domingo, 4 de dezembro de 2011

Bolo Floresta Negra Revisitado no 3º Aniversário do Blog!








Fiz este bolo (que será entregue amanhã) para a minha irmã M, que fez aniversário no último dia 28. Com ele quero também registrar os três anos do blog, completados no dia 6 de novembro (há quase um mês, portanto, rsrs). Tanto o aniversário da mana quanto o do blog estão sendo celebrados com atraso: o dela porque ficou protelando a marcação da data,  para a reunião familiar, até que chegamos ao dia de hoje, rsrs. E o do blog por causa da correria do dia-a-dia, e também porque constatei que há muitos blogs aniversariando em novembro, coisa que fez com que eu aguardasse o momento propício para fazer a minha 'festa', que também acabou se atrasando demais, rsrs. O bolo escolhido foi o floresta negra, este bolo alemão tão apreciado no mundo inteiro! Ele já foi apresentado aqui, neste post, mas desta vez eu o trouxe numa versão nova, cuja diferença é o acréscimo de uma farta camada de mousse de chocolate firme. Como o bolo não seria cortado aqui (e duvido que eu venha a pôr a mão numa fatia), resolvi fotografar o interior dele, enquanto o fazia, para que vocês possam ver como é que ele fica, rsrs.

 
Floresta Negra Revisitado
(Floresta Negra com Mousse de Chocolate)


Bolo Nega Maluca

Ingredientes

2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 e 1/2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de chocolate em pó
1 xícara (chá) de leite (ou água) fervente
3/4 xícara (chá) de óleo culinário
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal
3 ovos grandes
10 gotas de essência de baunilha

Preparo

Ponha os ingredientes (exceto o leite e o fermento) numa tigela grande. Misture tudo com um fouet. Junte o leite e, por fim o fermento, e misture-os também à massa. Ponha a mistura numa forma untada e polvilhada de farinha (usei uma de 23cm de diâmetro) e leve-a ao forno médio (180ºC), por cerca de 45 minutos ou até que passe no teste do palito. Depois de assado, deixe que esfrie ligeiramente e tire o bolo da forma, para que acabe de esfriar.

Mousse de Chocolate Firme
Ingredientes
300g de chocolate meio amargo ralado ou bem picado
100g de chocolate ao leite ralado ou bem picado
200g de creme de leite  'leve' (com 17% de gordura, se usar o integral não use a manteiga abaixo)
2 colheres (sopa) de manteiga)
6g (meio pacotinho) de gelatina em pó sem cor e sem sabor
4 colheres (sopa) de água quente para dissolver a gelatina
300ml de Chantilly já preparado (veja como fazer Chantilly abaixo)
Preparo
Derreta - no microondas ou em banho maria  - os chocolates misturados com os 200g de creme de leite e a manteiga, se for usá-la. Enquanto isso, despeje a gelatina sobre a água quente - numa tigelinha ou panelinha, conforme o caso, mexa bem - e leve-a ao microondas ou ao banho-maria para que acabe de dissolver. No microondas, faça isto na potência média, por 15 segundos. No banho-maria, não ponha a vasilha da gelatina sobre água fervente, apenas quente, e mexa até que dissolva. Deixe que a gelatina e a mistura do chocolate amornem e ponha todos os ingredientes da mousse (chocolate derretido + gelatina dissolvida + chatilly) na tigela da batedeira e bata até misturar tudo. Empregue.
Chantilly
(antes de mais nada, deixe o creme de leite na geladeira, por pelo menos doze horas, antes de empregá-lo na receita. E meia hora antes, ponha a tigela e o batedor da batedeira no freezer, ou no congelador, para que também esfriem bem).
Ingredientes

1 litro de creme de leite  fresco (ou natas) bem gelado
6 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha
Preparo

Ponha o creme de leite na tigela da batedeira e bata - em velocidade média - até que ele forme picos moles. Acrescente o açúcar e a essência e bata até que fique firme (neste ponto, o batedor da batedeira forma desenhos no creme), mas não bata demais, ou o  chantilly vai virar manteiga. Depois de pronto, separe os 300ml que serão usados na mousse acima, e empregue o restante no recheio e na decoração do bolo (veja a foto).

Calda
(caso você não tenha Kirsh, use aguardente de cana, ou seja, cachaça)
Ingredientes
3 colheres (sopa) de Kirsh (aguardente de cereja) + a calda (maraschino) de dois vidrinhos de cereja em calda (200g cada vidro) ou a calda de um vidro grande (400g) + 1/4 de xícara (chá) de água
Preparo
Misture tudo e use para umedecer a massa do bolo.

Outros

2 vidros (200g cada, ou 1 vidro grande de 400g) de cerejas ao maraschino

Para o topo do bolo:

1 pacotinho de cerejas frescas (no meu havia 22 cerejas) bem lavadas (usei doze cerejas no topo do meu bolo. Elas foram meio banhadas em chocolate, mas isto é opcional. Caso queria fazer o mesmo, derreta e faça a temperagem de 1 xícara de chocolate meio amargo, e mergulhe as cerejas - até o meio - nele. Ponha as cerejas numa assadeirinha forrada com papel alumínio, para que o chocolate seque).

Ganache
(para cobrir o bolo)

Ingredientes

400g de chocolate meio amargo ralado ou raspado
200g de creme de leite sem soro (usei 1 caixinha, que já vem sem soro)

Preparo

Misture os dois ingredientes numa tigela de vidro e leve a tigela ao mircroondas, em potência média, por trinta segundos. Mexa e devolva a tigela ao microondas, por mais trinta segundos (potência média) e vá repetindo o procedimento até que a mistura esteja lisa. Caso prefira fazer o ganache no banho-maria. ponha a tigela sobre uma panela (em que a tigela se encaixe, sem tocar na água) com água quente (não fervente), e vá mexendo até que a mistura fique lisa. Feito isto, cubra e ponha a tigela na geladeira por uns 20 minutos (para que o creme esfrie) e depois bata-o, na batedeira, até que fique espesso e cremoso, mas não bata demais, ou endurecerá e será impossível espalhá-lo no bolo, rsrs, caso isto aconteça, pingue umas gotinhas de leite fervente sobre o creme e bata novamente, até que ele volte a ficar cremoso.

Montagem

Tire o bolo da forma. Lave, enxugue e forre a forma com papel alumínio. Corte o bolo ao meio e ponha uma das metades de volta na forma preparada (ou  num aro, como eu fiz). Molhe o bolo com metade da calda (ou menos, se assim o preferir) e espalhe a mousse sobre o bolo. Cubra com filme plástico e leve a forma à geladeira por pelo menos 4 horas (eu deixei por uma noite). Feito isto, espalhe uma xícara e meia de chantilly sobre a mousse e sobre o chantilly espalhe a cereja em calda, picada. Sobre a cereja ponha a outra metade do bolo e molhe esta metade com a outra metade da calda. ajeite e nivele bem os bolos com os recheios e cubra-o com o ganache. Decore o bolo com chantilly, posto num saco de confeiteiro, e decore-o com as cerejas frescas.

58 comentários:

Unknown disse...

Fica chiquérrimo, e gostosíssimo, como tudo que sai dessa cozinha magnífica!

Parabéns ao blog, à dona do blog, e à irmã da dona do blog!!!

Meus votos de felicidades a todos!

Carol disse...

Aquele rocambole surpresa não me sai da cabeça, bem quando eu mais preciso emagrecer (ô raiva de não poder comer).
Seu blog é um delicioso caderno virtual de receitas.
Beijos

Akemi disse...

Marly, parabéns pelo aniversário do blog e pra sua irmã! Floresta Negra é um dos meus bolos recheados favoritos e adorei sua reinvenção! Esse mousse de chocolate de corte deve ser uma delícia!!!
Bjss e uma linda semana!

Cris disse...

Que espetáculo de bolo!
Receita anotada!
Obrigada por compartilhar conosco querida!
bjs pra vc!!

Cris - Kitutis da Cris

Leila Sassaki disse...

Amiga do céu, que espetáculo esse bolo!!!! Tô aqui babando por ele!!! Fala pra sua irmã guardar um pedacinho pra mim! rsrs

Parabens pelo niver do blog, que venham muitos outros aniversários e que vc continue nos encantando com essas delícias todas que saem da sua cozinha.

Beijo e boa semana pra vc!!!

Vero Kraemer disse...

Marly querida, que delícia, adoro este bolo!!!
Que receita mará!!!
Parabéns pelo aniversário do blog!!!
Que venhas muitos outros!
Te desejo uma linda semana
Beijosssssssssss
Vero

Lina disse...

Olá, Marly!Antes de mais, parabéns por 3 anos de dedicação e beleza que sempre nos apresentas!Este bolo está divino e lindo, só de olhar já fiquei a salivar, imagino o sabor!
Beijinhos

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog! o bolo ficou lindo e deve ser muuuuiiitooooo gostoso...
beijinhos e maravilhosa semana prá você.

Nilda Biagio disse...

Olá Marly
É sempre uma delícia passar por aqui!!
A vc uma òtima semana!!
Bj
Nilda

Andréa Santana disse...

QUERIDA MARLY,
QUE VENHAM MUITOS E MUITOS ANOS DE SUCESSOS, SUAS RECEITAS SÃO PERFEITAS!
PARABÉNS, AMO O SEU CANTINHO LINDO!
FELIZ ANIVERSÁRIO P/ SUA IRMÃ!

TENHA UMA SEMANA ABENÇOADA NA GRAÇA DE DEUS!

Coisas de Tássia disse...

Parabéns pelos três anos de blog, este bolo deve ter ficado maravilhosa!!!

bjos

Rachel disse...

Que bolo lindo, lindo e delicioso com certeza!
Ótimo para celebrar datas tão especiais.
Parabéns a irmã...muita saúde para ela.
Para o blog, sucesso e vida longa, afinal daqui ainda há de sair muitas guloseimas maravilhosas como essa!!!

Amiga, você comenta que o creme de leite de caixinha não tem soro...eu também acreditava nisso, até que perdi a receita de um molho nesse fim de semana. Talvez seja a marca, o que acha?!

Bjuss e ótima semana!

Liliane disse...

Marly, que bolo lindo.
Parabéns
www.caminhodagula.blogspot.com

Marly disse...

Oi, gente,

Muito obrigada pelas visitas e comentários carinhosos!

Rach,

O problema com os cremes de leite é que o percentual de gordura deles tem variado muito, alguns são quase um leite (sem o 'creme', rsrs), Foi por isto que eu mencionei o percentual de gordura do que eu usei nesta receita que, sendo muito baixo, me obrigou a acrescentar manteiga.
Daqui para a frente, o negócio é a gente ter o cuidado de averiguar se o creme que usamos é mesmo apropriado à receita, para não correr o risco de não ver a receita resultar no esperado,né?

Beijoca e bom dia, queridas!

Cíntia A. S. Sevaux disse...

Olá Marly!!nossa que bolo é esse?!Ai já pude imaginar mil variações Ah bolo mousse é bom demais....e Parabéns pelos 3 anos de blog!!!que venham muitas gostosuras!!!bjinhos e uma excelente semana !!!

Tami Fonseca Sousa disse...

Oi Marly, vim retribuir a visita e dizer que é sempre bem vinda em minha casinha.
Adorei seu blog e tmbm estou te seguindo.
Ótima semana.
Bjinhuxx carinhosos.

♥ TAMI ♥

Érica disse...

Parabéns pelo blog.
O bolo ficou divino, gosto de bolos com bastante recheio.
bjs

Chefs.com disse...

Adorei essa versão do bolo, ficou super bacana!
Parabéns pra sua maninha e pro blog, que eu curto de montão!!!
Bj,
Marcela.

Renata disse...

Que perdição, Marly! Adorei a idéia da mousse, o que já era MUITO bom, vc conseguiu melhorar ainda mais! Delícia!
Parabéns pelo blog, é sempre hora de comemorar um espaço tão bacana quanto o seu.
Ah, e feliz aniversário para sua irmã!
Bjsss

Gina disse...

Se meu marido visse essa foto..., teria que correr pra cozinha pra fazer pra ele!
Floresta negra na sua versão é muito mais incrementado.
Parabéns pelos 3 anos desse lindo blog e pelo niver da irmã!
Bjs.

Manu disse...

Lindo lindo lindo! E com essas cerejas fica bem festivo! Perfeito pra essa época do ano!
Beijos!

tatiane disse...

Marly, bolo floresta negra é meu preferido de todos os tempos - aquele bolo que me privo de comer porque eu só paro quando acabo com tudo! Que horror, né?
Ficou tão lindo seu bolo, e adorei a idéia de incrementar com mousse de chocolate.
beijos e boa semana

Elen disse...

Delicia de bolo...

E parabéns

abraços

Josy disse...

Marly querida parabéns pelo blog, saiba que adoro seu bloguito, é inspirador, gostoso de se visitar aos olhos e ao paladar, além do mais a dona é um doce de pessoa,muito simpática, carinhosa e super caprichosa. Parabéns a sua irmã que ela tenha muitas felicidades, saúde, alegrias e muita paz. O seu bolo está maravilhoso, gostei muito do recheio de corte, e a decoração dispensa qualquer comentário. Parabéns miga.Bjos

Unknown disse...

Bem, que espectáculo de bolo..fica logo comido pelos olhos:)

bjus
Cila

Ivani disse...

nossa, que vontade de dar uma mordida.
chego a sentir o cheirinho.
ja copiei e colei a receita para nao esquecer.
um dia eu farei!
parabens pelo maravilhoso blog, tao simpatico e cheiroso rsrsrs
beijos querida, boa noite por ai.

Sara Ramos disse...

Estou sem palavras. Está lindissimo. Beijocas

www.sosimplesassim.com.br disse...

Linda forma de comemorar o aniversário desse excelente blog!
Muito sucesso, Marly, que voce continue sempre conosco divindo essas delícias.
Bj,
Lylia

Adri disse...

Santíssimo!! Que bolo, mais lindo!! Parabéns! Parabéns! Impecável! Sucesso! Bjão

Ameixinha disse...

Meu Deus, que bolo maravilhoso. Falta-me a coragem para fazer algo com tantos passos, embora pareça bem simples :)

sadhia disse...

que maravilhoso e espetacular....ameiiiiiii maravilhosos ..ai que delicia de bolo amei
amiga tem sorteio no blog corre lá bjokas sadhia

Anônimo disse...

Marly, minha irmã querida!!!!

Como sempre nos surpreendendo com suas delícias.
Obrigada pela lembrança e beijos no coração.
Márcia

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Marly,
Realmente fico abismada ao ver que a cada dia você se supera. Quando eu penso que vai ser difícil você fazer algo mais bonito do que o que nos está mostrando, passa um tempinho e lá vem você com um bolo mas do que maravilhoso.
Parabéns para você e para seu blog.
Beijos.

Tays Rocha disse...

Marly querida, ando numa correria louca, sempre leio teus posts pelo Reader, mas não estava conseguindo vir... mas hj vc pegou pelo meu fraco, amo esse bolo, é o meu preferido! Receita favoritada, quero testar em breve e adaptar prá cupcakes tbm. Depois te conto!

Beijocas ♥

Tays Rocha disse...

Me empolguei com o bolo e não escrevi tudo... kkkkkkk

Parabéns querida, pelo aniversário do blog, que venham muitos anos mais de sucesso e alegria, de muitas coisas gostosas!!!

Beijocas ♥

Renata C., UMA EXPATRIADA (mulher moderna, esposa, mãe...) disse...

Super-parabenssssssssssss! Mil bjs!

Andréa Santana disse...

MARLY QUERIDA,
TEM PROMOÇÃO NO MEU BLOG PARTICIPE!

TENHA UM ÓTIMO DIA!
BJS...♥

Gabriela Fatel disse...

Tiaaaa que coisaaa Linda!!!! parabéns pelo seu Blog!!! e parabéns novamente tia M. Beijokas! Gabi

cucchiaiopieno.com.br disse...

Parabéns para a tua irmã e pelo aniversário do blog!
Esse bolo ficou maravilhoso!
Um abraço
Léia

Andréa Santana disse...

MARLY QUERIDA,
OBRIGADA PELO CARINHO QUE DEUS TE ABENÇOE SEMPRE!
BJS....♥

Leticia disse...

Nossa! Seu blog é lindíssimo! Parabéns!
Estou procurando a massa de chocolate para cobrir bolo, uma que dá para modelar mas não consigo encontrar...Voce pode me ajudar???
Um abraço,
Letícia

Anônimo disse...

Que bolo maravilhoso!!!
Parabéns ao blog delicioso de se ver que é o seu e a sua irmã também!
Beijo:)
Janice

Marly disse...

Oi, Gente!

Muito, mas muito obrigada mesmo, pela visita e comentários carinhosos!

Letícia, querida, atendendo ao seu pedido, acabei de colocar um link para a pasta de chocolate na barra lateral do blog. Clique na imagem do bolo onde está escrito 'Pasta Fantástica de Chocolate', ele está na coluna 'Já apareceram Por Aqui', ok?

Um grande beijo para todas!

Bete disse...

apor vários motivos eu gosto gosto de visitar seu blog e hoje eu encontrei este bolo com musse de chocolate do jeito que eu preciso! Adorei!
Bjos!

Luana Arakaki disse...

Adorei, Marly! Parabéns pro blog e pra sua maninha atrasado...rsrs. Bjs bjs

Anônimo disse...

quanta coisa boa por aquii adorei passarei com mais calma para ver todas as receitas bjj
Monica
www.coisasdaminhacasa.blogspot.com

Simone Scharamm disse...

Que bolo mais lindo, minha amiga!
Parabéns pelo niver do blog!
Continue nos presenteando com suas gostosas receitas e lindas fotos!
Beijos!

Mayana Bonilha disse...

Ain, com essa chuvinha lá fora, olhar esse bolo me deixou sonhando!!!!!!!!!

beijinhus,May


baonilha.blogspot.com
bemcasadodebaonilha.blogspot.com
@baonilha

mollymell disse...

Marly, devo confessar q não tenho visitado seu blog, mas vejo q tenho perdido muita coisa boa acontecendo por aqui. Suas fotos estão simplesmente maravilhosas. Suas receitas são de dar água na boca. Que espaço lindo q você tem aqui.

Parabéns pelo 3 ano de seu belo blog.

Lucinha disse...

Marly,

Apesar de não vir aqui assiduamente,lhe confesso que gosto demais daqui. Não sou boa na culinária, mas admiro quem é.
Esse bolo é simplesmente divino!

Parabéns pelo aniversário da sua irmão e do blog, mesmo mais atrasada que você nessa postagem. Rs

Amiga, estou indo de férias ao Brasil como você sabe, e vim aqui deixar meu abraço e desejar tudo de bom nessa vida pra você e toda a família.

Ahh hoje, fiquei super feliz ao ver as arvorezinhas de Natal que você fez no blog Copy & Paste. A Susi tem muito bom gosto, e seu trabalho ficou muito lindo. Amei te ver por lá.

Beijos

Emília disse...

Menina, que bolo é ESSE?? Fiquei apaixonada...
Bjos

c r i s disse...

Ai Marly, choquei nos furinhos da massa do bolo! que delícia!...Kkkkk! Bjokas...cris:}

Katia Bonfadini disse...

Marly, parabéns pelos 3 anos do bloog que recebeu um bolo digno de seu talento e criatividade! Está maravilhoso e eu adoraria comer um pedacinho! Que você continue nos presenteando com muitas outras receitas e sugestões decorativas originais!!!! Um grande beijo!

Unknown disse...

Nossa, que maravilha!
Obrigada por compartilhar conosco!
Com certeza vou fazer essa maravilha de receita!

Unknown disse...

Nossa, que maravilha!
Obrigada por compartilhar conosco!
Com certeza vou fazer essa maravilha de receita!

Priscila Schulz disse...

Nossaaaaa, esse bolo tá muito legal! Maravilhoso!!!
Quero super fazer. Adoro!
Parabéns pela criação.
Abraços

Rehoboth disse...

mouth watering captures

Thanks

topo de bolo disse...

deu agua na boca, que bolo lindo e delecioso..

Pin It button on image hover