domingo, 28 de setembro de 2014

Bolo Irlandês de Maçãs (e especiarias)



Olá, gente! Um feliz finzinho de domingo e uma ótima semana para todos! Vão desculpando aí as atualizações muito espaçadas das postagens do blog, porque a vida do lado de cá tem andado muito agitada, rsrs. Não vou listar os acontecimentos dos últimos dias, porque seria repetir o já dito, rsrs.
Bem, eu estava procurando a receita de um bolo que fosse pouco doce e de massa mais firme, quando dei de cara com este bolo irlandês de maçãs.  Esta receita é parecida com a nossa, dos 'bolos farofas', que fazemos geralmente com maçãs ou bananas. Mas ela leva menos líquidos, de modo que a massa fica mais firme. Eu comi uma fatia dele com sorvete e achei a combinação destas duas sobremesas excelente! Mas eu vi que ele também costuma ser servido com molho, o que deve tornar o sabor e textura do bolo ainda mais ricos. A receita faz um bolo pequeno, apesar das três xícaras de farinhas que entram nele. Isso se deve justamente à já mencionada pouca quantidade de líquidos.



Bolo Irlandês de Maçãs
(adaptado daqui)

xícara = 240ml

Ingredientes

2 e ½  xícaras de farinha de trigo
½ xícara de amido de milho (Maizena)
2 colheres de chá de fermento em pó
Pitada de sal
1/8 de colher de chá de cravo moído (coloquei ½ colher de chá)
1/8 de colher de chá de noz-moscada moída (coloquei ¼ colher de chá)
¼ de colher de chá de canela moída (coloquei ½ colher de chá)
½ xícara de manteiga gelada (mas não muito firme) cortada em pedaços
¾ de xícara de açúcar
2 ovos grandes
3 ou 4 maçãs (usei do tipo Fuji, 4 maçãs deixarão o bolo mais úmido), descascadas, sem sementes e cortadas em fatias fininhas (cortei as minhas maçãs numa mandolina)
¼ de xícara de leite

2 e ½ colheres de sopa de açúcar de confeiteiro (usei Glaçúcar), para polvilhar sobre o bolo



Preparo

Unte e enfarinhe uma forma pequena, redonda ou quadrada (de 18 ou 20 cm de diâmetro ou largura). Não use forma maior, pois o bolo ficará muito baixo. Numa Tigela grande, peneire: farinha, amido, fermento e especiarias.  Ponha a tigela de lado. Ligue o forno em 180º C (liguei em 160º C, porque o meu forno não tem ventilador).  Descasque, tire o núcleo e corte as maçãs em fatias bem finas.  Reserve as maçãs cortadas.  Usando um garfo ou um amassador de massas, vá acrescentando a manteiga nas farinhas e misturando tudo até que toda a manteiga esteja combinada com as farinhas. Junte o açúcar e combine tudo. Numa tigela pequena, combine bem os ovos com o leite. Jogue esta mistura na tigela de farinhas.  Junte as maçãs e volte a misturar tudo. A massa ficará bem grossa, quase uma farofa. Despeje a massa na forma preparada e nivele o topo com uma espátula. Leve a forma ao forno e deixe que o bolo asse por 30/40 minutos ou até que o cheiro de bolo assado invada a cozinha e o teste do palito revele que o interior do bolo já não está úmido. Tire o bolo do forno e deixe que ele amorne, antes de tirá-lo da forma. Depois de frio, passe o bolo para o prato em que será servido e peneire o açúcar de confeiteiro no topo dele.


Nota: assei o meu bolo numa forma quadrada de 20cm por 20cm. Poderia ter usado uma forma de 16 ou até de 14 cm, para que o bolo ficasse mais alto, mas preferi fazê-lo mais baixo. E não ficou tão baixo, rsrs.





18 comentários:

Leila Sassaki disse...

Querida Marli, eu adorooo bolo de maçã. Faço aquele que vai até as cascas sabe? Fica uma delícia! O seu está com uma cara ótima e minhas lombrigas ficaram agitadas, querendo também! rsrsrs
Um beijo e boa semana pra você!

Leila Sassaki disse...

Querida Marli, eu adorooo bolo de maçã. Faço aquele que vai até as cascas sabe? Fica uma delícia! O seu está com uma cara ótima e minhas lombrigas ficaram agitadas, querendo também! rsrsrs
Um beijo e boa semana pra você!

Rosana Remor disse...

Essa vai para meu caderninho...hum!!bjs.

Ivani disse...

Oi Marli, adoro seu blog, e esse bolo deve ficar divino. Ontem fiz uma receita de bolo de laranja dada no seu blog, mas como sou formiga, acrescentei pedacinhos de goiabada e ficou uma dilícia, até postei no meu blog. Obrigada por nos trazer sempre tão boas receitas. Bjs, Ivani!
http://craftbycraft.blogspot.com.br/

Milia disse...

Hola Marli, yo también ando un poco atrasada con las publicaciones y las visitas, haber si poco a poco la cosa se va normalizando.
Divino este postre de manzanas, es una fruta que adoro en cualquier preparación.
Un beso amiga y que tengas una linda semana

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida Marli
Só de imaginar um bolo de maçã penso ser sempre muito levinho...
Bjm fraterno e ótima semana!

Patricia Merella disse...

Ola Ma,que delicia...Cá é tempo de maças e meu marido é louco por blos de maças e este seu parece divino. Logo irei fazer. Obrigada pelo carinho amiga,sim fu eu que fiz tudo. Bolo de nozes com recheio de doce de leite e glacê,bolo marmore para as crianças,cupcake de chocolate foundant,brigadeiro,beijinho e queijadinha.Os os mini pães de chocolate comprei prontosAs crianças comeram antes hamburgues com batatas fritas que encomendei na lanchonete na minha rua. Comprei aperitivos prontos no carreful só assei e uma amiga me trouxe uma nhoque vandoise voce conhece? Achei uma delicia,logo vou fazer e postar,linda semana amiga,beijinhos

Beth Martins disse...

Gosto imenso de bolos com maça e este teu ficou com um aspecto muito delicioso
bjs

Pedrita disse...

minha mãe vai gostar dessa receita. linda a foto para mostrar o bolo. bela mesa. clean, mas linda. beijos, pedrita

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Marly,
Parece ser um bolo diferente, mesmo.
Penso que deve ficar muito bom se servido com sorvete, como você disse.
E bolo de maçã, sempre é muito bom.
Beijo.

Malu disse...

Nossa que bom que cheguei aqui e já peguei esta receita pois adora tudo que leva maçãs e bananas.
Bj

Liliane de Paula disse...

Raramente, como bolo de maçãs.
Ou melhor, raramente como bolos.
Mas acho que tudo que leva maçãs ou bananas ficam deliciosos.

Estou colocando maracujá, nos meus pães.

www.sosimplesassim.com.br disse...

Querida Marly,
Parece que a correria não nos deixa.Acho que todos vivem nesse afã de cumprir uma agenda maior que as 24 horas que dispomos.Sei bem o que você está falando.
Adoro bolo de maçã e quando vejo uma receita nova já quero experimentar.
Bj,
Lylia

IVA PASSOS disse...

Aei o cenárioo e o bolo!

Luma Rosa disse...

Oi, Marly!
Também estou slow blog... rs.
Também gosto de comer bolo com sorvete - o tal bolo esponja - mas esse que postou é realmente diferente. Será que faz diferença retirar o cravo - tenho verdadeira aversão à essa especiaria pq me deixa com o estômago ardendo.
Beijus,

tatiane disse...

Gosto muito desses bolos com especiarias, dá um sabor tão especial. Parece delicioso, faz muito tempo que não preparo um bolo de maçãs, o seu deu vontade de fazer :)
beijos e bom final de semana

Anônimo disse...

Oi
a esse bolo
deixa a gente com vontade
de fazer rapidinho
pra saborea com um chá
de maçã pra ficar
muito mais gostoso.
Beijos.
Lúcia

mollymell disse...

Delicia! Bolo e bom sempre, com leite, com cafe, e de maca entao... irresistivel!

Pin It button on image hover