terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Lasanha à bolonhesa para o Valentine's Day!


 


 Olá, minha gente, como vocês têm passado? Espero que muito bem! Eu estava com muita vontade de vir aqui hoje, por causa do Valentine's Day, mas quase que não deu! De qualquer modo, eis a minha sugestão para um jantar de namorados, talvez preparado a dois, rsrs. Ainda dá tempo de fazê-lo, mas caso você ache que está em cima da hora demais, guarde a receita, para fazê-la no nosso dia dos namorados, em junho! A lasanha é um desses pratos que todos adoram, 'comfort food' por excelência, gostosa e reconfortante como um carinho, rsrs. E tem mais, apesar de exigir o preparo das partes  separadamente - é um prato de confecção simples.



Para ser sincera, eu estava querendo muito postar algo hoje, mas sem vislumbrar um tempo para elaborar qualquer coisa assim, de última hora. Todavia, como eu estava a preparar uma lasanha, para o nosso almoço, me veio a ideia de fazer parte dela nessas tigelinhas individuais. Eu as ganhei de presente faz tempo, e ainda não as tinha estreado, rsrs. 

Lasanha à bolonhesa
 
Ingredientes:

1 pacote de massa fresca para lasanha (se preferir, faça a massa em casa)
100 gramas de queijo muçarela fatiado

Carne moída refogada

Ingredientes:

500 gramas de carne moída magra
2 colheres de sopa de óleo de cozinha
1 dente grande de alho
½ cebola picada
1 folha de louro
1 galhinho de tomilho (opcional)
¼ de colher de chá de orégano
3 colheres de sopa de pimentão vermelho picado
¼ de xícara de chá de cheiro verde higienizado e picado
Água (se necessário)
Sal e pimenta a gosto

Preparo

 Numa panela média, aqueça o óleo. Frite a cebola e o alho ligeiramente. Acrescente a carne e o sal. Vá separando os bolinhos de carne que se formam, com dois garfos. Junte os demais temperos (menos o pimentão e o cheiro verde) e vá fritando a carne, pingando água, se necessário. Por fim, acrescente o pimentão e deixe que frite por uns dois minutos. Adicione o cheiro verde e desligue o fogo. 
 
Molho de Tomates Clássico, à minha moda

Ingredientes 
1 cebola cortada em pétalas finas
8 tomates sem pele e sem sementes, bem maduros ou 1 embalagem de molho de tomate pronto (escolha um excelente, que tenha pelo menos 300 gramas)
3 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem, do bom
1 colher de sopa rasa da mistura de ervas italianas (orégano, manjericão, manjerona, alecrim e tomilho – mas você pode usar apenas o manjericão e o orégano)
3 dentes de alho, cortados
5 xícaras de caldo de legumes (ou água)/eu prefiro o caldo de legumes caseiro
Sal a gosto
1 boa pitada de açúcar
Preparo

Ponha todos os ingredientes numa panela grande. Tampe a panela e espere que a mistura ferva. Tire a tampa, reduza o fogo, e deixe que cozinhe durante 8 minutos. Apague o fogo, passe o molho por uma peneira e empregue-o.  

Molho Branco

¼ de xícara de farinha de trigo
2 colheres de sopa de manteiga
700 ml de leite fervente
sal a gosto
Pitada de noz-moscada ralada na hora
1 caixinha de creme de leite (opcional) 

Preparo do molho branco

Esquente a manteiga numa panela média. Acrescente a farinha, mexendo sempre, até que ela comece a dourar. Adicione o leite, aos poucos, mexendo vigorosamente para não empelotar. Quando o creme ficar liso e borbulhante, junte o creme de leite (se for usá-lo) o sal e a noz moscada. Misture tudo muito bem. Empregue.

Montagem:

Num pirex grande, despeje 1/3 do molho de tomate. Distribua 1/3 da massa de lasanha sobre este molho. Sobre a massa, distribua metade da carne e mais 1/3 do molho de tomate. Despeje uma parte do molho branco sobre tudo e continue a distribuir a massa, a carne e os molhos até que acabem (atenção: é bom, porém, que a última camada seja de massa. Sobre ela, verta a última parte do molho branco e distribua o queijo sobre ele. Eu prefiro assim, mas você pode fazer do jeito que preferir). Cubra o pirex com papel alumínio e leve-o ao forno médio por uns 8-10 minutos. Tire o papel e – se desejar – deixe que o queijo core levemente, ante de servir a lasanha.  
 
E é só para o momento, até breve!
 

14 comentários:

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Que lindeza, Marly.
Como sempre, merecedora de muitos aplausos.

Maria Célia disse...

Ei Marly
Sou apaixonada por uma lasanha, a sua tá muito fofa nesta forminha, e que mesa bonita, viu, adorei.
Beijos.

Priscila Beneducci disse...

Lindo fofo

Prata da casa disse...

Olá Marly: lasanha é sempre uma delícia, pelo menos na minha opinião, mas a ideia de a servir nestas formas tão mimosas foi de mestre! São lindas, lindas! Nunca tinha visto em tamanho individual. Adorei!
Bjn
Márcia

Patricia Merella disse...

Olá querida Marly! Que amor que está tua mesa amiga!Já vi muitas coisas servidas nestas tijelinhas, mas nunca vi lasanha,que fantástica a ideia,amei.beijinhos

Maristela Guilherme disse...

Que mesa linda!
Parabéns.
bjs

Heleni disse...

Oi Marli!!!
Adoro o seu blog!
Bjs da Heleni .

Luciana F. Damiano disse...

Que delícia!!!
E que louça linda!!
Fiquei encantada ( e com fome ), parabéns.
Bjs

Adriana Balreira disse...

Marly,
Amei esse potinho no formato de coração! ♥
Muito fofo! Adoro lasanha!!
Beijos
Adriana

Heleni disse...

Oi Marli!!
Passei novamente aqui para te convidar pra você conhecer meu blog, recém inaugurado.Esta bem simples, mas feito com o coração. Na verdade criei o meu blog apenas para poder interagir com os blogs que sigo,pois muitas vezes eu queria comentar algo, e como eu não tinha um blog acabava me sentindo uma fantasminha, tipo, quem é que está comentando? Senti a necessidade de me identificar,e eis que aqui estou,rs. Adoro o seu blog, venho sempre aqui para ver suas dicas e receitas. Sou sua fã de longa data,rs.Bjssss

Pedrita disse...

linda a mesa com as rosas brancas. beijos, pedrita

rosiarts disse...

Inspirador seu oste, linda mesa posta e a receita, hum, parece deliciosa.
Ótimo fim de semana. Bjus. Rose.

Isa Sá disse...

Que mesa gira!


Isabel Sá
Brilhos da Moda

Unknown disse...

Hunnn, parece uma delícia.
Amei os recipientes em forma de coração, fica lindo mesmo para o Valentine's Day.

Beijinhos
Ana Cruz
www.celebrandomomentos.blogspot.com.br

Pin It button on image hover