sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Rocambole Surpresa e o Aniversário no Natal



Isso mesmo! Minha filha Lili faz aniversário no Natal. Então temos de fazer uma festa dentro de outra!
Este ano ela fez uma concessão, quanto ao sabor do bolo, abrindo mão do eterno 'Chocolate e Morango', em favor do 'Chocolate e Maracujá'. Isto porque eu estive meio adoentada nesses últimos dias e, para simplificar a minha vida, ela aceitou, aliás, sugeriu, que eu fizesse de novo esse bolo, que ela provou e aprovou (quando o comeu na Páscoa). Desta vez, como queríamos um bolo grande, fiz essa massa quatro vezes: dois bolos brancos e dois de chocolate. Para fazer o de chocolate é só acrescentar uma xícara (chá) de chocolate em pó aos ingredientes da massa (juntando-o à farinha, e procedendo como indica a receita). Quanto aos recheios, eu não alterei em nada as quantidades da receita original; e foi mais do que suficiente para rechear esse bolão (que deve ter ficado com uns dez quilos!). De resto, tivemos um Natal como tem sido a tradição em nossa família: reunião em casa de minha mãe com muita comida e bebida (e uma festa de aniversário, dentro da festa de Natal!). Geralmente cabe a mim levar os doces. Mas, além destes que levei (o bolo; brigadeiros e um rocambole de chocolate que é facílimo de fazer, saboroso e, por tudo isso, foi eleito por mim - há muito anos - o nosso 'tronco de Natal' ou , como também o chamo: Tronco de Natal Tropical),  havia lá mais uns seis ou sete tipos de doces diferentes! E o Natal de vocês, como foi?

Ah, sim, a receita do rocambole, que fica como sugestão de doce para o Reveillon, é esta abaixo. Ele é fácil de fazer porque já sai do forno com recheio. E que recheio!

Rocambole Surpresa (ou Tronco de Natal Tropical)
(Receita do livro 'O Doce Brasileiro', publicado pela Nestlé)

Recheio
- manteiga para untar a assadeira
- 1 lata de leite condensado
- 1 pacote de coco seco ralado (100 g)
- 1 xícara (chá) de leite quente
- 100 g de castanha de caju torrada e picada em pedaços não muito pequenos (substituí por castanhas-do-pará, também chamadas 'castanhas do Brasil')

Massa:
(Antes de mais nada, ligue o forno em 200ºC)

- 6 ovos
- 6 colheres (sopa) de açúcar
- 4 colheres de (sopa) de chocolate em pó
- 6 colheres (sopa) de farinha de trigo
- açúcar para polvilhar o pano (vide abaixo)

Preparo:

1.Recheio:
Unte com manteiga uma assadeira (45 cm x 30 cm), forre-a com papel manteiga e unte-o também.
2 - Por cima do papel untado, espalhe o leite condensado e, sobre esse, espalhe o coco ralado umedecido no leite quente. Distribua a castanha de caju sobre o coco, e ponha a assadeira de lado.

3.Massa:
Bata (na batedeira) as claras em neve e reserve.
Bata (na batedeira) as gemas, o  açúcar e o chocolate em pó até clarear um pouco (uns cinco minutos).

4.Desligue a batedeira e junte a farinha de trigo peneirada e misture.  Acrescente as claras batidas em neve e misture delicadamente.
5.Despeje a massa na assadeira sobre o recheio que ficou reservado.
6.Leve-a ao forno quente (200°C) e deixe assar por aproximadamente 30 minutos. Tire do forno e desenforme sobre um pano limpo, polvilhado com açúcar (isso é para que o bolo não grude no pano). Caso o papel que forrou a assadeira esteja ainda grudado ao bolo, arranque-o delicadamente. Enrole o bolo ainda quente, pela parte maior do retângulo. Deixe esfriar e decore a gosto (cortei um pedaço do rocambole diagonalmente, e juntei-o ao pedaço maior, imitando um tronco com galho, e os cobri com chocolate derretido; depois decorei um dos galhos com algumas nozes polvilhadas com pó dourado comestível).
Pin It button on image hover