sábado, 18 de setembro de 2010

Sequilhos de Fubá e outras Delícias, para um Chá com amigas (e amigos!)

                                             
Eu gosto de enviar coisas preparadas por mim, em minha cozinha, para os meus familiares (e não familiares, rsrs). Com isso eu faço um agrado a essas pessoas e livro a mim, e aos de casa, do excesso de comida resultante das minhas permanentes experimentações de receitas e outros ensaios culinários, rsrs. Mas nem cozinhando para 'os de fora' a cada quinze dias, no máximo, eu consigo executar todas as receitas que desejo, pois isso demanda tempo, que é justamente o que me falta. Porém, como decidi que vou me esforçar para realizar os meus propósitos, comecei passando a mão na minha lista de receitas 'a fazer', copiadas de outros blogs, e, pensando na parentada que já anda pedindo algum dos meus 'preparados', fiz esses biscoitos postados por minha querida amiga Re Boechat. Chamei-os de 'bolachinhas de nuts', porque ela disse que ficam bons com  castanhas, nozes, etc. Eu usei nozes, em minha receita, e realmente ficaram muiiito bons! Também fiz os sequilhos de fubá da querida Nô Martins. Mas tive de acrescentar um pouco mais das farinhas, para que a massa desse ponto de 'enrolar, pois ficou meio mole. Isso veio confirmar a minha impressão de que as farinhas de milho vendidas em Portugal são menos absorventes do que as nossas, pois essa é a segunda experiência que faço, com receitas feitas em Portugal, que me exigiram um acréscimo de farinha. Contudo, nos dois casos, mesmo com as alterações, as receitas resultaram saborosas! Esses sequilhos da Nô são deliciosos! ficam levinhos e derretem na boca! Vou postar a receita com as minhas alteraçõezinhas, para que a 'turma' do Brasil possa experimentar essa delícia!. E fiz rambém as barrinhas de chocorango, da querida Talita, que vêm fazendo sucesso blogosfera afora, rsrs. Elas também são saborosas! E, por fim, para não dizer que não fiz uma receita de minha própria "fonte", preparei esses grissinis de parmesão e alho. Fiz essas receitas ao longo da semana e, estando fazendo uma limpeza nas minhas 'louças' hoje, me ocorreu a idéia de montar uma mesa de chá, para exibir todas as guloseimas, rsrs. Não fui lá muito bem sucedida, no meu objetivo, porque, com as minhas 'arrumações', a casa estava uma confusão, de modo que tive de montar a minha mesa no cômodo mais escuro, pois as outras mesas estavam ocupadas. Mas, façamos de conta que foi tudo feito da forma certa, e que este chá será tomado por todos os que aqui chegarem. Você aí, que está lendo este post, puxe a sua cadeira; vamos comer e conversar?!  


Sequilhos de fubá da Nô
(receita conforme consta no blog dela, com as minhas alterações entre parênteses)

150g de fubá/farinha de milho (acrescentei mais 1/2 xícara de chá)
120g de açúcar (como acrescentei mais farinhas, pus mais 1 colher de sopa)
120g de manteiga sem sal, gelada cortada em cubinhos
200g de araruta ou fécula de mandioca (polvilho doce) ou maizena (usei polvilho doce e acrescentei mais 1/4 xícara de chá)
1 a 3 ovos*  (usei dois ovos médios)
sementes de erva-doce (se preferir)

(*também acrescentei 1 colher de chá de fermento em pó)

Modo de fazer tradicional:

Junte o fubá, a manteiga e o açúcar, misture com um garfo até formar uma farofa. Junte o ovo e as sementes de erva-doce se desejar e vá amassando, enquanto coloca-se a araruta (ou outra farinha) aos poucos, até dar ponto de enrolar. Se ficar muito seco, juntar mais ovo.

No processador/robot de cozinha:

Junte o fubá, a araruta e o açucar e pulse até misturar. Junte a manteiga e pulse até formar uma farofa. Junte 1 ovo e misture. Junte as sementes de erva-doce, se preferir. Acrescente mais ovos se for necessário para dar ponto de enrolar.

E a receita dos grissinis.


Grissinis macios de Parmesão e alho

Ingredientes

• 1 xícara (chá) mais 2 colheres (sopa) de água
• 1/2 xícara de queijo parmesão ralado
• 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
• 2 colheres (sopa) de açúcar
• 3 colheres (chá) de alho em pó
• 1 e 1/2 colheres (chá) de sal
• 3/4 colher (chá) de manjericão fresco picadinho, ou ½ colher (chá) de manjericão seco
• 3 xícara (chá) de farinha de trigo
• 2 colheres (chá) de fermento seco para pão
• 1 colher (sopa) de manteiga derretida para pincelar os ‘palitos’ quando saírem do forno

Preparo

Numa bacia ou tigela grande, misture a água com o fermento e o açúcar. Cubra e deixe descansar por uns vinte minutos (até que a mistura pareça ‘borbulhante’). Depois, excetuando a manteiga, acrescente os outros ingredientes (vá pondo a farinha aos poucos). Sove a massa - delicadamente – por uns dez minutos, cubra e deixe descansar por uma hora (a minha massa ‘descansou’ por mais de duas horas, porque eu estava muito ocupada com outras coisas, rsrs). Divida a massa em três partes e abra cada parte com um rolo. Corte tiras compridas, de cerca de 18 centímetros, cada. Role as tiras, para que fiquem ‘arredondadas’ e ponha-as num tabuleiro untado e enfarinhado. Leve o tabuleiro ao forno médio (180ºC) por cerca de 40 minutos. Assim que tirar o tabuleiro do forno, pincele a manteiga sobre os grissinis.



Ah, fiz também esses torrõezinhos de açúcar para adoçar o chá. Mas, como usei açucar comum, tive de fazer a receita abaixo, pois esse açúcar absorve mais os líquidos do que o açúcar de confeiteiro.

Torrões de açúcar cristal
(faz 38 torrões do tamanho de uma bala grande)

1 e 2/3 xícara (chá) de açúcar granulado comum
2 colheres (sopa) de água filtrada, à temperatura ambiente

Preparo
Misture tudo até ficar parecendo areia molhada. Ponha a mistura num molde (usei uma forma de fazer bombons pequenos) e comprima bem o açúcar nas cavidades. Limpe o açúcar das bordas das cavidades e vire o molde, cuidadosamente, num tabuleiro. Leve os torrões ao forno baixo, por cinco minutos, ou deixe secar no forno desligado, por uns vinte minutos (se o clima estiver seco).



48 comentários:

Nice e Ana, temperado com carinho... disse...

Marly amiga que mesa linda!!!, tudo tão delicado e gracioso, além de ter mãos de fada vc é ótima em decoração hein?!!!, tbem adoro oferecer aos amigos e familiares pratinhos feitos por mim, acho muito legal, pois a gente coloca muito amor e carinho na preparação, acho muito cativante, olha queridona, vc está de parabéns, está tudo perfeito, bjkas enormes e um domingo maravilhoso p/ vc e sua família, ;)... ♥!!!

Debora koso disse...

Ola querida qto tempo!!!!!Amei sua mesa bem preparada que sequilhos sao esses,maravilhosos!!!!!!!!!!!!!!!mil bjos...!

Daniana Bittencourt disse...

Que mesa mais linda! Você é muito caprichosa, viu? Adorei.
Amei as receitas e também já tive vontade de fazer as barrinhas da Talita.
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Puxa, Marly,
Você adivinhou me convidando para esse chá. Adoro chás com amigas, com mesa caprichada e quitutes caseiros. E o Earl Grey é meu preferido.
Adorei tudo.
Depois dessa participação virtual só programando um chazinho desses ao vivo.
Beijos.

Fabiana disse...

Marly,
Sua mesa está linda!
E quanta delicias!!!!
Já tinha visto as barrinhas da Talita, e agora é hora de aproveitar a safra dos morangos.
O seu capricho me inspira e muito.
beijos

Babette disse...

Que mesa e louças lindas!.... Tenho um fraquinho especial por uma mesa bem posta, como você pode comprovar se for ao meu blog.....Acho que é a melhor homenagem que se pode fazer a boas receitas: tê-las numa mesa a condizer!
babette

Blog da Nô disse...

Marly, minha querida amiga!
Que mesa mais linda! Eu AMO chá com amigos! Muita conversa, regada com bons chás e esses biscoitinhos, sequilhos, barrinhas e grissinis... uau!!!
Quanto a farinha de milho daqui (Portugal), você deve estar certíssima! Mas, depois de tantos anos aqui, já me escapa a noção de textura dos nossos ingredientes brasileiros! Ainda bem que tenho uma amiga tão atenta quanto você para observar esses detalhes tão importantes!
Já puxei a minha cadeira e agora vou desfrutar desse maravilhoso convívio! Obrigada pelo convite!
Um beijo!
:o)

Renata disse...

Minha queridíssima amiga,

Não desfaça a mesa, por favor, porque eu tô chegando!!!!rssss...quem me dera! Que coisa mais linda que ficou, mas não me admiro, você sabe como fazer!

Fiquei muito feliz por você ter escolhido uma receita do Eternos Prazeres,teus biscoitinhos ficaram lindos.

Fiquei de olho nos grissinis de alho, já estão na lista, vamos ver se vou dar conta de copiar não é?

E os torrõezinhos de açúcar, que meiguice...esses eu nem tento...rsss...

Mais uma vez, sim, você está de parabéns!

Um grande abraço, e um ótimo domingo aí pra vocês!

Susi disse...

O bolo saiu otimo, estava com receio de colocar a agua e oleo fervendo,mas deu certo, minhas visitas adoraram repetiram e levaram a receita, so nao ficou bonito como o seu pq nao coloquei o chocolate branco em volta, depois tiro foto de uma fatia e te mando, o recheio ficou uma delicia,a massa fofinha, eu nao tinha conhaque mas coloquei aguardente.Agora a proxima sera os paezinhos.
bj

Simone Scharamm disse...

Marly, que lindeza, amiga!
Amei essa mesa tão linda! Já me sentei e quero provar de tudo, viu?rsrs!
Adoro mesa de chá, ultimamente tenho tomado chás de todos os tipos...tô viciada no Chai indiano,rs!
Obrigada pela inspiração! Amei o seu capricho!
Beijinhos!

Tida disse...

Que mesa farta e caprichosa!
Tudo feito com muito carinho e com certeza muito saboroso.
Obrigada pelo convite.
bjs

Rachel disse...

Puxa, quanta coisa gostosa e que mesa linda!
Claro que já puxei minha cadeira e e me servir das delícias preparadas com tanto carinho.
Essa prosa vai longe com certeza.
Bjuss!!!

Anônimo disse...

Muito obrigada pela visita eu tbm amei seu espaco como diz os jovens minha praia,rsrsrrsrs tudo que vi ate agora e o que estou ainda aprendendo mesmo depois de alguns anos,rsrrsrsr,muitas luzes coloridas,sempre,bjos!

Debora koso disse...

Sou euzinha nesse anonimo porque?rsrsrrs bom essa maquina e complicada,rsrsrrs,bjinossssss!!!!!!

Deborah Martin Salaroli disse...

Marly
Adorei sua postagem. Tanto adorei que peço a vc autorização fazer um link no meu blog delicias1001.blogspot.com
Aguardo retorno
Grata
E parabéns pelo seu blog!

Deborah Martin Salaroli disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fla disse...

Caramba quanta coisa gostosa.
Posso me juntar a vocês nessa mesa deliciosa e me servir também?
Adorei.
Falei ontem desses torrões de açúcar para minha mãe, em casa a gente fazia sempre, mas com outro tipo de açúcar.
Beijos

Celeste disse...

Eu queria ter sido convidada para esse chá
Que lindo e com certeza delicioso!

Helena disse...

Marly
Gostei das receitas e da mesa!
Já guardei a dos grissinis para fazer, também sofro da falta de tempo....
Beijo e boa semana!

welze disse...

impossível não adorar essas receitas. Ô delícia de chá!acho que vou repetir

Anônimo disse...

Ai Marly, tu és tão prendada que até os torrões de açúcar são caseiros! :)
Adorei essa mesa de chá, para além de convidativa e bonita, está super completa ao pormenor...eu bem digo que devias ser minha vizinha, menina! hehehe

Lau V. disse...

Marly, que mesa LINDA! Adorei.
Parece tudo tão gostoso. Nada melhor do que poder dividir isso com os amigos, né?
Gostei muito das receitas que escolheu e do chá para acompanhar. Hum! Fiquei com vontade de preparar uns biscoitos e um cházinho, culpa tua. rs
Beijos!

Nana Malta disse...

Toda vez que venho aqui só falto morrer!
Tudo tão bem feito, tão delicado!
Fico passando mal porque não posso atravessar a tela do pc para ir comer junto contigo hahahaha
Digo e repito, parabéns! Tu és uma artista!

:***

Marly disse...

Amigas,

Muito obrigada pelas visitas e comentários; vocês todas estão convidades para este chá, tomem seus lugares à mesa, rsrs.

Um beijo e bom dia para todas!

ameixa seca disse...

Que mesa linda e que requinte :) Tudo com um aspecto delicioso e fenomenal!

Deborah Martin Salaroli disse...

Obrigada pe]or partilhar essas delícias com meu bloguito. Aqui está o link...
http://delicias1001.blogspot.com/2010/09/cha-com-as-amigas.html

Bjs
Deborah

/****Se vc quiser fazwer o mesmo com alguma coisa minha, é só falar!

Talita disse...

Marly, que mesa linda. Olha, não fez nada light, não? O tanto de doce que comi...
Bom, mas aceito um chá. =)

Fiquei super feliz em saber que testou uma de minhas receitinhas. A Akemi e você são uma das várias food bloggers que eu admiro e as duas testaram as barrinhas. rs

Vou mostrar no "A Marly testou", pode?

E quanto a correria, entendo perfeitamente. Uma pena não ter podido participar a tempo. Mas tenho duas ótimas notícias pra você: Ainda vou sortear mais kits Ovomaltine em breve e nesse sábado vou sortear um presente muito bacana da loja Dona Casa.

Um grande beijo,

Talita

Ateliete Events disse...

Oi marly,
Tanta coisa linda e deliciosa :-)))
Pena ter visto só agora, acabei de fazer um post sobre chá entre as amigas que aconteceu aqui em casa.
Adorei as dicas, com certeza da para usar em outras ocasiões.
Excelente quinta-feira.
Eliete
http://papeandocomateliete.blogspot.com
http://ateliete.blogspot.com

Renata disse...

Marly querida, quanto capricho! Bem que eu queria ser convidada para esse cházinho!

Beijos!

Aline Simões Pires disse...

Oi, Marly!
Da próxima vez que arrumar uma mesa assim, me convida???
Fiquei doida para sentar e tomar um chá! hehe
Quanto às meias do kit da NG, elas servem para hidratar o pé e as cutículas.
Ela vem com creme dentro, depois você corta a ponta dos dedos e só empurra as cutículas.
É uma maravilha!
Beijinhosssss

Anônimo disse...

Oi,amiga Marly!!!
Vim dar uma passeada no seu blog,e...fiquei aqui babando de tantas gostosuras.E que mesa linda!
Uma linda primavera para voce e sua familia.
Bjus da Norma e Mi e li.

Ana Powell disse...

Tudo tão bem apresentado e elegante.
Excelente post ♥

® disse...

Mah,
O que se passa nessa cozinha minha amiga?!
Estou aqui amando cada detalhe...cada carinho que vc fez fia...
Até um trenzin de açúcar cê fez, é?! Nem creio...
nem carece de mandar eu aumentar a fotinha, já faço isso na hora...=D
vc tem essa lata chique de chá, hein? Coisa muito fina...
Alho em pó Mah? Penso q nunca vi, ou nunca reparei...e amo esse biscoitin...
E cá prá nós, vc escolheu só receita boa demais...
Ainda bem que cê convidô nóis prá puxá a cadêra...pq não dava prá ficar de fora dessa quitanda maravilhosa...
Tem tanta gente c dor de dente aqui na minha cidade, seu cumpadi num qué mudá prá cá?! =D
Um bejim bem grande no seu coração...que é assim tão lindo!

Deborah Martin Salaroli disse...

Marly. Vc pode escolher o que quiser. Como sugestão, tenho esse 'bolo de chocolate molhadinho' que tem feito o maior sucesso na comunidade do Orkut.
http://delicias1001.blogspot.com/2010/09/bolo-de-chocolate-bem-molhadinho.html
Ou pode ser outra. É so vc escolher.
Agradeço a atenção e aguardo sua postagem!.
Bjs

Jeferson Cardoso disse...

Olá, Marly! Venho lhe convidar para ler “É Primavera” no meu http://jefhcardoso.blogspot.com . É possível fazer poesia com um velho, urubus e uma carcaça podre? Eu tentei, agora estou pedindo quantas opiniões for possível. Grande abraço e obrigado antecipado!

“Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)

Renata disse...

Oi minha amiga,

Bom dia!

Vim mais uma vez admirar a sua obra prima! Maravilhosa e riquissima mesa, sem dúvida!

Um abraço muito carinhoso,
ótima semana pra voce!

Renata disse...

Menina, qta coisa deliciosa, que blog delicioso!!!Conheci seu cantinho através de minha linda amiga Adriana(Cozinha e Tricô)que tbém é uma cozinheira de mão cheia,e tbém faz suas receitas e recomenda muito!!!!Tbém concordo com a Drica, qta delícia,viu!!!Já estou a te seguir.Uma semana muito linda e abençoada para vc e família,fiquem com Deus!!!!Bj gde,Rê.

Simone Scharamm disse...

Oi, Marly,
Vim aqui novamente olhar essa belezura de mesa que você preparou. Amiga, será que eu consigo fazer uma mesa igualmente bonita, com poucas calorias,rs? Esse será um desafio pessoal para o meu aniversário, que está chegando! Tem alguma receitinha bacana pra me indicar? Obrigada!
Beijocas!

Laiara Lacerda disse...

Ai que delicia, amo cházinho com amigos. Fiz um também, mas o seu tá muito melhor!

Vou excluir o blog http://cupcakeofchocolate.blogspot.com e estou dando uma satisfação às pessoas que já entraram, comentaram, seguiram. Vou ficar com o blog http://belezaacaba.blogspot.com e lá vc encontrará, além de posts sobre culinária,também sobre crítica de restaurantes, sobre estilo, comportamento, moda, sobre viagens e lugares interessantes para se visitar, sobre resenhas de filmes e tantas outras coisas que vier a minha cabeça. Vou unir meus blogs e torná-lo mais pessoal e não voltado para temas. Sinta-se a vontade para visitar, comentar, seguir se gostar do que vê. Beijo

Judy disse...

Quatas delícias e quanto capricho na mesa! Linda!
Já levei as receitas...
Obrigada

um abraço grande

Katia Bonfadini disse...

Tudo perfeito, Marly! Acho que nós duas adoramos detalhes, né????? Amei o enfeite nos guardanapos de pano!!!! Os biscoitos todos parecem deliciosos e a mesa ficou linda! Bjs!

Sueli disse...

Eu tenho uma gde dúvida, deixo os torroes secarem dentro da forma que os moldei e depois de secos é que os retiros?

Bjs
Sueli

Sueli disse...

Me ajude, seco os torrões na forminha ou desenformo antes, pois os meus não saem por nada da forminha.

Bjs

Sueli

Marly disse...

Obrigadaaa, meninas, vocês são sempre muito gentis!!

Su,

Os torrões devem ser tirados da forma para que sequem, ententedeu?
Tenha cuidado ao virar a forma para soltá-los, para que não quebrem pois ainda estarão úmidos!

Um beijo para cada uma!

Marly disse...

E obrigada também ao Jefh Cardoso, pela visita e comentário!

Dani Pivatelli disse...

Eu tb tenho esse problema de ir pegando receitas, pegando, pegando... E ñ faço!
Aliás, vc ñ tem esse problema, vc faz!! rs
Estou adorando seu blog!!!

No meu blog eu cito mt um filme q me inspirou demais, chamado Julia & Julie. Nele a Julie faz um calendário de receitas; ela se dá um prz p/ testar as receitas da Julia e postar no blog.
Ah! As 2 histórias são reais!!!

Francimary disse...

Oi Marly! Amo suas receitas e apresentações de mesa! Quem dera conseguir fazer assim também!
Vim aqui pois estava procurando uma receita de grissinis e achei o seu! Quero fazer, mas gostaria de saber se posso bater a massa na batedeira planetária, com aquele gancho para massa. E se puder, em velocidade baixa? Só pra facilitar a parte de sovar a massa...bjs!

Marly disse...

Oi, Francimary,

Desculpe o atraso da resposta, querida, esta época para mim é fogo e nós de casa ainda ficamos doentes.
Pode bater a massa na batedeira sim, viu? (com o gancho de massa).

Beijoca e feliz 2014!

Pin It button on image hover