Google+ Followers

domingo, 8 de setembro de 2013

Jantar Formal: Ordem dos Elementos na Mesa e Etiqueta!




Olá, para todos! Acho que no post anterior eu acabei passando a impressão de que não dou importância às práticas sociais ou às coisas ligadas à civilização, e isso não é verdade, rsrs. É que na vida eu sempre tive tendência a valorizar mais ou seres humanos do que as coisas materiais, costumes ou tradições. Mas isso não significa que eu não dê importância ao modo de vida civilizado.
Sei perfeitamente também que os nossos costumes, valores e praxes foram estabelecendo-se (ou sendo conquistados) aos poucos, ao longo dos séculos, e têm a função de tornar o convívio mais fácil e porventura até mais gracioso, e isso certamente é importante. Quando a gente vê filmes como Greystoke, a lenda de Tarzan, em que um rapaz, criado por macacos, é introduzido na mais alta sociedade...

                                                                        (imagem do filme Greystoke, a lenda do Tarzan)

ou quando, ao contrário, vê filmes que mostram as pessoas sentadas à mesa de um jantar formal, bem posta e bem arranjada é que percebe o quanto as práticas sociais são importantes. Ao fim e ao cabo tudo diz respeito às boas maneiras, à educação, ou às posturas mais adequadas às situações da vida.  E o interessante é que poucos lugares favorecem tanto a percepção do nível educacional de alguém quanto uma mesa de refeição formal, rsrs.

(imagem da série Downton Abbey) 
   
                             (imagem do filme O Gattopardo/The Leopard)
 
Pensem, por um instante, num namorado que vai conhecer os futuros sogros, durante um jantar, e comporta-se à mesa como um troglodita: interrompe as conversas, come com a boca aberta (hahaha) ou critica algum dos pratos servidos, rsrs. Terrível, né? rsrs. É por isso que desde criancinhas somos ensinados a como nos comportarmos à mesa de refeição. E se a refeição é formal, espera-se que nos esmeremos em nosso comportamento, rsrs.
Mas o fato é que a etiqueta para as mesas formais já envolveram –  segundo o meu ponto de vista – muitas coisas supérfluas, como a exigência rígida da cor branca para as toalhas de mesas e também quanto à observação da distância entre os elementos da mesa: distância entre os copos, talheres etc. É por isso que a gente vê o mordomo chefe de Downton Abbey medindo essas distâncias com uma régua, rsrs. Eu até concedo que continuem a observar os antigos protocolos nas mesas oficiais, de real cerimônia, etc. Em casa, porém, a observação da ordem dos elementos da mesa, algum conhecimento da etiqueta básica e o bom senso devem bastar. Claro está que estamos falando de ‘formalidade’ doméstica. Quem quiser saber mais pormenores sobre as refeições de cerimônia deve fazer pesquisas em outros lugares. Na web já existem trabalhos significativos sobre o tema.  

No que refere-se ao comportamento, em jantares (ou outras refeições) formais, acho que o principal a saber sobre etiqueta é que:

1)   O atraso é sinal claro de descortesia, não se atrase.
2)   As conversas devem ser cordiais, sobre assuntos neutros  (fofocas, assuntos que gerem discussões inflamadas ou constrangimentos devem ser evitados a todo custo).
3)   A cadeira não deve estar com o assento totalmente metido embaixo  da mesa, de modo que o seu umbigo fique colado à borda dela. O certo é a borda do assento da cadeira estar logo abaixo da borda da toalha da mesa.
4)   A dona da casa não deve colocar centros de mesa altos, que dificultem aos convidados a visão das pessoas à sua frente. Ela também deve evitar flores de cheiros fortes.
5)   Os homens não se sentam à mesa até que as senhoras o tenham feito.
6)  O homem deve afastar a cadeira da mulher que se encontrar à sua direita, quando ela for sentar-se.
7)  Salvo por motivo especial, não se deve levantar da mesa antes que a anfitriã anuncie que isso deve ser feito (para o café).
8)   Se a saída da mesa for mesmo necessária (antes do anúncio da anfitriã), a pessoa que sai deve pedir desculpas. E deixar o guardanapo do lado esquerdo do prato.
 

A Ordem dos elementos da Mesa:


Minha filha Bellita desenhou para o blog este esqueminha da Mesa formal lá de cima. Mas eu acabei por arrumar também a mesa, para que a visão da coisa toda seja mais real. Sugiro que os interessados simplesmente memorizem a ordem dos elementos da mesa, porque é isso que acabamos por fazer, na assimilação de tudo o que nos cerca. De tanto vermos uma coisa acabamos por memorizar o lugar dela, não é verdade?



1 - Sousplat

2 - Prato de serviço (nele será servido o prato principal)

3 - Prato de salada

4 - Faca

5 - Colher da chá

6 - Colher

7 - Copo de vinho branco

8 - Copo de vinho tinto

9 - Copo de água

10 - Garfo de sobremesa

11 - Colher de sobremesa

12 - Garfo de salada

13 - Garfo

14 - Prato de Pão

15 - Faca de Pão (não é usada para cortar o pão, mas para

 espalhar alguma coisa nele - manteiga, geralmente-, o pão é cortado, melhor seria dizer partido, com a mão)

16 - Marcador de lugar

17 - xícara de café\*

18 - Pires de café  /*

19 - Guardanapo

20 - Anel do guardanapo (porta guardanapo)

* a xícara e o pires de café, imagens 17 e 18, só vão à mesa após a refeição (logo depois da sobremesa) 

o sousplat  deve ser colocado a 3 centímetros da borda da mesa e o guardanapo também pode ser colocado ao lado dos garfos, à esquerda do sousplat.

Nota:  Uma dica para quem não sabe nada e não quer fazer feio num jantar formal é observar e imitar os anfitriões, rsrs.






27 comentários:

Danni e Lype disse...

Querida Marly,
Tudo bom? Estava com muitas saudades... Adorei o seu post super diferente... Foi uma aula e tanto de etiqueta e regras gerais à mesa... Parabéns!!! Obrigada por compartilhar seus ensinamentos...
Grande beijo e uma ótima semana, Irene

Liliane de Paula disse...

Marly, tenho uns 5 livros de etiquetas na minha biblioteca. Já li e aprendi umas poucas coisas.
As outras aprendi porque são comportamentos corriqueiros na vida da gente.
Muito boa sua explanação.

Josy disse...

Querida Marlyca, estou de volta e cheia de saudades das amigas e seus blogs. Curiosa para saber o que prepararam durante a minha ausência, a começar pela linda Galette de morango, acho-as tão lindas,e muito saborosas. Preciso me aventurar e fazer uma. A sua mesa do post anterior a esse ficou lindíssima, como todas suas mesas, as louças super elegantes e charmosas, e por fim, essa aula maravilhosa de mesa bem posta, sua ordem, que nunca sei qual é a certa hehe, e também não poderia faltar as etiquetas estabelecidas. Ótimo post. Amiga uma ótima semana, obrigada pelo carinho e até amanhã.

Melissa Alves disse...

É sempre bom saber dessas coisas, embora a chance de eu ser convidada ou mesmo servir uma refeição formal seja mínima... Eu já tinha uma pequena noção sobre a disposição dos utensílios sobre a mesa, mas sua explicação foi ainda mais esclarecedora e me fez perceber que eu preciso comprar um aparelho de jantar novo, além de um faqueiro! rsrsrsrs

Nequéren Reis disse...

Olá!!!, Deus te abençoe, amiga amei a dica, o seu blog é ótimo sucesso, já estou te seguindo, Aguardando Retribuição.
Canal Youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis
Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

rose japan disse...

Oi Marly!!! Ainda q hj n se use muito essas regras tao formal,,,um pouco de bom senso mpre vai bem e algumas regras devem sim ser mantidas qt a educacao,,,realmente como descrveu acho q numa mesa sabemos com uma pessoa eh .....mesmo assism amei as aulas de etiquetas...
Bjinhosss

E otima semana

Rose jp

Lili disse...

q chique, mãe!

Naroa Calatayu disse...

Me ha encantado tu blog, me quedo por aqui, y te invito a que me visites en http://madamenaroa.blogspot.com/, saludos desde Uruguay

Luma Rosa disse...

Oi, Marly!
Sua filha desenhou super bem o esquema e depois com a sua imagem "real" somente não aprende quem não quer aprender.
Em casa, desde sempre, cada dia era um que colocava a mesa e mesmo sendo a refeição em família, respeitamos certas regras.
Eu gosto bastante da toalha branca, independente de ser formal ou não. Ela é bastante prática, principalmente quando cai alguma coisa que mancha :) No branco fica mais fácil de retirar as manchas e a toalha está sempre com a "cor" bonita, já que não desbota. Aliás, em casa tudo é branco, desde a louça, até a roupa de cama. O colorido colocamos nos outros utensílios e decoração.
Eduquei os meninos em casa a nunca constrangerem a dona da casa. Se estão em casa de pessoas simples, não podem ter frescuras e o contrário também procede. Como diz o ditado: "Temos que dançar conforme a música".
Posso fazer uma sugestão, já sugerindo? Percebo que mostram como montar a mesa nas refeições maiores, mas não vejo a montagem da mesa para o café da manhã ou mesmo um brunch. Já vi algumas mesas de café aqui no blogue, mas não uma explicação como essa que fez agora.
:)
Hehehehe eu sou pidona!!
Boa semana!!
Beijus,

cquek disse...

thanks for the tips.

ONG ALERTA disse...

Uma mesa alinhada fica linda mas hoje em dia tem pessoas que nem sabem comer....
Beijo Lisette

Sol Pâtisserie disse...

Dicas maravilhosas, a mesa ficou linda e tudo no seu devido lugar rsrs, boa semana querida bjs !!!

Pedrita disse...

o filme godsford park ridiculariza essa prática imitando os empregados. enquanto todos na sala de jantar há muito luxo, na sala dos empregados eles se espremem em uma mesa pequena. é bonito como uma arte a mesa bem posta, qd se vai receber é bom contratar gente especializada. mas no dia a dia acho que é gastar tempo e fica arrogante. beijos, pedrita

Solange Honorato disse...

Marly, por mais simples que seja a recepção dos meus convidados, tenho a preocupação em deixar a mesa bem organizada.Adoro um vasinho de flores enfeitando a mesa.:))Bjs!

Adriana disse...

Não sei o que mais prende nas suas postagens ,o texto ou as fotos tudo muito preciso e interessante , mesmo não tendo o costume como a maioria das famílias brasileiras (acredito)de colocar mesas com todo esse requinte , aliás a grande maioria nem sentam-se a mesa para as refeições rsrs,o que é uma pena....nunca é demais saber.Beijos.

São Ribeiro disse...

Um post muito interessante,gostei muito
Boa semana
bjs

Patricia Merella disse...

Querida Marly

No livro Descobrindo o Prazer Além da Comida (Geneen Roth), que eu n li o livro mas li isto no blog da Ciane: fez-se minhas palavras o que ele afirmou:

"O ato de sentar à mesa para se alimentar tem origem em eras remotas e sua função sempre foi, além da necessidade nutricional, atender a outras necessidades da convivência humana. À mesa, nos reunimos com as pessoas amadas, celebramos acontecimentos felizes, recuperamos nossas energias, experimentamos sabores, criações, partilhamos descobertas e emoções, num ato mais conhecido como nutrição emocional."
E saber viver estes momentos com civilização é muito bom.Otimo post querida,tenha uma linda semana,beijinhos

Marisa Vlasic disse...

Oi Marly, excelente explicação, uma aula e tanto!!
Sabe que eu adoro minha amiga é que sempre temos algo a aprender, por exemplo, eu não sabia que o sousplat deve ficar a 3cm da borda da mesa, já aprendi algo novo, bom demais!! O desenho da sua filha ficou ótimo e a louça que você usou para o seu esquema é muito linda!! Parabéns pelo post e obrigada por compartilhar seus conhecimentos!!
Obrigada também pelos seus comentários sempre tão carinhosos no meu cantinho. Eu fui à Bruges amiga e te digo que vale a pena, é uma cidade cercada por diversos canais, super charmosa, linda e romântica!! Quem sabe você também não vem me visitar aqui também…rsrs

Beijinhos

Anne Lieri disse...

Oi Marly!Nunca fui a um jantar formal,mas me lembro quando era criança e meus pais foram convidados para um jantar assim.Minha mãe comprou um livro sobre o assunto para não fazer feio...rss...Muito interessante seu post!bjs,

Renata disse...

Que post profissional, Marly! Parabéns! Estou super atenta às aulas rsrs e já aprendi várias coisas que não sabia. Confesso a você que quando chego em um lugar assim muito formal para uma refeição, fico meio tensa rsrs
Adorei a arte da Bellita, parabéns a ela também!
bjsss

Minha vida de campo disse...

Olá Marly.
Adorei as dicas, sempre esqueço como montar um mesa formal. Tem regras que fazem sempre uma refeição ter sucesso. Obrigada por compartilhar. Sou muito distraída, quando falasse que o homem puxa a cadeira me lembrei de uma gafe que cometi. Quando comecei a namorar Alfredo, ele foi abrir a porta para mim e eu perguntei,tu não vai dirigir? ahahaha menina ele até hoje fala dessa meu deslize. O certo é o homem abrir a porta do carro par a adama, como me esqueci disso.
Bjos e tenha uma ótima semana.

Heloísa disse...

Marly,
Adoro mesas bem arrumadas.
E as regras de etiqueta que você indicou são bem importantes. Etiqueta social é bom senso, e facilita o relacionamento.
Beijo.

✿ chica disse...

Quantas dicas importantes e que podem ajudar. Mas sabes, prefiro nem frequentar lugares cheios dessas formalidades,rs beijos,chica

Santa Gastronomia disse...

Marly:
ótima a sua aula!
Sempre é bom lembrarmos do básico da etiqueta à mesa, para não fazermos feio, né?!
E sempre é bom passarmos para as crianças certas regrinhas, pois elas irão fazer em um restaurante, por exemplo, exatamente como fazem em casa!
Eu adoro aprender, mas a regra geral é sermos naturais, e na dúvida, como vc escreveu, olhe ao seu redor! kkkk

Bjinhus..

Rosa Santos disse...

Olá Marly!
Gostei deste post e certamente que poderá ser muito útil.
Beijinho

Rosa Santos disse...

Olá Marly!
Gostei deste post e certamente que poderá ser muito útil.
Beijinho

Rosa Santos disse...

Olá Marly!
Gostei deste post e certamente que poderá ser muito útil.
Beijinho

Pin It button on image hover