domingo, 14 de junho de 2020

Torta de limão e Merengue e o que rolou nos últimos dias....


Olá, queridos leitores, como passaram esses últimos dias? Espero que muito bem, apesar de tudo. A "quarentena" nos desafia, sei disso, ansiedade e angústia ficam como que à espreita, prontas para se arremeterem contra as nossas almas... mas nós haveremos de vencê-las até o fim, mantenham-se firmes!  

Para 'variar' eu achava que já havia aqui no blog a receita desta torta de limão, que eu chamo de 'torta de limão brasileira' ou 'torta de limão e leite condensado'. Descobri que não há e achei isso muito estranho, pois sempre a fiz, rsrs. Hoje ela figurou por cá como bolo de aniversário, porque foi o doce escolhido pelo aniversariante. A receita longa desta torta leva a gente a imaginar que ela seja de preparo difícil, mas isso é um engano, pois se trata de uma sobremesa fácil de fazer. Ela também fica glamourosa e costuma agradar a 'gregos' e 'troianos', que são boas razões para a gente fazê-la, né? rsrs. 


Torta de limão e Merengue (com leite condensado)
(esta é a receita da Nestlé, que eu já a alterei em vários pontos)
Massa:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de manteiga
meia lata de creme de leite
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (sopa) de açúcar (opcional, acréscimo meu)
Recheio:
1 lata ou caixinha (395g) de leite condensado 
6 colheres (sopa) de suco de limão
meia lata de creme de leite
1 colher (sopa) de raspas da casca de limão
Merengue (do tipo italiano, na receita da Nestlé o merengue é outro, mais simples e mais econômico, mas este é mais estável e rende bem)
Ingredientes
2 xícaras de açúcar
160 gramas de claras de ovos (são cerca de 6 claras)
1 xícara de água
1 colher de chá de suco natural de limão (opcional)
Pitada de cremor de tártaro (opcional)
raspas da casca de limão para decorar a torta (opcional), usei um 'zester' para fazer as minhas 'raspas'*
Preparo:
Massa: Misture os ingredientes numa tigela, amassando tudo com um amassador ou com as pontas dos dedos. Faça uma bola com a massa, envolva-a com filme plástico e leve a bola à geladeira, por 30 minutos. Ligue o forno em temperatura alta (200ºC). Abra a massa sobre superfície ligeiramente enfarinhada e estenda-a numa forma para torta, de fundo falso (de 24 cm de diâmetro), cobrindo o fundo e as laterais da forma. Fure a massa com um garfo (para que ela não inche) e leve-a ao forno (preaquecido) por 20 minutos. Depois de assada, reserve a massa na forma.  
Recheio:
Numa tigela, misture os ingredientes do recheio e espalhe o mesmo na crosta assada da torta. 
Cobertura:
Merengue Italiano
Preparo:
Numa panela, de fundo grosso, misture a água e o açúcar. Leve a panela ao fogo médio e continue mexendo até que o açúcar dissolva totalmente (é coisa rápida, não mexa demais, ou a calda açucara!). Assim que o açúcar dissolver, pare imediatamente de mexer e deixe que a calda cozinhe até que atinja a temperatura de 120ºC, mais ou menos (se você não tiver um termômetro para doce, teste o ponto da calda, jogando uma colherinha dela em um pires de água fria. Se você conseguir pegar a massinha que se forma na água, com as pontas dos dedos – uma bolinha mole – está no ponto). Caso a calda se espalhe pelas paredes da panela e comece a cristalizar, passe um pincel culinário molhado em água limpa nos cristais, para dissolvê-los.
Enquanto a calda cozinha, ponha as claras na tigela da batedeira – que deve estar muito limpa. Bata as claras até que elas formem picos moles, acrescente o cremor de tártaro e o suco de limão e bata mais um pouco. Quando a calda chegar ao ponto, despeje-a sobre as claras em neve (picos ainda meio moles), com a batedeira ligada, em velocidade média. Deixe que a mistura bata até amornar. Empregue o merengue na torta. Use um saco de confeitar, se preferir. (queimei o meu merengue, ligeiramente, com um maçarico; você pode conseguir o mesmo efeito deixando a torta no forno baixo - 160ºC - preaquecido, por uns 15 minutos).
Zester é um utensílio de cozinha que serve para raspar as cascas das frutas cítricas. Diferentemente do ralador, ele produz umas tirinhas da casca dessas frutas.  

E o que tem rolado?

Com tanto tempo livre, tenho fotografado e lido um pouco mais do que o normal. Nos últimos dias tirei muitas fotos aleatórias, apenas para testar a luz e os ângulos dos objetos. Nem saberia como classificá-las. Estas abaixos - de cantos e coisas daqui de casa - são algumas delas...







De resto, como mencionei, tenho lido bastante. Pensei, inclusive, em inaugurar uma nova seção aqui no blog, em que eu faria resenhas dos livros que leio (e também dos já resenhados) sob um viés mais profundo e realista. Iria comentar ... por exemplo... a frase dita pelo almirante Croft, na estória escrita pela britância Jane Austen, Persuasão (capítulo 8; livro resenhado aqui). A frase é a seguinte:...."Se tivermos a sorte de viver para testemunhar outra guerra..."
Alguém pode perguntar como que testemunhar uma guerra pode ser um golpe de sorte. Mas só perguntaria isso, pessoas que não sabem que as guerras, muitas vezes, são instrumentos usados para conquistar terras e bens, poder e supremacia sobre outros povos. 
Em Persuasão, Frederick Wentworth, o amor da vida de Anne Elliot, a 'heroína', é dispensado por ela por não ter fortuna nem família com ligações sociais importantes. É verdade que a moça não tomou a decisão de dispensar o rapaz por si mesma, e sim levada pelo conselho de sua mentora, lady Russel. Mas o notável, é que sete anos depois Frederick Wentworth reaparece numa situação econômica e social muito diferente. Nos entrementes, ele havia participado de uma das guerras navais britânicas, dos tempos napoleônicos, e essa empreitada fez dele um homem rico e um militar condecorado. São coisas para se pensar, né? Mas eu não sei se levarei essa tarefa adiante.
E é só para o momento, mas espero voltar em breve.

27 comentários:

Roselia Bezerra disse...

Boa noite de Domingo, querida amiga Marly!
Que bonito tudo!
Que gostoso também!
A torta de limão é um espetáculo. O merengue quebra o doce, por coincidência, foi um mimo aqui nestes dias ...
Tenha uma nova semana abençoada!
Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

chica disse...

Tentadora essa torta e receita bem passada! Adoro! Parabéns ao marido! E que linda foto com a cadeira! beijos, ótima semana,chica

Dalva Rodrigues disse...

Que torta mais linda, Marly, perfeita, textura, aparência...to até imaginando o cheirinho e sabor do azedinho misturado ao merengue se envolvendo na massa...morri de vontade!!
Sorte de aniversariante, parabéns!
Todas as fotos estão lindas e delicadas, parabéns pelos cliques!
Desejar a gente deseja que tudo se serene, mas...eles não deixam...
Boas leituras, gostei da sugestão, abração!

Vanessa disse...

Olá!
Amei saber que fez e que ficou ótimo, queria muito fazer, vou tentar mas, eu acho muito difícil dar o ponto no merengue, já tentei e não deu muito certo mas, vou fazer essa torta.
Beijocas.


https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

Prata da casa disse...

Olá Marly: ficou linda a tua tarte ( torta). É das preferidas do meu filho.
Gostei muito das fotos.
Bjn
Márcia

Patricia Merella disse...

Olá Marly. Esta torta e minha preferida. Eu nunca fiz assim. A fotógrafa está de parabéns. Adorei os teus olhares de casa. Estas colheres de prata são belíssimas. Boa semana amiga,beijinhos!

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Marly, essa torta de limão é deliciosa e a sua, além disso, é maravilhosa.
As fotos estão lindas, com olhar de profissional. Parabéns.
E a ideia dos livros é muito interessante.
Beijos.

Yolanda Santos disse...

Oi amiga, espero que esteja bem, amo torta de limão, a sua ficou divina, você sempre caprichando no post com dicas ótimas de leitura e objetos lindos. Bjs felicidades.

Pedrita disse...

adivinhou um dos meus pratos preferidos? eu tenho uma receita q era da minha avó. amo!!! tb tenho tentado driblar a irritação. o q faço é lembrar de famílias q moram amontoadas em um cômodo, gente q está sofrendo, e são infinitas por seus parentes q se foram. aí eu consigo me acalmar e ver q estou bem. tenho tido pouco tempo livre, são muitos afazeres, domésticos inclusive. demais essa foto com os livros. os talheres tb. eu gostei muito de persuasão. se cuida. beijos, pedrita

A Paixão da Isa disse...

é uma das tartes que tambem adoro e esta ficou 5* parabens tambem adoro tirar fotos parabens elas estam 5* gostei muito sao lindas bravo bjs tudo de bom muita saude

Juliana Lira disse...

Olá, que maravilha de receita, adorei conhecer teu cantinho.
A quarentena não tá fácil pra ninguém, há momentos de angustias, mas seguimos firmes.

Beijos

Blog Reticências...

Jovem Jornalista disse...

Me apeteceu a torta de limão.

Bom fim de semana!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Anônimo disse...

Fotos e objetos lindos! Parabens!

Rafaela Ribeiro disse...

Deve ter ficado uma delícia! ♥

CÉU disse...

Olá, Marly!

Em tempos pandémicos todos temos feito mais ou menos o mesmo. Confinamento, higiene e mais higiene, leitura, escrita, lembrar recordações passadas e cozinhar.

A torta de limão e merengue me pareceu deliciosa, mas a receita é longa e pouco fácil de confecionar, mas para quem gosta de cozinhar, nada cansa. Eu não aprecio cozinhar. Sou minimalista na comida e em outras coisas.

Gostei das fotos que você fez. Escolheu cantos da casa e objetos com requinte, aliás, todo o seu post é requintado e de quem sabe o que escreve.

Gostei de suas cogitações acerca de personagens de livros, que já li e que ficam sempre em nossa memória.

Beijos e boa semana.

NASSAH disse...

Nice recipe..

Pedrita disse...

marly, eu não li o jardineiro fiel. eu amo o filme. sabia q o fernando meirelles q sugeriu do filme ter mais cenas no continente africano? o roteiro focava na inglaterra. e ele pediu mais gravações no continente africano e q os protagonistas aceitaram de pronto.

Lucinalva disse...

Bom dia, Marly
Torta de limão é uma delícia. A leitura enriquece a vida. Bjs querida.

whatsapp do tirulipa disse...

Achei muito interessante atualmente esta sua postagens. Parabéns!
Whatsapp do Tirulipa

https://www.noticiasdaweb.com.br/carimbo-da-sorte/ disse...

Adorei ler seu post.
Capital de prêmios ao vivo
carimbo da sorte ao vivo

Chris Ferreira disse...

OI Marly, essa torta é maravilhosa. Não posso nem mostrar esse post para a minha filha porque ela vai querer que eu faça essa torta agora mesmo. É a preferida dela.
Eu também tenho lido mais. Mas tenho fotografado menos. Eu gosto de fotografar os lugares, a natureza. Como não tenho saído, não me sinto inspirada. Mas você me deu uma boa dica de fotografar os objetos. Gostei muito das suas fotos.
beijos
Chris


Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

Carolina G. Ticala disse...

Very interesting post! Thanks for sharing! 🎀🎀🎀

Vanessa disse...

Olá De novo rs
Voltei aqui para procurar receitas para fazer hoje para uma comemoração das bodas de casamento.
Obrigada por compartilhar tanta receita bacana.

Há!!!
Como você está?

Beijocas.


https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

sadhia disse...

Que fantastica essa receita Marli e que saudades da sua cozinha ..Eu amo sobremesas de limão..aqui em casa é uma das preferidas um beijinho
Espero que todos esteja, bem ai .
Saudades

Luma Rosa disse...

Oi, Marly!!
Tenho uma receita de merengue italiano que tirei do seu blogue :) Mas realmente, você fez postagens falando sobre tortas e lembro de uma foto com várias tortas de sabores diferentes. Acho que só tinha a foto da torta de limão. A memória já não está a mesma!
Você está conseguindo ler, mas eu estou bloqueada com essa pandemia. Tudo que começo não termino :( Uma situação que outras pessoas já compartilharam comigo. Acho que estamos todos pensando demais :D
Beijinhos no coração!!

Isa Sá disse...

Nunca comi torta de merengue.

Isabel Sá  
Brilhos da Moda

Jussara Neves Rezende disse...

Posso estar enganada, Marly, mas essa torta parece muito ser a que é tradicional em minha família. Eu mesma nunca fiz, mas minha mãe e minha filha a reproduzem sempre. Desejei agora!
Tenho lindo muito menos, atraída pela profusão de seriados disponíveis atualmente e com o tempo também reduzido pela companhia adorável de minha netinha...
Suas receitas, fotos e leituras são sempre recebidos como verdadeiros presentes, cara amiga.
Fiquemos bem!

Pin It button on image hover