quinta-feira, 21 de março de 2019

Festa de aniversário com tema de Páscoa, Mansfield Park, de Jane Austen, e o que rolou nos últimos dias



Olá!


Tivemos um início de ano muito difícil, perdemos pessoa na família e surgiram casos de doenças. Mas, vamos levando, já que para a frente é que se anda. No entanto, durante muitos dias senti-me desestimulada, pois as minhas tribulações pessoais se somam às tribulações do país, que têm sido também difíceis de encarar.  
Apesar de tudo, comemoramos o aniversário de Bellita, ocorrido no último dia 13. Pensei em preparar para ela uma festa realmente especial - no que se refere a fofurices e delícias - mas o meu ânimo não deu para tanto, rsrs. 


Acabei por fazer uma festinha com tema de Páscoa, que apesar de tê-la agradado, não resultou como eu havia inicialmente idealizado.


*******************

Cozinhei bastante, apesar de tudo





Mansfield Park, de Jane Austen

Inicialmente havia três irmãs de classe social baixa e sobrenome Ward. Embora elas não diferissem tanto, fisicamente, duas delas (a do meio e a mais nova) eram excepcionalmente bonitas e parecidas. A irmã mais velha - pouco atraente - se casa com um pároco – cujo nome era Norris - e vai residir - posteriormente - justamente no presbitério que serve à Mansfield Park, a propriedade do baronete que veio a ser seu cunhado, Sir Thomas Bertram  (o nobre que se tornou marido da bela irmã do meio da Sra. Norris) . A mais nova das irmãs Ward - também bonita - se casa, por amor, com um homem pobre e acomodado, que acaba por expor a família às carências e humilhações. É desta família pobre que sai a menina Fanny Price, a 'heroína' da história contada neste livro.  



   
A Sra. Norris, que vive metida na mansão da irmã, baronesa, não é o que se pode chamar de pessoa bondosa, mas ela gosta muito de parecer uma. Então, com o propósito de se passar por generosa a todos, e em especial à família da irmã pobre, ao mesmo tempo em que ‘arruma’ uma pessoa íntima e de confiança para fazer companhia à irmã nobre, ela sugere ao barão que “adote” a sobrinha Fanny Price, que então contava 10 anos. O barão, que apesar de ser durão, era de fato um bom homem, faz isso, e a menina Fanny, de origem humilde, tímida e amedrontada - e então - quase sem encantos físicos, e ainda por cima rejeitada (intimamente) pela tia Norris, devido à sua condição social, cresce nessa família e – depois de muitos percalços -  conquista nela o respeito que merece.

Quer saber dos detalhes? Leia o livro! rsrs.

Eu, particularmente, gostei muito deste livro, que contem um significativo 'comentário' social e também boas considerações éticas e morais.



12 comentários:

Márcia Carvalho disse...

Sinto saber de suas tristezas! Aqui comigo, neste ano, também está exatamente assim! Tenho sentido tanta tristeza e desânimo que nem sei o que fazer! Mas, tenho fé em Deus que tudo passará! Que tudo de ruim passe em sua vida e não deixe que você desanime! Seja feliz! Beijos

Marly disse...

Márcia,

A gente não pode perder a fé jamais. Que as adversidades que se abatem sobre nós sejam passageiras e nos façam mais fortes.

Um abraço!

Pedrita disse...

nossa, que lindinho!! os coelhinhos no bolo!!! esse livro da jane austen eu não li. beijos, pedrita

Prata da casa disse...

O bolo ficou lindo ! Adoro a decoração!
Quanto a Jane Austen não há como não gostar.
Bjn
Márcia

A Paixão da Isa disse...

PLinda a tua mesa assim como o blo desejo tudo de bom que tudo entre em ordem força coragem bjs tudo de ara ti e os teus

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Marly,
Um abraço muito carinhoso, pelas dificuldades que você enfrentou e vem enfrentado. Sentimentos pela perda, e votos de plena recuperação no caso da doença em família.
Parabéns para a filha. Tudo de melhor, para ela.
E que bolo lindo!
E fiquei curiosa na leitura do livro.

Já li o da Michelle Obama, e fiz um comentário no meu blog. Você viu?

Beijos.

Jussara Neves Rezende disse...

Querida, Marly,
sinto saber de suas tristezas e desejo que vc passe por elas com fé e coragem. É como tenho seguido também, agora mais animada com a presença risonha de minha netinha.
Comprei este livro, minha mãe o leu, mas eu mesma nem cheguei perto dele, afogada por um zilhão de solicitações de toda ordem...
A festa com tema de Páscoa, ainda que não tenha siso o que vc sonhou, ficou muito linda.
Saúde e alegria para você e Bellita! Bjs

Dalva Rodrigues disse...

Oi Marly, temos fases boas e outras nem tanto, todas passam (se bem que na política parece que o saco não tem fim).
A mesa da comemoração está espetacular, um encanto, para mim perfeita em tudo, parabéns!!
Nada como a gente se envolver em um livro, a leitura rende.
Abraço!

Cléo Gomes disse...

Olá, Marly! Que delícia de bolo, hein!?

Os momentos tristes fazem parte de nossa vida, infelizmente, mas Deus está conosco sempre. Creia!

Sua resenha está ótima. O livro parece muito bom!

Beijinhos...

Proseando num dia

CÉU disse...

Olá, Marly!

A vida é feita de altos e baixos e lamento que na sua tenham ocorrido esses acontecimentos, mas a vida tem de continuar.

Parabéns a Bellita, muitas felicidades e muitos anos de vida. A festinha foi muito doce, como é a Páscoa, e as imagens/fotos mostram isso mesmo.

Já li o livro aqui referido e afirmo que é um romance bem interessante.

Beijos e tudo de bom!

Adelaide Araçai disse...

Marly querida sou solidária quanto aos seus sentimentos, nos obstaculos da vida, venho de um período bem dificil (com perdas e doenças no campo físico e psiquico também) onde foi raro conseguir comemorar algo, mas que aprendi a valorizar cada momento presente; e em relação a nação o que me fortalece é saber que nasci em 70 período da ditadura, época dura, de nenhum direito, muitos deveres e sobrevivi. Ou seja, dá cá a mão que vamos superar tudo novamente. Precisamos viver apesar de tudo o que acontece, apesar da tristeza e do que nos adoece. Precisamos estar unidos, nos apoiando mesmo que ao longe.

Adoro romances, principalmente quando me sinto presa em uma realidade dolorida. Sou fã de Jane

Muita Luz e Paz
Abraços

Patricia Merella disse...

Que festa linda da Belita! Meu desejo de muitas conquistas e saúde para ela viver momentos bem felizes! Beijinhos

Pin It button on image hover