segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Bolo de Festa: Massa de chocolate deliciosa + recheio de mousse de Galak e morangos. E mais...


Olá, boa tarde e boa semana, para todos! Preparei este bolo para a minha irmã, Márcia, que fez aniversário anteontem. Eu quis que o bolo dela fosse do tipo "arrasa quarteirão", por isso escolhi com cuidado a massa, o recheio e a cobertura. Mas já aviso que ele  - do jeito que aparece na foto - é do tipo delicado, por causa da massa macia e dos recheios frágeis. E isso porque estas 'camadonas' de mousse tornam o bolo instável, em termos, digamos, de engenharia. Então eu recomendo que façam apenas metade da receita do recheio, que resultará em camadas mais finas, beneficiando a estabilidade do conjunto. Do contrário, será preciso mão muito cuidadosa e hábil para aplicar a cobertura neste bolo. E terá de haver também muito cuidado para transportá-lo (como eu fiz, por mais de 30 km), pois grandes trepidações do carro podem desestruturá-lo. Uma solução para isso, caso você não queira abrir mão das grossas camadas dos recheios, é escavar a massa e colocar cada camada de recheio dentro do espaço escavado no bolo. Nesse caso, é preferível assar um bolo mais alto, usando para isso uma forma de abrir (depois de untá-la com manteiga, forre toda a forma por dentro com papel manteiga, para evitar vazamentos da massa).

eu não fotografei a fatia, mas esta imagem dá uma idéia de como ela era: 3 camadas de bolo e duas do recheio de Galak* + morangos (os pontinhos escuros no recheio são morangos).

Bolo de festa de Chocolate, mousse de Galak e morangos

xícara = 240 ml

Ingredientes

3 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
3/4 de xícara de chocolate em pó
1/4 de xícara de cacau em pó
1 xícara de café preparado (fervente e forte). Para fazer o café forte, leia as instruções da embalagem do café solúvel - para a medida de uma xícara de chá - e acrescente mais uma colher (de chá) de café à água.
1/2 xícara de buttermilk (veja como fazê-lo abaixo)
3/4 de  xícara de óleo culinário (milho ou canola, etc)
1 colher (sopa) rasa de fermento em pó
1/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio
1/4 de colher de chá de sal
3 ovos grandes
10 gotas de essência de baunilha

Preparo


Ponha os ingredientes (exceto o café e os fermentos) numa tigela grande. Misture tudo com um fouet. Junte o café e, por fim, os fermentos (o fermento em pó e o bicarbonato), e misture-os também à massa. Ponha a mistura nas formas untadas e polvilhadas com farinha de trigo (usei três formas de 20 centímetros de diâmetro, pois queria um bolo com três camadas de massa; e untei as formas com o preparado que ensinei aqui) e leve-as ao forno médio (180ºC), por cerca de 45 minutos, ou até que passem no teste do palito. Depois de assados, deixe que esfriem ligeiramente (10/15 minutos) e tire os bolos das formas, para que acabem de esfriar sobre uma gradinha.

Calda (Para molhar o bolo)/opcional

1 xícara e chocolate quente preparado (preparei uma simples mistura de leite + 2 colheres de sopa de Toddy)

Recheio de mousse de Galak + morangos

(Galak é um chocolate branco macio e saboroso, fabricado pela Nestlé)

Ingredientes

1 lata de leite condensado
1 lata (a lata do leite condensado vazia) de leite de vaca integral
2 colheres de sopa de maisena
250 gramas de chocolate Galak ralado

1 lata de creme de leite (300g)

12 gramas de gelatina em pó sem sabor dissolvida (faça assim: numa tigelinha, que possa ser aquecida, ponha 3 colheres de sopa de água. Polvilhe a gelatina sobre a água e misture tudo. Leve a tigelinha ao banho-maria, sobre água quente, mas não fervente, e mexa para que a gelatina dissolva bem). Reserve-a dissolvida.

2 caixas de morangos higienizados

Preparo

Numa panela média, misture: leite condensado + leite + maisena. Leve a panela ao fogo, mexendo sempre até que a mistura se transforme num creme espesso, como um mingau). Desligue o fogo e, imediatamente, acrescente o chocolate Galak ralado, Misture tudo para que o chocolate derreta. Acrescente o creme de leite + a gelatina  dissolvida. Misture tudo muito bem. Espere que o creme esfrie até que atinja consistência espessa, mas não firme, para aplicá-lo sobre o bolo; se você distribuir o creme líquido, sobre o bolo, a massa irá absorvê-lo, se o creme estiver firme demais não será possível espalhá-lo, por isso o ideal é aplicá-lo quando estiver espesso, mas não firme). 

Ganache (cobertura)
 
Ingredientes

400 g de chocolate meio amargo ralado ou bem picado
1 e 1/2 caixinhas de creme de leite (300g no total)

Preparo

Derreta tudo em banho-maria ou no micro-ondas (nesse caso, usando a potência média e marcando o tempo em intervalos de 35 em 35 segundos, mexendo a mistura, a cada vez, até que o chocolate esteja bem derretido). Leve a mistura à geladeira para que esfrie e comece a engrossar (leva 30/40 minutos). Se endurecer demais, pingue leite quente sobre o creme e volte a misturar tudo (mas muito cuidado com a quantidade de de leite, pois, se em excesso, pode por o creme a perder).
 
Buttermilk, receita caseira:
Ponha 1 colher de sopa de vinagre (ou sumo coado de limão) numa xícara de chá e despeje leite sobre o vinagre até encher a xícara. Cubra a xícara e deixe que a mistura ‘descanse’ por dez minutos, para que o leite talhe. Empregue. Observe que a receita pede apenas 1/2 xícara de buttermilk, portanto, faça apenas 1/2 receita.


Montagem do bolo:

 fiz o desenho tosco acima, mas acho que ele consegue mostrar como se monta este bolo. O acetato é aquele material das radiografias. Compra-se as folhas ou tiras em papelarias, lojas de festa ou de artesanato.


1 - Antes de tudo, lave e enxugue uma das formas em que o bolo assou (aqui eu mostro uma forma de abrir).  Corte uma tira grande de acetato limpa, que dê para fazer um volta completa em torno do bolo (veja desenho acima), e cuja altura seja o dobro da altura do bolo.

2 - Cubra o fundo de um dos bolos com um círculo de filme plástico (isso é para evitar que o bolo grude na forma) e ponha este bolo na forma em que ele assou. Ajeite a tira de acetato em volta dele. E fixe-a com um pedaço de fita adesiva.

3 - Se desejar, molhe o bolo com 1/3 da calda.

4 - espalhe metade do recheio sobre o bolo. E distribua metade dos morangos (já higienizados) sobre ele. Leve o bolo à geladeira para que o recheio acabe de firmar.

5 - Ponha o segundo bolo sobre o recheio -  já firme -  do bolo que se encontra na forma.

6 -  Repita os passos 3 e 4.

7 - Ponha o último bolo sobre tudo. E Molhe-o com a última parte da calda.

8 - Cubra o bolo com um pedaço de filme plástico.  Ponha o fundo de uma forma de abrir (do mesmo tamanho da primeira) sobre o último bolo e coloque um peso (equivalente a uns dois quilos) sobre ela (isso é para nivelar os bolos), não se preocupe, se os recheios já estiverem firmes o peso não vai afundar os bolos, rsrs.

9 - leve o bolo à geladeira, por uma noite e, no dia seguinte, passe-o para o prato em que será apresentado e cubra-o com o ganache. 

Atualização em 01.12.2015:  

Tendo sido questionada por pessoas que recebem a página por e-mail, esclareço o seguinte:

Quando falo em instabilidade, com relação a este bolo, refiro-me ao fato de ele resultar altinho e com estes recheios gelatinosos (fáceis de se projetarem para fora ou quebrarem, se forem expostos à variação de temperatura). E que, por ter recheio gelatinoso, este bolo deve ser conservado bem frio e que, portanto, não é indicado para ser coberto com pasta de açúcar (fondant/pasta americana).

 

******************* 

Natal

Comecei a preparar a casa para o Natal. Fiz esta guirlanda simples e montei a minha árvore na sala íntima. Usei apenas uma parte das bolas e adornos que tenho, pois queria mesmo era renovar inteiramente a decoração da árvore, neste ano, mas - provavelmente -  não terei tempo de sair para procurar peças novas.


 

mas ainda quero melhorar a decoração da árvore e da sala

o gato branquinho e lindo é o Palmito (ele pertence à Lili e ao Gabriel)



19 comentários:

Jussara Silva disse...

Marly, que bolo maravilhoso é esse! Estou com água na boca. Rsrs. Anotando a receita...
Também comecei a arrumar a casa, mas ainda não montei a árvore. É impressionante, a gente monta e até o Natal vamos mexendo até ficarmos satisfeita. Também vou mexendo na minha, mudando os enfeites... Faz parte. Ah, o gato é lindo e olha que tá combinando aí nessa foto. Rs.
Tenha uma linda semana e um maravilhoso dezembro! Bjs.

Neide disse...

Olá, garota,
bolo maravilhoso, receita idem, parabéns! mas a sua sala de leitura mais o Palmito, tudo branquinho, é a minha cara.
Amo a paz que transmite a cor branca.
Obrigada por mais esse post! Feliz semana!
beijos
Nei

Prata da casa disse...

Olá Marly: que lindo este bolo!!! Estás feita numa autentica profissional! Imagino a fatia deste " arrasa-quarteirão" ( ri muito com esta expressão, o máximo!!!) . Quer o bolo quer a decoração estão muito bem explicados. Fiquei com vontade de fazer, embora não tenha grande habilidade para decorar bolos.
Bjn
Márcia

Prata da casa disse...

Amiga: sou eu de novo. Adorei a tua decoração de Natal. Linda esta salinha e lindo também o gatinho branco.
Bj

Pedrita disse...

parece uma delícia. beijos, pedrita

Michelle Bonfhim disse...

Oi Marly!
Perfeito este bolo ;)

Bjs

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Hummm que delícia de bolo.

Beijinhos,
Clarinha
http://www.receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/11/pinheiro-natalicio-de-alheira-e-queijo.html

Andréa Santana disse...

Marly minha querida!
Quanto bom gosto, a árvore de natal e a guirlanda ficaram lindas, arrasou!
O bolo está perfeito, vc é muito prendada, parabéns!

Bjs, fique com as bençãos de Deus! ♥

Neli Rodrigues disse...

Que bolo lindo.
Deve ter ficado uma delícia tb.
Ainda não montei minha decor de Natal, mas vc me inspirou.
Bjs

www.sosimplesassim.com.br disse...

querida Marly,
Realmente esse bolo é "arrasa quarteirão" ! Além de lindo, delicioso!
Sua casa está linda e o Palmito é lindo!
Bj,
Lylia

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Marly,
Que bolo lindo!
Que ambiente mais charmoso de Natal!
Você é nota mil.
Tenho estado afastada dos blogs e afins, mas quando apareço lembro muito de você.
Beijos.

Liliane de Paula disse...

Receita de bolos, nem me detenho porque não acerto mesmo.
Não nasci com esse dom.
Mas o resultado final é mesmo "arrasa quarteirão".

Não temos arrumado nosso apto para Natal.
Acho que porque quando lembro de tirar depois, me desespero.
Gostava quando os filhos ainda ajudava.
Mas, quando vejo as decorações em fotos, vem vontade.

O gatinho branco é lindo.
O nome é que não combina com a beleza dele.

Lili disse...

Lindas fotos! Especialmente do Palmito! Quanto ao bolo, estava uma tentação como de costume!

Lili disse...

Lindas fotos! Especialmente do Palmito! Quanto ao bolo, estava uma tentação como de costume!

Delícias da Vó Deo disse...

Olá Marly!!!
Eu comeria esse mousse sozinho, nem precisava do bolo! rsrs
Ficou uma combinação de babar!!
Que Dezembro traga muitas coisas boas pra você e toda família!!
Beijos!!! =)
www.deliciasdavodeo.com.br

Santa Gastronomia disse...

Tudo fantástico Marly! Você como sempre arrasando quarteirões! Que bolo é esse, menina! Lindo demais! Bijus..

Rosa Paula I Le Paquet disse...

Oi, Marly! Amei sua guirlanda! E talvez você já esteja enjoada dos seus adereços de Natal, mas eu achei a árvore lindíssima :)
O bolo, como sempre, de dar água na boca! Acho que até vou sonhar com ele esta noite... hehe
Bom fim de semana!

ONG ALERTA disse...

Quanta delicia e decorações maravilhosas Bjbjb Lisette.

Liliane de Paula disse...

Marly, não deixe de vê o Documentário Morte e vida Severina-60 anos.
Pelo Youtube ou pelo Globo News Play, vc consegue.
Só não deixe de vê.
Se emocione, como eu.

Pin It button on image hover