quarta-feira, 29 de maio de 2024

Bolo de chocolate e cerveja (tipo stout), dia das mães de 2024 e a peça musical 'Hair'.

o bolinho esteve na geladeira, por isso está um pouco suado

Olá, bom dia para todos e bom feriado amanhã!

A receita desse bolo é outra das que faço há anos, mas ainda não havia publicado. Ela também passou pela fase da viralização na web (anos atrás), pois muitos adoraram o sabor residual da cerveja na massa. O fato é que o bolo resulta escuro, úmido, com um 'travinho' amargo, que de algum modo intensifica o sabor de chocolate, que é muito apreciado por multidões.

Dessa vez eu fiz (uma parte dele) em forma de 'bolo bombom', o que me faz lembrar - outra vez -  que a ideia do bolo bombom, hoje apropriada pela Internet, nasceu na web no dia em que publiquei a primeira receita dele aqui no blog, em março de 2010 (há 14 anos).
Eu disse que fiz uma parte da massa em forma de bolo bombom porque a massa  rende bem e faz um bolo de festa completo, já que leva 4 xícaras de farinha (bolo médio, para umas 20 pessoas). Com esta massa eu fiz 3 bolos: um retangular pequeno (forminha de pão de 22cmX10cmX6cm), o bolinho das fotos acima; outro, que foi assado em 3 forminhas redondas de 15 centímetros de diâmetro e um terceiro que fiz em forma de pudim de 20 centímetros de diâmetro, que congelei para aproveitar no futuro). Esta massa pode ser dividida ao meio, resultando igualmente bem. Ela também não precisa de uma batedeira, apesar de ter sido usada uma batedeira na origem da receita.

Recheei o meu bolo com um chantilly de brigadeiro (é só juntar uma xícara de chantilly com leite condensado a uma xícara de massa de brigadeiro já fria, batendo tudo na batedeira; é bom juntar um pouquinho de leite condensado ao chantilly porque a massa não é muito doce). 
Decorei as laterais do meu bolo com pedaços de bombons, que tirei da caixa abaixo (apenas porque tinha esta caixa, rsrs).
Como viram, não fiz a cobertura e recheio da receita original, mas você pode fazer, se desejar. 


Bolo de chocolate e cerveja tipo stout
(receita daqui daqui)

xícara = 240ml

Ingredientes

2 xícaras (454g) de cerveja stout ou escura, como Guinness (usei Caracu; tem que comprar 2 latinhas porque uma só não rende 2 xícaras, fica faltando um pouquinho)

32 colheres de sopa (454g) de manteiga sem sal, fria (isso mesmo, leva muita manteiga)

1 1/2 xícara (128g) de cacau em pó

4 xícaras (480g) de farinha de trigo

4 xícaras (794g) de açúcar granulado

1 colher de sopa de fermento em pó

1 1/2 colheres de chá de sal (se você usar manteiga com sal, reduza o sal para 1 colher de chá).

4 ovos grandes, em temperatura ambiente

3/4 xícara (170g) de creme de leite, em temperatura ambiente

Preparo

Pré-aqueça o forno a 180º C. Unte e enfarinhe três formas de bolo de 20 cm ou duas de 23 cm e forre-as com círculos de papel manteiga ou papel pergaminho.

Coloque a cerveja preta e a manteiga em uma panela média e pesada e aqueça até a manteiga derreter. Retire a panela do fogo e acrescente o cacau em pó. Bata – com um fouet ou uma espátula - até obter uma mistura homogênea. Deixe esfriar até chegar à temperatura ambiente. 
Misture a farinha, o açúcar, o fermento e o sal em uma tigela grande e ponha os de lado. Em outra tigela bata os ovos e o creme de leite. Adicione-os à mistura de cacau e manteiga e misture bem. Adicione a mistura de farinha e misture tudo delicadamente, mas muito bem. Distribua a massa igualmente entre as formas preparadas.

Asse os bolos por 40 a 45 minutos ou até que um palito, inserido no centro do bolo, saia limpo. Retire os bolos do forno e deixe esfriar sobre uma gradinha por 10 minutos antes de desenformar os bolos e voltar à gradinha para terminar de esfriar completamente.

                                                                                                                    
                                
      Dia das mães de 2024 

Comprei o bolinho abaixo para aminha mãe, no dia das mães. Fiz isso porque novamente fui 'atropelada' pelos acontecimentos e tive que 'apelar' no último instante. O outro motivo foi que a minha mãe - já idosa - tem preferido bolos mais leves, de digestão mais fácil.



E é claro que no dia das mães passei uns bons momentos na loja de flores comprando algumas


                      


Hair, a peça musical dos anos 60, e os acontecimentos da atualidade

(imagem da Internet)

Li, não faz muito tempo, um pequeno post sobre a peça Hair. Ele foi escrito por uma amiga que mora na Europa. Ela havia se encantado com a peça, vista num teatro, na véspera.

Naqueles dias, eu fiquei pensando na peça, como já havia feito outras vezes, e no significado dela na época de sua estreia, e hoje.

Hair foi desses trabalhos culturais radicais. O texto meio que pregava a ruptura social.  A visão do mundo mostrada era a visão de jovens hippies, ou seja, defendia-se a liberdade irrestrita, a revolução sexual, a insubordinação, a resistência quanto às imposições conservadoras etc.

Penso que a guerra do Vietnam foi uma das questões importantes, para a produção da peça. Essa guerra vinha se arrastando há anos, levando em seu bojo as vidas de muitos jovens. Isso inspirou várias canções, uma das mais conhecidas (aqui no Brasil, pelo menos), dizia:

 “Era um garoto, que como eu, amava os Beatles e os Rolling Stones...”.

Voltando à produção da peça, acho que na raiz de tudo havia certo cansaço quanto ao modelo social vigente. Muitas pessoas achavam (e acham ainda) que a validade do tal modelo já havia expirado. Pensavam que dele resultavam muita hipocrisia, desigualdade e até crueldade. No meio disso tudo surgiram os jovens criadores do texto da peça.    

Pessoalmente eu acho que o caminho “indicado” por Hair é implacável demais (como costumam ser, aliás, as idéias super inovadoras). Acho que a verdade de tudo se encontra no meio termo, nos entendimentos e nas conciliações e não na ruptura total, pois muitos dos ditames sociais têm razões para existir.

Quanto à peça, o meu encanto deve vir dos mesmos pontos que encantaram a minha amiga: a esperança de que o mundo pode ser bem melhor, mais pacífico, mais acolhedor e até mais alegre.

Outro ponto interessante é que uma das principais canções da peça diz que a grande mudança virá quando se der uma combinação espacial de planetas (conjunção planetária), sob o ponto de vista astrológico.  Nesse momento estará se iniciando a “Nova Era”, a era de AQUARIUS. E muitos acreditam que esse novo tempo será precedido por caos e destruição.

O que é indubitável, de tudo isso, é que Hair é uma peça que aquece o coração. E as músicas dela são maravilhosas. A minha versão preferida de Aquarius é a que foi gravada pelo brasileiro Sérgio Mendes e sua banda Brasil 66.

                                                            

É isso, por enquanto. Até breve!    


21 comentários:

Pedrita disse...

eba!!! post novo!!! nossa, que bolo lindo!!! acho fascinante quem faz bolo retinho assim. os meus são sempre anárquicos. gostosos, mas anárquicos. lindo o bolo para a sua mãe. ela deve ter adorado. minha avó amava esse tom de rosa. rosa antigo ela dizia. as unhas eram sempre pintadas dessa cor, blusas. nunca vi hair, seja no teatro ou cinema. recentemente teve um musical em sp, mas não fui ver. estranho que essa música que teve o texto no brasil é de um grupo com um líder hj de extrema direita. preciso procurar o filme, ver se tem em algum streaming e ocupar essa lacuna. mas os ideias, o eixo da peça sempre soube. beijos, pedrita

Roselia Bezerra disse...

Bom dia de Paz, querida amiga Marly!
Deve ser uma delicia o bolo molhadinho, a cerveja preta deve dar um paladar espetacular.
O do sua mãe fez bem em comprar algo adequado à idade dela. Realmente a digestão é mais sensível aos 70...
Não vi o espetáculo, mas, pela sua descrição, deve ser lindo com músicas alegres e motivadoras.
Quamfo aos transtornos futuros... prefiro nem pensar... estamos vendo coisas horrendas já. Oxalá pare!
Saio daqui com a mesa deliciosa que nos partilhou.
Tenha dias abençoados!
Beijinhos com carinho fraterno

chica disse...

Meu Deus, cheguei agora do hospital, cuidando de minha mana, e me deparo com esses bolos! Afff...aguçou minha fortmiga! Lindos e o teu parece uma delícia. Quamnto aos atropelamentos, cada ve=z parece temos mais e mais pra fazer, resolver... Adorei! beijos, rtuuuuuuuuuuudo de bom,chica

Luiz Gomes disse...

Boa tarde e um excelente quarta-feira. Finalmente o outono começou no Rio de Janeiro. Minha querida amiga Marly, esse bolo parece delicioso (tenho que ultimamente) evitar um pouquinho de doces. Muita saúde para todos da sua família.

Maria Luiza disse...

Surreal, lindo demais e o sabor desse bolo ativou e muito minhas papilas gustativas. Meus olhos se deliciaram com um cenário de fotos perfeitas. Conheço a fama de "Hair", mas não tive a oportunidade de vê-lo.Aqui tudo maravilhoso, Marly! tardinha de um feriado bem gelado! Abraços!

Luiz Gomes disse...

Boa tarde de sexta-feira. Aproveito para desejar um bom final de semana e um ótimo mês de junho. Minha querida amiga Marly, no Brasil, usam sal, serragem, pó de café e outros materiais. Usam muitas tintas, também.

Vanessa disse...

O bolo de chocolate me deu água na boca. Amo bolos assim e comendo com amigos e família fica ainda melhor.
Beijos



Www.parafraseandocomvanessa.com.br

Luiz Gomes disse...

Bom dia e um excelente sábado. Aproveito para desejar um mês de junho com muita paz e saúde minha querida amiga Marly.

Luiz Gomes disse...

Boa tarde e um ótimo domingo. Bom início de semana minha querida amiga Marly. Assim que der, farei uma matéria sobre a feira Hippie do Rio de Janeiro.

Luiz Gomes disse...

Boa Noite. A "proibição" tornou-se um dos maiores cartões postais de Minas Gerais. Niemeyer era o ateu que mais fez templos católicos e breve terá um evangélico da Assembleia de Deus em Niterói RJ.

Teresa Silva disse...

Ah ah ah fiquei a salivar! Esse bolo está com um aspeto fenomenal!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

Sérgio Santos disse...

Marly, fiquei fascinado com esse bolo de chocolate. Acho que na viralização anterior ainda nao conhecia seu blog. Deu muita água na boca!!!! E a foto ajuda muito! kkk bjsss

Coisas de Feltro disse...

Já vi Hair mas nas duas adaptações para o cinema.
Beijinhos

Luiz Gomes disse...

Boa tarde. Uma excelente terça-feira. Minha querida amiga Marly, o menino negro com o violino, foi o meu preferido. Passa uma mensagem forte: nem todo negro ou pardo, tem armas nas mãos. Tenho um primo de segundo grau, da minha cor e ele é professor no conservatório de música, aqui no Rio.

Luiz Gomes disse...

Infelizmente é mais fácil, ver uma pessoa de pele clara, com um violino 😢 😢 😢.

Luiz Gomes disse...

Difícil ver um tenista negro, certo?

Teresa Silva disse...

Passando para desejar uma boa quarta-feira!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

Luiz Gomes disse...

Boa noite de quinta-feira minha querida amiga Marly. O Meio Ambiente precisa ser cuidado todos os dias e devemos fazer a nossa parte. No Estados Unidos temos as irmãs Willians que fizeram sucesso no mundo todo, através do tênis e acho que abriram portas para muitos negros. No Brasil, infelizmente é mais um esporte de elite.

Stefania disse...

Wow che torta favolosa che hai fatto.
Non la conoscevo e devo dire che con il retrogusto di birra associato al cioccolato la rende molto interessante.

Luiz Gomes disse...

Boa tarde e um excelente domingo. Bom início de semana minha querida amiga Marly. Continuaremos, com postagens de Minas Gerais, até terça-feira. Grande abraço carioca.

Luiz Gomes disse...

Boa tarde e uma excelente terça-feira minha querida amiga Marly. Ficou difícil tirar fotos, o sol batia muito no meu rosto e se percebe, que algumas estão gastas. Mais, sol, chuva, vento e falta de conservação das autoridades, fazem isso. Como você disse: temos tantos talentos espalhados pelo Brasil e alguns desconhecidos, pelo menos para mim. Agora os trabalhos maravilhosos são vistos pelo meu olhar e celular kkkk. Claro o Blogger. Confesso que nunca achei que a Arte Urbana passaria de 100 postagens. Imagina as outras espalhadas pelas cidades brasileiras?

Pin It button on image hover