quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Brie en crôute, num post de Natal!



Olá, para todos!

Antes de mais nada quero registrar o meu sincero agradecimento às amigas que comentaram no post abaixo: muito obrigada pelo apoio e solidariedade de todas vocês!


Devido aos últimos acontecimentos, demorei a entrar no espírito natalino, mas, havendo possibilidade, eu não iria deixar de comemorar o Natal, né, não?  

E iniciei a minha jornada de Natal fazendo as receitas que sempre faço nessa época, a começar pela minha farofa, que por cá consumimos o ano todo, mas principalmente no Natal, ocasião em que a receita é incrementada e tornada mais festiva. 

Publiquei esta receita em 2008 (há onze anos!) e desde então  a tenho visto replicada pela web.  Há, inclusive, gente alardeando - agora - a maravilhosa 'novidade' de se acrescentar abacaxi à farofa, coisa que eu já fazia há muitos anos e registrei isso no post mencionado, que publiquei aqui! No lugar do enlatado, você pode acrescentar o abacaxi fresco (maduro e doce, de preferência) à sua farofa. Porém, nesse caso, faça isso só um pouco antes de servi-la, para evitar que a fruta  'azede' e estrague o prato.  

  esta farofa tinha dois tipos de linguiça - toscana e calabresa - bacon, cebola, muito alho e abacaxi fresco (e foi feita com duas farinhas: a de mandioca e a de biscoitos cream cracker (porque eu não tinha farinha de mandioca suficiente).

e aqui temos a mesma farofa com ligeira variação dos ingredientes -esta ficou um pouco mais 'magra' - mas teve acréscimo de pedacinhos de uvas sem sementes.

***


Mas o Natal também é a epoca em que mimamos parentes e amigos com as gostosuras  que sabemos que irão agradá-los, como é o caso do financier, o bolinho francês que leva manteiga noisete e farinha de amêndoas. Publiquei uma boa receita deles aqui! Os da foto acima levaram também pedaços de morangos, que foi o que os deixou com os buraquinhos no topo, rsrs. 

aqui os financiers já embalados para presente

 mas... em vez de bolos, a gente pode fazer biscoitos, que  para presente, são até mais tradicionais no Natal. A receita dos das fotos (chocolate chips cookies) foi publicada aqui


e eles embalados para presentes 


***
E a gente não pode esquecer de caprichar nas mesas, coisa que muitas vezes se consegue apenas usando a criatividade, como foi o caso da mesa abaixo, em que o elemento de destaque é o guardanapo com motivos natalinos (que é simples, aliás)


aqui eu usei um porta-guardanapo em forma de anjinho (muito apropriado para o Natal!)

*****

E a receita do brie en crôute? 

Está aqui, ó!


Que tal oferecer aos seus convidados, para as festas de fim de ano, um aperitvo de queijo quente  e 'agridoce', ao qual você ainda pode acrescentar um sabor extra, como o das 'nuts*'? (e outros ao seu gosto, claro).  Este "Brie en crôute" combina o sabor do queijo brie + o da massa folhada que o recobre, + o do mel (poderia ser uma geléia ou outro doce pastoso) + o das nuts* escolhidas (pode ser mais de uma!). 

Claro que este é um aperitivo que pode ser consumido em qualquer ocasião, mas ele combina muito com festividades, especialmente festividades como o Natal e o Réveillon. E o melhor é que, mesmo sendo sofisticado e saboroso, é muito fácil de fazer!




Brie em Crôute

Ingredientes

1 pacote de massa folhada congelada, descongelada – 300 gramas de massa é suficiente para esta receita (leia na embalagem como descongelar ou como usar a massa)

1 queijo brie inteiro (o meu tinha 350 gramas)

2 colheres de sopa de mel (pode ser substituído por geléia, com sabor à escolha)

¼ de xícara de nozes picadas

1 gema bem batida com 2 colheres de sopa de água

Preparo

Ligue o forno na temperatura de 200º C. Forre uma assadeira, um pouco maior do que o queijo, com um pedaço de papel manteiga. Abra a massa folhada sobre uma superfície ligeiramente enfarinhada. Corte dois círculos de massa, um para cobrir o fundo do queijo e outro para cobrir o próprio queijo (você poderia simplesmente embrulhar o queijo com a massa, mas já se constatou que isso impede que a massa do fundo cozinhe do jeito certo, então é melhor envolver o queijo nos dois círculos de massa; ambos, naturalmente, têm que ser maiores do que o diâmetro do queijo, o círculo de cima tem que cobrir as laterais do queijo e ainda sobrar um pedacinho, e o de baixo tem que ser só um pouco maior). Ponha o queijo sobre o círculo de massa menor. Espalhe o mel sobre o queijo e distribua as nozes sobre o mel (você também pode cortar o queijo ao meio e usar o mel e as nozes como recheio). Cubra o queijo com o círculo de massa maior e cole as bordas dos círculos de massas, selando bem as duas (se desejar, você pode usar um garfo para selar a massa, como se faz com a massa de pastel). Corte o excesso de massa (o ideal é fazer isso com um cortador de pizza)  e use a massa restante para fazer a decoração que quiser (eu cortei estrelinhas, você pode cortar flores, folhas etc. e colá-las no topo do queijo, basta pressionar levemente as figuras recortadas, que elas fixam onde forem pressionadas). Pincele a gema preparada no topo e laterais do queijo, já recoberto com a massa. Ponha o queijo na assadeira e leve-o para assar até que a massa doure (mais ou menos 25 minutos). 

* nuts são nozes, castanhas, amêndoas, avelãs, etc. 


E isso aí, Feliz Natal para todos!




10 comentários:

Pedrita disse...

achei incrível esse último prato. e que capricho as latas, bolachas e as fotos. tudo muito lindo. beijos, pedrita

chica disse...

Marly, como sempre teus pratos são bem elaborados .,mas bem ensinados aqui! Adorei ver tuas fotos e capricho sempre tua marca! FELIZ NATAL pra ti e teus e que 2020 chegue trazendo saúde, alegrias e tuuuuudo mais que desejares! bjs, chica

Dalva Rodrigues disse...

Oi Marly, tudo tão lindo, delicado, de bom gosto, ótimas receitas e sugestões!! Amei as fotos dos biscoitos, passa tanto carinho e dedicação!
Boas Festas e dias melhores em todos os sentidos!
Abração, querida!

Prata da casa disse...

Querida Marly: este queijo fica uma delícia. Também já o fiz e foi um sucesso. Gosto muito de sabores agridoces.
Amiga: vou-me ausentar para passar o Natal com a minha filha.
Votos de um santo e feliz natal.
Bjn
Márcia

Patricia Merella disse...

Querida Marly! Os teus financiers são sucessos cá em casa. Logo vou fazer! Um post recheado de gostosuras e Lindezas. Um lindo e doce natal junto dos teus! Um abraço bem apertado!

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Marly,
Que post lindo e cheio de coisas pra lá de gostosas. Muito obrigada por tudo de bonito que você nos mostra durante o ano.
Desejo-lhe um feliz Natal e que o novo ano só lhe traga alegrias, muito amor e realizações, com o restabelecimento total da sua saúde.
Beijos.

Adelaide Araçai disse...

Que post delicioso, confesso que aqui o "espirito" natalino ficou menos americanizado (sem decoração) e mais rolê entre pessoas que se amam, nos reunimos de ultima hora e juntamos as comidas que não foram feitas em exagero, mas que alimentou bem todos os presentes sem sobras para a semana toda....(risos).
Os presentes aqui foram "de comer", como todos amam minha granola, esse ano fiz para cada um uma embalagem com um pouco para que se deliciem em casa, mas já estou salvando suas receitas para um evento futuro...

Aproveito para deseja que toda a positividade Natalina se faça presente em sua vida e que o Novo Ano seja repleto de saúde e amor!

Muita Luz e Paz!
Abraços

Nuno Torres disse...

O Alentejo Portugues?
Por que Olivenza Espanhola e nao tenhas duvida🇪🇸

Bela Olivenza sempre Espanhola 🇪🇸 ❤️

====================================
The Portuguese had a brutal record in the Americas as a colonial power. The most horrendous abuses occurred in the colony of Brazil: natives were enslaved, murdered, tortured and raped in the conquest and early part of the colonial period and later they were disenfranchised and excluded from power. Individual acts of cruelty are too numerous and dreadful to list here. Portuguese Conquistadors in Brazil reached levels of cruelty that are nearly inconceivable to modern sentiments.

Today, Portugal is the Biggest Racist country that i have ever lived in. I feared for my life there and i consider myself lucky that my family got out alive! I have never lived in such poverty (Sopas dos Pobres everyday) 40% unemployment rate and 60% of the population earn less than $932 USD per month, and that’s considered Middle Class here! Within the European Union it is the worst of the worst place to live in.

The bottom line is the bulk of the People in the poor country of Portugal exist in a brainless comma that is fed by Ignorance, anti-Spanish hate, and severe Racism of pretty much everybody that isn’t Portuguese! And, Portugal started the Global Slave Trade in 1441 so it is definitely NOT a safe place for Blacks!!

I found important websites that explain the Severe multi-generational Racism and Hate that exist in Portugal today, and i highly encourage all to read them and spread the word in order to avoid innocent, and desperate people from living or visiting there. Get educated on the Truths about Racist Portugal now.

1) https://www.theroot.com/a-white-journalist-discovers-the-lie-of-portugal-s-colo-1790854283

2) https://saynotoracistportugal.neocities.org/

3) http://www.discoveringbristol.org.uk/slavery/routes/places-involved/europe/portugal/

4)SOPAS DOS POBRES EVERYDAY IN PORTUGAL BECAUSE OF NON EXISTENT ECONOMY:

https://www.noticiasaominuto.com/pais/764453/sopa-dos-pobres-foi-criada-ha-anos-mas-ainda-existe-problemas-persistem

5) http://www.ipsnews.net/2011/10/portugal-crisis-pushes-women-into-prostitution/

6) https://www.theatlantic.com/business/archive/2013/06/the-mystery-of-why-portugal-is-so-doomed/276371/

7) https://portugaltruths.neocities.org/

8) https://portugalwasabadcolonizer.neocities.org/

9) https://portugalisxenophobic.neocities.org/

10) https://portugalisaracistcountry.neocities.org/

I HEREBY ALERT ALL PEOPLE ON EARTH TO NOT BUY FROM PUTUGAL, DO NOT SPEND YOUR HARD, EARNED MONEY GOING THERE AND BOYCOTT ALL PORTUGEE STORES IN YOUR AREA! DON'T BUY THEIR GOODS OR WINES!!!

THESE XENOPHOBIC RACISTS HAVE TO LEARN AND THE BEST WAY IS TO BLOCK THEM ECONOMICALLY!

BE CAREFUL FRIENDS!

+++FEEL FREE TO ADD MY BLOG LINK AND PICTURES TO YOUR BLOG OR WEBSITE FOR FREE! IT IS IMPORTANT TO TELL PEOPLE THE TRUTH ABOUT PUTUGAL!!+++

Be SAFE friends. Hugs.
=======================================

O Alentejo Portugues?
Por que Olivenza Espanhola e nao tenhas duvida🇪🇸🇪🇸🇪🇸🇪🇸🇪🇸🇪🇸🇪🇸🇪🇸🇪🇸🇪🇸🇪🇸

====================================

As Mulheres 4estacoes disse...

Olá, Marly!
Primeiro, quero te desejar um ano muito abençoado e de restabelecimento físico.

Suas receitas são ótimas, parece tudo tão gostoso, as latas ficaram lindas, você é muito caprichosa.

Um abraço, com carinho
Sônia.

Simon Durochefort disse...

Olá,
Desculpe-me, mas apenas para lhe dizer que somos uma empresa local e oferecemos empréstimos em dinheiro a todas as pessoas sérias e honestas para aumentar suas atividades ou fazer uma compra. A taxa de juros é de 3% ao ano.
Para mais informações, entre em contato conosco por e-mail.

E-mail: simondurochefort@gmail.com

Pin It button on image hover