Olá, para todos! Quando decidi que faria empadinhas, decidi também que usaria a receita antiga, cuja massa é feita com banha, diferentemente da nova, que leva gordura hidrogenada. Não sei se todos estão cientes, mas, nos últimos anos, a banha foi "reabilitada" como alimento saudável. Segundo os especialistas, ela é mais saudável do que os óleos de cozinha e muito mais saudável que a gordura hidrogenada. Os cozinheiros antigos também garantem que a massa feita com banha fica com melhor consistência e sabor. O fato é que muitas receitas tradicionais continuam a ser feitas com banha, como é o caso do empadão goiano, iguaria muito apreciada aqui na região. Esta massa fica realmente com aquela consistência úmida e arenosa, que se desfaz na boca, motivos de o povo tê-la apelidado de "massa podre".
Em vários dos meus livros aparece a receita de massa para empadas, empadões (e outros salgados), feita com banha, mas há poucas variações entre elas, por isso eu trouxe uma das mais simples.
A imagem acima é de um dos meus livrinhos de culinária adquiridos nos bazares de uma Igreja que frequentei. O legal destes livrinhos é que todas as receitas haviam sido testadas e aprovadas, já que eram cedidas pelas senhoras da igreja, que costumavam fazê-las para a própria família. No entanto, eu fiz umas adaptações na receita, com o objetivo de reduzir ainda mais a banha, rsrs.
Massa Para Empadas e Salgados, feita com banha
(adaptada por mim, da receita acima: vejam que reduzi um pouco a banha)
rende 24 empadinhas
Ingredientes
500 gramas de farinha de trigo
200 gramas de banha fria e cortada em pedaços pequenos
2 colheres (de sopa) de manteiga
1 ovo pequeno
1 colher (de chá) de sal
Água fria até dar o ponto (não é muita, vá acrescentando-a com cuidado, porque a massa antes de agregar todos os ingredientes passa a impressão falsa de estar ainda necessitando de líquidos)
1 gema para pincelar a massa
Preparo
O ideal é preparar esta massa no processador de alimentos, pondo a farinha e o sal no aparelho e ir juntando os outros ingredientes aos poucos, acionando a tecla "pulsar", a cada adição de ingrediente. Quando a massa virar uma bola, chegou ao ponto, e deve ser levada à superfície de trabalho (talvez a superfície tenha de ser levemente polvilhada com farinha), para ser achatada e levada, dentro de um saco plástico, à geladeira, para esfriar por 30 minutos. Depois disso, é só abrir a massa com um rolo e forrar com ela a forma ou forminhas a serem usadas.
No caso de você não possuir um processador, junte os ingredientes (exceto a água) numa tigela, e misture tudo com um misturador de massa, um garfo ou com as pontas dos dedos, evitando manipular demais a massa, para que ela não se torne gordurosa nem pesada. Por fim, vá acrescentando a água, aos poucos, até que a massa se torne homogênea. Depois, siga as instruções acima. Uma vez que as formas estejam forradas com a massa, recheie as empadas e, abra uma tampinha de massa, para cobri-las. Esta tampinha deve ser pressionada sobre as bordas da massa, que já está recheada, para que fique bem aderida e não abra no forno. Por fim, pincele as tampinhas com gema de ovo e leve as empadas ao forno (médio, 180ºC) até que elas estejam assadas e coradas (leva mais ou menos 35 minutos).
e aí está a gloriosa empadinha
Que delícia e lembrei de minha avó que fazia assim! Lindo post! bjs, chica
ResponderExcluirQuerida Marly,que perfeição nas suas feituras,quanta delicadeza!
ResponderExcluirAmo empadas,mas confesso,que n acerto,mamis vai vim me visitar
e vou pedi-la para fazer,ela sempre faz com banha,n sabia que poderia fazer
com gordura hidrogenada. Cá usa-se a banha para fritar as "famosas batatas fritas Belgas"Feliz Domingo,ops...tinha saudades,beijinhos
parecem deliciosas. beijos, pedrita
ResponderExcluirEssas empadas ficaram com bom aspecto e lindíssimas.
ResponderExcluirBeijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/07/bifanas-em-pao-tigre-e-sangria-de-vinho.html
Querida Marly,
ResponderExcluirNossa!!! Essas empadas ficaram LINDAS e ESPECIAIS!!! Dá para perceber o CARINHO dedicado ao preparo delas...
Parabéns!!! AMEI!!!
Manda umas para cá (risos)... Fiquei simplesmente com água na boca...
Beijão e ótima semana, Irene
Olá Marly: estas empadinhas, com banha, devem ficar tão boas . As fotos estão lindas e delicadas, como tudo o que sai das tuas mãos. Adorei!
ResponderExcluirBjn
Márcia
Oi Marly,
ResponderExcluirPois é... A banha está de volta.... Sem dúvida as empadinhas da vovó eram muito mais saborosas! Deu água na boca! Ficaram lindas as empadinhas decoradas! Nota dez, mais uma vez!
Bjsss
Deve ser muito gostosa,e tb feita com arte,linda!Marly,vc é daqui de Goiania?
ResponderExcluirOi, Valdja, bem vinda!
ResponderExcluirNão sou de Goiânia, sou de Brasília, rsrs.
Um beijo
As vezes uso gordura vegetal nas receitas de pão.
ResponderExcluirTenho comprado empadas congelas e faço no Air Flyr.
Deu vontade de come-las.
Olá Marlyca querida amiga, desculpe o sumiço, mas é que passei uns dias com minha filha em São Paulo, para matar as saudades, pena que passou tão rápido. Essa receita me lembrou os tempos de vovó que fazia banha de porco pura, e quando ela fazia arroz e feijão, utilizava a banha que ficava em um tacho grande e fechado e ela nem guardava na geladeira. Durava uma eternidade kkkk. O sabor era maravilhoso. Diferente da gordura hidrogenada, mas que serve bem como substituição. Suas empadinhas ficaram perfeitas. Adorei. Beijinhos, uma excelente semana
ResponderExcluirOi Marly,
ResponderExcluiranotei direitinho a receita e vou tentar fazer...
Agora, me desculpe, mas não tem como não elogiar as louças que usaste... são lindas!
Amo muito louças e as tuas são muito bonitas... aliás o teu esmero em nos mostrar coisas bonitas é e sempre será, elogiável!
Bjkas
MIla
Oi Marly,
ResponderExcluiranotei direitinho a receita e vou tentar fazer...
Agora, me desculpe, mas não tem como não elogiar as louças que usaste... são lindas!
Amo muito louças e as tuas são muito bonitas... aliás o teu esmero em nos mostrar coisas bonitas é e sempre será, elogiável!
Bjkas
MIla
Oi Marly.
ResponderExcluirMinha mãe sempre diz que essa é a verdadeira empada. Antigamente se usava a banha e as pessoas eram mais saudáveis que hoje, quando são cheios de cuidados. É assim: condenam antes e depois descobrem que não é tão ruim.
Já conheço essa receita e sei que é uma delícia. Agora, a aparência das suas estão maravilhosas. Amo empadas!
Bom restinho de semana! Bjo grande.
Oi Malry, que delícia ein???
ResponderExcluirTenha um ótimo final de semana, beijos!!
Hummm deu água na boca!!
ResponderExcluirE suas fotos estão lindas!!!
Bom Final de semana!!
Quantas delicias aqui neste blog. Estou aprendendo a ser um bom cozinheiro. uma feliz semana
ResponderExcluirQue maravilha de receita vc preparada por vc.
ResponderExcluirSou nova aqui no seu blog. Amei a sua receitinha. Passando para te convidar para conhecer o meu cantinho. Volto asim que eu me recupar. Vá até o meu cantinho que vc vai entender melhor. Uma semana super feliz para vc, Boa tarde. Com carinho.
Ja estou sehuindo seu blog.
A minha mala já deu um ponto antes do ovo e da água é normal isso
ResponderExcluirA minha mala já deu um ponto antes do ovo e da água é normal isso
ResponderExcluirA minha mala já deu um ponto antes do ovo e da água é normal isso
ResponderExcluirOlá, Morena,
ResponderExcluirNa verdade não é normal que a massa chegue ao ponto antes da adição desses ingredientes, você pesou a banha direitinho? Caso sim, só posso imaginar que a sua farinha é do tipo que absorve demais as gorduras. Se você for fazer a massa novamente com a mesma farinha, acrescente então só 150 gramas de banha, para poder adicionar os outros dois ingredientes.
Um abraço
Oi ... Boa tarde!!!
ResponderExcluirGostaria de saber se posso substituir as duas colheres de manteiga por azeite de oliva ou simplesmente não acrescentar nada no lugar delas? É que não como nem manteiga, nem margarina
Desde já agradeço a atenção!
Oi ... Boa tarde!!!
ResponderExcluirGostaria de saber se posso substituir as duas colheres de manteiga por azeite de oliva ou simplesmente não acrescentar nada no lugar delas? É que não como nem manteiga, nem margarina
Desde já agradeço a atenção!
Olá, Namastê,
ResponderExcluirSim, você pode inclusive excluir a manteiga. Sugiro também que você leia a resposta que dei à Morena (comentário aí em cima, logo acima do seu, rsrs), pois esta dica é sempre útil.
Beijoca e boa sorte!
Óh, querida ... Muitissimo obrigada pela dica!!!
ResponderExcluirE parabéns pela receita!!!
Vou fazer ...
Um beijo!!!
Olá eu tenho que derreter a banha?
ResponderExcluirBom dia sa congelar depois de assada fique.crocante.igual
ResponderExcluir.??????
Fazia muito tempo que eu tinha feito essa receita, e tinha deixado nos meus favoritos, depois de muito tempo sem fazer e sem o computador para procurar nos favoritos que havia salvo, fui pro google pesquisar e ver se eu achava, depois de uma meia hora, para minha felicidade achei seu blog novamente, parabéns pelo blog, pela receita, e muito obrigado mesmo por compartilhar com todos nós essa maravilhosa receita.
ResponderExcluirGostei da dica,agora vou por em prática
ResponderExcluirEssa banha é a de porco, normal?
ResponderExcluirAnônimo, sim, é. Mas eu a compro em pacotes, no supermercado.
ResponderExcluir