sábado, 1 de julho de 2017

Biscoitos Dourados, outro trifle e as Pavlovas...novamente!



Olá, meu povo! O inverno é uma época muito propícia para se fazer iguarias assadas no forno e os biscoitos (vá lá, bolachas, neste caso, rsrs) são especialmente apreciados nessa altura, já que quase sempre se fazem acompanhar de uma bebida quente, não é verdade? Por isso mesmo eu quis testar esta receita, que é do açúcar União. Ela produz uns biscoitos simples e básicos, mas muito saborosos (nota: a calda de gemas usada para 'colorir' o biscoito é excessiva. Então você pode resolver isso de dois modos: usando a sobra dela (que é assemelhada aos ovos moles) como acompanhamento de sobremesas como bolos e sorvetes, que é o que, aliás, recomenda o site; ou fazendo apenas metade da receita). 

olhem eles aqui novamente


Biscoitos Dourados

Ingredientes
  • 2 e 1/4 xícaras (chá) farinha de trigo (247.5g)
  • 1 xícara (chá) Açúcar de confeiteiro UNIÃO GLAÇÚCAR (115g)
  • 1 colher (café) fermento em pó (2g)
  • 1 Pitada sal (1g)
  • 5 colheres (sopa) Manteigas sem sal (100g)
  • 1 ovo (60g)
  • 1 gema (20g)
  • 1 colher (chá) essência de baunilha (5ml)
  • farinha de trigo para polvilhar
  • Manteiga sem sal para untar
  • Cobertura
  • 1/2 xícara (chá) açúcar granulado UNIÃO DOÇÚCAR (95g)
  • 1/2 xícara (chá) Água (100ml)
  • 3 gemas (60g)
Modo de preparo
  • Massa
  • Peneire a farinha de trigo, o açúcar de confeiteiro UNIÃO GLAÇÚCAR, o fermento em pó e o sal.  Junte a manteiga, misturando até obter uma farofa grossa. Adicione o ovo, a gema e a essência de baunilha e amasse até obter uma massa homogênea, mas sem sovar. Embrulhe em filme plástico e reserve na geladeira por 30 minutos. Sobre uma superfície enfarinhada, abra a massa com 4 mm de espessura. Corte os biscoitos com 5 cm de diâmetro. Coloque sobre uma assadeira untada. 
  •  
  • Cobertura
  •  
  • Ferva o açúcar granulado UNIÃO DOÇÚCAR com a metade da água até obter uma calda em ponto de caramelo médio. Adicione a água restante fervente para afinar a calda. Retire 1 colher (sopa) desta calda e despeje em fio, sobre as gemas ligeiramente batidas (como para omelete). Pincele somente a superfície de cada biscoito com a mistura de gemas e caramelo. Asse no forno preaquecido até que a parte inferior esteja dourada.


Dias atrás eu fiz este pavê (um trifle), que era para ter ficado com as camadas perfeitamente definidas, o que não ocorreu por eu ter decidido, na última hora, acrescentar a camada de brigadeiro mole sem nenhuma alteração, que a tornasse mais firme, porque é assim que o povo daqui gosta. Porém, com o correr do tempo o brigadeiro foi se infiltrando nas outras camadas, coisa que pode até as ter deixado mais saborosas, mas  que com certeza as deixou também menos bonitas, rsrs. 


E hoje eu fiz esta Pavlova, que é o doce preferido de minha filha Bellita.


As Pavlovas já apareceram várias vezes aqui no blog, mas para fazê-las eu tenho usado sempre a mesma receita, que é esta aqui.




Bem, é só para o momento, até já! 
 
 

12 comentários:

Pedrita disse...

ah, os receituários do açúcar união. juntávamos e ganhávamos. tenho um aqui. não fazia ideia o que era um trifle. ficou lindo. amo morangos. idem pavlova. que eu me lembre é o sobrenome de uma famosa bailarina. beijos, pedrita

Adelaide Araçai disse...

Adoro fazer biscoitos no inverno, deixa a casa mais aconchegante, e vamos combinar, e o tipo de alimento que com um chá ou café cria memória afetiva.
Abraços

Luciana F. Damiano disse...

Os doces me parecem deliciosos, e a suas fotos são incríveis!!!!!
Parabéns.
Uma ótima semana!
BJks

Prata da casa disse...

Olá Marly: não há nada mais reconfortante do que umas belas bolachinhas com uma chávena de chá ou café. Estão lindas e , com a calda, devem ser bem gulosas.
O trifle e a pavlova estão lindíssimos também.
Bjn
Márcia

Patricia Merella disse...

Querida Marly!Eu amo tuas bolachas. À apresentação sempre linda e esta pavlovas,fiquei com vontade de fazer. Beijinhos

Patricia Merella disse...

Querida Marly!Eu amo tuas bolachas. À apresentação sempre linda e esta pavlovas,fiquei com vontade de fazer. Beijinhos

Maria Célia disse...

Só para o momento, com tanta coisa gostosa e de dar água na boca, é até um pecado para quem vive na dieta eterna.
Fotos encantadoras, adorei.
Beijo, querida.

Dalva Rodrigues disse...

Oi Marly! Que sobremesas maravilhosas, as fotos estão deslumbrantes! Amo biscoitos, mas faz muito tempo que não faço receitas novas, acho que é efeito da velhice rsrs, guardei por anos os livros da União, há pouco tempo me desapeguei deles...não foi fácil!
Obrigada pela dica lá no blog, qualquer hora vou dar uma olhada, faz anos que não mexo nas configurações, de qualquer forma tenho poucos seguidores, acho que uns 40.. Não tenho postado nada, talvez seja isso, mas vou verificar, valeu!
Abraço!

O meu pensamento viaja disse...

Olá, Marly!
Não sei que diga, não sei que escolha, não sei!
Quero tudo!
Tudo tão maravilhoso e tão delicioso!
beijinhos

Gourmet disse...

Marly, assim tu mata a gente, teus doces são lindos!! Venho visitar seu blog e fico com fome e já quero testar as receitas. Que post delicioso!

Juni disse...

Olá Marly, que delícia de receitas! Todas devidamente anotadas por aqui...
Beijos.

PROFESSORA LOURDES DUARTE disse...

Olá amiga, lhe encontrei em blogs amigos, vim conhecer o seu, amei seu blog e já estou seguindo. Vem conhecer os meus, se gostar seguir, ficarei grata. Abraços

Pin It button on image hover