Google+ Followers

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Biscoitos de Gengibre e uma pequena pausa



Sempre que posso eu faço umas fornadas de biscoitos para dar de presente para alguém, especialmente aos familiares. Mas na época do Natal, como eu já deixei transparecer aqui, este meu hábito quase que vira uma compulsão, pois fico doida para preparar umas caixinhas de biscoitos para presente, rsrs. Então eu tenho andado pesquisando novas receitas e testando variações das antigas. E foi assim que encontrei a receita abaixo, no site da McCormick, que é uma fábrica de temperos que de vez em quando eu uso (leia-se: quando alguém os traz de fora pra mim, rsrs). Achei estes biscoitos mais gostosos do que esses.
Quero informar também, que por ter me comprometido com a minha irmã, no sentido de ajudá-la no preparo da festa de primeiro aniversário da filhinha dela (é a bebezinha para quem eu fiz aquele bolo para o chá de fraldas, lembram? pois é, naquela ocasião ela nem tinha nascido, agora já vai fazer um ano; vejam a carinha dela mais abaixo, rsrs), mas voltando ao informe, a festinha da menina será no domingo, e como eu já ando sobrecarregada com outras coisas, terei de ficar uns dias afastada dos blogs; mas o afastamento será breve!

Biscoitos de Gengibre2
(esta receita é para fazer homenzinhos de gengibre/gingerbread men, mas, claro, serve também para fazer biscoitos comuns, e eles são gostosos)
xícara = 240ml
Ingredientes
3 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de chá de gengibre em pó 
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 / 4 colher de chá de noz-moscada  em pó
1 pitada de sal
3 / 4 xícara  manteiga amolecida
3 / 4 xícara de açúcar mascavo bem comprimido na xícara
1 / 2 xícara de melaço (usei melado)
1 ovo
1 colher de chá  extrato de baunilha

Preparo

1 - Misture a farinha, o gengibre, a canela, a noz moscada, o bicarbonato de sódio e o sal em uma tigela grande. Ponha de lado. Bata a manteiga e o açúcar mascavo na batedeira na velocidade média até ficar cremoso. Adicione o melaço, o ovo e a baunilha e misture bem. Gradualmente vá acrescentando a mistura  da farinha, com a batedeira em velocidade baixa. Faça um disco com a massa e embrulhe-o em filme plástico. Leve o disco de massa à geladeira por pelo menos 4 horas, ou por uma noite (acho melhor deixar uma noite).
2. Preaqueça o forno a 180 ° C. Abra a massa numa  superfície enfarinhada. Corte os biscoitos com cortadores e ponha-os em assadeiras grandes, não untadas.
3. Leve a assadeira  ao forno por 8/10 minutos ou até que as bordas dos biscoitos fiquem firmes e eles comecem a dourar. Deixe que esfriem na assadeira por 1ou 2 minutos. Remova-os para gradinhas para que acabem de esfriar. Se desejar, decore-os com glacê real ou a gosto. Armazene os biscoitos em recipiente hermético por até 5 dias.

Nota: Na correria eu acabei me esquecendo de dizer que é melhor abrir a massa entre dois plásticos, polvilhando o plástico debaixo com farinha e também a massa, para que o plástico de cima não grude muito, pois esta massa é delicada. Convém também manter a massa na geladeira e ir tirando pequenas partes para abrir, para que, à temperatura ambiente, ela não fique gordurosa demais.

Eis a menina aos cinco meses:


32 comentários:

angela disse...

ficaram lindos seus gingers. fofa demais sua sobrinha.parabens. bjs

Belocas disse...

Que bebé tão linda!

Gostei destes biscoitos e estou cá a imaginar uma surpresa de Natal para os quais se adaptam perfeitamente. Vou anotar.

Vou ficar também seguidora desta cozinha, para cuscar sempre que tiver um tempinho.

Bjs

Sandra Peres disse...

Estou louca para fazer esses biscoitos, mas o trabalho me chama, chego em casa exausta, só qdo tiver folga, uns dias antes do natal.

Beijos

Dani Hoffmam disse...

Nunca fiz esses biscoitos, mas minha mãe e minha avó sempre faziam nessa época.
Os seus ficaram ótimos!
E essa bb? q coisa mais fofa!
Parabéns pra ela, pelo primeiro de muitos anos!
Um grande bjo
Dani
http://kitutando.blogspot.com/

Renata disse...

Minha amiga, não some muito não, viu? Vou sentir muita falta dos seus gentis comentários!!!

Biscoitos aqui são sempre os mais lindos que existem, agora bebê lindo é novidade aqui nesse blog, coisinha mais fofinha hein?

Um abraço minha amiga,
Até mais!

Gina disse...

Ontem e hoje passei boa parte do tempo fazendo e decorando biscoitos de mel.
Os seus, com sempre, estão uma graça!
Aliás, a bebê também é uma fofura!
Bjs.

Fabiana disse...

Marly,
ah amiga, o meus sonho é fazer esses biscoitinhos de gengibre.
Quando ainda nem sonhava com o meu blog, sempre assistia aqueles filmes americanos na epoca de Natal, e ficava morrendo de vontade de experimentar....bom, agora tenho a faca(blog) e o queijo(uma receitinha sua) na mão...kkkkk.
Vamos ficar com saudades, mas é por uma boa causa....Tenho certeza que a festa ficará linda;
Ah, sua sobrinha é muito linda!

beijos

Daniana Bittencourt disse...

Já estou curiosa com os preparativos da festinha!
Esses biscoitos além de lindos são deliciosos. Amei a foto do ginger do lado da casinha.
Sua sobrinha é linda demais. Uma princesinha.
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

...Noêmia! disse...

Marly, também adoro fazer biscoitos para presentear, mas os meus não ficam assim tão bonitos quanto os seus!
Linda a sobrinha, muito fofa!
Depois mostre as fotos das coisinhas bonitas que vocês prepararam para a festinha! Putz, curiosa eu, né?!
Beijão, Marly!
:o)

Junia Ansaloni disse...

Marly, minha miga...que delicia !!! E que delicadeza desses biscoitos...Nao demora nao viu !!!Vc faz falta...Tenho certeza que a festinha da princesa vai ser maravilhosa !!! Parabèns para princesinha...Bjim

Nice & Ana disse...

Marly amiga seus biscoitos estão um espetáculo, como sempre perfeitos, sua sobrinha é um anjo, linda, linda e linda, até breve queridona, bj♥kas, ;)...

Rafaela Marinheiro disse...

Ai que delicia.. vou testar a recita.
Bjus
www.casapraquetequero.blogspot.com

ameixa seca disse...

Que fofos, dos mais bonitos que já vi :)

arte da sadhia disse...

hum amiga que delicia parabens e sua sobrinha é linda bjinhos

»¤Þ䵣䤫 disse...

Super linda sua sobrinha, uma boneca! Seus biscoitos ficaram muito, mais muito lindos, boa festa! Bjokas

Santa Gastronomia disse...

também estou louca para fazer os biscoitinhos de Natal, mas cadê o tempo? Sempre que faço a lista do que tenho que fazer, cada vez ela aumenta mais, hehe..
a bebê é linda!
bjinhus..

Barbara Horn disse...

Ô Marly... obrigada pelos recadinhos fofos! Aliás fofos são estes teus bonecos de gengibre, lindos e deliciosos por sinal. Ah, e despause logo viu? (rs), eu sei que é por uma boa causa mas é que seu blog é um dos mais deliciosos que entrei nos últimos tempos... abraço!

Marina Guimarães disse...

oi, Marly. Seus biscoitos ficaram lindos, e com certeza gostosos. Gostei especialmente da casinha. Eu gosto muito de fazer biscoitos, essa semana mesmo vou fazer uns pro chá de bebê da minha irmã.

obrigada pelo comentários lá no blog.

;)
marina

Simone Scharamm disse...

Lindos biscoitos! A sobrinha também...adorável!
Amiga, passei rapidinho pra deixar um beijo!

Andreia Braga disse...

Sua sobrinha é lindaaaaa!!! E vê se nao some muito! E mostre os bolos q vc fizer para a gente tá?hihihih

Bjs e ate a volta

Andreia

http://geadocesegostosuras.blogspot.com

Janaína disse...

Ainda não comi desses biscoitinhos...mas pela delicadezza da sua preparação deve ficar maravilhoso....

PS: Que criança liiiiinda meu Deus...Uma benção...
Boa festa

bjim
Jana
http://janainamechi.blogspot.com

Novelo da Mitinha disse...

Oi,querida amiga Marly!!!
Eu tambem nunca comi esses biscoito,sera que eu encontro gengibre em po por aqui?Outro dia encontrei clara de ovo em po(???).Nao sabia que existia isso e nem sei como se usa.Neste final de semana vou procurar gengibre em po.E Parabens pelo um aninho da sua sobrinha (*^ε^*).Estarei esperando pelas fotos do aniversario,ta?Ja imagino as guloseimas que vai ser servidos aos convidados.
Bjus e boa festa.Da amiga Normita.

Renata disse...

Marly querida, que saudades de passar por aqui! Que trabalho lindo os teus biscoitinhos e casinhas! Queria ter sido autora das mordidas nesses biscoitinhos sem pernas aí da foto! Hmmm!! E parabéns pela sobrinha, parece um anjinho!

Aline disse...

adorei o blog.... delicioso, fiquei com água na boca e irei tirar várias ideias bjs

tatiane disse...

Que linda sua sobrinha! Parabéns!
Ah, todo ano eu enrolo, digo que vou fazer biscoitinhos de especiarias no inverno, mas nunca faço. Ficaram lindos!
beijos

welze disse...

muito boa essa receita. parabéns à pricesinha.

Danny Mou disse...

Os biscoitos estão lindos, mas a bebezinha, é uma fofura!! ;o)

Beijos, Danny

Delícias da Andréa disse...

Lindos estes biscoitos!

andreaquitutes.blogspot.com/

Andréa....

Sandreane disse...

Os gingers ficaram muito fofos, e pelas fotos, com certeza, devem ter ficado deliciosos :)
Abraços!

Xana disse...

Adoro o sabor do gengibre... Ficaram tão bonitos :)
Até breve querida, não demora :)
beijinhos

Fimère disse...

ces biscuits sont magnifiques et à croquer, j'en raffole
bonne journée

Consultora Educacional disse...

Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver nosso Curso de Ingles. Daienne

Pin It button on image hover