quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Chuchus refogadinhos e o que rolou nos últimos dias

 

Olá, minha gente, como têm passado? Espero que bem, apesar dos pesares!

Em 2009 eu publiquei uma receita de chuchus refogados e hoje resolvi trazer outra. Esta, na verdade, não é muito diferente da primeira e eu só a estou publicando porque passei ainda há pouco pela foto dela, ao espreitar o meu álbum, rsrs.

Chuchus refogados

    Ingredientes
  • 1/2 kg de chuchus
  • 1 e 1/2 colheres (sopa) de óleo vegetal culinário
  • 2 colheres (sopa) de cebola picada
  • 2 dentes de alho médios esmagados
  • 1 colher (chá) rasa de sal ou a gosto 
  • 1/2 xícara de água fervente
  • 1 colher (sopa) de cheiro-verde picadinho ou uma pitada de pimenta do reino (moída na hora)

Preparo

Descasque os chuchus (sob água corrente para não ficar com as mãos impregnadas do líquido viscoso que ele solta). Descarte os miolos dos chuchus e corte-os na forma desejada. Numa panela pequena, de fundo grosso, esquente o óleo e frite nele a cebola. Acrescente o alho e frite-o ligeiramente. Junte os chuchus cortados e o sal. Dê uma refogada, mexendo para que o vegetal solte um pouco de água. quando estiver secando, vá pingando a água quente até que os chuchus fiquem "al dente". Desligue o fogo e salpique sobre eles o cheiro-verde ou a pimenta. 

Dias atrás eu resolvi fazer uma banoffee pie diferente e comecei por fazer uma massa de biscoitos de chocolate, no lugar dos bsicoitos comuns, de maisena. Também substituí o caramelo por ganache de chocolate meio amargo. E terminei por cobri-la com um chantilly ao qual acrecentei leite em pó e chocolate em pó. Por cima de tudo, joguei chocolate ao leite picadinho. 

  
E no feriado do último dia 12 eu fiz estes dois bolos para o aniversário de 88 anos de minha mãe. Eles foram feitos em dois dias em que estive meio adoentada. Então, em termos de aparência, não ficaram tão maravilhosos quanto eu queria que tivessem ficado. As receitas foram publicadas aqui e aqui e ambas resultam em bolos muito gostosos. 



E, de resto, tive que admitir que o dia do Halloween está se aproximando, pois já há muita gente o mencionado e até fazendo festas com este tema. Mas eu tenho estado desanimada, com relação aos povos lá do Norte, por causa dos tristes acontecimentos que se desenrolam no mundo no momento, como guerras e coisas do gênero. Tirei, porém, a minha caixa de abóboras de Halloween do armário e fotografei algumas. Não sei ainda se farei algo alusivo à data. Mas, de qualquer forma, aqui no blog há vários posts com receitas e ideias para festas de Halloween. 


E é só para o momento. Até breve!


19 comentários:

Roselia Bezerra disse...

Boa noite de paz, querida amiga Marly!
Meu padrinho vai fazer daqui a um mês 88.
Parabéns à sua mãe!
Vi os links dos bolos. Gostei da variação do banoffee. O uso do biscoito de chocolate deve ficar bem gostoso. Nunca fiz, só com o de maisena e foi um sucesso.
Quando ao chuchu, toda semana como porque gosto mesmo e feito como nos apresentou, fica uma delícia.
Tenha um final de semana abençoado!
Beijinhos com carinho fraterno

Cidália Ferreira disse...

Nunca comi chuchu assim:)
-
Sinto a falta de beber as tuas mágoas...
.
Beijos, bom fim de semana!

Pedrita disse...

nossa, minha mãe adorava fazer chuchu, eu tenho uma preguiça. até pq nem gosto. acho que é muito trabalho pra pouco. ficou lindo. ah, banoffe, eu tenho comido algo com esse nome de banana que o pão de açúcar faz e é uma delícia. ficou lindo o seu. e os dois bolos estão lindos. gostei do retangular. vc é muito talentosa. eu adorei q colocaram uns adesivos de carinhas nas abóboras no pão de açúcar, ficou uma graça. que tenha um bom halloween aí. beijos, pedrita

Vanessa disse...

Oi Marly, legumes refogados são deliciosos, amo demais!!!
Eu amei esses doces que você colocou e o bolo, lindos demais.
Nesses últimos tempos a minha vida deu uma reviravolta para o lado positivo então estou tentando voltar com os dias certos semanais para o log.
Beijos.


https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

Luiz Gomes disse...

Boa tarde minha querida amiga Marly. Suas receitas são maravilhosas e gostosas, obrigado pelas dicas interessantes. Bom início de semana com muita paz. Obrigado pela visita e carinho.

Recomenzar disse...

Chapeau!

Luiz Gomes disse...

Boa tarde minha querida amiga Marly. Obrigado pela visita e carinho. Espero que você venha gostar dos vídeos das cachoeiras quando eu postar.

Luiz Gomes disse...

Boa noite Marly. Foi uma grata surpresa em achar e conhecer a filha de Garrincha, nem eu esperava por essa oportunidade. Ainda farei mais três postagens sobre o Bairro de Pau Grande. Duas serão sobre vídeos e poços das cachoeiras e por último uma matéria sobre o primeiro time de futebol, campo onde Garrincha começou jogar futebol e um museu com um acervo dele. Mas tem um fato triste: Garrincha merecia um museu e memorial bem maior a sua altura e o seu futebol.

Sérgio Santos disse...

Chuchu eu não gosto, confesso... kkkk bjsss

Magda Carvalho disse...

Têm super bom aspecto :)
http://retromaggie.blogspot.com/

Denise Aparecida da Silva Garcia Pereira disse...

Minha nossa, quanta coisa linda de novo!
Imagina você dizer que os bolos não ficaram tão bonitos quanto desejava! Ficaram maravilhosos. O de frutas me deu mais água na boca! Quanto aos chuchus, eu amo. Dizem que chuchu não tem gosto de nada, mas não concordo. Rende saladinhas e outras coisitas deliciosas e leves!
Amei a postagem, amiga!
Ótimo final de semana pra você! Grande abraço!

Camila Faria disse...

Eu fazia muito chuchu quando o meu filho era bebezinho, mas depois que ele cresceu eu acabei esquecendo dele. Tem que refogar com temperinhos bem gostosos, né? Senão fica sem graça toda vida. Gostei da sua receita. :)

E que bolos lindos! Achei os dois perfeitos, zero defeitos mesmo. Beijos

Maria Rodrigues disse...

Que aspecto super delicioso tem tudo.
Bom fim de semana
Beijinhos

Luma Rosa disse...

Oi, Marly!
Passo óleo nas mãos antes de descascar chuchu e inhame também. Geralmente faço no vapor e jogo alho frito por cima. Vou testar sua receita! Sempre bom variar :) Dê os parabéns para sua mãe por mim! Ah, mesmo não estando bem, ficou perfeito! Isso só mostra o quanto é dedicada em tudo o que faz. Não lembro de já ter comido banoffee, mas tudo o que vai banana eu gosto :D
Beijus,

Magda Carvalho disse...

Adoro a temática do Halloween dá para explorar tanto!
Nunca experimentei assim
http://retromaggie.blogspot.com/

Edite Lima disse...

Olá! Pareceu-me que é ótima doceira. Todos parecem deliciosos,embora não conheça esse doce banofee. . O bolo de aniversário está muito bonito e parece delicioso. Parabéns.

https://kantinhodaedite.blogspot.com

Luiz Gomes disse...

Boa tarde minha querida amiga Marly. O Parque de Itaboraí precisa de mais verbas, cuidado e atenção. Infelizmente os governos federais, estaduais e municipais não valorizam as riquezas que possuem. Bom mês de novembro.

Sérgio Santos disse...

Três sobremesas que deram água na boca!

Recomenzar disse...

Un aplauso por tu mesa

Pin It button on image hover