sábado, 16 de outubro de 2021

Pães de hambúrguer - no World Bread Day de 2021

 


Olá, queridos leitores! 
Eis que chegamos novamente ao dia mundial da alimentação, data que a nossa amiga Zorra, do blog Kochtopf escolheu para o evento "Dia Mundial do Pão" (World Bread Day), criado por ela há 16 anos! É um acontecimento que objetiva celebrar a data, apresentando pães feitos por blogueiros do mundo inteiro. 
Nem sempre eu pude participar desse belo evento, mas sempre o acompanhei com atenção e carinho.

Este ano eu tinha a intenção de fazer um pão especial, do tipo que é um pouco desafiador, mas fui impedida por um contratempo, rsrs. Contudo, este pão de hambúguer, adaptação de outra receita excelente já publicada aqui no blog, resulta fofo e delicioso, sendo muito digno de participar da festa. 

Pão de hambúrguer

 Ingredientes

600 gramas de farinha de trigo (mais ou menos;  tenha à mão mais farinha do que pede a receita)

300 ml de leite morno (igual à temperatura de mamadeiras de bebês, só um pouquinho quente, líquidos muitos quentes ‘matam’ o fermento!))

2 ovos pequenos

1 e ½ tabletes de fermento biológico fresco (cerca de 22,5 gramas)

1 colher de chá rasa de sal

4 colheres de sopa de açúcar

¼ de  xícara de chá de óleo de cozinha (soja, milho, etc.)

1 colher de sopa de margarina

 Outros:

 1 gema de ovo grande para pincelar sobre os pães

Gergelim branco (1/4 de xícara de chá, mais ou menos) para polvilhar sobre os pães.

 Modo de fazer

Bater os ingredientes da primeira parte da receita (exceto a farinha de trigo) no liquidificador. Colocar os ingredientes batidos numa bacia grande e ir acrescentando a farinha aos poucos, mexendo inicialmente com uma colher, e depois que a massa não estiver tão pegajosa, com as mãos (sobre uma superfície lisa e limpa), até chegar no ponto de sovar (não use a farinha toda de uma vez, pois pode ser excessiva; mas dependendo da farinha, também pode precisar de mais).  Sove  bem a massa, até que não fique mais pegajosa e sim maleável e macia. Deixe a massa crescer até dobrar de volume (eu coloco a tigela com a massa dentro de um saco plástico grande e fecho o saco). Após isso, comprima a massa para baixá-la, e divida-a na quantidade de pães que você desejar (vai depender do peso que você quiser que cada pãozinho tenha, 50, 60, 70, ou 80 gramas, por exemplo)  e ponha-os em forma untada e enfarinhada (ou untada com desmoldante em spray). Pincele os pãezinhos com a gema de ovo (eu misturo a minha gema com um pouquinho de shoyu ou café pronto e umas gotas de óleo)  e deixe que cresçam novamente. Leve os pães ao forno médio por mais ou menos 30 minutos.


É isso aí, quero voltar aqui em breve, até já!  

20 comentários:

" R y k @ r d o " disse...

Aspeto delicioso. Deixou-me a salivar de ... gulosice. .
.
Tenha um fim de semana de Saúde, Paz e Amor..
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Pedrita disse...

eu sempre acho mágico quem faz pães. amo pães de hamburger com gergelim. acho qq pão feito em casa digno. sempre fascinante. beijos, pedrita

São Ribeiro disse...

Nunca fiz pão de hambúrguer, esses ficaram perfeitos.
Bom fim de semana

Cidália Ferreira disse...

Muito boa receita. Obrigada pela partilha! :))
-
Traçando os caminhos sombrios
-
Beijos, e excelente fim de semana.

CÉU disse...

Olá, Marly!

O importante é participar e esse seu pão me parece muito saboroso e com ótimo aspeto. Eu adoro pão de qualquer jeito.
Você é uma exímia cozinheira e tem uma cultura geral bem acima da média.
Parabéns para sua amiga.

Beijos e bom domingo.

Adelaide Araçai disse...

Essa foto me deu vontade de assar pão ainda mais que aqui a temperatura baixou e o clima está bem propicio para ligar o forno. espero que seu contratempo tenha sido resolvido por completo mas vamos combinar guria, você arrasa até quando tem algum impedimento, eu em situação similar publicaria a foto de um pão frâces e a frase "não foi dessa vez"....(risos) Brincadeiras a parte, no que concerne a cozinha eu me sinto meio alien, faço mas parece que só tenho 3 dedos, braços muito compridos e desengonçados....para cada sucesso existem inumeros "nossa a cara tá horrivel mas o gosto tá bom" (risos) Porém não sou o tipo que desiste!
Muita Luz e Paz!
Abraços

zorra disse...

Estarei logo para comer um hambúrguer com você! Obrigado por juntar-se a nós no Dia Mundial do Pão.

Coisas de Feltro disse...

Tem um aspecto super delicioso.
Bjs
Coisas de Feltro

Receita Descomplicada disse...

Que maravilha este pão, sempre amei pão seja ele qual for e este está simplesmente divino!

Denise Aparecida da Silva Garcia Pereira disse...

Ficaram lindos e, certamente, deliciosos!
Não sou boa em fazer pão, não! Admiro muito quem sabe fazê-los bem assim!
No meu caso, melhor comprar numa boa padaria!
Grande abraço e ótimo fim de semana!
http://dedeartes-denise.blogspot.com

Daniela Silva disse...

vou guardar a receita, quem sabe um dia refaço? Beijinho

Vanessa disse...

Olá Marly, amei essa receita.
Eu já tentei fazer pão em casa e nem sempre deu muito certo, peguei várias receitas na internet e umas de pão de batata e pão sem glúten, assim ainda não testei.
Amei demais e obrigada por compartilhar já salvei aqui para fazer.
beijos.



https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Marly, esses pãezinhos são lindos demais. E, com certeza, são deliciosos.
Você acha que daria para fazer a massa na máquina?
Beijo.

Camila Faria disse...

Nossa, um pão SUPER digno de participar sim. Ficaram lindos demais e muito apetitosos. YUM!

Teresa Isabel Silva disse...

Vou ter que experimentar fazer cá em casa!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

Unknown disse...

Maravilhosa receita vou fazer aqui em casa também obrigada.

Coisas de Feltro disse...

Gostei muito da receita. Os pães ficaram com um aspeto delicioso.
Beijinhos

Receitando a vida disse...

Achei divino! Eu amo Gergelim branco em cima de qualquer tipo de pão ou salgado.

Lais disse...

Eu amei essa receita de Pães de hambúrguer, hoje mesmo vou fazer aqui em casa.

Marly disse...

Olá, Lais, bem-vinda,

Desejo que o seu esforço seja totalmente recompensado e que o seu pão resulte muito saboroso!

Beijão

Pin It button on image hover