segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026

Risoto de Frango para o Dia de São Valentim

 




Olá, querido leitor (a),

Feliz mês de fevereiro para todos!
O mês de fevereiro, aliás, é cheio de festividades. Duas dessas é o dia de São valentim (dia do amor e da amizade) e o Carnaval.
Eu gosto de celebrar o dia de São Valentim, porque dou muita importância ao amor.
O amor, como todos sabemos, é a força mais construtiva e mais impressionante desse planeta que habitamos. 
É algo tão incrível que, sem ele, a gente pode morrer. Ou ficar com sequelas emocionais para sempre. 
O que quero dizer é que, ao longo da vida, li alguns textos que relacionavam a ausência de afeto, com mortes de bebês, no primeiro ano de vida. Os tais textos afirmavam que, bebês apenas cuidados, morriam, se não recebessem também afeto.
Um dos textos dizia que o índice de mortes de bebês, em vários orfanatos dos EUA, no início do século passado, chegava a 100%. Médicos, que davam assistências nessas instituições, começaram a observar que só sobreviviam ao início de vida num orfanato, os bebês que, eventualmente, eram tirados dele, para passar um tempo com 'famílias de acolhimento'. Acho que, de lá para cá, o tratamento de bebês em orfanatos mudou.
Contudo, o dia de São Valentim também é considerado o "dia dos namorados", e é disso que estamos tratando neste post.  
Trouxe um risoto de frango, como sugestão para um jantar romântico. Já disse outras vezes, mas vou repetir, rsrs, acho o risoto 'um curinga', quando se trata de preparar uma refeição que é, ao mesmo tempo, rápida, saborosa, simples, mas sofisticada. E é por pensar assim que já sugeri outros risotos para essa celebração. Nesse link, por exemplo, publiquei a receita do muito saboroso risoto de aspargos (o meu preferido!) que é uma alternativa para as pessoas que não comem carne. E a receita do risoto de frango também já foi publicada aqui mo blog, mas resolvi repeti-la, porque vale a pena!

Risoto de frango
(rende até 6 porções generosas)

Ingredientes

1 peito de frango cortado em cubinhos e temperado a gosto (pode ser feito também com sobras de frango assado ou cozido)
2 xícaras de arroz para risoto (arbório, carnaroli, vialone)
1 colher de sopa de óleo de cozinha
2  colheres de sopa de manteiga (e mais, se desejar um risoto mais encorpado)
1 cebola média picada
½ xícara (120 ml) de vinho branco seco
1 colher de sobremesa de colorau (opcional)
1 litro ou mais de caldo de galinha (você pode fazer antecipadamente o seu próprio caldo com a carcaça do peito, se comprar o peito com osso; caso opte pela praticidade, use o caldo em pó, industrializado: é só dissolve-lo conforme as instruções da embalagem)
Sal, se necessário
30 gramas de queijo parmesão ralado, para o preparo + 30 gramas para servir com o risoto (ou a gosto)
Cebolinha verde picada

Preparo

Mantenha o caldo de galinha aquecido, em fogo baixo. Aqueça o óleo e a manteiga numa panela de fundo grosso e tamanho médio. Frite os cubinhos de frango (já temperados), até que dourem (uma boa pitada de açúcar apressa o processo). Acrescente a cebola picada e frite tudo. Junte o arroz (não se deve lavá-lo!) e o vinho e vá mexendo tudo até que o vinho evapore. Então vá juntando o caldo, concha a concha, mexendo sempre, para que o arroz solte o amido e fique cremoso e também para que não grude no fundo da panela, até que o arroz esteja cozido (al dente). Acrescente a primeira parte do queijo e mexa para que derreta. Corrija o sal, se necessário (adicione mais 1 colher de sopa de manteiga, se desejar) Sirva com a cebolinha e o restante do queijo. E lembre-se de que o risoto tem que ficar úmido!  

E é só, para o momento, mas quero fazer outros posts sobre o dia de São Valentim. Aguardem!





Um comentário:

Roselia Bezerra disse...

Amiga Marly, boa.noite de Paz!
Amo risoto e sua receita está uma delicia só em ler aqui.
Viva o dia de Sâo Valentim!
Tenha um fevereiro abençoado!
Beijinhos fraternos

Pin It button on image hover