domingo, 18 de janeiro de 2026

Tomatinhos confit com queijo (burrata, 'mozzarella' fresca ou queijo feta). E os 'ecos' do Natal.

 




Olá, para todos,

Tenho feito este antepasto de tomatinhos confit e servido com queijos macios/cremosos, com frequência. Já nem o consideramos mais só um antepasto, ele tem entrado em nossas refeições até como acompanhamento (ou como uma 'salada' quente de tomate, enriquecida com queijo).
A receita do confit de tomatinhos eu publiquei aqui, em 2011 (há 15 anos!). Depois disso ela já foi replicada milhares de vezes, pela web. 
Resolvi repeti-la neste post, porque estes tomatinhos ficam deliciosos!

Confit de Tomatinhos

Ingredientes

1 bandeja de tomatinhos - sweet grape ou coquetel (a minha tinha 400g)
1/4  xícara (chá) de azeite de oliva extra virgem
1/2 colher (chá) rasa de sal marinho (ou outro), ou sal a gosto (usei um sal marinho italiano com arrabiata)
8 folhinhas de manjericão fresco
1 pitada de açúcar
1 dente de alho grandão ou dois médios, bem picadinhos
4 pimentas rosas inteiras ou uma boa pitada de pimenta do reino, moída na hora (não usei porque o meu sal era apimentado)
2 folhas de louro (ou uma pitada de louro em pó)

Preparo

Lave os tomatinhos e ponha-os numa tigela. Junte os demais ingredientes e revolva tudo. Despeje o conteúdo da tigela numa forma e leve a forma ao forno médio (tenho feito esta receita na fritadeira - air fryer) por 20 minutos , ou até que os tomates amoleçam. Sirva ou ponha o confit num vidro esterilizado ou numa tigelinha e cubra-a com filme plástico. conservando-a na geladeira.

Depois de pronto é só juntar o queijo aos tomatinhos. E deliciar-se!

 🌷🌷🌷🌷

Ecos do Natal

No post passado eu tinha a intenção de publicar algumas imagens do Natal de 2025 e até mesmo de pequenos projetos relativos à data, como tenho feito ao longo dos anos. Mas o evento acabou sendo um dos mais corridos, de modo que eu nem mesmo fotografei a mesa da ceia. Houve quem fotografasse e até filmasse, mas essas imagens só serão mostradas nas imediações do próximo Natal (se eu as conseguir com os autores delas, rsrs).

De qualquer modo, quanto aos projetos, não executei ideias novas.
 Experimentei montar uma mesa toda em dourado (foto abaixo), porque eu amo poder criar mesas cheias de brilhos, cores e aquele exagero decorativo que só é permitido no Natal. Mas essa inspiração não pôde ser transposta para a nossa mesa da ceia, por causa da correria.


No lugar dela, entrou esta


🌷🌷🌷🌷

Eu também havia planejado reapresentar (de novo, rsrs) os anéis de guardanapo feitos com rolo de papel alumínio.



no rolo feito anteriormente foi colado (com cola quente) um laço feito com outra fita dourada. No anel vermelho, da foto abaixo, o rolinho foi recoberto com uma fita de veludo e decorado com uma estrela, que era um pendente (ornamento) para a árvore de Natal. 


Estes rolinhos são fáceis de fazer, mais baratos do que os de compra e permitem que a gente dê vazão ao desejo de criar algo com as próprias mãos (coisa que eu amo!).


O post original foi publicado em 2015, aqui

Por falar em fita de veludo, também a usei para decorar objetos, como este balde de gelo, que foi empregado como champanheira.





🌷🌷🌷🌷

No mais, na falta de tempo para elaborar outros assuntos, deixo estas fotos de casa.






E é só para o momento. Quero muito ser mais presente no blog, nesse novo ano. Até já!


Nenhum comentário:

Pin It button on image hover