoas, tirei as cascas, moí, deixei as claras separadas antes por 2 dias,pesei tudo com precisão...a massa ficou linda, conforme eu vi em alguns vídeos de Chefs na internet, enfim ficaram lindinhos confeitados, mas na hora do forno, acho q isso estragou tudo... alguns racharam, todos grudaram no papel manteiga como se não houvesse amanhã... no meu forno o mínimo é 180graus e deixei uma mini frestinha com uma colher de pau...mas enfim, me senti tão frustrada, que jurei que só vou tentar de novo quando tiver silpat e termômetro de forno....rsrsrs Os seus ficaram lindinhos, com base e tudo!!!Parabéns viu!!!bjinhos e um ótimo fim de semana!!!!

Nereime disse...

Marly, eu tambem sou bem chegada em abobrinha, de todas as formas possiveis.Espero que vc poste sua receita pois so de imaginar fiquei com vontade!!!!
Um grande beijo
Ne

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Marly,
Nunca tive medo de experimentar receitas, e sempre tive sorte nas minhas investidas na cozinha.
Mas juro que os macarons me assustam. Sempre tenho a impressão de que não acertarei.
Quem sabe algum dia sigo seu conselho. Coloco uma música linda e calma no aparelho de som, e sigo achando que tudo vai dar certo.
Fico no aguardo da receita de abobrinha. Deve ser boa, não?
beijo.

Dri Dauzacker disse...

Marly do céu, que perfeição seus macarons... manda um pra cá...rs...pls!
Bom fim de semana.
Bjim

Yuri Hayashi disse...

Marly!

AH!!! Vim conhecer seu blog e não é que me deparo com a minha atual labuta: os macarons! Deuses! Que coincidência! Estou com uma receita parecida e assim que terminar meus testes vou postar sobre também! :-)
Os seus ficaram maravilhosos, parabéns!!!
Vou te adicionar nas minhas leituras diárias! Muito bonito seu trabalho!

Beijos,
Yuri

Josy disse...

Marly minha querida, fui ver a receita dos macarons, e nem passa pela minha cabeça me aventurar em fazê-los kkkkk. Mas nem vc explicando passo à passo vou conseguir atingir a perfeição dos seus, ficaram maravilhosamente lindos, vc é uma verdadeira mãos de fada amiga. Não me canso de admirar suas receitas, é de uma delicadeza admirável cada uma delas. Bjos vou sonhar com os macarons rsrsr. Bom final de semana

Renata disse...

Ih, Marly! Que coincidência... fiz macarons ontem e antes de ontem. Foi minha primeira vez, mas total fracasso... aliás, total nao, pois ficaram deliciosos mesmo assim, mas não se pareciam NADA como macarrons. Será que existe alguém nesse mundo que tenha acertado fazer macarons de primeira? Os seus estão perfeitos! Mas vou tentar novamente, não vou desistir fácil assim hehehe

Sylvia disse...

Nossa Marli, quanta coisa boa vc preparou, mas seus macarons estao perfeitos, quem me dera que os meus ficassem assim.
Bjs e bom fim de semana

Lucinha disse...

Marly,

Fiquei imaginando essas comidas gostosas que você fez pra sua família. Nossa, deu até água na boca.
E os Macarons ficaram perfeitos.
Passei pra deixar um abraço e desejar uma linda primavera.
Beijos

disse...

sua talentosaaaaa!!!
nossa este eu preciso fazer!! E rápido!
Acha que dou conta? Sou leiga, leiguissima, rs
beijão

Ana Rita Vitória disse...

Suas receitas são divinas! Estou aprendendo muito com você!Beijos!!

Doces abobrinhas disse...

Nossa que luxo menina!!!
Bjinhos
Roberta
www.docesabobrinhas.com

Vivian disse...

ler vc falando assim dá até vontade de me arriscar na cozinha, pena que por aqui eu não encontre a farinha de amêndoas, senão iria correndo tentar fazer. Os seus macarons ficam muito lindos, sem ranhuras, rugas, enfim, perfeitinhos
bj

manjericota disse...

Olá Marly,

Lindos e perfeitos seus macarons..Concordo com vc, para fazê-los, deve-se relaxar mesmo...rs

Eu voltei a fazê-los também, hoje fiz de framboesa e vou postá-los durante a semana.

Beijo gde para vc!

Dani

angela disse...

adorei " suspiro de amendoas", isto me deu um alento..., porque o suspiro já esta "dominado" aqui no QJ das pitangas, os seus ficaram maravilhosos, um encanto! bjs

Laura Lucia disse...

Marly,
Muito bom você postar a receita de macarons e dar ênfase à precisão que é necessária para obter um bom resultado. Muita gente tem tentado fazer e só obtém desastres. Com suas dicas, agora ficou mais fácil de se acertar.
Seus macarons ficaram lindos e perfeitos.
Beijo grande, Laura Lucia

Paula Pacheco disse...

Oi amiga, ver suas receitas me fazem "querer" fazer também, suas delicias estão sempre lembradas em meus pensamentos.Ai, quanta coisa boa...mês passado uma a amiga fez curso de macarons e me mandou de amostras, nunca havia comido, somente visto nos blogs ou em revistas, menina...que delicia, lembro que tinha das cores cor de rosa, verde...me acabei, os seus devem ter ficado divinos,
bjooo
Paula

Ilaine disse...

Querida Marly!

Quanta coisa deliciosa. Menina, estes macarons estão com uma carinha de dar água na boca.Vou levra a receita, talvez eu faça aqui em casa. Obrigada pela receita.

Tenha uma boa semana!
Beijo

Emília disse...

Tenho muita vontade de fazer, mas sempre achei muito cmplicado; mas assim como vc explica na receita não parece ser um tão complicado assim. Vou guardar a sua receita para quando me animar!
Beijinhos

Vanessa Nascimento disse...

Oi Marly! Que bom que você me encontrou, porque eu simplesmente amei o seu blog. Adoro receitinhas e aqui tem cada uma melhor que a outra. Tantos docinhos rsrrs adoro um bolo, um cupcake, biscoitinhos hummm rsrs. E esses macarons, parecem uma delícia, um dia eu me arrisco a fazer essa receitinha, acho eles tão lindos. Agora estarei sempre aqui. Bjs!!

Joana disse...

Ei Marly!
Dá prazer em ver o seu capricho, sua delicadeza nessas receitas, nessas fotos. E devem estar tão gostosos...
Beijinhos e uma linda semana

Maria Luiza disse...

Marly
Quanta delicadeza!
Ficaram lindos, perfeitos e pela aparência maravilhosa, deliciosos!
Beijos e tenha uma ótima semana!

Fla disse...

Tenho uma vontade monstro de provar, mas aqui no interiorrrrr é muito difícil encontrar.
Bjs

Ju Alvarez disse...

Olha, eu realmente estava temerosa de fazer e não dar certo, mas vc me animou....vou pegar a receita!

Obrigada pelo incentivo e pelas visitinhas lá no Do Tipo Atrevida

Bjos

Ju Alvarez

htt://dotipoatrevida.blogspot.com
tw:@jusalvarez

DONA DE CASA TRABALHA SIM disse...

Marli, eu nuca comi Macarons.
Deve ser gostoso.
Eles ficaram, linados!
Abraços pra você, querida.

Silmara
www.casaeogao.blogspot.com

Lia Houf disse...

Superrr chic!

Sylvia disse...

Puxa que coincidencia, hoje tenho que fazer para levar a uns amigos que adoram. Os seu ficaram lindos , tomara que hoje tenha sorte . Beijos

disse...

Marly, obrigada!!!Já anotei a sua receitinha,depois venho contar.
Sou fã numero 1 do seu blog, amo!!
Venho todos os dias aqui, e babo em suas receitas, estou lendo seu blog interinho, parei dia 16 de janeiro de 2009, salvei e vou voltar a ler, aos poucos.
beijãoo

YES we Cooking disse...

Seus doces sempre um arrraso! Sou fã de carteirinha de macarrons e fiquei com vontade de morder a tela!
Lindos demais!
Beijão, Cecilia

Renata disse...

Marly querida, quanto capricho nos teus macarons! Uma vez tentei fazer, mas grudaram no papel manteiga, além de não fazerem o pezinho. :(

Vou testar sua receita, as suas coisas, pra variar um pouquinho, sempre dão certo comigo!

Beijo grande!

Cissa Branco disse...

Marly,

Quando eu for para a civilização vou procurar os macarons, fico louca cada vez que vejo eles virtualmente. Adorei suas receitas, vou me jogar, tem um pão na barra lateral que está chamando pelo meu nome.
Grandes beijos

Renata disse...

Vim aqui ver os macarrons de novo...rsss...coisa mais linda!

Teresa Newman disse...

que lindos Macarons, convenhamos que aqui tudo é delicia e bom gosto.

Anônimo disse...

Ah! Com todas essas dicas eu vou tentar com certeza e depois divido os resultados. Abraços, Adriana

Patricia disse...

Gente, que coisa linda! Quero muito fazer macarrons!

Isadora disse...

que tentação!!!

http://deliciasdaisa.blogspot.com/

"Manjares da Manu" disse...

Ficaram lindos!!!!
Nossa ficaram perfeitas, parece até que foi feita por chefs!!!

bjs...Bom final de semana!!!!

Pin It button on image hover