Olá, amigos e amigas!
Ontem eu preparei essas bolachas para o consumo do povo de casa. Porém, também tencionava escolher as receitas que quero fazer para presentear no Natal. Esta receita produz, em minha opinião, a mais perfeita bolacha doce de manteiga, para corte, com cortadores.
Eu a publiquei aqui , em 2015. E, de lá para cá ela já foi replicada em inúmeras páginas da web (especialmente em vídeos). Ao longo dos anos, fui fazendo ajustes na receita, de modo que, atualmente, dispenso batedeira e batedores, e a faço inteiramente 'na mão'. E há outra vantagem, se a temperatura ambiente não estiver muito alta, a massa não necessitará de refrigeração (antes de ser estendida e cortada).
Bolachas Doces de Manteiga Perfeitas
(rendeu 75 bolachinhas)
xícara = 240 ml
Ingredientes
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
1 xícara de manteiga, em temperatura ambiente (nem muito mole nem dura)
1 xícara de açúcar de confeiteiro (usei Glaçúçar)
1 ovo médio
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
1 xícara de manteiga, em temperatura ambiente (nem muito mole nem dura)
1 xícara de açúcar de confeiteiro (usei Glaçúçar)
1 ovo médio
1/4 de colher de chá de sal
1 colher de chá de extrato de baunilha
Instruções
1 colher de chá de extrato de baunilha
Instruções
Em uma tigela misture a farinha e o fermento em pó. Em outra tigela, com uma espátula de borracha misture a manteiga e o açúcar. Depois de bem misturados, acrescente o ovo. Misture novamente, e, em seguida, adicione a baunilha. Acrescente lentamente a farinha à mistura de manteiga e açúcar (uma xícara de cada vez). Misture até formar uma massa quase homogênea. Numa superfície de trabalho, reúna a massa com as mãos e amasse-a até que se torne homogênea e suave. Faça um rolo com a massa, embrulhe-o com filme plástico e leve o rolo à geladeira, para que esfrie (por cerca de 20-40 minutos; se a temperatura ambiente não estiver alta, e a massa firme, pode 'pular' esse passo). Caso a massa fria se torne muito firme, amasse-a um pouco para amaciá-la de novo. Ligue o forno à temperatura de 180º C. Unte e enfarinhe duas assadeiras para biscoitos e ponha-as de lado. Abra a massa com rolo (entre dois pedaços de plástico) e corte as bolachas no formato desejado. Distribua-as nas assadeiras preparadas. Asse as bolachas por 7-11 minutos (o tempo vai depender do tamanho das bolachas). Depois de assadas, passe-as da assadeira para uma gradinha, para que esfriem.
Obs: Dividi a minha massa ao meio e numa das metades acrescentei 2 colheres de sopa de cacau em pó, para fazer as bolachas de chocolate.
Já publiquei aqui no blog inúmeras receitas de bolachas e biscoitos (e em todo Natal as tenho apresentado também).
bolachas de Natais passados
O comércio por cá já entrou no clima natalino faz tempo (desde outubro). Antes eu ficava incomodada com essa antecipação exagerada dos eventos.
Mas, num ano como esse, em que a gente foi e é diariamente bombardeada com notícias negativas, sinto até um pouco de alívio, ao vislumbrar o final de mais um ciclo de doze meses.
trenó no Natal do Pontão do Lago Sul













2 comentários:
Marly, adoro tuas bolachas. Ainda não me animei esse ano pra encher as latas aqui... Todos esperam sempre! Ficam ótimas! E as tuas muito lindas e caprichadas! O Natal cada vez mais cedo nas lojas...Lindo post! beijos, bons preparativos e bolachinhas que todos adoram ganhar, na certa! chica
adorei o avental. q postagem linda. que capricho. ah, eu me apavoro com a antecipação da data. em junho recebi um email falando pra reservar as lembranças de natal. era uma empresa de presentes corporativos. tem lógica a antecedência, mas me incomodou hahahahaha. hj fui na festa da usp de livros q aguardo ansiosamente. foi muito animada e lotada. não vou na companhia das letras pela fila que dava 1h30 de espera. passei a ir em outras editoras e em várias menores. beijos, pedrita
Postar um comentário