Comprei uma bandeja de tomatinhos (do tipo 'sweet grape') porque os queria rechear e apresentá-los como sugestão de acompanhamento para o peru de Natal. Ocorre que na correria do dia-a-dia, acabei não podendo me dar ao trabalho de cortar e tirar as sementes de cada um, para depois rechear. E, no meio da estória eu também concluí que era melhor usar os tomates 'normais', nos quais se pode por mais recheio, além de darem menos trabalho, rsrs. E aí tive que bolar um jeito de aproveitar os tomatinhos de outra forma, o que me levou a decidir, no mesmo instante, a fazer com eles um confit (confit, para quem não sabe, é uma técnica de cozinhar os alimentos em óleos ou gorduras, a baixa temperatura, ou mesmo de apenas mantê-los dentro de certas substâncias, a fim de conservá-los). Este confit resulta num antepasto que pode ser usado como uma pastinha, para acompanhamento de pães e torradas, ou para os mesmos fins que a gente usa os tomates secos. É delicioso e vale muito a pena fazê-lo.
Confit de Tomatinhos
Ingredientes
1 bandeja de tomatinhos (a minha tinha 400g)
1/4 xícara (chá) de azeite de oliva extra virgem
1/2 colher (chá) rasa de sal marinho (ou outro), ou sal a gosto (usei o sal marinho italiano da foto abaixo)
8 folhinhas de manjericão fresco
1 pitada de açúcar
1 dente de alho grandão ou dois médios, bem picadinhos
4 pimentas rosa inteiras ou uma boa pitada de pimenta do reino moída na hora (não usei porque o meu sal era apimentado)
2 folhas de louro (ou uma pitada de louro em pó)
Preparo
Lave os tomatinhos e ponha-os numa tigela. Junte os demais ingredientes e revolva tudo. Despeje o conteúdo da tigela numa forma e leve a forma ao forno médio por 20 minutos, ou até que os tomates amoleçam. Sirva ou ponha o confit num vidro esterilizado ou numa tigelinha e cubra-a com filme plástico. conservando-a na geladeira.
......................................................................................................................................................
E a primeira sugestão de presente feito na cozinha é os suspiros, que têm muitos fãs, são fáceis de fazer e podem ficar muito bonitos. Os da foto foram feitos com uma receita clássica (aquela que indica duas colheres de sopa de açúcar para cada clara de ovo e pede para 'esquentar' as claras até que o açúcar dissolva). Eu, porém, sugiro, sem pestanejar, esta receita que é mais simples, mais rápida e infalível (os meus suspiros 'clássicos' - os das fotos abaixo -, da receita das duas colheres de açúcar para cada clara, demoraram cerca de três horas para secarem no forno, haja paciência! rsrs.). Se você quiser tornar os suspiros da receita acima mais saborosos, duplique a quantidade de sumo de limão (que passará a ser 1 colher de chá) e bata as claras por mais um minuto.
Olá Marly!!!Muito legal essa receita de tomates confit...eu comi uns em Gramado, no restaurante Moscerino que eram deliciosos...e os suspiros ficaram muito fofos!!
ResponderExcluirEu nunca cosigo achar nos supermercados esses tomatinhos...
ResponderExcluirMuito obrigada por me visitar.
Tenha uma ótima semana.
Bjs
Silmara
www.casaefogao.blogspot.com
OLÁ QUERIDA MARLY!
ResponderExcluirÓTIMA SUGESTÃO,ACHO ESTES TOMATINHOS MUITO PEQUENOS PARA RECHEAR DÃO TRABALHO MESMO, RSRS.
MAS VC É SUPER CRIATIVA PENSA EM TUDO,ADOREI!
TENHA UM ÓTIMO FERIADÃO!!
BEIJÃO......
Marly, minha boca encheu de água qdo vi estes tomates, imagina eles em cima de um pão italiano, menina tudo de bom rsrsrsrs
ResponderExcluirQue delícia, já anotei a receita de antepasto de tomate.
ResponderExcluirBeijocas
Hi Beauty!
ResponderExcluirTe digo que esses tomatinhos me deram uma vontade enormeeeeeeeee de comê-los todos!!! Que gulosa essa mulher, my God!!! mas como moro longe os farei eu mesma, copiando a minha amiga super Chef! Adoro os sabores mediterrâneos. que culpa eu tenho uai!!!
Mas os suspirinhos não ficam atrás, coisinhas mais lindas!
Ciao Bella!
Marly,
ResponderExcluirAdorei a ideia dos tomatinhos, e esses suspirinhos são muito graciosos.
O problema é que levam um tempão no forno, não?
Mas valem.
Beijos.
Adorei essa receita de tomatinhos...parece ótimo!
ResponderExcluirBjos.
Marly minha querida, adoro esses tomatinhos, são meio que adocicados e devem ter ficado deliciosos nessa sua receita. Ótima idéia de antepasto. Gostei muito. Os suspirinhos estão lindos, delicados e perfeitinhos, mas nem me arrisco a fazê-los, e mesmo que tentar não ficarão nem de longe perfeitinhos assim como os seus hehehe.
ResponderExcluirBjos amiga uma linda semana cheia de alegrias
Marly minha linda adorei a ideia dos suspiros enfeitadinhos, lindo para enfeitar a mesa de Natal...vc é mesmo uma florzinha!
ResponderExcluirXelim...='.'!!!!
Oi Marly,
ResponderExcluirOs tomatinhos ja estao na minha lista, devem ser maravilhosos. E quanto aos suspirinhos, as suas dicas são valiosas. Ficaram lindos e com certeza vão agradar, e muito, neste Natal.
Uma ótima semana pra vc!
Bjsss
Vixi! Esqueci que aí no Brasil vcs estão no meio de um feriadão! rsrsrs
ResponderExcluirEntão, um ótimo feriado pra vc!
Bjsss
Marly,
ResponderExcluirEu plantei tomatinhos ano passado e colhi muitos.
Amo suspiros. Taí uma coisa que vou comer muito quando chegar no Brasil. Aqui tem, mas é muito sem gosto.
Fiquei de olho nessas bandejas e com certeza comeria muito. Risos Olha a educação! Rs
Vim desejar um lindo feriado. Beijos
Marly, bom dia!
ResponderExcluirQuerida, obrigada pela visita e recadinho lá no blog, amei!!
O que mais me preocupa com minha filha é que infelizmente não é uma doença de infância, é um vírus da Coqueluche que está atingindo a todos de qualquer idade, mas graças a Deus o tratamento está dando certo, depois de 15 dias, esta foi a primeira noite que ela não tossiu nem uma vez, graças a Deus !
Obrigda pelo apoio e carinho.
Bjs e tenha um excelente dia.
Os tomatinhos com certeza são maravilhosos, mas esses suspiros estão perfeitos!!
ResponderExcluirBjos
Acho que iria ter muito trabalho para rechear e demoraria muito.
ResponderExcluirFicou perfeito o confit, acertou na escolha.
bjs
Amiga esses tomatinhos me deu água na boca, e são super fáceis de preparar!!! E os suspiros, que lindo para decorar a mesa de Natal! Adorei!!! Bjks
ResponderExcluirQue tomatinhos lindos! Adoro suspiros mas não consigo fazer no meu forno :)
ResponderExcluirMarly querida, ameiiiiiiii as receitas!!!
ResponderExcluirEstes tomates são uma perdição, né?
E os suspiros, que mará, adoro!!!
Realmente é uma ótima sugestão para presente!
Obrigada por seu carinho lá no blog, amei suas palavras!
Beijosssssssss e um lindo feriado pra ti
Vero
Marly, minha querida mestra!
ResponderExcluirObrigada pelo seu carinho. Estou tentando retomar o blog, ainda meio complicado, mas chego lá!
Tenha certeza que estes tomatinhos irão prá minha cozinha também!
Beijão
amei sua sugestão amiga eu sugiro também meus cupcakes de natal que ficaram ótimos ....bjoca esse com certeza vou fazer bjus
ResponderExcluirhumm... adorei a sugestão dos tomatinhos... levemente adocicados e com o manjericão devem ficar irresistivelmente deliciosos!
ResponderExcluirOs suspiros dispensam comentários...
beijo e boa semana (ou o que resta dela)
Marly, seus posts são de comer com os olhos lindos! Seu bom gosto e senso de estética são impressionantes! Adorei os tomatinhos: tenho uma caixa na geladeira e pretendo usá-los para essa receita!!!!! Ah, também vim que dizer que vou publicar seu texto na sexta mesmo, MUITO OBRIGADA! Você é uma pessoa nota quez que admiro bastante! Um beijão!
ResponderExcluirEsses tomatinhos já são muito saborosos sem tempero algum, imagino o sabor deles "confitado"!
ResponderExcluirbeijos
Olá Marly!!Obrigada!!Os primeiros lugares estão nesse site:
ResponderExcluirhttp://mdemulher.abril.com.br/culinaria/especial/minha-receita-preferida/
E todas as receitas estão na revistinha da semana! são muito boas, pretendo testar várias!!bjinhos e bom fim de semana!!!
Marly, os tomatinhos me fizeram lembrar de uma receita que vi uma vez com a inglesinha Miss Dahl, a Sophie. Mas os dela eram inteiros e assados com muito azeite e ervas como alecrim, fiquei imaginado o perfume! Adorei a dica destes tomatinhos!
ResponderExcluirVocê tá bem? Desculpe-me pela falta de visita e de palavras, estive maluca com correrias, problemas e filha em formatura, mas acabava sempre pensando em você...bjo querida...