quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Beterrabas Recheadas (Para o Natal) e um Patê de ricota

             o creme em cima destas é uma pasta de ricota (veja a receita abaixo)

Olá, minha gente! Resolvi re-postar a receita destas beterrabas recheadas porque elas ficam saborosas, são saudáveis e podem resultar lindas, sendo uma ótima sugestão de prato para qualquer ocasião, especialmente as festivas, como o Natal. 

                      a tinta das beterrabas manchou  o queijo destas, mas elas ficaram deliciosas


                    Publiquei esta receita originalmente aqui, em 2012. 
                                                      foto abaixo



Beterrabas Recheadas (receita postada em 2012)
 
Ingredientes
 
4 beterrabas descascadas e cozidas inteiras (dica: Cozinhe as beterrabas por 10/12 minutos em panela de pressão, medindo o tempo a partir do chiado da panela - juntando 1/2 colher de chá rasa de sal e uma boa pitada de açúcar à agua, para que elas não percam a cor - tive que aprender isso na prática, rsrs).

Recheio:

1 colher (sopa) de manteiga
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite
sal, a gosto
Pimenta do reino
noz-moscada outro tempero a gosto (opcional)

Preparo
 
Retire uma tampinha de cada beterraba (já cozida), marque com uma faquinha o diâmetro da abertura e escave um pouco a polpa (dica: uma pequena colher boleadora facilita esta ação). Reserve de lado as beterrabas e as polpas retiradas. Bata no liquidificador as polpas das beterrabas com um mínimo de água. Numa panela pequena, junte a farinha, o leite, a manteiga e o sal e cozinhe tudo, mexendo sempre, até engrossar e borbulhar.  Misture a polpa batida (que virou um purê) ao creme branco. Recheie as beterrabas com o creme obtido. Pronto! mais fácil do que isso é impossível! rsrs.

Nota: Na versão com a cobertura de queijo não bati as polpas no liquidificador, apenas as piquei e refoguei num pouquinho de óleo, com alho e cebola, bem picados. Juntei ao refogado ¼ de xícara de água, na qual adicionei uma colher de sopa de farinha de trigo (isso é para dar liga ao recheio). Acrescentei uma pitada de pimenta do reino moída e recheei as beterrabas. Por cima delas espalhei queijo mozzarella fatiado. E levei tudo ao forno.


***********

A versão com a pasta de ricota foi feita como a com queijo, apenas substituí o queijo pela pasta de ricota (que é um creme que usamos geralmente para passar em pães, torradas e biscoitos). Mas é claro que o recheio  e a cobertura podem ser diferentes.

Patê de ricota

Ingredientes

200 gramas de ricota picada
2 colheres (de sopa) de maionese
4 colheres (de sopa) de leite 
sal a gosto
2 dentes de alho (previamente picados e fritos, em pouca gordura)

Preparo

Ponha tudo no liquidificador e bata. Empregue.

Nota: muitos dos ingredientes deste patê podem ser mudados. Há versões com ervas frescas (e secas) e outros temperos, E há a versão light.






8 comentários:

Pedrita disse...

adoro beterraba, mas ricota não é o meu forte. ficou lindo o prato. acho q eu mudaria pra queijo branco. beijos, pedrita

Prata da casa disse...

Marly: estas beterrabas fazem um acompanhamento lindíssimo! Adoro a cor vibrante deste vegetal que é agora perfeito para o Natal.
Bjn
Márcia

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Marly, que sugestão linda. Prato decorativo e saboroso. Bela entrada.
Beijos.

Dalva Rodrigues disse...

Oi Marly! Adorei essas dicas e receitas, não sou muito fã de beterrabas, mas assim com certeza devem ser deliciosas, vou experimentar!
Quando filho era pequeno fazia gelatina com suco de beterraba, era o único jeito dele comer, falava que era o que a chapeuzinho vermelho levava para a vovó. A gente mente...e arruma uma desculpa...fuén.
Abraço, seus pratos estão lindos!

Adelaide Araçai disse...

Adorei a sugestão para o Natal, já estou compartilhando com minha filha que fará a ceia vegana deste ano.
Muita Luz e Paz!
Abraços

A Paixão da Isa disse...

ficam mesmo mt bem adorei a tua sugestao bjs e boas festas

Patricia Merella disse...

Adorei a ricota amiga . Vou fazer,grata por partilhares! Querida Marly,muito obrigada! A árvore de Natal é um pinheiro natural da Normandia.Gosto tanto deste sentimento de floresta em casa. Feliz ano Novo para si e familia! Beijinhos

Unknown disse...

Strange "water hack" burns 2 lbs in your sleep

More than 160,000 women and men are losing weight with a simple and secret "water hack" to burn 1-2lbs every night while they sleep.

It's very easy and it works on anybody.

You can do it yourself by following these easy steps:

1) Get a glass and fill it up with water half glass

2) Now use this proven HACK

so you'll become 1-2lbs thinner in the morning!

Pin It button on image hover