segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

O Natal de 2015



Olá, meu povo!  Estive especialmente ocupada nas duas últimas semanas, por isso não pude voltar aqui, sorry. E a correria foi tanta, que nem sequer pude também fotografar a minha ceia do Natal, como havia planejado. Não que a tal ceia tenha sido lá muito diferente da do ano passado, mas o fato é que - modéstia à parte -  tudo ficou muito gostoso, rsrs. Ontem comecei a fazer os bolos natalinos (pois é, ainda natalinos!) que costumo enviar para parentes nas proximidades do Natal, e os dois da foto acima foram os primeiros. Aqui no blog deve ter umas 3 ou 4 receitas de bolos de frutas natalinos, mas este ano só estou usando essa. Tenho feito também o delicioso bolo de morangos, já que ele agrada a todos. Porém, verifiquei também ontem, que a receita desse bolo saiu errada no post original, que chamei "O meu bolo de morangos", peço muitas desculpas a todos! Fui refletir na razão deste incidente e cheguei à conclusão de que ele só pode ter resultado dos muitos problemas que enfrentei com o meu computador ou conexão, nos últimos tempos, teve dias em que postar alguma coisa era algo desafiador, exasperante, até! Então, estou repetindo a receita neste post (e, obviamente corrigindo também a anterior). 

O meu bolo de morangos
 xícara = 240 ml

Ingredientes

3 xícaras de farinha de trigo (não use a que vem com fermento*)
3/4 xícara de manteiga sem sal, macia
2 colheres (chá) de fermento em pó (ou 1 de sopa, rasa)
1/2 colher (chá) de sal
2 xícaras de açúcar refinado
3 ovos médios
¾ xícara de leite
1 colher (chá) de extrato de baunilha
200 g de morangos limpos e desfolhados 
2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro para polvilhar sobre o bolo (opcional)

 Preparo 

Ligue o forno em 180ºC. Unte e enfarinhe uma forma de 30 cm de diâmetro e ponha-a de lado. Peneire numa tigela: farinha, fermento e sal e reserve-os. Bata a manteiga com o açúcar, na batedeira, até obter um creme claro e fofo (uns 3 minutos). Acrescente os ovos -um por vez - e bata até que misturem. Desligue a batedeira e acrescente o leite e o extrato, misture tudo, com um fouet. Acrescente a farinha, aos poucos, misturando tudo – delicadamente - com o fouet (a massa ficará meio grossa). Espalhe a mistura na forma preparada e sobre ela distribua os morangos, pressionando-os um pouco para que entrem na massa. Leve a forma ao forno, por uns 40 minutos ou até que o bolo passe no teste do palito. 
 
* a farinha com fermento é apropriada para muitas receitas, mas nesta é preferível usar a farinha comum.
 
**************************************** 

 
A minha mesa de Natal deste ano foi simples e muito parecida com a de anos anteriores. No geral, neste Natal, dei novo emprego a peças que têm outra utilidade, como é o caso dos cachepôs:

  
  
****
 
 
Também reutilizei  as peças clássicas do Natal, porque estou pensando me me desfazer delas em breve, para renovar as coisas por aqui:
 


****

Uma das minhas irmãs resolveu aderir à moda do aluguel da árvore natalina, idéia  que estou começando a assimilar, pois nos poupa da trabalheira de montar e desmontar a árvore, sem falar do tempo despendido para comprar as peças e dos desgastes que elas sofrem, nos longos meses em que ficam empacotadas.


esta foi a árvore que a minha irmã alugou neste Natal. Ela estava linda! 

****

Bem, é só para o momento, mas devo voltar em breve, com as novidades do Réveillon, até lá!





15 comentários:

Pedrita disse...

lindos os bolos. beijos, pedrita

Diana Machado disse...

a mesa ficou muito bonita! :)

sadhia disse...

marly querida sua mesa esta como sempre linda .muito fofa mesmo
Te desejo feliz natal atrasado e feliz ano novo cheio de novidades para todas nós ..um beijinho doce

Sonica disse...

Parabéns menina!!!Feliz 2016!!!!

Lili disse...

A mesa ficou linda e estava tudo muito gostoso! :) Ano que vem terei que fazer uma dieta e voltar a me exercitar mais, depois de tantas delícias!

Lili disse...

A mesa ficou linda e estava tudo muito gostoso! :) Ano que vem terei que fazer uma dieta e voltar a me exercitar mais, depois de tantas delícias!

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida Marly
Muito delicioso deve ter ficado... a mesa não ficou atrás!
Bjm natalino

Liliane de Paula disse...

Marluce, aluguel de árvore de natal? Que maravilha!
Bom saber disso pois em breve deve está chegando ao Recife.

Se não estivesse viajando, certamente, faria meus pães (mesma receita), com bela embalagem para presentear, quem quero bem.

Prata da casa disse...

Olá Marly: fiquei pasma com esta ideia de alugar árvore de Natal,mas pensando bem, até que é uma ideia espetacular!!E a árvore é linda!!!!
Adorei a tua mesa ( ficou parecida com a mina, eheh), os teus bolos e toda a decoração natalicia.
Bjn
Márcia

www.sosimplesassim.com.br disse...

Querida Marly,
Lindo seu Natal! Tudo perfeito!
Receba meu abraço com os melhores votos para um 2016 com muita alegria e sucesso!
Bj,
Lylia

Milia disse...

Hola Marly!
Después de tanto tiempo sin pasar por aquí, lo primero que he hecho es dar una vuelta por tus publicaciones y me he quedado muy triste por la desaparición de Moby y muy impactada por la causa de su fallecimiento ¡como puede haber gente tan mala! que mal puede hacerle un gato doméstico? Lo siento de veras, ya sabes que siento un cariño muy especial por los gatos y sufro mucho cuando se me muere alguno.
Y hablando de cosas más alegres, también he visto unas recetas deliciosas, como siempre... y esas decoraciones navideñas tan bonitas que preparas. Me ha resultado muy curioso eso de poder alquilar un árbol, es una idea muy original... me da que va a tener éxito!
Muchos besos amiga Marli y que tengas un muy Feliz Año Nuevo.

Adriana Balreira disse...

Marly,
Amo bolos de frutas! E como vc também não fotografei a ceia daqui de casa...rsrsr... Mas também estava tudo uma deliica, tudo feito pelo meu sobrinho dentista! Bom demais. E que linda essa arvore de Natal! Amei.
Beijos e Feliz 2016!
Adriana Balreira

Letrícia disse...

Feliz ano novo, querida Marly! Que 2016 seja um ano especial para você!

Achei a ideia de alugar uma árvore de Natal sensacional - a árvore e os enfeites realmente vão ficando desgastados a cada ano, de tanto tempo guardados. Fora que tomam um espaço de armazenamento valioso. Por enquanto, continuarei montando e desmontando a árvore de casa, pois as crianças acham isso uma grande farra. Mas quando isso passar, árvore alugada djá!

E esse bolo de morangos? Fiquei com água na boca ao ler a receita! Como dei uma exagerada nas festividades de fim de ano, vou deixar a receita dele guardadinha para tempos, digamos, mais leves.

Beijos!

MilaResendes disse...

Querida Marly,
um ótimo 2016 com muita saúde e realizações... que Deus abençoe todos os seus planos!
Esse lance de árvore de natal por alguel não tinha visto ainda... com certeza, vai pegar essa moda. A cada ano é uma alegria na montagem da árvore, mas quando penso em desmontar... ah... me dá uma preguiça!
Bjkas
Mila

Arione Torres disse...

Oi querida amiga, que receita deliciosa!!
Vim lhe desejar uma excelente semana, beijos e fique com Deus!!

Pin It button on image hover