terça-feira, 15 de agosto de 2023

Pavê de abacaxi, dia dos pais de 2023 e a importância da Arte

 


Olá para todos!

Hoje eu fiz, outra vez, o maravilhoso 'Pavê (ou trifle) de abacaxi' . E o trouxe novamente para cá. Isso porque nem sempre me sinto com motivação suficiente para postar receitas novas, já que todas são surrupiadas por gente que faz vídeos e as reapresentam como se eu (e outros aí, a bem da verdade) só as tivessémos publicados para que eles tentassem ganhar dinheiro com elas (e o pior é que muitos ganham)!

Publiquei esta receita (já replicada centenas de vezes pela web, sem que apontem a origem) em maio de 2015, neste post


    Para o Dia dos Pais de 2023, fiz o bolo acima, cuja receita foi publicada aqui.

E sempre quero publicar imagens de Brasília, embora nem sempre consiga. A foto abaixo, de um ipê rosa, foi tirada umas duas semanas atrás, época em que a floração dos ipês rosas estava no auge.


Fotografei também vários murais pela cidade. Os dois abaixo se encontram em prédios da Avenida W3 Sul





A importância da Arte

No que eu estava a fotografar os murais acima, ocorreu-me falar, aqui no blog, sobre a importância da arte e da cultura, na vida da gente.

Nesses últimos anos – especialmente no governo anterior – toda forma de arte foi atacada. A música, as artes audiovisuais, a literatura, os artistas, enfim, tudo que é associado às artes foi demonizado. E chegaram ao cúmulo de extinguir o Ministério da Cultura.

No entanto, a arte e a cultura foram, são e serão sempre muito importantes para a humanidade. E isso porque a arte é a expressão de idéias, de percepções, de emoções, em forma de música, de pintura, de filmes, de literatura, etc. E a cultura é o somatório dos costumes, do conhecimento, das artes, das crenças, da moral etc. de um povo.

As artes comunicam idéias, sensibilizam, podem mudar opiniões e incutir valores. E a arte, sobretudo e de modo geral, pode emocionar e encantar.

Eu, por exemplo, não seria a mesma pessoa sem as artes que cultivei. Teria perdido uma parte importante de mim sem as músicas que amei, os livros que li e os filmes que vi. As artes enriquecem as pessoas, pois abrem a percepção delas para coisas que, de outro modo, elas não perceberiam. 

As artes são muito importantes! 



24 comentários:

Anônimo disse...

Sim, Marli
As artes são fundamentais.
Tem coisa melhor do que assistir a uma peça de teatro, por exemplo.
Por falar em amar eu iria amar experimentar o seu pave
Deve ser dos deuses.
Te desejo uma boa noite e bom descanso.
Beijinhos
Verena.

Anônimo disse...

Oi Marly! Coisa boa voltar aos blogs e ler bons textos escritos em primeira pessoa e ver boas fotos, documentos da vida real. Obrigada!

Pedrita disse...

que delícia!! meu pai não gostaria mas é uma das minhas sobremesas preferidas. amo cerejas tb. linda a árvore. isso ele amaria. nós parávamos sempre nas viagens em estradas pra ver árvores. vc não imagina como estou feliz de ter trabalho e de ser em arte. é uma emoção sem tamanho. e ver tudo cheio, lotado. é muito emocionante. teria sido muito mais difícil passar pela pandemia sem a arte, sem a música, os livros, filmes, séries. foi fundamental, ainda mais pra quem é sozinha como eu. bela postagem. beijos, pedrita

Anônimo disse...

Parabéns linda,como sempre tudo muito bem detalhado e com certeza delicioso.bjs😘😘

Sérgio Santos disse...

Nao curto abacaxi, Marly, mas esse eu comeria. Que cara boa!!!! Amei demais!!! Bjsss

chica disse...

Oi,Marly!
Mesmo em férias não resisti a vim ver e saborear essa delícia de abacaxi! Delícia!


E as artes e cultura são sempre importantes e nunca deveriam desprezadas ser! beijos praianos,chica

Anônimo disse...

Consegui amiga! Tudo muito lindo e de muito bom gosto! Fotos , texto ,receitas Beijos... Ivani.😘

Roselia Bezerra disse...

Boa tarde de paz, querida amiga Marly!
Uma delícia uma fatia de pavê.
Está frio aqui mesmo com sol e se recebesse um pouco do seu pavê de abacaxi eu ficaria tão contemplada.
No verão, faço muito.
A arte é uma libertação de várias emoções.
Gosto de ver murais espalhados por aí.
Os que nos mostra aqui são bem bonitos.
O bolo ficou lindo.
Tenha tido bons festejos do Dia dos pais!
Beijinhos

Jovem Jornalista disse...

Parece ser uma receita deliciosa!

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Maria Luiza disse...

Marly, tu és chiquérrima! Tudo muito lindo, tudo reluzente, que fotos e que conteúdos tanto culinários quanto os literários! Falas muitíssimo bem e que seríamos sem as artes em geral? Amei seu pavê, seu bolo. Amo demais todos os doces, mas sou diabética e fico aqui, alucinada querendo fazer algo doc~e, mas eu temto me reprimir. Fique na paz do Senhor! Prazer em falar consigo.

Luiz Gomes disse...

Boa tarde minha querida amiga Marly. Nunca comi pavê de abacaxi. Parece delicioso 😋 😋 😋. Fiquei com muita água na boca. Grande abraço carioca.

Sérgio Santos disse...

E os murais são lindos, Marly. Bom fim de semana.

Stefania disse...

Mi dispiace tanto che ti rubini le ricette e che questo non ti permetta di pubblicarne di nuove.
I murales che hai fotografato sono spettacolari.

Vanessa disse...

Que pavê maravilhoso, o pavê está belíssimo. Fiquei com água na boca e já imaginei fazer um de maracujá que é a fruta que tenho em casa rs
Beijos.


https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

Rajani Rehana disse...

Beautiful blog

Rajani Rehana disse...

Please read my post

Luiz Gomes disse...

Boa tarde minha querida amiga Marly. Espero ter a oportunidade de conhecer outros Jadins Botânicos do Brasil. Obrigado pela visita e comentário.

Sérgio Santos disse...

As artes são muito importantes mesmo, Marly. Que linda mensagem. Bjs e boa semana.

Luiz Gomes disse...

Boa tarde minha querida amiga Marly. Obrigado pelo carinho e felicitações pelo aniversário de 4 anos do Blogger viagenspelobrasilerio.blogspot.com
grato pela visita e comentário. Luiz Gomes.

Luiz Gomes disse...

Boa Noite minha querida amiga Marly. Algumas das postagens como: Jardim Botânico, Parque Lage e Cachoeira Véu da Noiva são postagens novas. As antigas fiz de máscara, como mudou muita coisa graças há Deus e em dois anos e meio? Ainda falta esse mês a Cachoeira do Tamanqueiro. Foi uma forma de revisitar os lugares que eu fui de máscara. As vezes tenho tanta vontade de conhecer outros lugares, mais o tempo e principalmente o dinheiro não permite kkkk. Mais de tudo tiramos experiências nessa vida. Nosso país é tão lindo e tão cheio de problemas também. Principalmente o Rio de Janeiro, mesmo com tantas coisas ruins que acontecem, ainda assim, recebe muitos turistas. Mais como negro, pobre e rico em Deus, que é a minha maior riqueza, já passei por situações constrangedoras que nem coloquei no Blogger. Fiz as fotos e vídeos do Lago Javary em Miguel Pereira para o Blogger. Quando atravessei a rua para visitar o centro de Miguel Pereira, fui parado pela polícia, tratado e revistado como um marginal tipo: quem é você e o que está fazendo aqui? Como se um negro não pudesse passear pela cidade, mesmo mostrando o ingresso da Terra dos Dinos, fora as fotos e imagens nomeu celular. Fora outros constrangimentos por causa da cor da minha pele. Desculpe o desabafo kkkk. Mas ser blogueiro no Brasil não é fácil kkkk. Em setembro teremos um encontro de família em Minas Gerais (todo ano temos), se tudo der certo e o dinheiro permitir no mês de outubro postarei sobre alguns lugares de Minas Gerais. Obrigado pelo carinho e por cada mensagem.

Luiz Gomes disse...

Aqui no Rio, quarta-feira 33 graus, quinta-feira 40 graus e hoje segunda-feira 20 graus haja saúde kkkk. Fico feliz em saber que aí choveu um pouquinho.

Sérgio Santos disse...

Arte e cultura sempre, Marly! Tenha uma linda semana.

Camila Faria disse...

LINDO o seu pavê Marly e tenho certeza que muito gostoso também. Arte é realmente tudo, pode mudar a vida de uma pessoa. Sem dúvida a minha vida seria muito diferente se não tivesse tido contato com a arte. <3

Luiz Gomes disse...

Boa tarde de quinta-feira minha querida amiga Marly. No verão o Poço do Tamanqueiro geralmente tem mais água. Grande abraço carioca.

Pin It button on image hover