quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Ratatouille, no primeiro post sobre o Natal de 2020

 



Olá, amigos!

Dei o ponta pé inicial para o Natal de 2020! Confesso que fiz isso mais pelo desejo de me animar, já que teremos um fim de ano ainda em isolamento. Mas justamente por termos tido um ano muito difícil, eu tinha a intenção de renovar tudo neste Natal, a começar pela árvore. Porém, ainda agora, em novembro, encontramos as lojas tão lotadas de gente, que meu marido - de cara - descartou a nossa entrada nelas. Então, o jeito foi usar o que tínhamos. Eu queria uma decoração simples e nas cores tradicionais do Natal (vermelho, verde e dourado) e o resultado foi este, visto nas fotos. Tudo simples! Por falar nisso, a cada ano que passa, é maior a minha vontade de fazer uma festa de Natal mais tropical, mais de acordo com o nosso clima e os nossos gostos. Isso não é lá muito fácil porque esta festa é inteiramente importada. Mas - na medida do possível - eu tenho evitado as coisas que lembrem inverno. E isso tem valido também para os pratos escolhidos.  


(o gato já começou a circular pela área, a fim de se divertir e não perder nenhuma novidade)


De resto, joguei uns galhinhos, estrelinhas e lacinhos nos pontos mais vísiveis da casa e ... pronto! rsrs. 



Também montei o presépio antigo, que eu acho meio que estilizado. 

Se tem um prato que eu acho apropriado para o verão, tendo ainda a vantagem de ser simples e sofisticado, ao mesmo tempo, este é o 'Ratatouille'. E não é para menos, pois a mistura de berinjela, com abobrinha + pimentões (de três cores diferentes) + cebola roxa + tomate + ervas como majericão, óregano, manjerona e tomilho + alho + azeite extravirgem... tudo imerso num bom molho de tomates não pode nunca resultar ruim, né? Há muitos anos postei aqui no blog uma receita mais simples desse prato, esta é mais fiel à original e é também mais festiva. 

                         

(não pude sequer limpar o refratário, quando o ratatouille saiu do forno, porque já estava muito em cima da hora e o povo faminto, sorry, da próxima vez prometo caprichar mais!)

Ratatouille

Ingredientes:

Molho caseiro de tomates, eu tenho feito este

Outros:

1 cebola roxa cortada em fatias finas

4 dentes grandes de alho esmagados

1/4 de xícara de azeite de oliva extravirgem

Sal e pimenta preta moída a gosto

1 berinjela cortada em fatias finas

1 abobrinha, cortada em fatias finas

1 pimentão vermelho, sem sementes; cortado fatias finas

1 pimentão amarelo, sem sementes, cortado em fatias finas

1 pimentão verde, sem sementes, cortado em fatias finas

2 tomates médios, cortados em fatias finas

1 colher de chá de folhas frescas de tomilho picadas, ou a gosto

1 colher de chá de folhas secas de orégano + manjericão + manjerona, ou a gosto

Preparo

Ligue o forno na temperatura de 180ºC.

Espalhe o molho de tomates no fundo de uma assadeira pequena.

Sobre o molho, arrume fatias alternadas de berinjela, abobrinha, pimentões, tomate e cebola. Disponha os vegetais da forma que preferir, de modo a destacar as cores deles. Misture o azeite com o sal, o alho, a pimenta e as ervas e regue os vegetais com esta mistura. Se desejar, espalhe fatias de queijo sobre os vegetais. Cubra a assadeira com papel alumínio. Asse no forno pré-aquecido até que os vegetais estejam assados ​​e macios, cerca de 45 minutos. .

Nota: o ratatouille da foto é um pouco maior do que o da receita. E eu ainda aproveitei as sobras dos vegetais para fazer o picadinho do centro.

                                                        

                                                    E as imagens do Natal de Loja




E é só para o momento, mas devo voltar em breve!

 


13 comentários:

Pedrita disse...

eu gosto de tudo bem tradicional pra lembrar da minha família que se esfarelou com o tempo. meus natais são muito tristes de um tempo pra cá. agora tem uma desculpa pra fingir q estou só pelo isolamento e não pq já é uma dura realidade. ah, minha gata rouba o chapéu do papai no noel. é uma graça, eu procuro, coloco de novo e assim vamos brincando até o dia de guardar tudo. nunca comi esse prato, só conheço o nome pela animação. eu tenho muitos enfeites de natal, minha mãe sempre me presenteava, precisava de mais casas pra usar tudo. se cuida. beijos, pedrita

Dalva Rodrigues disse...

A árvore de vocês está maravilhosa, o gatinho também aprovou hehehe deve ser uma tentação para ele fazer umas artes! Tá tudo lindo, detalhes bem cuidados e leve, adorei!
Acho que tentei duas vezes fazer esse prato e não deu certo, vou tentar desse jeito com o molho caseiro de tomates frescos (adorei a receita), deve ficar muito saboroso, a foto me fez salivar e comer com os olhos.
As importações estão meio devagar, acho que esse ano o natal será mais "real" mesmo, sem contar que ainda está muito perigoso para se arriscar a enfrentar muvuca por artigos e alimentos natalinos.
Adorei o post e escrevi pra caramba... :D
Abração, amiga!

Roselia Bezerra disse...

Boa noite de Ação de Graças, querida amiga Marly!
Que prato colorido e lindo!
Gosto de tudo que tem nele.
Post muito lindo em todos sentidos, fiquei encantada em ler.
Adorei o presépio e a ornamentação está show de linda.
Tenha dias abençoados!
Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

Juvenal Nunes disse...

Este ano, são estas as primeiras decorações de Natal, que vejo num blog. Feitas, aliás, com muito bom gosto.
Contudo, ainda estamos em novembro.
Tudo de bom.
Juvenal Nunes

Monalise Nogueira disse...

Nossa tudo ficou tão bonito. Amei a receita. Bjs Monalise Nogueira https://www.dividindoexperiencias.com/

A Paixão da Isa disse...

Woaunh Woaunh mas que post tao bonito ja cheira a Natal tambem adoro essa comida é tao bom bjs muita saude

chica disse...

Marly, a começar pelo pinheiro e demais decorações, o gato que é curioso.Tudo um amor! E o prato ,além de colorido, saboroso! Bem bolado!

Aproveito pra agradecer o carinho pelo meu niver! bjs, chica

Chris Ferreira disse...

OI Marly, eu ainda não me animei a arrumar a casa para o Natal. Mas farei isso. Vou dar uma renovada. Acabei de pensar em encomendar umas bandeirolas de Natal para uma amiga e enfeitar mais a casa.
Esse seu Ratatouille ficou lindíssimo. Também acho ele um prato bem elegante.
beijos
Chris
Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest


A Casa Madeira disse...

Nossa quanto tempo! passando por posts antigos cheguei aqui...
Lindas as imagens;
Esse prato é muito bom para o Natal.
Boa entrada de mês de dezembro.
janicce.

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

A árvore está linda, Marly.
E não é que o ratatouille combinou com o Natal?
Essa é a receita que costumo fazer, e que é muito gostosa. É um prato que vale por uma refeição.
E percebo que você ainda vai nos trazer muita coisa gostosa para esse Natal. Não?

Jovem Jornalista disse...

Adorei sua decoração e o prato parece estar suculento.

Bom fim de semana!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

silvioafonso disse...

Marly, estou seguindo o seu blog,
mulher!!! Um beijo e feliz ano
novo pra você, meu anjo.
Siga o meu blog também, vai!

Jussara Neves Rezende disse...

Presépio lindooooooooo :)

Pin It button on image hover