Olá, querido leitor!
Demorei mais que o 'normal', para voltar por aqui, porque estava me sentindo desmotivada. E a razão disso foi eu ter visto muita coisa que postei neste blog em outras páginas da web (incluindo vídeos). Claro que sem senhuma menção à fonte da receita ou ideia.
Eu fico chateada com isso porque, no que diz respeito às receitas, por exemplo, o mais comum é que eu faça ajustes nas mesmas até que elas se mostrem agradáveis ao meu gosto. Anteontem eu estive organizando uma das minhas estantes de livros de culinária. E achei no meio deles uma receita avulsa, muito antiga, de bolo de chocolate, que me pareceu com 'potencial' para ser boa. Porém, depois de assado, o bolo se revelou pouco doce (e até ligeiramente salgado, devido ao sal combinado ao bicarbonato, presentes na receita; ele também ficou um pouco seco). Eu já fui provando um pedacinho e anotando os ajustes que devem ser feitos, para que se torne um bolo perfeito. Na próxima vez que o fizer, ele será novamente avaliado e, se aprovado, terá a receita publicada aqui.
O duro é ver a receita, depois de tudo isso, aparecer em outros sites e vídeos, com títulos mais apelativos que os meus próprios e fazendo um tremendo sucesso entre as pessoas às quais foram apresentada.
E mais duro ainda e ver (como vi recentemente) um post inteiro meu - texto e foto - em outro site, em rede social, com milhões de curtidas e compartilhamentos, e pedir que o post seja removido, sem que o dono da página tome qualquer providência!
E veja que não me referi ainda às muitas receitas traduzidas por mim, ou com ingredientes que substituí, por não encontramos os ingredientes originais em nosso país.
Depois de tudo, vêm pessoas que querem criar canais de culinária no Youtube, ou páginas pela web, e simplesmente se apossam dessas receitas... sem mais nem menos. E sem sequer mencionar a fonte das mesmas!
A receita da sobremesa de hoje é também muito antiga. Em família nós a chamávamos de sobremesa de uva verde. Ela consistia de um brigadeiro branco simples, que era combinado com uvas 'in natura'.
Com o passar do tempo o brigadeiro foi se sofisticando e a sobremesa ganhou uma cobertura de ganache de chocolate. Talvez por isso passaram a chamá-la de "Bombom de Travessa de Uva Verde). A minha receita é esta abaixo:
Sobremesa de uva verde (Bombom de travessa de uva verde)
serve oito-dez pessoas
(xícara de 240 ml)
Ingredientes
Para a primeira camada:
500 gramas de uvas verdes sem sementes
2 latas de leite condensado (cerca de 800 gramas no total)
2 caixas de creme de leite (400 gramas no total)
1 colher de sopa de manteiga ou margarina
1/2 de xícara de leite em pó
1/2 xícara (caprichada) de leite líquido
Cobertura (ganache de chocolate)
400 gramas de chocolate meio amargo ralado ou bem picado
2 caixas de creme de leite (400 gramas no total)
Preparo
Lave e enxugue as uvas.
Primeira camada:
Numa panela alta (porque a mistura fervente costuma subir, como o leite), misture os leites condensados, o leite em pó, o leite líquido, os cremes de leite e a manteiga. Leve a panela ao fogo, mexendo sempre, até que a mistura comece a engrossar. Cuidado porque a mistura quente borbulha e respinga, podendo queimar a mão.
Deixe que o creme resultante esfrie.
No momento de montar o doce, faça o ganache (cobertura), misturando o chocolate com os cremes de leite e levando tudo ao banho maria até que a mistura derreta e fique homogênea (isto também pode ser feito no microondas: ponha o chocolate e os cremes numa tigela de vidro e leve a tigela ao microondas, por trinta segundos, a meia potência, mexendo depois, e repetindo o procedimento até que a mistura se torne homogênea).
Montagem:
Espalhe as uvas numa travessa e reserve algumas para decorar (o espaço interno do meu pirex media 30 centímetros de comprimento). Espalhe o creme branco, já frio, sobre as uvas. E cubra tudo com o ganache, que pode estar morno. Decore com as uvas reservadas.
Seja vem voltada. Voltou em grande oferecendo-nos uma bela receita que, tem um aspeto delicioso. HUmm
ResponderExcluir-
Seria a vigilância da desventura alheia
Beijos, boa noite.
Bom te ver e essa receita sempre é atraente! A mesa bem posta e em tons rosa é linda! beijos, ótima semana! chica
ResponderExcluirOlá! Vou testar esta receita, com certeza, deve ter ficado delicioso.
ResponderExcluirNão permita que a maldade e má-fé das pessoas te roubem a motivação!
Um abraço, Sandra.
nossa!!! deu água na boca. é bom pq é uma receita que pode variar. no lugar das uvas pode ter morangos, abacaxi, enfim, qq outra fruta. eu fico irritadíssima com a falta de respeito aos direitos autorais. te entendo completamente. sim, eu detesto apelação para atrair seguidores. e ainda com conteúdo alheio é muito revoltante mesmo. lindas suas fotos. fique bem. estamos com vc. beijos, pedrita
ResponderExcluirBoa tarde minha querida amiga Marly. Deu muita água na boca e vontade de experimentar essas delícias. Se um dia você vier ao Rio terá um amigo carioca para te levar em qualquer exposição.
ResponderExcluirVoltou em força. Aspeto delicioso que me fez crescer "água" na boca.
ResponderExcluir.
Saudações poéticas
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Que maravilha!
ResponderExcluirbjs
https://pinkbelezura.blogspot.com/
Essa receita é optima com certeza.
ResponderExcluirBeijinhos
Coisas de Feltro
Oi Marly,
ResponderExcluirAmei a receita, bem fácil de fazer e parece deliciosa.
Quanto a mesa ficou linda
Beijos.
http://www.parafraseandocomvanessa.com.br/
Olá, querida amiga Marly!
ResponderExcluirMinha filha adora o bombom de uva, é seu predileto. Vou partilhar sua receita com ela
Tudo sempre lindo e prendado por aqui
Feliz dia do amigo!
Beijinhos 💐
Adorei está receita, Marly!
ResponderExcluirE quanto as postagens roubadas, é muito triste mesmo. Vc tem o trabalho todo e vem um espertinho roubar! Tem uma foto de meu blog, que é uma lasanha de camarão, que usam-na para strogonoff de camarão. Pode isso?
Bjinhus
Boa tarde minha querida amiga Marly. Passando para desejar uma excelente tarde de quarta-feira. Vi na TV educativa uma reportagem sobre Brasília. Acho que daria no mínimo 30 matérias para o Blogger. Desejo muita saúde para você e sua família.
ResponderExcluirIsso é triste. Espero que a justiça seja feita o mais rápido possível! Essa receita me deu tamanha água na boca.
ResponderExcluirBoa semana!
O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Olá, querida amiga Marly!
ResponderExcluirCreio que deva estar no spam, comentei ontem aqui
Dizia que a sobremesa que minha filha adora. A começar pelo bombom de uva que já fiz muito.
Tenha uma noite abençoada!
Beijinhos 💐
Oi Marly! Tudo bem querida?
ResponderExcluirEu nem sei o que dizer sobre as pessoas não darem créditos a origem de fotos, receitas e trabalhos alheios... desde 2012 estou na internet especialmente por causa do artesanato. E desde sempre tem esses problemas de roubarem fotos de trabalhos de uma determinada artesã e usarem de má fé, até para vender, sendo que a pessoa na hora de encomendar e comprar, quando chega o produto vê que é bem diferente, inclusive cada um tem uma mão, um ponto diferente. É bem desmotivador mesmo. E é o mesmo que roubar na minha opinião, pessoas se apossarem para usar exclusivamente para ter mais conteúdo e ganhar dinheiro em cima do trabalho feito por outro. Essa disputa por seguidores...e ganhos é o que mais me desmotiva a usar a internet no geral; pois a gente perde a vontade mesmo que mantenhamos o otimismo e a persistência, fica difícil!
Já tem um tempo que estou querendo me recolher da internet, eu sinto pelas amizades boas que fiz no decorrer desses anos, vou ser bem sincera o mundo do artesanato ficou muito chato. Artesãs querendo engolir as outras, uma competição, um desrespeito sem fim. O ser humano não tem empatia nenhuma pelo próximo.
As redes sociais, eu desisti para não dizer que não tem nenhuma, tenho o Pinterest mais para inspirações.
Mas, estou pensando seriamente me fechar o blog e ficar somente no Pinterest, até chegar um dia e eu não ter mais também.
Despois do desabafo kkkkkk
Agora sobre a sobremesa deve ser uma delícia!!!!!
E o bolo, é assim mesmo, a gente sempre quer colocar um dedinho da gente no meio da receita...meu filho que fala: -mãe porque você tem mania de querer muda a receita?
As vezes dá certo, outras não rs
Bjsssssssssssssssssssssssss
Oi Marly, é realmente MUITO chato quando alguém se apodera de algo que nós criamos. Já passei por isso também e cheguei a fazer um post sobre como creditar imagens (https://naomemandeflores.com/como-creditar-imagens-e-ser-uma-pessoa-mais-legal/ - em 2016!), mas parece que as pessoas não se importam mesmo. Triste isso. Mas não deixe que isso te desanime, continue produzindo o seu conteúdo sempre. :)
ResponderExcluirEssa sobremesa está com uma cara belíssima. Meu filho ama uva verde, acho que ele iria adorar esse "bombom". Beijos :*
Boa tarde minha querida amiga Marly. Espero que você goste da segunda e última parte da Arte Chinesa. Bom final de semana.
ResponderExcluirEntendo completamente que se sinta desmotivada pelas razões que apresentou. É uma violência, um roubo 🤦🏻♀️😠
ResponderExcluirCompreendo perfeitamente a sua desmotivação e revolta por ver os seus posts plagiados, faça queixa, denuncie, mas não desista de colocar aqui no seu encantador espaço as suas deliciosas receitas. Para proteger o texto de ser copiado, sempre pode procurar na Net como bloquear o conteúdo do blog contra cópias, há vários artigos a falar sobre o assunto.
ResponderExcluirA sua receita deve ser super deliciosa e como sempre uma delicada e linda decoração.
Boa semana
Beijos
Boa tarde minha querida amiga Marly. Desejo uma excelente semana.
ResponderExcluirBoa noite minha querida amiga Marly. Ter oportunidade de conhecer e ver os trabalhos de Portinari não tem preço. E o melhor, tudo de graça.
ResponderExcluirQuerida Marly,
ResponderExcluirNão desanime pois igual e Você
ninguém publicará, e reclame
e denuncie sempre sim.
Mas não deixe que te aborreçam
ou que tem entristeçam.
Adorei a beleza
da mesa posta.
Bjins
CatiahoAlc.
Bom dia minha querida amiga Marly. Acho que a exposição de Portinari também irá para o CCBB Brasília também. Um excelente sábado com muita paz e saúde.
ResponderExcluirOi Marly.Que bom que você voltou. Obrigada por trazer de volta essa receita Aqui .em casa fazíamos muito essa sobremesa.Que acabou esquecida.Mas não era exatamenre desse jeito.Vou seguir sua sugestão. Tufo de bom sempre querida.
ResponderExcluirum lindo e feliz domingo com muito Amor e Saude bjs
ResponderExcluirBom dia minha querida amiga Marly. Obrigado pela visita e carinho. Aproveito para desejar um excelente mês de agosto com muita paz e saúde.
ResponderExcluirBoa tarde minha querida amiga Marly. Tem coisas que só acontecem no Brasil kkkk. O Forte Duque de Caxias é uma delas kkkk. Mas vale a visita. A vista é maravilhosa.
ResponderExcluirBom dia, Marly
ResponderExcluirReceita deliciosa, o plágio é horrível, é um ato desonesto, mas não desanime, suas postagens são ótimas, um forte abraço.
Boa tarde minha querida amiga Marly. Quando você retornar ao Rio, pode fazer sua lista de lugares. Se eu voltar à Brasília te aviso. Obrigado pelos comentários.
ResponderExcluirOi, Marly! Passando para agradecer sua visita e dizer que fiquei encantada com esta sobremesa. Fico aqui imaginando o gostinho delicioso, os contrastes. Ótima pra fazer no verão, bem refrescante! Guardarei a receitinha!
ResponderExcluirGrande abraço e ótimo final de semana!
OI Marli, é muito desagradável isso mesmo. Muito chato o nosso trabalho ser usado por outros e nem fazerem a referência. O correto mesmo seria pedir autorização, né?
ResponderExcluirNossa amo esse bombom de uva. Tinha um restaurante em frente a minha casa que fazia essa sobremesa. Mas o restaurante fechou. Vou fazê-la aqui em casa seguindo a sua receita.
Muito obrigada por compartilhar coisas tão lindas e tão saborosas com a gente.
beijos
Chris
Inventando com a Mamãe / Instagram / Facebook / Pinterest
Não gosto muito de uva, mas rasparia o chocolate todo. rs bjssss
ResponderExcluirTenha um lindo fim de semana, Marly. Bjsss
ResponderExcluir