domingo, 6 de junho de 2010

Jantar (com bolo!) para os namorados


Continuo enroladíssima e tendo mais dificuldades para atualizar o blog com regularidade! Por isso decidi publicar, a partir de agora, no mínimo duas receitas a cada postagem (coisa que, aliás, eu já vinha fazendo, rsrs). Pensando no dia dos namorados que se aproxima, me ocorreu que um bom modo de comemorar a data é com um jantar. Se este puder ser feito em casa, melhor ainda. Preparar um jantar caprichado não é nenhum bicho de sete cabeças, pois há muitos pratos que são completos ou requerem (quando requerem! rsrs) acompanhamentos simples, como é o caso dos risotos. Mas como a blogosfera está cheia de receitas de risotos, busquei outra opção. Então saiu esse bobó de camarão.  O bobó é delicioso e pode se transformar num banquete, só com o acréscimo de arroz e uma saladinha.  Mas, para que a ocasião tenha realmente o espírito de celebração tem que ter um bolo, não é verdade? Esse bolo, para ser honesta, foi feito para presentear uma sobrinha que aniversariou ontem. Mas, é claro que eu não ia perder a aportunidade de apresentá-lo como opção de sobremesa para o jantar de namorados. E ele é apropriado, por ser pequeno. Eu o fiz dividindo essa receita em duas (sim, fiz meia receita, usando só um ovo!), mas a preparei duas vezes, pois só tenho uma forminha em forma de coração pequena (tenho outras grandes, rsrs) e supunha que se fizesse a receita inteira, a massa transbordaria no forno. Depois eu vi que isso não teria acontecido, de modo que se você for fazê-lo, vá pelo caminho mais simples: faça a receita como foi publicada, rsrs.  O recheio dele é de brigadeiro branco e morangos (1 caixinha, de 300g). Para fazer o brigadeiro branco (é só cozinhar, numa panelinha e mexendo dempre, 1 lata de leite condensado mais uma colher de sopa de manteiga. Quando ferver, conte dois minutos e desligue o fogo. Espere esfriar e use). E a cobertura é de ganache de chocolate, receita aqui. Como eu quis dar um 'tchan' (essa palavra ainda existe? Pensei nisso agora, pois ela me lembra a Carla Perez, e como o "É o Tchan" já não existe, rsrs.....), bem, como eu ia dizendo, pensei em incrementar a minha cobertura e fiz meia receita dessa  massa (com ela eu fiz a tira que decora a lateral do bolo, que foi colada sobre o ganache ainda mole). Tal idéia só me surgiu porque eu estava doida para estrear a minha nova aquisição, esse rolinho marcador da foto. Ele é bem pequenino, parece um brinquedo, mas imprimiu perfeitamente os coraçõezinhos na massa.
A massa da tira, porém, quase desandou, pois inventei de fazê-la usando uma parte de chocolate ao leite, em vez de só o meio amargo. Foi assim que descobri que uma parte do leite se separa e solidifica, durante o 'descanso' da massa. A consequência disso foi eu ter de tirar inúmeros grânulos brancos de leite, da massa escura, mas, por fim a coisa resultou, rsrs. Não estou postando a foto do bolo cortado, porque ele ainda não o foi (sequer foi entregue), mas se me cair depois nas mãos uma fatia, vou incluir uma foto dela neste post.   Passemos à receita do bobó de camarão, rsrs.

Adendo (14.06.10):
Com a receita abaixo, do bobó de camarão, homenageio a nossa amiga Belinha, cujo blog está fazendo três anos, e participo também do desafio culinário lançado pela mesma.


Bobó de Camarão

• 500 g de camarão
• Sumo de meio limão
• 3 dentes de alho pequenos ou 1 médio, socados com o sal
• 1 cebola média, sem casca ralada (no ralo grosso) ou bem picada
• 1 pedacinho de pimentão, mais ou menos 1/5 de um pimentão (de qualquer cor),
• 3 colheres (sopa) de óleo culinário
• 1 vidro de leite de coco (200ml)
• ½ xícara de molho de tomate pronto, caseiro ou industrializado (não usei, desta vez)
• ½ xícara (chá) de cheiro verde higienizado e bem picado
• 500 g mandioca cozida
• 300 ml de água
• 1 cubinho de caldo de camarão industrializado (opcional)

Se não o comprou já limpo, tire a casca e a tripinha do camarão, lave-o e tempere com o sal, o alho e o sumo do limão. Ponha-o numa tigela, cubra e reserve. Bata a mandioca já cozida no liquidificador com a água e reserve-a. Frite a cebola no óleo até dourar; junte o camarão e refogue-o por uns dois minutos. Passe o camarão para uma vasilha e ponha-o de lado; frite o pimentão picado no óleo, junte o batido de mandioca e o leite de coco e o molho de tomate Corrija o sal (ou use o cubinho de caldo de camarão). Deixe que a mistura ferva, junte o camarão e o cheiro verde bem picadinho.

Nota: Deixei alguns camarões com as caudas, para a decoração do prato.

E agora o pequeno marcador que 'imprimiu' os coraçõezinhos na massa de chocolate que decorou as laterais do bolo. Como vêem, eu comprei dois.

69 comentários:

ameixa seca disse...

O bolo ficou fantástico e esse bobó tem uma cara óptima. Uma refeição perfeita para o dia que se aproxima :)

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Marli,
Que sugestões deliciosas.
Tenho uma forma de coração, para ser estrada, e acho que agora será. Ela é pequena, mas vou seguir seu conselho e fazer somente um bolo.
E o bobó deve ser tudo de bom.
Obrigada pelas dicas.
Beijo.

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Ops, faltou uma letra,
A forma de bolo para ser "estreada".
Beijo.

Gina disse...

Esse bolo está divino, será sucesso em qualquer ocasião.
Bjs.

Gina disse...

...O rolinho deu um efeito muito gracioso!

Ana Powell disse...

Um trabalho fantástico ♥

Nice e Ana, temperado com carinho... disse...

Marly, só me resta dizer perfeito, perfeito e perfeito!!!, vc arrebenta, tudo maravilhoso, bobó que amo de paixão e esse bolo super fantástico, parabéns e bjkas enormes p/ vc, e uma semana cheia de realizações querida, ;)... ♥

sadhia disse...

OI FLOR AMEI ESSA RECEITA ....VOU TESTAR E DEPOUS TE DIGO OK SÓ FALTA COMPRAR O ROLO.....DEPOIS QUANDO TIVER UM TEMPINHO VEJA ESSA COMU VC VAI AMAR
OBRIGADO PELA VISITINHA
BJUS

Laura Lucia disse...

Marly,
Suas receitas são sempre especiais e maravilhosas. Sua decoração de bolos e tortas me deixa com cara de boba de tanto que fico admirando suas habilidades e paciência.
Parabéns, garota, o jantar está simplemente impecável e completo.
Beijos

angela disse...

nossa, lindo demaiis. bjs

Anônimo disse...

Que bolos lindos você faz! Já marquei seu blog para voltar sempre - parabéns pelo trabalho!
bj
Paula

Marisa Duarte disse...

Que lindas delicias nos trazes. O bolo ficou super lindo, não conhecia esses rolinhos, ficou mesmo lindo!

Aqui na Cozinha - Patty Martins disse...

O bolo ficou muito lindo. Delicado e charmoso.
E este bobó me deu uma fome, kkk
Beijos
Patty Martins

Isabel Salvador disse...

Que coisas boas amiga,que bonita refeição,jinhos amiga

Ana Patricia Almeida disse...

Nooooossa, seu bolo ficou lindo e com certeza delicioso. E que massa de chocolate fantástica é esta?! Será que conseguirei fazê-la, pois tenho a mão quente. Pode substituir o chocolate por uma boa cobertura meio amarga fracionada para que eu não tenha que fazer a temperagem?

Anônimo disse...

Tens que vir jantar cá a casa, e trazes a sobremesa!
Coisa mais linda e perfeita, ninguém resiste! :)
E o bobó também pode vir...hehehe

Isabelocas disse...

O bolo ficou lindo!
Gostei muto da ementa para os dias dos namorados, vou levar a receita do bobó para experimentar, nunca comi, mas parece ser muito bom.
Bjs

Renata disse...

Minha querida Marly,

Estou "boba"...como costumamos dizer aqui nas MG...rsss...quer dizer:"estou de queixo caído"...com tanta maravilha!!!
Realmente seus bolos são pra mim o supra sumo! Esse então ficou um encanto, parabéns mil vezes, tens mãos de fada!

E o bobó não fica atrás, delicioso!

Um abraço carinhoso pra vc,
Ótima semana!

Unknown disse...

Oi Marli,
que bolo maravilhoso e ainda deve ser delicioso. O bobó também deve ser tudo de bom!

Obrigada por participar do sorteio!

Beijos!!!

Renata disse...

Marly querida, acho que não tem nenhuma receita tua que eu deixe de anotar. É tudo tão lindo e delicioso que dá vontade de comer o monitor!!!

O bobó parece delicioso mesmo!!!!

Beijos!

Isabel Salvador disse...

amiga claro que podes,peço-te que faças só um post no dia 14 de junho com a receita please,jinhosss

Susi disse...

ai Marly,pois eu tbem fiquei uma semana sem internet,agora é um corre corre pra colocar em dia tudo.
Adorei o perfil do bolo.
bj

welze disse...

um jantar perfeito, adorei a dica bolo ficou lindo demais da conta. boa semana

Anônimo disse...

Aiiiiiiiiiiiiiiii que delicia, que lindo! Parabéns! Apareça e traga o bolo.

Fabiana disse...

Marly,
Seus bolos são verdadeiras obras de artes.
Todas feitas com muita dedicação e perfeição em todos os detalhes.
Fico sempre ansiosa, esperando as suas receitas, uma das melhores descobertas que fiz aqui, foi a sua pasta de chocolate, que ainda não tive a oportunidade de fazer,mas logo logo, testarei.
beijos e obrigada por dividir todas essas maravilhas.

Ana Patricia Almeida disse...

Oi Marly, tentarei fazer a pasta de chocolate.Grata pela sua atenção.
Adorei seu blog, vc ganhou até uma pasta em meus documentos: bolos da Marly.
Caso queira me conhecer, visite:
http://gostosuraetravessura.blogspot.com.
Bjocas e obrigadinha.

fimere disse...

il est divin ce gâteau, bravo pour ce magnifique travail
bonne soirée

Dani Zaraya Confeitaria Artesanal disse...

Eu amei esse bolo Marly! Especialmente o detalhe da lateral... muito chique! Sempre acho que o menos é mais, e vc acertou demais com essa lateral chique e sutil!
Parabéns!

Gabriela Fatel disse...

Tia o bolo estava MARAVILHOSO!
A massa leve e o recheio estava delicioso!

AMEI!

Beijos e obrigada pela surpresa!

Marly disse...

Muitíssimo obrigada a todas pelas visitas e comentários. As perguntas feitas já foram respondidas por outras vias, certo?
Gaby, é bom saber que você gostou do bolo.

"Manjares da Manu" disse...

O bolo ficou lindo!!!E o bobó é sempre bem vindo!!!

BJs...

tatiane disse...

Marly, o bolo ficou lindo, certamente muito saboroso. Tenho várias formas pequenas, mas menhuma em formato de coração. O bobó também gosto muito, mas raramente tenho oportunidade de experimentar.
beijos

marina guimarães disse...

oi, marly. o bolo ficou lindo a textura de corações de o charme. os pequenos detalhes fazem toda a diferença.

só hoje fui perceber q tinham varias comentarios esperanado moderação no meu blog. insclusive varios seus, mas não entendi pq as vezes ele pede moderação e as vezes não. vi os comentarios atrasados, obrigada! ;)

Xana Bértolo disse...

Esse molho está absolutamente uma tentação :)... K delícia
beijoca

"Manjares da Manu" disse...

Obrigado pela visita!!!

BJs...

Adriana disse...

Oi Marly , pois é as crianças tem umas coisas que são só delas não é mesmo? o pior é querer que os dentes caiam para receber a visita da fada dos dentes rsss.
Estava lendo seu post sobre o blog que posta receitas sem dar os créditos ou seja lá o que for e é realmente irritante, já vi algum dos meus pratos por aí tbm , tem gente que é tão cara de pau que chega a riscar o nome do blog na foto rsss.
Aliás esse bolo mesclado é uma coisa , o prestigio nem se fala , já já vão ser plagiados na minha cozinha rsss.
Beijos.

c r i s disse...

Marly, será que um dia vou ter o prazer de te conhecer pessoalmente? Nenhum interesse a despeito dos teus bolinhos e quitutes, viu? AHhahah!! Mas tenho a impressão que se isso acontecesse passaríamos horas em conversas de comadres cinéfilas e livreiras, além das comidinhas!! Bjo!!

Gabriela Fatel disse...

Criss, quando você conhecê-la vai entender toda essa dedicação nos bolos e receitas diversas, ela é um amor de pessoa... eu admiro-a muito!
tia te amoO!

Gabriela Fatel disse...

** a admiro**

Talita Dona Perfeitinha disse...

Tô achando tudo tão maravilhoso que só de olhar dá vontade de ir aí te dar um abraço e de te encher de obrigado. Vou me basear nos seus bolos sim e criar algo bem legal pra Sofia. Gostei da ideia do recheio de maracujá e uma outra vez faço esse também. Pra amanhã vou me concentrar nos morangos e brigadeiro branco e quem sabe uma camada de mousse de doce de leite também, vamos ver, rs.

Beijos e obrigada,
Talita.

Nana Malta disse...

Perfeito. Eu tô com fome, tô louca para comer a tela hahahaha

Tu és uma verdadeira artista, parabéns!

:****

Marly disse...

Meninas, muito obrigada pela visita e comentário. Gaby, também te amo!
Cris, quem sabe um dia a gente não se conhece? Com certeza vai rolar muito papo, rsrs.

Beijão e bom fim de semana para todas!

Priscila Oliveira disse...

Oi Marly, amei esse bolo, tô aqui com água na boca e o bobó então, sou apaixonada por camarão!
Adorei as sugestões, realmente tinha ficado ótimo se tivesse dobrado o guardanapo em formato de coração, mas mesmo assim ficou lindo!
bjs....

Claudia disse...

Oi marly, vim retribuir sua visita ao blog e fiquie de queixo caído e boca salivando com as gostosuras que vi por aqui. E tudo lindo! Que capricho. Adorei conhecer o blog.

beijos

Pam disse...

Oi Marly, desculpa estava lhe devendo uma visita, estava reinstalando o meu windows e quando voltei, estou tendo que lidar com alguns comentários chatos no meu blog, vc acredita que tem uma pessoa me acusando que copiei a idéia do cupcake de coração de um site que nunca vi na vida, e já disse pra ela que sempre coloquei e coloco os créditos dos blogs que pego as receitas e não teria por que eu não fazer isso agora, sempre ouvia historias de pessoas chatas nos blogs mas nunca achei que teria este problema, mas faz parte né, só espero que esta pessoas não me crie confusão, aiai.
Beijinhos e bom fim de semana.
Ah o bolo está maravilhoso, lindo demais, adorei.

Mary disse...

Olá,Marly!
Que bolo lindo,e esse bobó tem um aspecto divino!
Que pena que por cá nunca vi esses rolinhos à venda faz uns enfeitos tão engraçados


Bjinhos e bom fim de semana

Nárriman disse...

Querida, obrigada pela força! Minha mãe está bem como sua sogra, passou o pior!
Bjs!

Adriana disse...

Oi Marly , olha qto as cópias das fotos no blog eu resolvi o meu problema coloquei um copyscape que é contra plágio vou te passar o link e vc pode fazer uma varredura na internet pra ver se tem cópias do teu blog por aí.
Bjs e bom domingo.
o link é esse:
http://www.copyscape.com/
ou
https://www.blogger.com/comment.g?blogID=1149231721225378578&postID=9066946963824474641

Helena disse...

O bolo nem parece verdadeiro! Adoro bobo de camarão.
Uma bela refeição!

Isabel Salvador disse...

já está minha querida amiga,obrigada por me lembrares jinhos grandes

Aline Simões Pires disse...

Minha nossa, Marly!
Fazia tempo que não aparecia por aqui...
E como sempre, fiquei com água na boca!
Que bolo mais lindo!!! E esse camarão, aiiii que vontade! hehe
Beijinhos e uma ótima semana para você! =)

ELIANE TAVEIRA disse...

Lindíssimo bolo, impressionante!!!
E o bobó está de babar!!!

Ameiiii...
Bjs

Eliane

receitaserecipestop.blogspot.com

Isabel Salvador disse...

marly minha querida amiga,adorei o teu bobó e claro que está lá...jinhos

Susi disse...

Tudo bem Marli,hojevou dar uma espiada por aqui,to com vontade comer alguma coisa gostosa que nao sei o que é ja aconteceu isso contigo?
bj

"Manjares da Manu" disse...

Obrigado pela visita!!

Bjs...

Susi disse...

Marli, super obrigada pelas dicas ja salvei todas as suas indicaçoes.
bj

Mary disse...

Marl,
Compreendo perfeitamente a tua decisão.Eu tive muitos anos sem comer coelho,porque os meus filhos quando eram pequenos tiveram um coelho de estimação,era lindo cinzento com umas orelhas até ao chão,muito bonito parecia um gato persa lindo.Durante uns anos enquanto o coelho viveu entre nós nessa altura ninguém cá de casa comia coelho.E mesmo depois do coelho morrer tivemos ainda alguns anos sem comer essa carne tão saudável.
Agora voltamos a comer mas só muito de longe a longe.
Acho que esta receita com frango também deve ficar muito bom depois diz se gostas-te.

Bjinhos

Anônimo disse...

Olá Marly, primeira vx. que entro no teu BLOG , Parabéns , gostei muito e vou visita-la sempre !
Onde vc. comprou os rolinhos não conhecia !
Grata !
Márcia

Taís Marçal Diniz disse...

Essa torta de coração...humm deve estar boa e é muito linda.
Quero fazer.
Bju!

Marly disse...

Olá, Márcia,
Seja bem vinda! Olha os rolinhos eu comprei numa loja de material para artesanato. Eles são pequenos e baratinhos, cada um custou menos de R$ 4,00.

Beijinho

Marly disse...

Meninas,
Muito obrigada pela visita e comentários.
Beijão e boa semana para todas!

sadhia disse...

oi amiga quanta coisa deliciosa vc tem aqui ..fico babando ...obrigadinha pelos comentários ...meus filhos e minhas artes
nossa esse bobó e de lamber os beiços né
bjus

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Marly,
Encontrei seu blog Saboreando os livros e fiquei "pra lá" de encantada.
Gosto demais dos seus textos nesse blog de culinária, e de repente encontrei e acabei devorando alguns do blog dos livros. Encontrei e me encontrei. Pena que ele está em recesso.
Procurei seu e-mail para conversar sobre isso, mas como não achei uso esse caminho. Parabéns pelos blogs.
Beijos.

Lau Verrengia disse...

Marly!
Que bolo lindo, adorei!
Nada melhor que um jantar especial, feito com carinho.
Prefiro ficar em casa e preparar tudo. Uma pena eu ter passado esse dia sozinha, mas todo dia é dia para comemorar o amor, né? Adorei as sugestões.
Um beijo

Aline Simões Pires disse...

Oi, Marly!
Agora que eu vi que essas receitas maravilhosas foram publicadas no dia do meu aniversário \o/ hehe
De novo fiquei com vontade de comer a tela do meu note!
Quando aos esmaltes da Panvel, são lindos mesmo!
E o melhor... duram horrores nas unhas!
Beijinhos, boa noite e um ótimo domingo!

® disse...

Mah!
Que lindo o bolo!
Começo a ficar feliz de não ser prendada assim como vc...com essa mão abençoada prá doce...bolo...
Afinal, meu marido não é dotô e teria q fazer implante de chip...:/...analista de sistemas é assim...:D
Saudades, viu?!
Um bejim e uma preciosa semana!

Rachel disse...

Não se preocupe, sabemos como é difícil estar atualizando o blog, eu mesma só consigo uma regularidade com a programação, mas as visitas...veja como exemplo a data desta...rsrsrs!!!
Lindo seu bolo, como sempre você arrasou.
O bobó deve ter ficado uma delícia, os camarões de acabamento dão água na boca. Delícia!

Bjuss!!!

sadhia disse...

MUITAS AMIGAS ME PEDEM PROMOÇÃO NO MEU BLOGUINHO E VOU APROVEITAR QUE MÊS QUE VEM É FÉRIAS E VOU DIVULGAR UMA PROMOÇÃO AQUI NO MEU BLOG,PARA PARTICIPAR TEM QUE SER SEGUIDORA E DIVULGAR NO SEU BLOG A PROMOÇÃO,FAREI UM SORTEIO E MANDAREI VIA E-MAIL O NÚMERO DE SORTEIO PARA CADA UMA ,É SÓ SER MINHA SEGUIDORA,DIVULGAR A PROMOÇÃO,ENVIAR UMA MENSAGEM NO BLOG PROMOÇÃO,COM NOME ,IDADE,EMAIL E CIDADE,ESSA PROMOÇÃO É VÁLIDA SOMENTE PARA O BRASIL,.NO KIT CONTEM, 60 MEADAS MAXI MOULINÉ,6 GUARDANAPOS PARA DECOUPAGE,1 BONECA DE BISCUIT MÉDIA,1 PANO DE PRATO PARA BORDAR,E UM PRESENTINHO SURPRESA QUE TRAREI DA MEGA ARTESANAL.QUEM INDICAR ALGUEM, NA PROMOÇÃO,GANHA MAIS UM NUMERO.E TEMA QUE ME AVISAR NO BLOG NA MENSAGEM DA PROMOÇÃO.E ESTAREI ENVIANDO MAIS UM NUMERO VAMOS LÁ MENINAS ..SE INSCREVAM.

Simone Scharamm disse...

Hummm! Adoro bobó de camarão! E esse bolo ficou lindo! Parabéns!!!
Bjos!

Pin It button on image hover