
Olá! Como eu havia explicado no post abaixo, fiz este zuccotto anteontem, usando a massa do rocambole (pão-de-ló de chocolate), cuja receita republiquei então. Ele foi feito segundo a inspiração e disponibilidade de ingredientes do momento, mas eu procurei adequá-lo ao gosto do povo que ia comê-lo, que era Bellitta e o namorado. O zuccotto é um bolo italiano gelado, que geralmente leva avelãs e chantilly no recheio, mas é claro que cada um o pode fazer, usando o que bem desejar. Eu aproveitei até mesmo as aparas do pão de ló no meu recheio, rsrs. A receita parece grande e trabalhosa, mas este bolo consiste apenas numa massa de pão-de-ló, disposta no fundo de um molde esférico (em forma de domo), que é recheado com cremes que possam ser bem refrigerados ou até congelados (caso em que se recheia o bolo com sorvete). Por esta característca este bolo tem de ser servido tão logo é retirado do refrigerador.
Zuccotto de Brigadeiro Branco e morango
Massa
Recheios
1º Recheio
Brigadeiro branco com Chocolate + 400g de morangos já higienizados e cortados ao meio
Brigadeiro Branco com Chocolate branco
1 lata de leite
condensado
1 colher de sopa de manteiga
100g de chocolate
branco de boa qualidade, bem picado ou ralado
350g de creme de leite fresco
3 colheres de sopa de açúcar
Preparo
Misture o leite condensado e a manteiga
numa panela pequena e leve-a ao fogo, mexendo sempre só até ferver. Apague o fogo, junte o chocolate e mexa até
que derreta. Ponha a panela à parte, coberta com um pano, para que o doce
esfrie um pouco. Quando estiver morno, ponha-o na tigela da batedeira, junte o creme de leite e o açúcar e bata até que tudo fique bem homogeneizado. Use este creme, misturado aos morangos cortados, para fazer o primeiro recheio do bolo.
2º Recheio
Chantilly + as aparas do pão de ló de chocolate da massa (as aparas são opcionais)
Chantilly
Ingredientes
2 xícara (chá) de creme de leite fresco
geladíssimo
4 colheres (sopa) de açúcar
6 gotas de essência de baunilha
Preparo
Ponha o creme na tigela da batedeira e bata, em
velocidade média, até começar a encorpar, acrescente o açúcar, aos poucos, e a
essência. Bata até ficar firme, mas não bata demais, pois o creme poderá virar manteiga,
rsrs.
Pique as aparas que sobrarem do bolo. Junte-as ao chantilly e use o creme resultante para rechear o bolo.
Cobertura
Ganache de Chocolate
Ingredientes
200g de chocolate meio amargo de boa qualidade
100 g de de creme de leite (pode ser o de caxinha, não fresco)
Preparo
Misture tudo e derreta a mistura no microondas ou em banho-maria. Deixe que esfrie bem, em temperatura ambiente ou no refrigerador, e então bata a mistura na bateira até que clarei um pouco e fique cremosa. Cubra o bolo com ela. Veja dicas sobre ganache aqui.
Como Fazer a montagem do bolo:
Depois de a massa assada, corte-a em tiras e reserve-as. Cubra uma tigela ou assadeira, em forma de domo, com filme plástico (dica: para que o filme fique bem aderido à tigela ou assadeira, unte-a previamente com manteiga). Não deixe de forrar o molde com o filme plástico, porque senão depois não será possível tirar o bolo do molde sem quebrá-lo). Distribua as tiras do bolo sobre o filme plástico, cobrindo todo o fundo do molde (dica: você pode cortar previamente as tiras de modo a ajustá-las ao molde. Cuide para que as tiras do bolo fiquem bem unidas, umas às outras. Depois que o molde estiver todo coberto com as tiras, distribua os recheios sobre elas. Quando o bolo estiver todo recheado, cubra-o com filme plástico e leve-o ao refrigerador por no mínimo doze horas. Passado o tempo de refrigeração, vire o molde sobre o prato em que o bolo será servido, e destaque o filme plástico cuidadosamente. Cubra-o com o ganache já frio e firme. Sirva o bolo imediatamente.