segunda-feira, 24 de junho de 2019

Risoto de Aspargo, livro: Flores raras e banalíssimas e o que rolou nos últimos dias


Olá, amigos!
Submeti-me a uma cirurgia recentemente, mas só quero falar do processo que me levou a ela depois que ele estiver concluído.

No dia dos namorados preparei este delicioso risoto de aspargos. Eu ainda não havia feito risoto com este vegetal e achei que o prato fica surpreendentemente gostoso. Também li o livro abaixo e preparei algumas mesas, desde o meu último post, conforme podem ver nas fotos a seguir.

Risoto de aspargos

(atenção para o cozimento diferenciado das partes do aspargo)

Ingredientes

2 xícaras de arroz arbório ou carnarolli
1 maço de aspargos (cerca de 400 gramas)
1 litro de caldo de vegetais (se necessário, complete o cozimento do risoto com água em que cozinhar o aspargo. O caldo deve permanecer aquecido, em fogo baixo, durante o preparo do risoto)
sal a gosto
1 cebola pequena picada
1 dente de alho esmagado
2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem 
4 colheres de sopa de manteiga (duas para o risoto, e duas para fritar as pontas superiores do aspargo)
1/2 xícara de vinho branco seco (ou duas colheres de sopa de um bom vinagre)
1 xícara de queijo parmesão de boa qualidade, ralado no momento

Preparo

Comece higienizando e cortando as pontas inferiores do aspargo, caso estejam muito duras (costuma ser uma parte pequena). Corte e separe as pontas superiores (que medem uns 3 centímetros). Corte em pedaços o restante do aspargo e ponha para cozinhar em água com um pouco de sal, até que amoleçam. Escorra a água e reserve-a. Bata os aspargos cozidos, com um pouco da água do cozimento, no liquidificador, para que vire uma pasta. Reserve esta pasta. Frite as pontas superiores em duas colheres de manteiga e tempere essas pontas com sal, pimenta ou o que desejar. Reserve-as. 
Numa panela média, de fundo grosso, aqueça o azeite. Acrescente a cebola e frite-a até que fique transparente. Junte o alho e continue fritando a mistura até que o alho comece a dourar. Adicione o arroz (sem lavar!) e frite tudo por 1 minuto. Acrescente o vinho e cozinhe tudo, mexendo sempre, até que o vinho evapore.
Então vá acrescentando o caldo de vegetal  - que deverá estar sendo mantido em fogo baixo - até que o arroz fique quase no ponto (que é 'al dente'). Junte a massa do aspargos batido e misture tudo. Adicione a manteiga restante e as pontas fritas do aspargo. Sirva imediatamente polvilhado com o queijo.




Outras mesas



******




Li o livro Flores raras e banalíssimas (de Carmen L. Oliveira), que aborda  o relacionamento da socialite (paisagista e esteta) brasileira Maria Carlota Costallat de Macedo Soares (conhecida por Lota Soares) e a – muito celebrada e premiada - poeta norte americana Elizabeth Bishop.

                           Lota Soares e Elizabeth Bishop - imagens da Internet

Bishop chegou ao Brasil por uma casualidade, em 1951, após decidir-se por viagem à América do Sul, em decorrência do recebimento de certo valor, em dinheiro, do Bryn Mawr College (a título de incentivo). Aqui reencontrou Lota Soares (que conhecera anteriormente nos EUA) e com ela iniciou um relacionamento amoroso, que a levou a permanecer no país por quase 20 anos.
O livro prende a atenção pela escrita simples e cativante, mas também e principalmente, devido à singularidade das duas mulheres retratadas: homossexuais assumidas (embora, claro, discretas, naqueles anos de muita repressão), talentosas (cada uma à sua maneira) e vanguardistas. Como pano de fundo, assistimos à  história do Brasil, com destaque para os anos 50 e 60, fato que considerei de suma importância, especialmente agora, que parece haver muitas pessoas interessadas em que a história recente do país seja apagada.
Aliás, sem que a autora tenha se aprofundado no tema político é possível entender até mesmo a conjuntura política atual (se o leitor não for um completo alienado). Também nos são mostradas as velhas picuinhas e mesquinhas disputas políticas, sempre tão arraigadas em nossa história.

Antes de ler esta obra eu já conhecia algumas das frases de Bishop sobre o Brasil (sempre críticas ou satíricas) e isto me levou a comprar um livro de cartas dela, do qual tenciono falar depois que o tiver lido.



6 comentários:

Pedrita disse...

espero q vc esteja melhor. eu era fascinada pelos poemas da bishop. foi uma grande surpresa descobrir que ela viveu 16 anos no brasil e teve contato com a intelectualidade brasileira. eu só vi o filme, fiquei curiosa em ler o livro. tb fiquei boquiaberta de conhecer a arquiteta responsável pelo aterro do flamengo e da criação daquelas luminárias que simbolizam a lua. esse risoto deve ser uma delícia. e q linda a foto da montagem do prato, toalha, q talento. beijos, pedrita

A Paixão da Isa disse...

espero que esta tudo a correr como desejas amiga te desejo mta saude tudo de bom adorei este teu risoto assim como as mesas mt bonitas parabens pelo post as rapidas melhoras tudo de bom bjs

Prata da casa disse...

Olá Marly: espero que te sintas melhor.As cirurgias podem ser complicadas, infelizmente. Também fui operada há dois meses, mas graças a Deus, correu tudo bem e estou em recuperação.
Adorei as mesas. Tudo tão lindo, delicado e sofisticado. Um prazer para os olhos, tal como este risoto deve ser um prazer para o paladar.
Bjn
Márcia

Monalise Nogueira disse...

Hum esse risoto está com uma cara deliciosa, olha, boa mesmo! Vou salvar a receita! Bjs Monalise www.dividindoexperiencias

Dalva Rodrigues disse...

Oi Marly! Um degrau a cada vez, dia após dia, sempre!
Como não se encantar com suas mesas tão lindas, amei especialmente o primeiro prato, com essa receita deliciosa(estou supondo pois nunca comi aspargos frescos), acho que nunca vi para vender.
E encerra com uma dica cultural, show!
Adorei, abraço!

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Marly,
Muito obrigada pela beleza do post. Como sempre, você me deixa encantada com suas fotos, decoração e quitutes. E de quebra, com dicas interessantes sobre livros.
O risoto, com certeza vou fazer. Aos domingos, com certa frequência, faço um risoto. E esse terá sua vez.
E o livro, vou ler.
Beijos.

Pin It button on image hover