quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Bolo de chocolate com peras inteiras - num post de Natal



Olá, queridos leitores! Faltam nove dias para o Natal (pouco mais de uma semana) e eu já estou - há pelo menos 1 mês - refletindo sobre o que fazer e como fazer, para a Festa. 
Aqui em casa sempre tem festinha no Natal porque uma das minhas filhas faz aniversário na data. Não fosse por isso iria me limitar a um jantarzinho especial e olhe lá! 
E que, como mencionei no post anterior, tive Covid recentemente e apesar de ter me recuperado, não me sinto ainda em plena forma. Isso sem falar na nova necessidade de reclusão e distanciamento social.
A ironia é que eu, antes dos recentes acontecimentos, queria fazer uma festinha pequena, mas supimpa, já que a atmosfera que nos cerca, nesses últimos anos, é sombria e pesada. Queria compensar um pouco isso, mas não tenho certeza se conseguirei realizar o meu intento, rsrs.

Indo ao assunto de hoje, eu já fiz um bolo com peras inteiras e massa branca, cuja receita foi publicada aqui, em 2014. O que torna este bolo excepcional são justamente as peras cozidas em vinho e especiarias (conhecidas por "Peras bêbadas"). As peras sozinhas já fazem uma sobremesa muito saborosa. E você pode fazer só elas, se quiser simplificar a vida. No bolo elas ganham uma roupagem especial. 

Para fazer este bolo você pode usar a sua receita de bolo de chocolate preferida. Para os iniciantes, eu recomendo uma receita de bolo simples, pois a presença das peras, no meio da massa, costuma retardar o cozimento do bolo, no forno. E isso sem falar que um bolo assado numa forma de pão demora mais para ficar cozido. Isso não quer dizer que você não possa fazer este bolo com massa especial. Só estou sugerindo isso para os que são ainda pouco experientes. Eu fiz esta massa clarinha, porque usei a receita de um bolo de chocolate que só leva 1/4 de xícara de chocolate em pó. É um bolo - cujo nome é 'Leônidas - que eu fazia muito para minhas filhas, quando elas eram crianças. Comece preparando as peras. E depois que elas estiverem frias, prepare a massa. 

Bolo de chocolate e peras inteiras

Peras Bêbadas à minha moda

Ingredientes

4 peras de tamanho médio, maduras mas firmes e com cabinhos ((desta vez usei as peras portuguesas)

1 e ¼ de xícara de açúcar

2 xícaras de vinho branco seco

1 xícara de água

2 estrelas de anis

2 paus de canela pequenos

4 cravinhos da índia

3 bagas de cardamomo (pode ser substituído por 3 bolinhas de pimenta da Jamaica (all spice)

Preparo

Coloque a água e o vinho numa vasilha, como uma leiteira (que é altinha e não muito larga) de tamanho médio (isso é para que os líquidos cubram as peras e elas fiquem paradinhas, umas apoiando as outras, e não boiando no meio do líquido). Junte o açúcar, e as especiarias e misture tudo muito bem. Ponha a leiteira de lado. Lave e descasque as peras cuidadosamente, mantendo os cabinhos delas; se preferir, tire as sementes das peras pelos fundos; eu não fiz isso. Ponha as peras na leiteira reservada e leve-a ao fogo médio, por 30 minutos. Após isso, transfira as peras para um prato, para que esfriem. Isto pode ser feito no dia anterior. 

Bolo de Chocolate Leônidas (pode ser qualquer outro)

Ingredientes

2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 e 1/2 xícaras de açúcar
2 ovos 
200 gramas de manteiga, em temperatura ambiente
1 xícara de leite, em temperatura ambiente
1/4 de xícara de chocolate em pó
1 colher de sopa de fermento em pó para bolo
Pitadinha de sal (acréscimo meu)
1 colher de sobremesa de essência de baunilha (acréscimo meu)

Preparo

Unte uma forma grande para pão com spray desmoldante (ou unte a forma com uma mistura de manteiga, óleo de cozinha e farinha de trigo - 1 colher de sobremesa de cada um destes ingredientes, bem misturados). Na tigela da batedeira bata a manteiga com o açúcar e o sal até que vire um creme claro e aerado. Junte os ovos e bata de novo. Tire a tigela da batedeira e peneire a farinha com o chocolate sobre a mistura de manteiga açúcar e ovos. Pare um instante e ligue o forno em 170º C. Volte ao bolo e com um batedor de mão (fouet), ou mesmo uma espátula, vá misturando a farinha ao creme de ovos e acrescentando também o leite aos poucos. Por último acrescente o fermento. Espalhe as peras cozidas ao longo da forma, já untada. Despeje a massa sobre as peras (faça isso pelos lados da forma). E leve a forma ao forno já aquecido, por uns 45-50 minutos. É possível que o bolo asse antes, pois os fornos são diferentes, por isso verifique se ele está assado, se começar a cheirar a bolo assado, a partir dos 35 minutos. Espete o bolo no centro com um palito de dentes, se o palito sair limpo, estará pronto. Tire o bolo do forno, cubra com um pano e desenforme-o - muito cuidadosamente - depois de frio. 

O Natal vem vindo!

Escolhi a cor dourada para as decorações natalinas, neste ano, justamente porque eu tenho muitas coisas nessa cor. Eu não queria comprar nada novo, e sim empregar os ornamentos que tenho,dando uma nova disposição a eles. Contudo, no momento em que descemos, do sótão, as caixas com os ornamentos vimos que a principal caixa com os dourados, muitos deles comprados no ano passado,desapareceu, rsrs. Corri e comprei umas bolas novas para a árvore, mas o restante da casa ficou meio que despida.
Talvez por isso, testei umas arrumações da mesa e não fiquei lá muito satifeita com nenhuma, rsrs.

                                mesa muito parecida com a do ano passado

                           devo colocar os guardanapos sob os pratos?

                              ou sobre eles, em anéis de guardanapo?

Ficou tudo por resolver, então fui pensar nos presentes de Natal feitos na cozinha.
Todos os anos eu tenho feito biscoitos e bolos de frutas, para presentear no Natal.



Outra coisa que me ocorreu foi o seguinte: os bolos de frutas secas são um clássico de Natal (e eu sempre os tenho feito)



Mas quem disse que eles não podem ser de outro sabor, ou até mesmo o bolo de chocolate e peras, da receita acima? Separei nesta colagem só bolos de chocolate. Estes, se forem dados como presentes haverão de agradar, com certeza! São eles:


1 - O melhor bolo de chocolate, nº 2, receita aqui.
2 -  Bolo bombom com frutas, receita aqui.
3 -  Brownies (o melhor do mundo?), receita aqui.
4 -  Bolo de chocolate com recheio de chantilly e morangos, receita aqui

E é isso, por enquanto, devo voltar com post novo no próximo domingo. Até lá!


21 comentários:

Pedrita disse...

que coisa mais linda! encantada! nossa, e de pera!!! sim, a covid voltou. difícil mesmo. mas em grupos restritos, é tranquilo. tenho conhecidos q se testam pra se encontrar. muito sofisticadas as decorações douradas. tudo muito lindo. beijos, pedrita

Teresa Isabel Silva disse...

Wow! tem tudo tão bom aspeto! Obrigada por esta partilha!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube

Coisas de Feltro disse...

Que sugestões! Muito bom.
Beijo
Coisas de Feltro

Daniela Silva disse...

Acredito que seja muito bom.
A pessoa anda com um certo fastio a doces, mas, se um dia passar, faço-o com o meu filho :D


beijinho,
https://docejoornadablog.blogspot.com

Walter Arruda disse...

Quanto capricho e zelo, D MarlY!
Parabéns!

Anônimo disse...

Nossa Marli sem palavras 🥰, tudo lindo ❤️ que bolo 🍰 lindooo isso sem falar da elegância da sua mesa 💞, fico aqui imaginando sonhando com o Natan 🌲em sua casa 😉, vou falar uma coisa meu primo Franklin e agraciado por ter uma esposa tão especial como vc. Beijos 💋💋 🌹 e um feliz natal 🌲❤️ pra vcs e toda sua família 🙏.

Cidália Ferreira disse...

Uma beleza que me aguçou o apetite!
.
Quero, abraçar a vida com benevolência...
.
Beijo, bom fim-de-semana

- R y k @ r d o - disse...

Aspeto delicioso e apetitoso.
.
FELIZ NATAL … BOAS FESTAS
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Roselia Bezerra disse...

Boa noite de paz, queda amiga Marly!
Um bolo de chocolate com pera deve ser de um paladar maravilhoso. Vou fazer qualquer dia, gosto muito de pera.
O dourado vai ficar lindo no Natal e gosto do guardanapo na argolinha. Acho um charme de lindo.
Ainda nos vemos antes do Natal.
Tenha um final de semana abençoado!
Beijinhos

Vanessa disse...

Que post delicioso, amei a decoração de cada bolo e fiquei com vontade de experimentar esse com a pêra dentro. Fiquei curiosa rs
Beijos.


www.parafraseandocomvanessa.com.br

Monique Larentis disse...

Nossa, quantas delícias em um post só. Achei muito criativo a ideia de usar peras inteiras. Nunca tentei. Já fiquei com vontade de fazer o bolo e experimentar.

www.vivendosentimentos.com.br

Maria Rodrigues disse...

Tantos doces lindos e com um aspecto super delicioso.
Achei linda a ideia dos guardanapos nos aneis por cima do prato.
Bom fim de semana
Beijinhos

Luiz Gomes disse...

Bom dia minha querida amiga Marly. Parece ser um bolo muito gostoso. Obrigado pela visita e carinho. Sobre itatiaia graças a Deus não encontrei nenhum animal peçonhento kkk. Bom início de semana.

Sérgio Santos disse...

Que lindo bolo, Marly. Perfeito pro Natal. Mas eu tiro as peras e fico só com o bolo. rs bjsssss

Stefania disse...

Deliziosa la torta che hai preparato e che bello che per Natale prepari dei dolci fatti da te da regalare ... 😋 È una idea bellissima

Luiz Gomes disse...

Boa noite minha querida amiga Marly. Nosso Brasil tem lugares maravilhosos e incríveis. Grande abraço carioca.

Camila Faria disse...

Nossa, como o Natal está perto, faltam apenas 3 dias! Estou correndo com as preparações por aqui também. Esse bolo com peras inteiras realmente fica lindo, um presente maravilhoso, sem dúvida. E você tem razão, outros sabores menos "natalinos" também podem funcionar muito na data. Eu amaria ganhar qualquer um desses bolos de chocolate, por exemplo. Um feliz Natal para você Marly! <3

Maria Rodrigues disse...

Marly, para si e para a sua família desejo um Natal muito Feliz, pleno de alegrias, saúde, paz e amor.
Feliz Natal 🎄 e um Bom Ano Novo 🎉
Beijinhos

Karina Pink disse...

Feliz Natal, amei o post!
bjs
https://pinkbelezura.blogspot.com/

Daniela Silva disse...

Desejos de um ótimo ano repleto de saúde, amor, paz e sucesso.
Um beijinho grande | docejoornadablog.blogspot.com

Jovem Jornalista disse...

Esses biscoitos e bolos parecem estar maravilhosos e suculentos!

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts interessantes. Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Pin It button on image hover