quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

Tempo de festa e de reflexões

o bolo do meu 'niver' deste ano, acabei optando pela cobertura acima (a mesma do bolo abaixo)
mas, inicialmente, eu tinha feito esta 
maridón, fez aniversário antes de mim, tim-tim!
e o bolo dele foi parecido com este 

Olá, amigos, 

Fevereiro é um mês com muitos aniversários em minha família, e dois deles - o de maridón e o meu - aconteceram recentemente. Ambos os bolos foram feitos com a mesma receita, esta
        
                                  

Eu sou meio que viciada em boas frases, especialmente do tipo que 'traduz' exatamente coisas que a gente sabe que é como dito na frase, mas que ninguém ainda havia expressado em palavras (ou até tenham expressado, mas alguém disse a mesma coisa, de outro modo, e só então a gente tomou conhecimento do dito, rsrs). 

O cantor Caetano Veloso 'cunhou' uma frase que eu acho que se encaixa nisso. Ela diz:        

"De perto, ninguém é normal". 

Millôr Fernandes (outro brasileiro, escritor, desenhista e dramaturgo) disse algo aproximado, de outro modo:

"Como são admiráveis as pessoas que nós não conhecemos bem".

O meu apreço por boas frases vem de há muito tempo e talvez por isso mesmo, frquentemente elas me sejam mostradas em redes sociais, Hoje deparei-me com uma que expressa algo que - penso -  todos nós já sabemos. 

Olhos e ouvidos são testemunhas ruins, para as pessoas que possuem almas incultas.  - Heráclito

Esta frase também já foi traduzida assim:

Olhos e ouvidos são testemunhas ruins, quando a alma não presta.

Nesses últimos anos (anos de conflitos de opiniões, especialmente opiniões políticas, de antagonismos entre pessoas, provocações e etc.) fui muitas vezes surpreendida pelas opiniões parciais, irrefletidas, egoístas ou simplesmente tolas, de muita gente.  

Acredito que o a maior razão para isso seja mesmo a educação insuficiente e direcionada para a alienação, para o não pensar e a não aquisição de senso crítico. 

Mas, como explicar que pessoas mais graduadas sejam igualmente ignorantes?

Eu achava que pessoas com um certo grau de educação fossem necessariamente mais bem informadas e mais sensíveis aos acontecimentos, e por isso mesmo mais capazes de fazer associações e ver as coisas de forma mais crítica. Constatei, nesses últimos anos, que esta minha impressão era muito enganosa. 

E a alienação de gente sem instrução, somada à dos 'instruídos' é que explica as divisões entre as pessoas, as polarizações políticas e o triunfo das desinformações sobre os fatos e as verdades.

O lado bom dos conflitos que estamos vivendo é que as razões deles se tornam mais evidentes a cada dia. Pelo menos para aqueles que têm "almas  que percebem". 

O lado ruim é a constatação de que a solução para tão grande ignorância haverá de requerer muito trabalho e muita luta, por parte dos mais esclarecidos. 

E isso porque os ignorantes ignoram também a própria ignorância, e tendem a acreditar que os parcos conhecimentos que têm, somados - às vezes - ao bom senso que julgam ter, explicariam todos os acontecimentos que os afetam. Sabemos que isso está longe de ser verdade. Somos afetados por infinitos acontecimentos que não têm explicações intuitivas e fáceis, muito pelo contrário.

Dito tudo isso, porém, ainda me surpreendo (e muito) ao perceber que pessoas que testemunharam os mesmo acontecimentos que eu, e mais ainda, que chegaram a ser minhas colegas de escola, tenham percebido os tais acontecimentos de maneira tão diferente da minha.

Se o assunto é, por exemplo, educação, a pessoa defende que a melhor educação é a que forma indivíduos funcionais, em termos econômicos; que dá aos indivíduos conhecimentos técnicos. E pensando assim, ela desaprova ferozmente os gastos governamentais voltados para a educação mais complexa, como, por exemplo, voltadas para as ciências humanas e até - pasmem! - para as pesquisas que objetivam o desenvolvimento científico e tecnológico.  

Essas pessoas parecem ignorar que sem a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico, qualquer país enfrenta muitas dificuldades. E torna-se escravo dos mais desenvolvidos.  


Mas refletir não parece ser algo que essa turma costuma fazer. São pessoas que simplesmente adotam os pontos de vistas aparentemente mais assemelhados aos delas próprias. 

Há mais para se falar sobre os atuais conflitos de opinião, pois eles abrangem muitos assuntos. Mas vou deixar isso para o futuro.

Até mais e um abraço para todos! 

31 comentários:

- R y k @ r d o - disse...

Bolo que é uma perfeita tentação. Muitos parabéns pelos aniversários?
.
Cumprimentos poéticos e cordiais
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
.

Cidália Ferreira disse...

Muitos parabéns. Felicidades a ambos. Que a Vida seja leve ...
.
Passou a fantasia, sombra do tempo
.
Beijo, e uma excelente noite!

Sérgio Santos disse...

Parabéns atraasado, Marly! E que preciosidade de bolo. Dá pena de comer, mas devia estar uma delícia. bjssss

Walter Arruda disse...

Por favor, D Marly, qual a receita da cobertura?
Obrigado!

Jovem Jornalista disse...

Meus parabéns atrasado. Os bolos ficaram lindos e parecem estar bem deliciosos!

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts interessantes. Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Roselia Bezerra disse...

Bom dia de toda paz, querida amiga Marly!
Antes quero felicitá-la pelos aniversários em família. Que ambos sejam felizes e abençoados!
Merece também os aplausos por uma boa e cabível prosa que nos apeteceu muito ler.
Realmente a ignorância dos "cultos" é visível.
Só o fato de se crerem ser os donos da verdade dá náuseas.
Em todo canto, deixemos cada qual com seus nós.
Vamos em nossa própria "insignificância".
Deixei um mimo para você no Flor do Campo:
https://flordocampo3.blogspot.com/2023/02/cachos-beijam-o-mar-chica.html
Tenha dias abençoados!
Beijinhos festivos de paz e bem

Marli Terezinha Andrucho Boldori disse...

Bom dia, Marly. Estou feliz com sua visita ao meu blog. Encontrei aqui um espaço repleto de doçuras e boa escrita. O seu texto é extremamente interessante e instigante.
Os seus bolos e ornamentação são maravilhosos. Aproveito para parabenizar a você e ao seu marido. Desejo-lhes muita saúde e felicidades.
Parabéns pela belíssima postagem. Grande abraço!

Sérgio Santos disse...

Marly, essa gente nem sabe o que é refletir.... Bjsss

Pedrita disse...

nossa, que bolo lindo! Parabéns!!!! pra vc e seu marido! sim, tb estranho muito falas de pessoas muito informadas. beijos, pedrita

Stefania disse...

Auguroni per i vostri compleanni e complimenti per la torta.
Bellissima 🍰🍰🎉🎉

Viagens pelo Rio de Janeiro e Brasil. disse...

Boa tarde e um otimo domingo.
Minha querida amiga Marly, primeiro lugar peço desculpas por não lhe parabenizar pelo seu aniversário. Feliz Aniversário com muita paz e saúde. Parabéns pelo seu texto maravilhoso e que possamos refletir com suas palavras.
https://viagenspelobrasilerio.blogspot.com

Luiz Gomes.

Maria Rodrigues disse...

Muitos Parabéns 🎂 🎁 🌷 para os dois, os bolos para além de lindos deviam ser uma delicia.
Beijinhos e boa semana

Viagens pelo Rio de Janeiro e Brasil. disse...

Boa tarde e um excelente terça-feira, com muita paz e saúde. Minha querida amiga Marly, a maioria das fotos de Walter Firmo são pb, espero que a exposição possa ir para o CCBB Brasília também.
Luiz Gomes.
viagenspelobrasilerio.blogspot.com

Camila Faria disse...

Tivemos alguns aniversários em fevereiro por aqui também, incluindo o meu! :)
Bolos lindos e certamente deliciosos também, fiquei com vontade de experimentar um pedacinho (e a receita deve ser ótima, para ter sido repetida em tão pouco tempo). Parabéns para vocês! Sou fã de belas frases também, ótimas essas que você mencionou no post ~ a do Caetano é realmente certíssima. ;) Beijos!

Andrea Giovanna disse...

Parabéns para você e os demais aniversariantes. Ótima reflexão. E os cultos se acham detentores da razão e isso nos mostra a arrogância, o orgulho.
Pior foram as brigas entre amigos e familiares. Triste.
Tenho um texto COMPREENDER que aborda esse assunto. Bjinhos

Viagens pelo Rio de Janeiro e Brasil. disse...

Boa tarde e um excelente sexta-feira, com muita paz e saúde. Bom final de semana.
Minha querida amiga Marly, espero um dia ter a oportunidade de tirar muitas fotos com você aí em Brasília.
Grande abraço carioca.

Luiz Gomes.
viagenspelobrasilerio.blogspot.com

Viagens pelo Rio de Janeiro e Brasil. disse...

Boa Noite minha amiga Marly. As jaqueiras são exóticas, invasoras e não fazem parte da Mata Atlântica, quase 80% das sementes brotam e que dificultam o crescimento de árvores da Mata Atlântica. Acho que não tem como tirá-las.

Isa Sá disse...

Parabéns a todos os aniversariantes!
Isabel Sá
Brilhos da Moda

Viagens pelo Rio de Janeiro e Brasil. disse...

Boa tarde de domingo. Bom início de semana minha querida amiga Marly.

Luiz Gomes.

viagenspelobrasilerio.blogspot.com

Viagens pelo Rio de Janeiro e Brasil. disse...

Bom dia e uma otima quarta-feira.
Parabéns pelo Dia Internacional das Mulheres, minha querida amiga Marly. Muita paz e saúde.
https://viagenspelobrasilerio.blogspot.com

Luiz Gomes.

Viagens pelo Rio de Janeiro e Brasil. disse...

Boa tarde Marly. Meu amigo John Lennon é músico e trompetista.

Sérgio Santos disse...

Eu só nao consegui identificar o personagem em cima do bolo. rsrs bjssss

Stefania disse...

Il fine settimana si avvicina, buon divertimento 😘

Morgan Nascimento disse...

Parabéns!
Super abraço

Se puder apareça para ler um pouco

morgannascimento.blogspot.com

Juvenal Nunes disse...

Apraz-me verificar a harmonia do seu lar, em conjugação com tudo de bom que a sociedade tem para oferecer.
Abraço amigo.
Juvenal Nunes

ellie disse...

Amazing cake! Such a beautiful post! Wishing you a lovely weekend!

Caitlin'nMegan disse...

So exciting to see your post! Very delightful!

Viagens pelo Rio de Janeiro e Brasil. disse...

Boa tarde de domingo e bom início de semana.
Minha querida amiga Marly, esse mês será dedicado aos parques da cidade do Rio de Janeiro e da região metropolitana do Rio. Nem sempre tenho tempo e dinheiro para viagens mais longas, algumas das matérias, guardei material para fazer um tema específico. Fico feliz por você acompanhar meu trabalho há muito tempo. Tenha certeza que você é uma das pessoas especiais e que eu gostaria de conhecer pessoalmente e dar um abraço apertado. Confesso que o Blogger é divulgação do nosso Brasil e uma terapia. Dia 24 farão dois meses que meu pai faleceu, São poucos do Blogger que eu divido isso. Não foi fácil encontrar ele morto em casa, colocar dentro do caixão e ainda tirar de dentro de casa. Mais Deus nos dá forças em qualquer situação.
Luiz Gomes.

Morgan C. Nascimento disse...

Uou, Marly, que demais o nome da sua filha coincidir - sincronicidade, viste! A Bailarina e o Unicórnio é uma obra cultural múltipla, livre, estudada/estruturada e remetida na pontiaguda da poética, com amor (sempre)! Se quiseres podes pegar um exemplar direto comigo, 35 reais frete incluso para qualquer região do país! Beijo

Magda Carvalho disse...

os bolos têm um aspeto divinal
http://retromaggie.blogspot.com/

Viagens pelo Rio de Janeiro e Brasil. disse...

Boa tarde de terça-feira e boa continuação de semana.
Obrigado por suas palavras de carinho, minha amiga Marly.
Luiz Gomes.

Pin It button on image hover