terça-feira, 22 de outubro de 2019

Pó para Cappuccino (e o Natal que vem chegando...)


Olá, queridos leitores,

Resolvi preparar o meu próprio pó para cappuccino, depois que comecei a apresentar sinais de intolerância a algum componente do pó industrializado, que eu antes comprava. Não sei se todos aí sabem, mas o que os italianos chamam de "cappuccino'  é simplesmente um café expresso com leite (muitas vezes ele é servido com a espuma do leite também). No entanto, eu e várias torcidas de grandes 'times' de futebol, preferimos o cappuccino com outros acréscimos, como chocolate em pó, baunilha, canela ... etc., rsrs.

O segredo para um cappuccino realmente saboroso é a qualidade dos ingredientes, e se você quiser que o seu apresente uma camadinha de espuma, sem lançar mão de coisas como o creme chantilly, precisa bater a sua bebida com um baterdorzinho manual, ou num liquidificador.

Enquanto eu misturava os meus ingredientes, me lembrei que um vidro com pó para cappuccino caseiro faz um presente legal, para quem gosta desta bebida. E isso me fez lembrar que o fim do ano está chegando... e com ele o Natal, que é uma boa ocasião para a gente presentear com coisas que fazemos, né não?



Pó para cappuccino caseiro

Ingredientes

1 pacote de 50 gramas de café instantâneo (usei Nescafé matinal)
3 xícaras (de chá) de leite em pó, desnatado
1 xícara de chá de chocolate em pó (usei chocolate em pó com 50% de cacau, você pode substituir - se desejar - parte do chocolate em pó, por pó para o preparo de chocolate quente; ou um pó tipo Nesquick de chocolate, eu ainda não o usei, mas dizem que é especialmente gostoso e tem bem pouco açúcar)
1/4 de xícara (de chá) de açúcar baunilhado (não irá adoçar suficientemente o cappuccino, só acrescentar o aroma de baunilha à bebida)
1 colher (de sopa) de canela em pó - ou a gosto - (opcional)/ ou 
1 colher (de chá) de noz-moscada moída (opcional)

Preparo

Misture tudo numa tigela grande. Passe o pó para um vidro bem lavado (e previamente fervido e seco). 

* atenção: tenho duas atualizações a fazer nesta receita, depois de ser questionada:

a) quanto pó usar em cada xícara? - Dependerá do seu gosto, eu uso 3 colheres de sobremesa.

b) eu mesma faço o açúcar baunilhado que uso, por isso a quantia de 1/4 de xícara, indicada na receita é razoável (faço o meu açúcar de baunilha, acrescentando as favas já raspadas - as sementes é que entram nas receitas - a um pote de açúcar, que é separado do de uso comum. Caso você use um açúcar de baunilha industrializado, de aroma muito forte, coloque menos desse açúcar no seu pó para cappuccino, em vez de 1/4 de xícara, coloque duas colheres de sopa. 

Esta mistura conserva-se bem para o consumo por cerca de 2 meses.


Por falar no Natal, mesmo gostando muito dessa festa e sempre ansiando um tantinho para que ela chegue, eu não sou do tipo que sacrifica o desfrute do presente em função do futuro. Este ano, porém, tenho razões especiais para desejar que o tempo passe mais rapidamente, rsrs.

Uma circulada pelo comércio, me fez ver - novamente! - que os comerciantes parecem ansiar muito mais que eu pelo Natal, pois entraram no clima natalino desde o início de outubro.

                                               foto de loja com artigos natalinos

                                         outra foto de loja com artigos natalinos de mesa

                                  foto de loja com peças decorativas para o Natal

                 E coisas minhas...

                     a estrelinha de papel - muito fácil de fazer - que ensinei neste post

                                                   cestas para presentear no Natal

                                  ***

Ah, e olhando a foto da mesa da loja, me lembrei que já publiquei aqui no blog inúmeras fotos de mesas natalinas, postas aqui em casa (elas talvez sirvam de inspiração para quem estiver à procura). As fotos abaixo são de mesa e decoração em prata, mas há outras mesas nesta cor (e em outras, claro).





E é só, para o momento. Até a próxima!



12 comentários:

Daniela Silva disse...

Eu adoro o Natal, depois com coisas tão fofas assim *.*

Beijinhos | danielasilva-oficial.blogspot.com

A Paixão da Isa disse...

É verdade daqui a pouco ja estamos no Natal omo o tempo passa rapido fotos mt bonitas e esse po vai fazer toda a deferencia gostei mt bjs tudo de bom

São Ribeiro disse...

O tempo passa mesmo rápido, estamos quase no Natal.
Confesso que sou mais café, achei esse pó bem interessante.

Dalva Rodrigues disse...

Oi Marly! Ótima dica, um mimi que com certeza será utilizado e cheio de carinho, adorei a receita!
As decorações são lindas, amei o lacinho xadrez com cerejas!!
Abração, que o tempo passe logo e traga bons tempos, paz e saúde!

Isa Sá disse...

As lojas já nos fazem lembra o Natal....não gosto muito desta época.

Isabel Sá  
Brilhos da Moda

Patricia Merella disse...

As tuas mesas são sempre lindas Marly. Gosto da sobriedade s da simplicidade trazendo o toque de elegância. Eu n tomo mais leite só sem lactose. Temos maquina profissional da De'Longhi. Com ela os Cappuccino são deliciosos. O meu claro com leite sem lactose. Bom fim de semana amiga! Beijinhos

Daniela Silva disse...

Seguidora 1834 :)

Beijinho e um bom fim de semana
Daniela Silva | danielasilva-oficial.blogspot.pt

Prata da casa disse...

Olá Marly: este pó deve ficar delicioso, sem corantes artificiais e feito por ti. Para além de ser uma ótima prenda de natal,é também muito bom para ter em casa para quando se precisa.
Bjn
Márcia

Pedrita disse...

que delícia, vc é muito caprichosa. linda a embalagem q fez. e as fotos com os biscoitos. eu recentemente tenho intolerância até com a sombra. difícil acertar o q vai "cair bem". estou bem angustiada com as datas chegando. não tem sido fácil. lindas as fotos das lojas. beijos, pedrita

Ana disse...

Ótima ideia! Em um pote como esse, fica um excelente presente de Natal!

Adorei as fotos! Não enfeito a minha casa, nem sou de comemorar muito, mas adooooro shoppings e lojas decorados para o Natal.

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Marly,
Mais um ano em que posso usufruir da beleza das suas decorações, e das delícias das suas receitas (pelo menos em pensamento).
Beijos.

Blog Enfim .... disse...

Muito saborosa as receitas amei😋
http://unhasdaraquel.blogspot.com

Pin It button on image hover