terça-feira, 24 de março de 2009

Cuscuz de Tapioca DE LI CI O SO! (Receita Original)


Quando postei a receita do bolo de cenoura, iniciei (ou pretendia iniciar) uma série de receitas brasileiras. A receita de hoje é uma tentativa de dar prosseguimento a este objetivo. Trata-se de receita tão boa, mas tão boa, que é quase um presente. É o cuscuz (ou pudim, como alguns o chamam) de tapioca, prato também proveniente do Nordeste do Brasil (não, eu não sou nordestina!). É um tipo de bolo incrivelmente úmido e delicioso que, no entanto, não é assado (nem cozido, no sentido rigoroso da palavra). Ele é feito com a 'tapioca', palavra que causa confusão até mesmo entre nós brasileiros.
É que é chamada de tapioca, não só essa farinha empelotadinha (cuja foto mostro abaixo), com a qual fazemos este cuscuz ou pudim, mas também uma espécie de panqueca - igualmente deliciosa - de consitência e sabor bem diferentes. Além disso há outra farinha com esse nome, que me parece ser feita com a tapioca (panqueca) desfeita, esfarelada. Esta, apesar de ser também uma farinha grossa, cheia de flocos, não tem estas partículas redondinhas que são vistas abaixo.
A receita clássica desse cuscuz é mais trabalhosa do que a que estou postando; entre outras coisas, utiliza o leite fresco do coco, extraído na hora, da polpa da fruta. Além disso, os líquidos são postos à temperatura ambiente, o que exige ainda mais tempo de 'descanso" do prato, para que a reação entre os elementos se dê completamente. Mas eu lhes garanto que esta receita simplificada não fica nadinha atrás da outra, no que se refere ao sabor. Se você conseguir obter os ingredientes (muito fáceis de achar, aliás, nos mercados brasileiros), faça este cuscuz. Ele é muito saboroso!


Cuscuz de tapioca

Ingredientes

500g de tapioca
800 ml de água
300 ml de leite integral
200 ml de leite de coco
2  xícaras (chá) de açúcar
Uma pitada de sal
1 coco médio ralado (200 a 300 g de coco fresco ralado) ou
dois pacotes de coco ralado de 100g cada
1 lata de leite condensado

Preparo

Ponha a tapioca numa tigela. Junte o sal e o açúcar, misturando tudo. Ferva juntos: A água, o leite e o leite de coco. Quando a mistura de leites e água levantar fervura, despeje-a sobre a tapioca, mexendo bem. Cubra tudo, de preferência abafando a tigela (eu não abafei). Minutos depois a mistura começará a ficar na consistência de um mingau; junte então a metade do coco ralado, voltando a misturar bem. Ponha a massa numa travessa (pirex), ou em tigelinhas individuais, nivelando-a com uma colher, espere esfriar mais uns minutos e salpique o restante do coco por cima. Leve à geladeira tampada, para que o resfriamento/endurecimento se complete (demora umas três/quatro horas). Na hora de servir, corte os pedaços e derrame um fiozinho de leite condensado sobre cada um.

Nota: essa receita foi desenvolvida por mim, depois de testar outras.
A tapioca, na presença dos líquidos (depois de certo tempo), fica com a consistência de pudim.




40 comentários:

ameixa seca disse...

Eu adoro coco mas não encontro coco fresco como vocês aí :) É só leite de coco engarrafado ou enlatado e flocos de coco. O resto é difícil :) Parece que fica tipo mousse esse cuscuz, óptima aparência!

Unknown disse...

uma delicia essa tapioca!!!!!!!!!! adorei! não ficou ressecada! o coco ralado....nhanhanha uhuuuuuuu!

Anônimo disse...

Olá,

Puxa, eu sempre quis saber como é
que se faz essa tapioca. Eu compro
às vezes na rua e adoro. Com certeza vou procurar os ingredientes para tentar fazer em casa. Obrigada por
publicá-la.
Ana

Anônimo disse...

Achei os ingredientes (como vc disse, com facilidade) comprei a tapioca da Yoki)e fiz a sua receita.
O resultado? UAU!! DELÍCIA! Quem não conhece não sabe o que está perdendo.
Muito obrigada pela receita!

Antonia.

Anônimo disse...

Marly,

Delicioso.
Huummmmmmmmmmmmmmmm
e tem uma apresentação espetacular.

Anônimo disse...

Marla,

Você sempre se superando.
Que delicia de tapioca.

Delícias e Talentos disse...

Olá, Marly!
Adorei este cucuz de tapioca ( e já vou levá-lo comigo, hihihi)!
Eu gostaria de saber se sempre estás interessada em fazer o intercâmbio comigo, e para tal preciso do teu email querida para trocarmos impressões! :)
Anseio por fazer receitinhas brasileiras, hehehe!
Beijinhos e comunica p.f.! :)

Marly disse...

Ameixinha,
Eu acredito que esse cuscuz fica bom mesmo com os produtos industrializados.A consistência dele é um pouco parecida com a do
arroz doce quando fica sólido (um tantinho mais rijo).
Beijinho.

Sil,
Você, que provou o cuscuz, pode falar com autoridade!

Ana,
Seja bem vinda! Se preparar o cuscuz me conta, ok? É um prazer partilhar essa receita deliciosa. Obrigada pela visita e volte outras vezes!

Antonia,
Fico muito feliz que você tenha conseguido fazer a receita com sucesso. E mais ainda que tenha gostado do cuscuz. Obrigada pela visita e retorne!

Anônimo,
Obrigada pelo elogio e pela visita. Volte outras vezes e se identifique, para que eu possa saber quem é você, certo?
Um abraço.

Cleidinha,
Eu estava receosa de que o cuscuz que foi para vocês não agradasse. É que aquele foi feito com uma receita que depois eu alterei, justamente por julgar que não ficaria bom como eu queria.
Um abraço e obrigada pela visita.

Olá, Mary,
Prazer em conhecê-la, querida!
Acabei de enviar o meu e-mail para
você, ok?
Beijinhos.

Laurinha disse...

nunca me aventurei muito em tapioca... adoro, mas só fiz pudim com ela... anotada!
Beijinhos

Marly disse...

Laurinha,

Garanto que vale a pena se aventurar nessa receita (que aliás é bem fácil). Quando você estiver a fim de fazer uma receita nova, recomendo que faça essa.

Beijinho.

Anônimo disse...

Marly eu tenho uma dúvida quando vc fala na tapioca , está citando a nossa goma de tapioca ou como vi uma das suas leitoras falar que comprou tapioca yoki eu naõ sabia que comprava pronta me explica isto por favor se posso usar a goma da tapioca nordestina beijos.

margaret pires disse...

Marly a pergunta sobre a tapioca em relação a goma do nordeste é minha tá é que na primeira postagem saiu anônima beijos.

margaret disse...

Marly outro detalhe quando nós nordestinos vamos fazer tapioca , pegamos a goma da tapioca que é a parte da farinha colocamos em uma travessa com água , deixamos assentar isto é a parte da farinha vai ao fundo e a água sobe, no outro dia coamos deixamos a parte de baixo e passamos em uma peneira aí a massa fica molinha e começa a secar e ficamos passando na peneira fica aquela farinha não muito molhada pronta para a tapioca então o que quero saber é se posso usar esta massa para fazer o cuscuz de tapioca entendeu ou só serve esta comprada pronta beijos.

Marly disse...

Olá, Margaret,

Andou sumida, hem?
Olha, você não pode fazer esse cuscuz com a goma (polvilho) com que se faz a tapioca (panqueca). Para fazê-lo você tem de comprar
o produto chamado "tapioca" (essa "farinha" empelotadinha que mostro aí no blog). É fácil achá-la nos "Supers" ela costuma ficar junto às outras farinhas e grãos/
canjicas e flocos de milho entendeu?
Um abração.

Cherry Blossom disse...

Olá Marly!
Olha eu aqui no seu lindo espaço!
Muito obrigado pela visita e pelas palavras, fiquei muito feliz...
Cê nem sabe, mas ontem eu estava folheando umas coisas aqui em casa ( e no Orkut também!) a procura de um cuscuz de tapioca e olha só achei um bem aqui!...ahahaha ...acho que vou fazer esse, já está muito bem testado e aprovado e me dando água na boca! Tem dias que só penso em comer coisas brancas, como esse seu cuscuz!..Parece doideira mas não é!..ahahah..é coisa de quem é canceriana!
Te respondi lá!
beijinho!

Marly disse...

Olá, Cherry,

Seja bem vinda. Eu compreendo bem
os seus desejos; há dias que eu também tenho minhas manhas. Faça esse cuscuz pois é delicioso. E me diz o que achou, certo?
Um abraço.

Reis & Lima disse...

Essa semamana estavamos prourando uma receita desta, vamos testar aqui em casa.

Arte com Brilhos disse...

Este cuscuz deve ser espectacular.
Fiquei fã do seu blog, vou adicioná-la.

Cherry Blossom disse...

Marly, estou cá conferindo todos os detalhes para a execução do seu cuscuz de tapioca. Finalmente chegou o dia dele aqui!....ahahahaha..oba!..Ó, logo teremos o resultado e se eu acertar vai lá pro cozinha! Ai estou ansiosa! Eu adoro isso só estava esperando a casa encher e a época de festas juninas é a ideal!
Beijinho linda e bom fim de semana pro cê.
Inté!

Marly disse...

Cherry,
Não esqueça de dar notícias sobre a sua experiência, hem?!
beijinho!

Cherry Blossom disse...

Marly
O cuscuz de tapioca ficou ótimo! Sua receita é deliciosa e achei muito fácil de fazer, parabéns! Vou repetir muitas outras vezes. Logo irei postá-lo e contar como foi a experiência.
Ó! Hoje te linkei lá no Cozinha! Finalmente coloquei um blogroll.
Tenha um lindo domingo!

Marly disse...

Cherry,
Que ótimo! São tão saborosas essas iguarias nordestinas, não é?
Beijinho!

Unknown disse...

estava procurando uma receita para matar a vontade deste doce!
(:

Marly disse...

Lis,
Se você o fizer, depois me diz como ficou, certo?
:)

Anônimo disse...

Oi eu fiz o cuzcuz mas a massa não ficou firme como na imagem, ficou bem mole. O que devo fazer da proxima vez que fizer!

Marly disse...

Olá, anônimo,
Bem, a gente, num caso assim, tem de investigar todas as possibilidades, da verificação das datas de vencimento dos ingredientes até as orientações da receita. Você seguiu a receita direitinho? e depois deixou que o cuscuz "descansasse" as horas
recomendadas? Talvez tenha havido alguma falha nessas etapas, não? o leite condensado também não pode ser adicionado à massa do cuscuz, antes de ele endurecer. Tente fazer novamente, prestando bem atenção nesses detalhes, que tudo dará certo!

Um abraço!

Unknown disse...

em relaçao a tapioca tem diferença entre fina e grossa?????

Marly disse...

Flariane,
Não existe diferença não. O cuidado que você tem de ter, é o de comprar o produto que leve o nome de 'tapioca', e que tenha essas bolinhas, que são visíveis no pacote de plástico transparente. Aí não tem erro!
Se fizer a tapioca, me conte o que achou, ok?
Um abraço.

Anônimo disse...

a Tapioca da Yoki não dá certo mesmo,tentamos fazer aqui em casa e ficou uma borracha.
Entretanto,muitas pessoas da internet falaram que não dá certo,a melhor receita é a tapioca do polvilho doce, autêntico e Original.
=)

Evelise Oliveira disse...

Olá!!!! É com grande satisfação que envio este comentário. Há alguns meses estive em buzios e comi este cuzcuz ali na calçada feito por um senhor, adorei, eu e meu marido comemos 2 vezes e voltando pra casa (sp) tentei fazer e só saiu um angu horroroso e achei esta receita hoje e imediatamente fui comprar os ingredientes e tomei coragem pra fazê-lo e OLHA FICOU MARAVILHOSO, DELICIOSO E IGUALZINHO AO QUE EU COMI !!!! Fiz com coco fresco e enfim... deu tudo certo, coisa rara nas receitas nordestinas ! AMEI AMEI. Obrigada por portar esta receita !!!!! Grande abraço !
Evelise

Anônimo disse...

Olá, Boa noite!
Já tentei diversas receitas de cuscuz de tapioca, mas nenhuma fica tão saborosa como os cuscuz que eu comia na rua. Era uma massa leve.
Quando eu faço fica gostoso, porem pesado. Qual a testura dessa receita?

Marly disse...

Olá, Mônica,
A consistência desse cuscuz é algo que fica entre um bolo e um pudim firme e granuloso, uma delícia! Seguindo bem a receita (que é, aliás, muito fácil) dá certinho.
Um abraço

Dominando a Cozinha disse...

Monica hoje minha primeira vez vi seu blog...qta coisa boa !!

Já n vzs o cuscus de tapioca e nunca ficou bom nem parecido com os que se vendem aqui nas praias do Rio

Vou tentar mais uma vez, quem sabe dessa vez dá certo
Beijocas
Camilla

Josy disse...

Pois então garota e essa tapioca que comprei, vou dar um fim nela é essa semana mesmo.... kkkk
Brigadão ficou linda essa sua hein!!! bjocas

Josy disse...

Amiga,obrigada viu, vou fazer domingo essa receita pra provar, eu tenho quase certeza que vou gostar mais dessa por que não vai ovos, e nem ao fogo. Depois te conto....bjocas boa noite, se a gente não se falar mais, um ótimo final de semana pra vc tbém

Monica Uehara disse...

Vi sua receita no blog da Josy! Adorei. Quero experimentar.
Adorei sua explicação sobre "tapioca". Fazia uma confusão danada, mas vc esclareceu bem.
bj.

Unknown disse...

Olá Marly,
Tenho obrigatoriamente que levar o cuzcuz à geladeira? Não gosto dele gelado, acho que endurece muito, gosto do cuzcuz mais cremoso.
Beijos

Magda disse...

Renata, tenho a mesma pergunta. Já vi várias receitas de cuscuz de tapioca que acabam de endurecer na geladeira, mas não acho o resultado bom. Não fica igual ao comprado nas ruas do Rio ou nas barracas das baianas. Fica mais seco e duro. Já fiz cuscuz de várias receitas e acho que o que leva só leite fica pesado. Por isso, aposto nessa receita da Marly, por usar água, pelas proporções e pelos ingredientes. Vou testá-la aqui em casa. Só não concordo muito com a orientação de levar à geladeira. Obrigada, Marly, por compartilhar sua receita conosco.

Marly disse...

Magda,

O cuscuz endurece de qualquer jeito, com ou sem geladeira. Mas a geladeira o faz endurecer mais rapidamente (e a gente aqui o prefere gelado, rsrs). Já a receita eu e outras pessoas que fizeram achamos boa, espero que você também goste!

Um abraço

Unknown disse...

Dá para fazer o cuscuz branco com aquela farinha de tapioca que vende na feira

Pin It button on image hover