domingo, 2 de dezembro de 2018

O 'Melhor bolo de chocolate (nº 2) e Uma mesa de Natal





Olá, para todos! Dezembro começou trazendo novas esperanças aos nossos corações cansados (fala sério, este não está sendo um ano realmente  cansativo?!). Eu já disse aqui, mais de uma vez, que gosto muito deste mês, que é o último do ano. E é também o mês do Natal, festa maravilhosa, inspiradora - ou que deveria inspirar - os sentimentos de fraternidade e solidariedade, característicos do verdadeiro cristianismo. Então, depois de meses de desafios e lutas,  espero que possamos desfrutar de uns dias de trégua, nesta época natalina.
**********
Eu não gosto de afirmar que uma determinada receita é a melhor, pois trata-se de uma questão que depende de vários fatores, sobre os quais não há unanimidade de opiniões. E neste blog mesmo há outra receita de bolo de chocolate tão boa e rica que é considerada 'a melhor' para muita gente! No entanto, esta receita (e outras que são a mesma, com pequenas variações), ganharam uma tão expressiva aprovação, que a gente tem de admitir que se trata de uma ótima receita de bolo de chocolate descomplicado e econômico. Este bolo resulta úmido, chocolático e muito gostoso. Mas, como os do gênero dele, incluindo aí o bolo cujo link registrei - requer paciência, pois a massa, por levar muitos líquidos, demora também um pouco mais para assar. Observem que a receita produz um bolo com três camadas (assado em três assadeiras), mas eu preferi fazer um só. 
O melhor bolo de chocolate (nº 2)

(receita daqui)  - (rende cerca de 14 fatias)

Ingredientes

2 xícara de chá de farinha de trigo
2 xícaras de chá de açúcar
¾ de xícara de chá de manteiga em temperatura ambiente (macia)
¾ de xícara de chá de cacau em pó (sem açúcar)
½ colher de chá de sal
3 ovos
1 e 1/2 xícara de chá de leite
2 colheres de chá de essência de baunilha
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
¾ de colher de chá de fermento em pó

Preparo

    Unte com manteiga e forre com papel manteiga o fundo e os lados de três assadeiras redondas de 20 centímetros de diâmetro. Unte também o papel. Em uma tigela misture a farinha, o  cacau em pó, o bicarbonato de sódio, o fermento em pó, e o sal. Reserve esta mistura de lado.
     Na batedeira, bata a manteiga em velocidade média por 30 segundos. Aos poucos, adicione o açúcar ( 1/4 xícara de cada vez), batendo em velocidade média até que fique tudo bem combinado (3 a 4 minutos). De vez em quando desligue a batedeira e raspe os lados da tigela, empurrando as raspas para baixo; continue batendo em velocidade média por 2 minutos. Adicione os ovos, um de cada vez, batendo após cada adição (cerca de 1 minuto no total). Adicione a essência de  baunilha.    Alternadamente, adicione a mistura de farinha e o leite à mistura batida, batendo ainda, em velocidade baixa, apenas até que tudo fique combinado. Então, bata em média velocidade por mais 20 segundos. Espalhe a massa, uniformemente, nas assadeiras preparadas.
      Asse no forno a 180º C -  de 35 a 40 minutos - ou até que um palito de madeira inserido no centro dos bolos saia limpo. Depois de assados, tire os bolos do forno e deixe que esfriem  por 10 minutos. Tire os bolos das formas e tire o papel deles. Deixe que esfriem completamente sobre uma gradinha.

      Cobri o meu bolo com ganache de chocolate meio amargo, se você quiser fazer o mesmo veja a receita do ganache abaixo; a receita original indica outra cobertura). 


Ganache de chocolate
Ingredientes

300g de chocolate meio amargo (de boa qualidade) picado ou ralado (no lado “grosso” do ralador)

1 caixinha de creme de leite (200g)

Preparo

Misture os ingredientes e leve-os ao micro-ondas (ou ao banho-maria) até que o chocolate derreta completamente (mas, atenção: no microondas, o chocolate deve ser derretido a meia potência, em intervalos de 30 segundos, entre os quais deve-se mexer a mistura).



O Natal está chegando, minha gente! E eu já comecei a incorporar o espírito da época, experimentando uma primeira decoração de mesa, com o objetivo de testar o efeito desses belos trilhos, comprados recentemente. 



Quero usá-los em pelo menos uma ocasião, nessas festas 


Agora sim, devo voltar aqui com uma frequência talvez semanal ou menor, para mostrar os meus preparativos para o Natal. Mas nem preciso lembrar que aqui no blog há outras mesas natalinas, inclusive uma em prata, né? Há também muitas sugestões de pratos e outros itens natalinos, como embalagens de presentes. 
Pois então diverta-se pesquisando páginas com a tag Natal ou natalino/a.

É isso aí, até já!




8 comentários:

Pedrita disse...

bolo de chocolate é uma ótima opção pq agrada muitos. atualmente nem tantos pq tem uma legião de não como farinha, não como nada q tenha leite. enfim. mas acho que ainda agrada muitos. que linda a decoração. ano muito difícil realmente. profissionalmente nem se fala. linda a mesa da foto. até já. beijos, pedrita

Prata da casa disse...

Querida Marly: este bolo de chocolate ficou lindíssimo e já com um toque natalício. Deve ser delicioso mesmo ( a minha mãe fazia um parecido e era ( é) uma maravilha!!).
Adorei a decoração da mesa, mas sou um pouco suspeita, já que adoro as cores vermelho e dourado para o Natal.
Bjn
Márcia

Alfa & Ômega disse...

Maravilhosa mesa natalina, maravilhoso bolo natalino! Queria achar essas folhinhas fake de azevinho, mas nunca vi e olhe frequento shopping grandes! Grande abraço, Marly!

A Paixão da Isa disse...

Ficou um bolo mt bonito a ja cheira a natal adorei a msa mt bonita parabens bjs

Dalva Rodrigues disse...

Oi Marli, obrigada pela receita do bolo, tem uma textura linda, aparência simples e ao mesmo tempo sofisticada, dá vontade de comer uma fatia bem grandona!!
E essa decoração, que luxo, maravilhosa!!
Abração!

Heloisa Cunha disse...

Marly,
Que post mais inspirador, no texto, na receita e na decoração.
Como sempre, você nos passa o melhor para essa época. Beijos.

Adelaide Araçai disse...

Falou bolo? Falou chocolate? Tuuuudo de bom essa receita, já anotada
Muita Luz e Paz
Abraços

Unknown disse...

Do you realize there's a 12 word phrase you can say to your partner... that will trigger intense emotions of love and impulsive attractiveness to you buried inside his heart?

That's because deep inside these 12 words is a "secret signal" that fuels a man's impulse to love, please and look after you with his entire heart...

====> 12 Words Will Fuel A Man's Love Instinct

This impulse is so hardwired into a man's mind that it will drive him to work better than before to do his best at looking after your relationship.

As a matter of fact, triggering this dominant impulse is absolutely binding to having the best ever relationship with your man that the instance you send your man one of the "Secret Signals"...

...You'll soon find him open his heart and soul to you in a way he haven't experienced before and he will see you as the one and only woman in the galaxy who has ever truly understood him.

Pin It button on image hover