domingo, 29 de janeiro de 2012

Falso Camarão ou Outra Sugestão de Jantar para o Dia de São Valentim



Olá para todos!
Alguém pode perguntar: Por que  fazer um camarão falso se pode-se usar o verdadeiro? Bem, as razões são muitas, a maior delas, na minha opinião é o fato de algumas pessoas não poderem comer camarão. Uma das minhas filhas, que sempre comeu camarão, de repente desenvolveu alergia ao bicho.  Ela, porém, voltou a comer o crustáceo, depois que constatamos que a alergia não se manifesta, se tirarmos as duas 'tripinhas' que eles têm no corpo. Eu já tirava a das costas, que sempre imaginei ser o estômago-intestinos. Depois passei a tirar também a da frente. O problema com esta operação de limpeza é que o camarão perde muito do glamour, sem falar na trabalheira que dá rsrs.  Os camarões do prato feito - foto acima  - são verdadeiros, e passaram pela limpeza completa, razão de terem esta aparência assim, simplesinha.  Já os do pratão são tirinhas de peixe fingindo ser camarões, rsrs. Mas a receita não fala em tirinhas de peixe não, rsrs. Na verdade as tirinhas são bolinhos de peixe. Eu que me atrevi a 'simplificar' a coisa, porque não queria desperdiçar mais tempo do meu domingo, seguindo todos os passos da receita. Mas fica aí a idéia, rsrs. O falso camarão, por ser servido com molho farto e arroz, se constitue num prato único, muito prático para ser feito sempre, mas especialmente num jantar, como o do dia de São Valentim, rsrs.

Camarão de Fantasia

Massa

Ingredientes

1/2  kg de filé de peixe (Usei Merluza) moído
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal ou a gosto
2 dentinhos de alho socados (opcional)
1/2 colher (chá) de sumo de limão
3 folhinhas frescas de sálvia


Para  polvilhar a mesa

Farinha de trigo o quanto baste


Para fritar os bolinhos

Manteiga e óleo de cozinha misturados (ou apenas óleo) o quanto baste (umas duas xícaras de chá)


Molho

Ingredientes

2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola grande ralada
1 embalagem de molho de tomate industrializado (520g)
sal e pimenta preta moída na hora à gosto
3 colheres (sopa) de coentro verde limpo e bem picadinho
1 vidro de leite de coco (200ml)
1 Pitada de tempero Hondashi (opcional)


Preparo

Massa

Esmague o alho juntamente com o sal e a sálvia. Tempere o peixe com os temperos e o sumo de limão. Junte a farinha e misture tudo. Faça rolinhos, sobre a mesa enfarinhanda, como para nhoque, com a grossura de um lápis e 3 centímetros de comprimento. Aqueça o óleo com a manteiga (ou o óleo puro) e frite nele os rolinhos até que dourem (é jogo rápido, 1 minuto de cada lado, mais ou menos, rsrs), e  acomode-os em travessa forrada com papel toalha.

Molho

Refogue a cebola no azeite até começar a dourar, Junte o molho de tomate, o sal e a pimenta, e ferva um pouco até apurar. Acrescente o leite de coco, alguns dos 'camarões' ja prontos (cerca de meia xícara de chá), e  o Hondashi (se for usar) e deixe que ferva por cinco minutos. Desligue o fogo e acrescente o coentro.


Montagem

Prepare arroz, como de costume e ponha-o, ainda quente numa forma de pudim  pequena. Pressione um pouco para que o arroz tome a forma da forma. Desenforme-o no prato em que vai ser servido. Desepeje o molho em volta do arroz e dentro de furo do anel de arroz. Guarneça com os falsos camarões.

Nota:

Servi o meu prato com uma saladinha de alface, tomate, pimentão e pedacinhos de queijo gorgonzola, bem temperada com molho do tipo italiano.

Se desejar, faça este prato com camarões verdadeiros, lembrando que estes jamais devem ser cozinhados por mais de três minutos, sob o risco de ficarem rijos demais.




26 comentários:

Anônimo disse...

Ao delicia !
Boa tarde !!!achei seu blog por acaso e acho que ja peguei umas mil receitas !!! amei amei :*

Estou seguindo, segue?
www.pinkthammy19.blogspot.com

Com amor, thamy ;*

Van disse...

Ótima dica para quem tem alergia a camarões ou quando o dinheiro está curto...
Com certeza fica uma delícia!
Bju

vestidos de crianças disse...

Adorei a sugestão, me parece que ficou muito bom!!

Bjs
Ana
moda infantil feminina

Anônimo disse...

HUM. PARECE DELICIOSO. PROXIMA VEZ Q COMPRAR PEIXE, VOU DEIXAR UM POUCO PRA TESTAR ESSA SUA RECEITA. ABRAÇOS E UMA OTIMA SEMANA.

Jussara Neves Rezende disse...

Hummm, Marly, deu água na boca, viu?!
Abraço e linda semana pra vc!

Sabor em Si disse...

Minha querida amiga Marly, falsos ou verdadeiro, o que importa mesmo é que fiquei aqui com muita água na boca. Isso sim!!!rsrs
A sugestão foi anotadinha direitinho. Milhares de beijinhos carinhosos e um linda semana. Re

gina disse...

Delicia de peixe!!! eu também desenvolvi alergia a determinados peixes, depois da gravidez. Adorei saber do truque do camarão. Obrigada por comentar. bjs gina

Franklin disse...

Ficou delicioso.
Obrigado D. Marly!

Rachel disse...

Bom, essa vou ter de experimentar, não conhecia.
A aparência é muito tentadora e se dá pra enrolar no sabor, melhor ainda, bem diferente mesmo.
Bjuss!!!

São Ribeiro disse...

GOSTEI DESSE FALSO CAMARÃO, FICOU LINDO MESMO.
BJS

Danni e Lype disse...

Oi Marly,
Que chique o seu jantar!!! Amei!!! Adorei sua sugestão de "falso camarão", pois temos alérgicos na família também...
Ah!!! Adorei a sua receita de "Abobrinha Empanadas de Forno Deliciosas" e vou experimentar hoje no jantar...
Grande beijo, Irene

Ingrid disse...

Oi Marly!!!

Muito obrigada pelo carinho viu?!

Bjoooo

Ingrid disse...

Oi Marly!!!

Muito obrigada pelo carinho viu?!

Bjoooo

Katia Bonfadini disse...

Marly, além de saborosos, seu pratos tem apresentação impecável!!!! Adoro vir aqui e me deliciar com as imagens sensacionais que vc posta aqui!!!! E vamos comemorar o Dia de São Valentim! Beijão!

www.sosimplesassim.com.br disse...

OI Marly,
Estou adorando essas suas sugestões pra o Valentine's Day! Esses falsos camarões estão deliciosos!
Bj e boa semana,
Lylia

Érica disse...

Adorei a receita, amo peixe e camarão. Vou experimentar qualquer dia.
bjs

Letrícia disse...

Que graças, esses 'camarões'! Ficam muito vistosos e têm o maior jeito de serem gostosos!

Beijos!

Josy disse...

Gostei muito dos seus falsos camarões, tem gente chata aqui em casa que gosta de peixes, mas não de camarão, é uma ótima sugestão, e como sempre seus pratos ficaram lindos miga. Adorei. Bjos ótima semana.

Danni e Lype disse...

Oi Marly,
Eu fiz a sua receita de "Abobrinha Empanadas no Forno Delícia" e publiquei no blog. Se você puder dar uma passadinha lá.
Adorei a receita... Hum... Elas ficam crocantes por fora e macias por dentro...
obrigada por tudo e beijo, Irene

Andréa Santana disse...

QUERIDA MARLY,
QUANTAS DELÍCIAS, ESTE JANTAR FICOU PERFEITO!
AMEI A RECEITA DO FALSO CAMARÃO, VC TEM RAZÃO TEM MUITAS PESSOAS QUE NÃO PODEM COMER CAMARÃO.

BEIJOS..♥

Liliane disse...

Marly, adorei a idéia. Parabéns.
www.caminhodagula.blogspot.com

Ameixinha disse...

Ainda bem que eu não tenho qualquer alergia alimentar e espero não desenvolver nenhuma :) Sendo camarão verdadeiro ou falso, agrada-me.

Rachel disse...

Passando para deixar um beijinho!
Boa semana!
♥Bjuss!!!

Simone Scharamm disse...

Oi, Marly,
Adorei a dica do falso camarão,rs, eu e as meninas amamos o bichinho! Essa sugestão de jantar ficou um show! Maravilhosa apresentação!
Beijos!

Renata disse...

Suas idéias são sempre tão criativas, Marly! Adorei a idéia do camarão... eu mesma tenho manifestado uma leve reação alérgica a eles de uns tempos prá cá, mas ainda não cheguei ao ponto de ter que parar de comê-los. De qualquer forma, comeria os peixinhos com o maior prazer! Adoro! Vou experimentar tirar todas as tripinhas. Vai ver é por isso que as vezes tenho reação e outras vezes não.
Bjsss

Unknown disse...

Minha amiga, essa de ter alergia às tripinhas do camarão pra mim é novidade, que engraçado né? Quem poderia imaginar hein?

Uai, mesmo não tendo alergia nenhuma, eu bem que gostaria muito de provar esse camarão falso, que aliás, de falso...bom...rsss...uma apresentação pra lá de verdadeira, isso sim!

Pin It button on image hover