segunda-feira, 24 de maio de 2010

Bolo Mesclado, Peito de Frango ao forno e Protesto


Antes de mais nada eu quero manifestar o meu veemente protesto contra o site Comer bem em Casa que tem utilizado fotos e postagens minhas (e de inúmeros outros blogs) sem a minha permissão e em prejuízo meu, pois, como se sabe, a duplicidade de informação, para além de confundir os buscadores, afeta o meu PageRank (duramente conquistado ao longo desses meses de trabalho). O tal site, que obtém ganhos com o adsense, deveria procurar criar o seu próprio conteúdo, já que ganhar com o trabalho alheio, sem qualquer contrapartida, é exploração ou apropriação indébita de bens de outros, ou seja é um crime. Conclamo também as(os) outras(os) blogueiras(os) prejudicadas(os) a se juntarem a mim para que possamos forçar o site a retirar as nossas postagens do seu sítio, ou tomar as providências judiciais cabíveis. Também tenho visto vários blogs com textos meus, o que resulta no mesmo dano mencionado acima. Então, aproveito a oportunidade para pedir aos donos (as) desses blogs o favor de retirar esses textos dos seus blogs. Vejam que não estou sequer questionando o uso dos meus textos sem a devida menção à origem deles.
Mudando de assunto, pois essa questão do plágio é uma aporrinhação sem fim, devo dizer que esse bolo mesclado (também conhecido por Torta Mesclada) é um clássico, no universo dos bolos de festa. Eu mesma já o fiz inúmeras vezes. E continuo a fazê-lo, porque ele costuma agradar a 10 entre 10 pessoas que o provam. Ele tem massa fofa, creme de confeiteiro e duas coberturas: de merengue italiano caramelizado e chocolate (que se mesclam). 

Bolo Mesclado

Ingredientes:

Massa:

 

3 xícaras (chá) de farinha de trigo
5 ovos grandes
2 xícaras (chá) de açúcar
3/4 xícara (chá) de leite fervente
2 colheres (sopa) de óleo de soja
1 colher (sopa) de fermento químico em pó
1 pitada de sal
5 gotas de essência de baunilha


Recheio (Creme de confeiteiro)

Ingredientes


½ lata de leite condensado
500 ml de leite
½ lata de creme de leite sem o soro (ponha a lata no freezer por 10 minutos, faça um furo e escorra o soro)
3 gemas de ovos
3 colheres (sopa) de amido de milho
5 gotas de essência de baunilha

Calda


¾ xícara (chá) de água filtrada
1 colher (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de rum

Cobertura/Merengue Italiano

2 xícara(s) (chá) de açúcar
1 xícara(s) (chá) de água fervente
4 claras de ovos batidas em ponto de neve



Cobertura de Chocolate


6 colheres (sopa) de chocolate em pó
3 colheres (sopa) de leite
1 colher (sopa) de manteiga

 
Preparo

Pré-aqueça forno à 180° C.


Massa


Bata os ovos com o açúcar por dez minutos. Desligue a batedeira, junte a farinha e os demais ingredientes e misture tudo cuidadosamente (para que os ovos não percam o ar). Ponha a massa em duas formas de 18 centímetros de diâmetro, untadas e enfarinhadas, e leve-as ao forno médio, por uns 45 minutos ou até que os bolos corem e passem no teste do palito. Depois disso, tire as formas do forno e deixe que esfriem.
 
 

Recheio/Creme de confeiteiro


Ponha o leite condensado numa panela de fundo grosso. Dissolva o amido de milho no leite e junte-o ao leite condensado. Ponha uma peneira sobre essa panela, e passe as gemas por ela. Misture os ingredientes da panela e leve-a ao fogo, mexendo sempre (com uma colher de pau) até que vire um mingau. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite e a essência. Misture tudo e cubra a mistura com um pedaço de papel alumínio (que deve ficar colado no mingau, para que não forme uma película dura na superfície do creme).
Calda

Misture a água com o açúcar e leve-os ao fogo até que fervam. Apague o fogo, espere esfriar e junte o rum.

Cobertura/Merengue Italiano (de açúcar caramelizado
 

Ponha o açúcar numa panela pequena e leve-a, ao fogo até que o açúcar caramelize, formando uma calda líquida, cor de âmbar. Despeje a água fervente sobre o caramelo ( com cuidado, pois espirra e pode provocar queimaduras). Deixe que a calda continue a cozinhar até que os grumos de açúcar dissolvam e a calda comece a borbulhar e engrossar. Nesse ponto, pingue umas gotinhas da calda num pires com água fria. Quando for possível pegar essas gotinhas, que se transformam numa balinha puxa-puxa, derrame a calda (devagar e com a batedeira ligada), sobre as claras (que já devem estar na tigela da batedeira, batidas em ponto de neve). Deixe que a mistura bata até amornar e clarear ligeiramente.

Cobertura de chocolate


Misture todos os ingredientes, cozinhe até o ponto de fervura e joga-se sobre o bolo já coberto com o merengue, formando o desenho que desejar. Pode-se também usar chocolate em barra derretido com manteiga ou creme de leite.
 
 

Montagem

Ponha um dos bolos no prato em que vai apresentá-lo. Escave-o um pouco (como se quisesse fazer uma piscininha no topo do bolo, deixando uma borda/margem sem escavar em volta da piscina). Borrife a piscininha com metade da calda. Ponha o creme de confeiteiro dentro da piscininha, e coloque o segundo bolo sobre o primeiro, em cima do creme. Molhe o segundo bolo com o restante da calda. Alinhe os dois bolos e espalhe o merengue sobre os dois, cobrindo-os. Por cima do merengue, derrame o chocolate derretido.
 
 
 
E agora o Peito de frango


Peito de frango Simples ao forno

1 Peito de frango sem ossos (fiz dois)
Sal a gosto
1 dente de alho médio socado com o sal (usei dois)
1/4 de colher (chá) de Páprica doce (usei o dobro)
1/4 colher (chá) de aipo em pó (usei fresco, macerado)
Pimenta do reino moída na hora
1/4 xícara (chá) de vinho branco seco (mantive essa quantidade)

Modo de fazer

Meia hora antes do preparo, esfregue os temperos no peito de frango. Ponha-o numa vasilha, junte o vinho e reserve-o coberto. Dez minutos antes, ligue o forno em temperatura média/alta (200ºC). Numa frigideira aqueça  duas colheres de sopa de óleo culinário (soja, canola ou outro)  e frite o peito de frango até dourar e selar dos dois lados (três minutos de cada lado; eu sempre faço isso numa panela alta, como a de pressão, para evitar os respingos de óleo no fogão). Ponha o peito de frango numa assadeira pequena, junte o vinho e leve-a ao forno por 10 minutos (ou até o interior ficar bem cozido).   

44 comentários:

Xana Bértolo disse...

Esse bolo está absolutamente fabuloso :)...
É realmente uma falta de respeito o que fazem com o nosso trabalho pela blogoesfera...
beijinhos

Dani disse...

Marly, acompanhei o 'fuá' na Comunidade. Não esqueça de avisar suas amigas também prejudicadas de, assim que ver uma foto em outro site, imediatamente dar Print Screen para provar o uso indevido!
Estou contigo, oras, tem que passar uma vassoura nesse povinho de cara mal lavada.
Beijos amiga!

Pam disse...

ai que lindoooo...ficou maravilhoso o bolo...mais uma receita para a minha lista...acho que ja vou colocar seu blog direto pra lista, pois sempre quero testar todas as receitas mesmo....ah e o peito de frango parece estar suculento...

e que pena que estão usando seus post indevidamente, é muito chato né?

beijinhos e boa semana

Rosana Albuquerque Pinheiro disse...

Olá!!
Adoro esse bolo mesclado é realmente uma delícia!!Esse negócio de plágio tá demais, hein!!Coisa chata!!Uma amiga de outro blog o "Cheirinho de Coisa Boa" também está sofrendo com isso..Mas,se Deus quiser vcs hão de resolver isso..
Beijinhos

Nana Malta disse...

Sacanagem viu? As pessoas tem preguiça de criar o seu próprio conteúdo e sai por ai copiando o que vê sem se preocupar no que isto pode dar. Plágio é crime, será que tem que se pegar pesado para essas pessoas entenderem? aff ¬¬
Este bolo mesclado ta com uma cara, ainda bem que computador não proporciona cheiro nem sabor, senão já era, iria destruir a tela kkkkkkk

;***

® disse...

...eu sei q vô te contratá prá dotôradevogada, viu?!:)
Mah, brincadeirinha...sabe o qto a respeito e principalmente sua dedicação em fazer e nos ensinar de forma tão clara e desprovida de qqer coisa em troca...
Agora, isso é um abuso!
Colocaram a fonte, mas sem pedir autorização é demais...
Entendi pq a senhorita tava sumidinha...fazendo um bolin dusmáis chique prá agradá nóis fia...num precisava se incomodá =D
E franguin simples prá quem domina a arte que nem ocê, né Mah?! Teve até vinho...e cumê e bebê duma vez só...;]
Manda o dotôdentista í nesse site cum aquela maquininha q dói inté a alma o barulin..q resolve na horinha seu problema :D (sem anestesia né...:)
Bejim e espero que tudo se resolva...tá?!

Gina disse...

Uau, isso é que é bolo confeitado!
Bjs.

Isabel Salvador disse...

amiga t6anta coisa boa,o bolo é fantastico mesmo,jinhosss

Marina Mott disse...

Tudo absolutamente certo (quanto ao plágio, e eu apresento a minha solidariedade) e maravilhoso!! Que bolo!!!

Marisa Duarte disse...

Que bolo lindo, salta a vista e deve ser muito mas muito bom!

Fatima disse...

Adorei esse bolo, uma maravilha!!! E, o peito de frango está uma delicia!
Beijinhos

Blog da Nô disse...

Marly, o bolo mesclado é mesmo um clássico! Eu adoro e , quando fazia bolos para fora, era o mais pedido! Pois claro, a simplicidade da massa e rechieo, com essa cobertura simples e prá lá de chique conqueita qualquer um! Qualquer dia preciso fazr um para postar no blog!
E quanto ao plágio, infelizmente isso continuará, pois a internet é imensa, mas um ovo para se descobrir o plágio! O que nos resta é denunciar, reclamar e gritar aos quatro ventos!
Beijocas e boa semana!
:o)

Iliane disse...

Marly..que bolo mais lindo êsse seu,...eu imagino o sabor dessa maravilha!!!parabens mesmo!fotos maravilhosas!e..quanto a esse lance de plagio..tô comvc sempre!!já sofri e sofro muito com isso..as vezes abro um site qualquer e vejo minhas fotos..com a receita que fiz..e ainda por cima não dão creditos a nada..é gente burra..sem imaginação e ainda fica na net!não entendo mesmo..o jeito e faar..somente..bjus queida..

Renata disse...

Marly querida,

É realmente uma pena que tenha gente que não saiba fazer suas próprias fotos e venha copiar. Mas eu até entendo porque, além das receitas, suas fotos também são maravilhosas!

O bolo está lindo (e certamente delicioso) como sempre!! E esse franguinho, vou prepará-lo já!!!

Beijão!

Tays Rocha disse...

Marly, eu faço cadernos de receita e outras coisas em scrapbooking e tive esse problema também, no meu caso a cidadã colocou ainda uma marca d'água dela por cima da minha, pensa na petulância do ser. Fiz até um post sobre isso: http://taysrocha.blogspot.com/2010/01/criacao-x-plagio-e-etica-onde-fica.html
Fico indignada com a falta de respeito. Suas receitas como sempre estão maravilhosas :o) Beijos e boa semana.

tatiane disse...

Marly, não entendo qual a graça de fazer um blog de culinária e não produzir conteúdo próprio, acho que para a maioria de nós o blog é um passatempo, é para ser divertido, e não para se aborrecer com essas apropriações indevidas.
Como uma "formiga" convicta, dessa vez meus olhos brilharam para o franguinho, como adoro peito de frango com vinho branco! Mas não deixaria o bolo passar incólume!
beijão

Anônimo disse...

Sabes amiga, essa estória do "roubo" de fotos e textos tem sido uma batalha que se tenta travar quase desde a idade média! :)
Não custa nada mencionar a fonte de onde retiram a informação, ou pedir permissão para usar! Enfim, isso também me aborrece bastante...
Mas para nos satisfazermos nada melhor que mergulhar nesse lindo bolo mesclado, tão fofo e requintado, eu sou fã das tuas sobremesas sempre perfeitinhas e de babar! És uma miúda muito talentosa, mas não só nos doces, nos salgados também te esmeras e entregas-nos a esse peitinho de frango muito apetitoso!
Que maravilhas! :)

Deise Soares |arquiteta| disse...

ola querida!!!! esse negocio de plagio é triste mesmo! mas nao desista! seu blog é mara...ops...delicioso..rsrs
cada vez q tem post novo fico com agua na boca...uhmmmm
so fiquei imaginando esse frango ai...ai ai ai ai ai

ANA LÚCIA disse...

O que tem de blogueiras copiando o que não é delas... Está virando "bagunça". Divulguem dando créditos e não copie como se fosse de vocês! Plágio é considerado crime. Sejam honestas e aprendam a blogar! Tô certa né amiga? Quanto as receitas como sempre dliciosas.
Abçs,
Ana

Dani Franken disse...

Gente, o frango ficou bonito, mas o bolo, o que que é isso?!!! ESPETÁCULO!
Quanto ao protesto, triste e absurdo mesmo...
Beijos,
Dani

Anônimo disse...

Olá Marly, chamo-me Franciele e acompanho sempre seu blog. Até já reproduzi alguns de seus bolos na minha casa, mas não tenho conseguido acertar o ponto do ganache que vc faz. O meu fica espesso e opaco. Tenho dificuldade para cobrir os bolos ou para usá-lo no saco de confeitar. Vc poderia me ajudar a fazê-lo corretamente? Obrigada. Fran (fpdeboni@hotmail.com)

Fernanda Fernandes disse...

Nossa nunca vi uma receita tão boa!!!seu blog é maravilhoso tenho que ficar mais tempo por aqui para ver tudinho!!
bjos!!

ameixa seca disse...

Infelizmente há muita gente abusadora no mundo dos blogs, não têm respeito por ninguém, nem por eles mesmos! Mas, adiante, o bolo está magnífico, um primor :) O peito de frango tem um dourado divinal!

Anônimo disse...

Parabéns pelo seu blogger, gostei muito, ser você quiser me visita no meu blogger tem bastante coisa legal, tem moranguinha jogos, Escreva seu nome japonês, dicas de blog como ganha dinheiro ou mais visita no blogger, relógio e calendário com sua foto, album foto, desenho anime, poema, poesia, frases, musica, radio, msn nick, mario bros, mapa do google, cria texto avatar, curso de inglês, japonês, italiano, hebraico, chinês, bbb10, torpedo grátis, Criar uma imagem Glitter, noticia da copa da África do sul, dicas de como ganha dinheiro na internet, viaja, etc..

coisa legal
http://bloglegalnovo.blogspot.com

ou

coisa legal
http://www.up.dahora.net

Copa na África
http://www.cupafrica.dahora.net

Espero que você seja meu seguidor

Nice e Ana, temperado com carinho... disse...

Marly, supremo e perfeito, tanto o seu bolo quanto o seu franguinho, lindo, lindo, querida, parabéns, adorei e anotei, bjkas e linda noite p/ vc, ;)...

sadhia disse...

oi amiga querida seu blog sempre muito gostoso..amo suas receitas e sempre que sentir vontade passe noi meu para papearmos ok
bjus no seu coração
sadhia

Anônimo disse...

Oi,Marly!!!

Voce deixa-me doidim com estas gostosuras.
E uma falta de respeito mesmo roubar a foto que tanto nos da tabalho de fazer.\O/ o negocio e colocar a nossa marca nas fotos.Da um pouco de trabalho,mas assim as nossas fotos vao bem carimbada com a nossa marquinha.E a pessoa que roubar nossas fotos vao fazer propaganda do blog da gente.
Fico nervosa com essas coisas.
Bjus da Norma e Mitinha e Lindinha.

Junia Ansaloni disse...

Marly, saudades... Aqui o verao chegou e como trabalho so meio horario, to levando as crianças no parque tds os dias...Depois de inverno de quase 8 meses e uma reforma de 3 meses...kkkk, espero voltar logo...Um grande abraço com carinho...Receitas como sempre unica's...

Ana disse...

Seu frango me deu água na boca rsrs.E o bolo,deve ser uma delícia.
Parabéns pelas guloseimas.
Bom dia!

Ana.

® disse...

Mah!!
Conseguiu resolver fia...o probleminha da cópia?!
Estamos com sardáadi...conta um causo aqui ni sua cozinha...com um cafezin, viu cumadi... fica bem mió...=D
Um bejim!!

Renata disse...

Minha querida Marly!!

Que coisa mais feia hein?
Ficar copiando as fotos e coisas dos outros como se fossem de sua propriedade...ahhhh...curuz!

Mas vamos ao que importa:
Esse bolo maravilhoso e super caprichado, e os peitos de frango magníficos? Ahhhh...acho que vou pegar um avião aqui rapidinho pra chegar a tempo do jantar!!!

Que banquete!

Abraço amiga,
Fica Bem!

Susi disse...

Marly,o bolo além de lindo deve ser uma delicia,acredito piamente nas suas dicas. Quanto aos plágios é triste essa coisa e vc disse bem, é sempre uma aporrinhação, haja paciência., enfim to contigo!
bjs

Unknown disse...

Marly, O QUE É ESSE BOLO MESCLADO???
Queria uma fatia AGORA!

Sem comentários pra falta de respeito do blog citado. Eu sei que mesmo citando a fonte, você pode processá-los.
Vou caçar as informações que o respeito aqui.
Beijos!

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Marly,
Uno-me a você nesse protesto. Como você descobriu que estavam se apropriando de obras suas?
E o que podemos fazer para evitar isso, e para responsabilizar os/as infratores/as?
Voltando para a culinária: lindo bolo!
E o peito de frango está bem apetitoso.
Beijo.

Laély disse...

Marly, eu já passei por uma experiência, semelhante à essa sua: um blog, sem nome, sem e-mail, que não abre para comentários, porque já faz com má intenção, roubou posts inteiros meus, mutilou alguns, misturou ao de outros, assim, na maior cara de pau! E o pior, é que a gente não teve muito o que fazer!
Mudando de "pau pra cavaco", a aparência desse bolo está sensacional!
(Grata, pela dica do nome. Até já consertei, pra não cometer a tal gafe com Mr. Bill. rsrs
Rin Tin Tin, pra essa geração, tão acostumada a coisas mais picantes em plena tarde, pareceria ingênuo demais, não acha?)
Abraço!

® disse...

...Mah...confesso q pouco sabia sobre essas cópias...lógico q além do desconforto e sentimento ruim...mas sobre a busca nem me passou pela cabeça...
É um desrespeito sem tamanho e sem necessidade...mas vejo pessoas assim...ainda recebo mensagens de 'anônimos' com cada pitada de amargor em suas palavras q não entendo o pq a pessoa perde tempo em entrar, ler e escrever coisas destrutivas...:/
me entristeço em ver q assim caminha a humanidade...
Ainda bem q temos um Deus Maior!
Um bejim em seu coração e faz uns quitute bão aí prá nóis cumadi!!
Nem tem problema se colocá un docin...adispôis o dotô passar flúur...=)

Ana Regiane Ivanski disse...

Oie!
Adoro as receitas...Mas que coisa isto de plágio.
O melhor mesmo, é colocar marca d'agua nas fotos. Faço assim no meu blog.
Bjs
Regiane

Ana Powell disse...

Absolutamente delicioso.
Estive em Portugal por isso não tenho visitado o teu espaço.
Uma autêntica vergonha o que algumas pessoas fazem, deviam ser punidas ♥

Marinex disse...

Marly deus queira que os seus esforços resultem em alguma coisa, realmente é um desrespeito pelo proximo...

quanto ao franguinho está lindo lindo, então esse bolo deve ser fantástico... beijinhos

www.culinariasaborecor.com disse...

Adorei conhecer seu blog e ja estou te seguindo.Esse bolo dispensa comentários amiga, é td de bom, aliás por aqui é td muito bom. beijinhos
http://culinariasaborecor.blogspot.com

http://culinariadosamigos.blogspot.com

Unknown disse...

Brigaaada, Marli!
Foi mesmo emoção demais. Ela levou uns 5 segundos, depois que nos viu, pra acreditar que estávamos lá com ela.
E obrigada pelo família linda, vou me incluir no elogio. Hahahahaha!
Um beijos!

Nana Malta disse...

Oi flor!

Meu blog mudou de endereço, agora é:

http://makeupwithglasses.blogspot.com/

:*****

Coisinhas Daqui e Dali. disse...

Obrigada querida por me visitar!!
E devo te dizer que primoroso é este bolo...divino... de comer com os olhos :P
Beijos, parabéns pelo Blog. Márcia.

Katia Bonfadini disse...

Marly, seus bolos são incríveis e as fotos lindas demais!!!!!!!! Vou me inspirar em algumas dessas belezuras pra preparar meu jantar romântico hoje!!!! Um grande beijo!

Pin It button on image hover