quinta-feira, 13 de julho de 2023

Mousse de alho e...

Olá, queridos leitores,

Eu tinha intenção de postar esta receita, preparada, aliás, há umas boas semanas, mas fui adiando até que chegamos aqui, rsrs. 

Costumo fazer mousses e pastinhas. E no momento os tenho feito especialmente para uma das minhas filhas, que gosta de os consumir com torradinhas e pães. 

Mousse enformada de alho (serve 6 pessoas)
(esta receita pode ser duplicada/triplicada com sucesso)


Ingredientes

250 g de maionese
1 caixinha de creme de leite (200 gramas)
1 xícaras (chá) de queijo ralado (muçarela, meia cura, parmesão ou uma mistura de queijos de sabores suaves, como estes)
1 pacote de gelatina incolor e sem sabor (dissolva antes a gelatina em ½ xícara de chá de água, depois leve a xícara ao microondas, em potência baixa – 40% - por 20 segundos, ou até que a gelatina esteja líquida)
05 dentes de alho descascados e esmagados
alho frito para decorar (usei também uns grãos de pimenta rosa)
Óleo de cozinha para untar a forma

Preparo

Unte com o óleo uma forma redonda pequena, de 15-17 centímetros de diâmetro. E ponha-a de lado.
Coloque todos os ingredientes da receita no liquidificador e bata até homogeneizar tudo. Despeje a mistura na forma untada e leve-a à geladeira por pelo menos 3 horas. Vire a forma no prato em que a mousse será servida e passe ligeiramente um pano molhado com água quente em volta dela, para que a mousse se solte da forma. Decore com o alho frito.


Espaços e objetos de minha casa

 tenho uma biblioteca e livros espalhados por toda a casa
 meus livros de culinária ocupam uma estante separada, este é o último livro que entrou nela; eu o ganhei em meu aniversário.

                                 tenho uma paixão por plantas

e já colecionei pratos; os das fotos abaixo têm procedências variadas: Alemanha, Indonésia, Inglaterra, e Tailândia.






E o mais:

Bondade, gentileza e o servir ao próximo

Nos últimos tempos, os políticos do planeta se empenharam em disseminar ódios e divisões, entre as populações. Eles agem assim todas as vezes que o mundo passa por crise séria. O que quer dizer que isso já aconteceu inúmeras vezes. As pessoas mais perceptivas não demoram para entender que isso é estratégia, para manter os povos distraídos, enquanto eles introduzem medidas que geralmente os desfavorecem.

Mas há também um número grande de pessoas que se deixam contaminar pelos más vibrações do meio, e que ‘abraçam’ os conflitos e as hostilidades espalhadas, assumindo-os como se fossem delas próprias. O resultado disso é a gente deparar com muitas manifestações de egoísmo, de falta de empatia, de violência, de ofensas e o diabo a quatro. 

Nas ocasiões desses acontecimentos, é como se – de fato – o mundo sofresse um rompimento, no qual se permite (ou, pelo menos, se tolera) comportamentos que sabemos não serem corretos e nem desejáveis.

E, nessa toada, aquilo que realmente é bom e desejável fica esquecido ou suspenso. O servir ao próximo, a bondade e a gentileza são três das ações importantíssimas, para o convívio entre as pessoas (e também para a satisfação delas, como a psicologia já comprovou) que são como que suspensas, nessas quadras da vida.

E, no entanto, elas são fundamentais para as relações humanas. E são, no final de tudo, o que mais dá sentido às nossas breves vidas. A frase abaixo, de Mary Cholmondeley, é recheada de verdades:

"A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca e que, esquivando-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade".     

Nessa frase, o trecho que mais me toca, no momento, é o que fala que desperdiçamos a vida, quando não damos amor. Eu tenho perdido pessoas, nos últimos tempos. E tenho percebido, em mim mesma, que as lembranças mais significativas (e mais ternas), que tenho tido delas, são as relacionadas com gestos de bondade, feitos positivos, em favor dos outros, gentilezas escondidas em ações banais.  No fim, é como se tudo que a pessoa fez fosse filtrado, e só sobrasse o que ela deu de bom aos outros. Pensei nisso quando li a frase abaixo, de Platão:

Espero que você também pense- ainda que só um pouquinho - nesse assunto!

20 comentários:

Pedrita disse...

o visual é lindo. ah, adoro comer como pastinhas tb. eu tenho livros em estantes e guarda-roupas. mas tem os espalhados tb. suas plantas são lindas. tenho algumas tb. ninguém ganha com a guerra, mesmo que a indústria de armamento acredite que sim. só perdemos. fique bem. beijos, pedrita

Roselia Bezerra disse...

Boa noite de paz, querida amiga Marly!
Não sabe como me fez bem ler seu post agora...
Até mencionei aqui algo que amei:
https://amorazul01.blogspot.com/2023/07/autentico-amor.html
Gosto de ter livros espalhados pela casa também. Eles são nossa companhia saudável.
Aprecio o sabor do alho na mouse e tal...
Gosto do seu capricho em sua formatação.
Tenha dias abençoados!
Beijinhos

chica disse...

Oi, Marly! Gostei muito da receita e só de ver a apresentação dela, já imagino o quanto ´pe boa! Gostei muito de ver pedacinhos de ti na tua casa, teu capricho bem mostrado! O texto lindo e bondade sempre faz bem ler e praticar!

beijos, tudo de bom,chica

" R y k @ r d o " disse...

Fotos de um bom gosto que aplaudo e elogio. O bolo deixou-me a salivar de gulosice.
.
Feliz fim de semana
.
Pensamentos e devaneios poéticos
.

Anônimo disse...

Olá!
Amei ver essa receita aqui.
Fiquei intrigada porque nunca pensei sobre um mousse de alho.
Beijos.



http://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

Nal Pontes disse...

Uma receita maravilhosa. Parabéns por compartilhar. Essa receita e mensagem boas pra nossa reflexão.. Bjs querida. NalPontes

Jovem Jornalista disse...

Essa pasta parece ser deliciosa! Adorei!

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Lucinalva disse...

Bom dia, Marly
O mousse deve ter ficado uma delícia, quando o amor de Deus é derramado no coração do homem, existe mudança, a guerra é terrível, um forte abraço.

Stefania disse...

La mousse che hai preparato ha proprio un bellissimo aspetto. Sei veramente molto brava in cucina.

Mi piacciono moltissimo i piatti che hai collezionato fino adesso

Viagens pelo Rio de Janeiro e Brasil. disse...

Boa tarde de sexta-feira-feira e bom final de semana. Obrigado pela visita e comentário. Minha querida amiga Marly, a mousse de alho parece muito gostosa. Sua coleção de pratos é muito linda. Concordo plenamente com sua reflexão, infelizmente a divisão em nosso país cada dia cresce mais. Grande abraço carioca.

Luiz Gomes.

viagenspelobrasilerio.blogspot.com

CÉU disse...

Não gosto de alho, nem do hálito que ela deixa nas pessoas, mas suponho que com a mousse isso não se note.
Muito linda sua casa.
O mundo tem falta de amor, por isso, ele está como está.
Beijos.

Pandora disse...

Essa receita me lembrou do meu irmão e da minha cunhada que amam pastinhas e alho! até guardei no meu bloco de notas para fazer na próxima vez que a gente se reunir.

Me identifiquei com você, também tenho vários livros pela casa, as vezes de forma desordenada, as vezes mais organizada. Estou tentando cultivar plantas, mas não tenho conseguido ir muito longe.

E sim, estou pensando... bastante em suas palavras.

Viagens pelo Rio de Janeiro e Brasil. disse...

Boa Noite minha querida amiga Marly. Quando comprei esse celular no ano passado, o e-mai que entrou na formatação foi outro. Infelizmente foi de um Blogger que eu tive há 6 ou 7 anos. Eu não consegui tirar ele. O celular que eu tinha o email do Blogger, Infelizmente estragou, terei que comprar um celular novo e adicionar o Gmail viagenspelobrasilerio@gmail.com
A vantagem do outro celular era que eu postava direto por ele. Esse eu consigo postar, mais as mensagens, aparecem o Blogger antigo que eu exclui. Verei com meu sobrinho pães ver como consigo tirar o Gmail antigo. Por isso eu mando: viagenspelobrasilerio.blogspot.com

Para identificar que sou eu.

Viagens pelo Rio de Janeiro e Brasil. disse...

Boa Noite minha querida amiga Marly. Hoje consegui ir nas duas últimas Praias Selvagens do Rio de Janeiro, a Praia do Perigoso e Praia das Conchas, essa última o banho não muito legal, ela tem muitas pedras. As 5 Praias Selvagens do Rio de Janeiro são muito lindas, o acesso é muito difícil. Tem que ter disposição. Elas são as praias mais limpas da cidade, por isso o nome " Praias Selvagens".

Monique Larentis disse...

Que interessante e inusitada esta receita. Nunca tinha visto algo parecido. Mas me deu vontade de experimentar. Parece ótima!

www.vivendosentimentos.com.br

Viagens pelo Rio de Janeiro e Brasil. disse...

Boa tarde de quarta-feira. Obrigado pela visita e comentário. Infelizmente muitos deixam os seus lixos na praia, minha querida amiga Marly.

Luiz Gomes.
viagenspelobrasilerio.blogspot.com

Ella disse...

I am glad that you just shared this useful information with us

Santos disse...

Your explanation is organized very easy to understand!

Walker disse...

Thanks for sharing amazing information !!!!!! Please keep up sharing.

Alisa disse...

It’s a great piece you write in the article, thanks for sharing with us.

Pin It button on image hover