Desde que vi essa receita, do chef Yann Corderon, numa edição da revista Gula, publicada no ano passado, eu soube que a faria. No momento da execução, porém, tive de fazer uma pequena mudança: substituí o zabaione por um creme (rápido) feito com o sumo de um limão siciliano misturado a 1/4 de xícara (chá) de leite condensado e 1/4 de xícara (chá) de água filtrada. Fiz isso porque não dispunha de tempo suficiente para preparar todas as etapas da sobremesa. E porque ainda não possuo um maçarico para queimar o zabaione, como sugere a receita. Mesmo assim, o resultado foi muito bom, tanto no sabor, quanto no aspecto estético. Transcrevo a receita do jeitinho que saiu na revista, colocando em letras coloridas as minhas interpretações/adaptações.
Bavaroise Citron
(4 porções)
Pão-de-ló
Ingredientes
3 ovos
3 ovos
90 g de açúcar (1/2 xícara)
20 ml de leite (1 colher de sopa transbordante)
5 g de óleo de oliva (1 colher de chá)
100 g de farinha de trigo (cerca de 3/4 de xícara)
Manteiga para untar e farinha de trigo para polvilhar
Bavaroise
400 g de iogurte natural (2 copos de 200g)
100 g de açúcar
30 ml de suco de limão siciliano
12 g de gelatina incolor
40 ml de água
3 claras
50 g de açúcar
250 ml de creme de leite fresco
1 leve toque de óleo de oliva aromatizado com limão siciliano
Acompanhamento
Molho zabaione queimado levemente com o maçarico
Decoração
Folhas de hortelã
Preparo
Pão-de-ló
Bata os ovos com o açúcar até dobrarem de volume.Acrescente o leite e o óleo de oliva.Misture a farinha de trigo e asse em forma redonda de aro removível, untada e enfarinhada (ou em forminhas individuais), em forno moderado (160 ºC), preaquecido, até dourar (assei numa forma redonda comum, de 25 cm de diâmetro untada, forrada no fundo com papel manteiga, que foi também untado e enfarinhado. Depois de assado, tive de cortar o bolo para fazê-lo entrar na forma do bavaroise, que tinha diâmetro menor).
Bavaroise
Misture o iogurte com 100 g de açúcar e o suco de limão.Hidrate a gelatina com a água e reserve. Bata as claras com 50 g de açúcar até ficarem consistentes e reserve. Bata o creme de leite até ficar consistente e reserve. Derreta a gelatina em banho-maria, sem deixar ferver, e misture-a ao iogurte. Incorpore as claras, em seguida o creme de leite batido.
Finalização
Coloque a bavaroise sobre o pão-de-ló ainda na forma e leve para gelar (fiz o contrário, veja a foto cima; coloquei o pão-de-ló sobre o bavaroise que acabara de ser posto numa forma de pudim de 22cm de diâmetro. Fiz com que o bolo encostasse no creme do bavaroise, antes de levá-lo à geladeira, para endurecer). Desenforme delicadamente e acompanhe com o zabaione (dei uma leve esquentada na forma do bavaroise, colocando-a sobre a chama do fogão, a uns quinze centímentros de distância da chama, por uns quinze segundos, para que o doce se desprendesse mais depressa, depois virei-o sobre o prato de servir). Sirva com um leve toque de óleo de oliva aromatizado com limão siciliano (não fiz isso) e decore com as folhas de hortelã
Last but not least, a amiga Paula me agraciou com esse selinho, fato que deixou muito feliz, pelo carinho expresso por ela. Obrigada, querida!
25 comentários:
Lindo, lindo Marly! Sabe..para estes cremes rápidos (e demorados) uso um sifão ISI (não é merchandising..é o único que existe). Fica muito fácil! Está muito bacana seu Post! Parabéns! E obrigado pelas visitas ao OBA!!
Beijo!
Orlando Baumel
eu comia já!!!!!!!! esta divinal
Marly, ficou muito lindo o seu Bavaroise e é tão bom ter um jeitinho para tudo na cozinha!!!!
Eu quero rs adoroooo sobremesa com limão siciliano.
Bjss
Marly, que bavaroise linda, dá vontade de furar o eccrã! Sabes que nesta altura de calor estas sobremesas fresquuinhas são um delírio!
Nunca provei, nem fiz esse misto de bolo com pudim e ainda por cima me parece bem light e suave...podes mandar vir uma fatia generosa! :)
Marly,
Essa bavaroise está linda!
Bjs
Moira
maravilha de receita..amei..suas fotos estão perfeitas..dizem tudo que é..parabens..bjus
Ia jurar que a bavaroise tinha coco de tão branquinha que fixou mas limão também é muito bom :)
Orlando,
Por coincidência, embora eu nem saiba direito como funciona, cheguei a pensar num sifão, ao preparar - às carreiras - essa sobremesa. É que me veio à mente a desfesa do sifão, que o chef Ferran Adrià fez numa entrevista. Embora ele use o sifão para muitas coisas, ele o defendeu usando o seu argumento: aceleração do preparo desses cremes mais demorados!
Um abraço!
Sonia,
Bem vinda! Obrigada pela visita e pelo elogio!
Nana,
Obrigada! Realmente, o limão siciliano tem um sabor ao mesmo tempo suave e cheio de personalidade, não é?
Beijinho
Mary,
Pois é, o homem inventou de botar o bolinho na base do 'pudim' (que na realidade é mais parecido com um mousse!). É uma sobremesa gostosa, sem dúvida!
beijinho
Oi, Moira,
Vindo de você, tão caprichosa quanto à apresentação dos seus pratos, qualquer elogio é motivo de
orgulho, obrigada!
beijinho
Iliane,
Obrigada, querida!
Ameixinha,
Por causa da tua impressão, fiquei até cogitando fazer a bavaroise sabor côco.
Beijinho!
Marly, adoro passo a passo, ficou lindo a foto do bavaroise, aposto que não sobou nadica de nada hein...os ingredientes estão super afinados, gostei amiga...
bjs
Paula
Paula,
Eu gostei dessa receita. O sabor do limão siciliano realmente casa bem com os demais ingredientes!
'bejim'
Marly
Certamente eu farei seguindo todas as suas preciosas dicas.
Isso deve ter ficado dos deuses!!!
Beijinhos
Oi, Tânia,
Eu gostei dessa receita. E achei que apesar das etapas ela é fácil de fazer.
beijinho!
Marly, fiz Bavaroise de Amaretto no Ano Novo passado e foi um sucesso total. Essa deve ser espetacular. Adoro tudo que vai limão. Beijo Enorme
Carol,
Depois vou lá no seu blog procurar a receita dessa bavaroise de amareto, huuumm!
Beijão!
♥♥♥
Ola,Marly!!!
Obrigada por sempre visitar o meu blog, fico honrada com sua visita.
Quero um pedacinho do bavaroise.Uma boa semna para voce e sua familia.
Beijus da Norma e Mi.♥♥♥
Marly, fiquei muito feliz com sua visita e também por conhecer agora seu cantinho.Suas fotos são lindas e pelo que vi vc é fera nos bolos ...todos tão bem elaborados.Parabéns!
Já criei um link ao meu blog!
Marly, vim retribuir a visita e que agradável surpresa! temos o mesmo gosto em relação a doces e salgados...já dei uma geral pelo blog e me encantei! Vou adicioná-la nos meus links.
bjs
Norma,
Você sabe que a sua visita é sempre um prazer, certo? Boa semana
pra você e Cia. também!
Nereime,
Seja bem vinda!Obrigada pelos elogios e pelo link. O seu também já está em minha lista!
Márcia,
Seja bem vinda! Obrigada pelos elogios e link. Tô indo buscar o seu também para aminha lista.
Um abraço e boa semana a todo (as)
Nossa, babei no teclado aehiuaeuiaea
Que apetitoso!! Parabéns!
Oi,Marly!
Voce estava falando em bazar de Natal.
Nossa! Daqui a pouco chega o Natal,tempo passa rapido,ne?por aqui um pouco frioooo!
Bjus da Norma e Mi.
olá,
Está espectacular,e lindo.
Assim como deve estar deliciosa.
essa bavaroise.Descobri teu blog numa pesquisa e fiquei fã tens receitinhas muito boas.convido-te para visitares meu blog e se quiseres seguir eu segui o teu.
bjs
bjs
Mas que delícia eu encontro aqui Marly!
Adorei!!! E ainda é fácil de fazer apesar das etapas todas.Deve ser realmente muito fresquinho e leve, eu vou levando para casa e já vai entrar para coleção de receitas especiais, também é boa dica para as nossas festas de fim de ano que sempre acontecem em dias quentes, só o limão siciliano que "por hora" fica na área dos sonhos...
Um beijo e um lindo fim de semana para você!
Que maravilha, apetece mesmo comer.
Adorei.
Bjs
Que Bavaroise! Isso mesmo, com letra maiúscula! Fiquei morrendo de vontade. Gostei muito do seu blog. Tantas coisinhas gostosas...
TE linkei, espero que não se importe.
Marly sua bavaroise ficou linda, imagino o frescor dessa sobremesa, até que não achei dificil hehe, quer dizer, pelo menos ao ler, quero ver na hora do preparo. Adoro limão siciliano, deixa qualquer sobremesa deliciosa e fresquinha. Mais uma sugestão ótima para o Natal. Beijinhos
Postar um comentário