sábado, 31 de janeiro de 2009

Na estante da cozinha e muffins de banana

Minha estante 'culinária' é uma desordem de papéis com receitas. Estas podem estar em livros, revistas, embalagens (ou rótulos de produtos), folhas copiadas dos blogs/sites e o escambau. Qualquer receita que me desperte a curiosidade é arquivada, ficando à espera da oportunidade de ser testada. Mostro abaixo uma parte dela:





Outra excentricidade minha é a mania de testar receitas de muffins, em busca do muffin perfeito. Como os muffins são fáceis de fazer, fáceis de comer (podem até dispensar o prato), e perfeitos para serem servidos em qualquer ocasião (dependendo da receita/decoração, até mesmo em festas!), vivo experimentando as receitas que me caem em mão. Mas ainda não encontrei uma que fosse melhor do que esta, que agora posto. É que estes muffins têm um equilíbrio perfeito no que diz respeito à textura, leveza, umidade e sabor. Não são gordurosos, apesar de levarem uma boa quantidade de manteiga/margarina (como os muffins clássicos, aliás), não são enjoativos e são super fofinhos. E a receita básica pode ser adaptada à vontade ao sabor que se deseje (acrescentando geléia, essência ou a fruta que se tenha em mão).

Na que fiz hoje, adicionei umas bananas (que de tão maduras já estavam quase "perdidas");
juntei também umas passas de uva porque elas tinham sobrado (já aferventadas) duma receita que preparei ontem. E fiz uma farofinha de canela, farinha e açúcar (streusel) para jogar em cima.

O resultado? Experimentem e me digam se não são deliciosos!




Muffins básicos
(faz 10 muffins)

xícara chá = 240 ml

Ingredientes
1 e 3/4 xícara (chá) de farinha de trigo
2/3 xícara (chá) de leite
8 colheres (sopa) de manteiga derretida
1 colher (sopa) de fermento em pó
3/4 xícara (chá) açúcar
1 ovo grande (jumbo)
1 colher (chá) de essência de baunilha

Preparo

Ligue o forno em temperatura média/alta (200ºC).
Unte com manteiga 10 forminhas de muffins ou ponha 10 forminhas
de papel (para muffins) dentro da forma para muffins.

Numa tigela bata ligeiramente:

A manteiga, o ovo, o leite, a essência e o açúcar. Reserve.

Numa outra tigela peneire a farinha com o fermento.

Junte o conteúdo das duas tigelas sem bater nem misturar muito.

Distribua a massa nas forminhas (não encha muito, pois a massa cresce bem) e leve-as a assar por 20/25 minutos, até o bolinho começar a dourar (ou até que passem no teste do palito).

Variação para muffins de bananas com streusel

Para fazer os muffins da foto, primeiramente não ponha a baunilha na massa. Depois junte a ela, meia xícara de passas de uva já aferventadas e escorridas e a banana cortada. Por fim, polvilhe a farofa sobre os muffins e leve-os ao forno.

Recheio
3 bananas bem maduras (prata ou nanica)
descascadas e cortadas em rodelinhas.


Streusel (farofinha)
1/4 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de canela em pó
1 colher (sopa) de manteiga derretida e fria
(se usar margarina escolha uma boa marca)


Preparo
Misture tudo, formando uma farofa e polvilhe-a sobre os muffins.


8 comentários:

ameixa seca disse...

Gosto muito de muffins também e com farofinha ficam um mimo. Essa receita de maple pecan cake deixou-me curiosa :)

Marly disse...

Olá, Ameixinha,
Esses muffins são os meus preferidos. Por não serem pesados (e saborosos), a gente vai logo comendo mais de um. O maple pecan
cake está na minha lista de "a serem preparados brevemente".
Beijinho.

Lili disse...

o q é pecan?

margaret disse...

Marly como gosto de doces que contenha recheio de banana, imagino como não deve ficar gostoso e quentinho então dar para tomar aquele café da tarde.

Cherry Blossom disse...

Ó eu aqui!
Estava namorando os seus livros e vendo se tenho algum igual....ahahah...
Ai! eu também sou assim..ahahaha...Quando eu me mudar de casa também vou mostrar a minha coleção, está tudo encaixado agora.
Mas sabe,eu adoro essa loucura e acho que não vou deixar nunca de gostar, coleciono livros e revistas sobre gastronomia desde menina.
É uma doce loucura!
Os muffins me apetecem, amo bananas!Você tem coisas maravilhosas aqui, fiz um tour rápido pelo seu blog, mas carece tempo para olhar melhor!
beijo
beijo!

Selma R Lopes disse...

Fiz sua receita uns dias atras e ficou DIVINA, fiz com maca bem azedinha.
Tbm fiz um muffin de pera e nozes do trembom.blogspost.com, que tem um sabor delicado e a pera da um show que nunca imaginei.
Vi que esta na sua lista o blog da Valentina, se vc quiser te mando a receita, pq vi que o blog esta mudando o formato.
De qq maneira, as duas receitas que testei ficaram muito boas, que serao repetidas muitas vezes, pois aqui em casa todos aprovaram!!!
Bjs.

Josy disse...

Marly querida, gostei muito dessa massa, super diferente da minha, não é a toa que meus muffins com cara de muffins não tinham é nada rsrsrs. Estou levando a receita, o dia que eu fizer, te aviso, e se der certo, por que eu sou uma negação em matéria de muffins e cupcakes. Obrigada pela dica. Esses estão lindos. Será que consigo?? hehe...bjocas

Danni e Lype disse...

Querida Marly,
Vim buscar a receita do muffins que você comentou no meu cantinho...
Hummm!!! Parece DELICIOSO!!! Adorei!!!
Vou experimentar com certeza...
Muito obrigada por tudo...
Grande beijo, Irene

Pin It button on image hover