domingo, 25 de janeiro de 2009

Bolo de Nozes com recheio de baba de moça




Que tal comemorar com um bolo que tem nozes na massa (que é macia), recheado com baba de moça e coberto com marshmallow? A receita segue abaixo. Não se surpreenda com o tamanho dela. É que eu expliquei os mínimos detalhes, para que até alguém que não tenha experiência na cozinha possa fazê-lo.
(Atenção: Clique aqui  se deseja receita de  bolo de nozes com recheio de nozes. E clique aqui e aqui se deseja outros bolos com nozes. Outra cobertura e decoração para este bolo aqui)

Bolo de nozes com recheio de baba de moça
xícara (chá) = 240 ml

Ingredientes

2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de nozes moídas (no liquidificador)
½ xícara (chá) de margarina (100g)
1 copo de iogurte natural integral (200g)
1 colher (sopa) de fermento em pó
3 ovos (claras e gemas separadas)
1 pitadinha de sal

Preparo
1 - Unte e enfarinhe apenas o fundo de uma forma redonda de 30 cm de diâmetro (isso faz com que o bolo cresça igualmente, sem formar a montanhinha no centro). Reserve-a.
2 - Peneire a farinha juntamente com o fermento e reserve.
3 - Bata as claras em neve e reserve.
4 - Bata bem as gemas com açúcar e a margarina. Junte o sal e o iogurte e bata para misturar. Desligue a batedeira.
5 – Junte a farinh a e as nozes moídas, misturando tudo com um batedor de mão. Por fim, acrescente as claras em neve, misturando-as delicadamente com o batedor (fouet).
6 – Ponha a massa na forma preparada e leve-a a assar em forno moderado, pré-aquecido, por uns 35/40 minutos, ou até que passe no teste do palito (enfiando um palito no centro do bolo, este sai limpo e não ‘sujo’ de massa). Depois de assado, tire o bolo do forno e deixe que esfrie na forma.

Baba de moça (recheio)
Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 garrafinha de leite de coco integral (200ml)
3 gemas de ovos

Preparo
Passe as gemas por peneira, sobre uma panela média (de fundo grosso). Junte o leite condensado e o leite de coco e misture tudo. Leve ao fogo, mexendo sempre, até engrossar. Deixe esfriar.

Calda
(não usei açúcar na calda porque já considero o bolo suficientemente doce)
Ingredientes
¾ de xícara (chá) de leite fervido e frio
2 colheres (sopa) de leite de coco

Preparo
Misture tudo e use para molhar o bolo

Marshmallow (de cobertura)
Ingredientes
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água
4 claras de ovos grandes

Preparo
Numa panelinha, misture bem a água com o açúcar e leve ao fogo (sem mexer mais) e deixe que ferva até que atinja o ponto de bala dura (veja abaixo). Enquanto isso, bata as claras em neve (em picos armados mas não duros). Quando a calda atingir o ponto, derrame-a sobre as claras, com a batedeira ligada (em velocidade média), e deixe que bata até que a mistura fique morna. Espalhe-a sobre o bolo e decore com metades de nozes.

Notas:
Para o meu bolo, que seria servido a umas quarenta pessoas, preparei três vezes a receita da massa; e fiz uma vez e meia a do recheio, que ficou assim: 1 lata e meia de leite condensado, 1 vidro e meio (300ml) de leite de coco e cinco gemas (eu tinha também ovos pequenos, por isso juntei 2 gemas pequenas na meia receita); fiz como explicado acima. Como eu tinha ainda duas xícaras de nozes, piquei metade delas, em pedaços mais ou menos grandes, e espalhei-as sobre o recheio. Isso deu a ele uma deliciosa crocância, e combinou bem com a baba de moça, coisa que eu receava que não acontecesse. Com a outra parte das nozes, eu fiz a decoração do bolo. Quanto à calda, usei as medidas da calda acima. Para molhar um bolo feito só com a massa acima, use ¼ de xícara de leite e 1 colher de chá de leite de coco. A cobertura acima dá para cobrir bem até um bolo feito com duas massas. Para que desse para cobrir o meu bolo (três vezes maior), fiz a calda do marshmallow assim:
Misturei bem o açúcar com a água (nas mesmas quantidades da receita acima) até dissolver o açúcar, e levei tudo ao fogo, conforme explicado. Nesse ponto, ou seja, antes que a calda começasse a ferver, mas já quente, coloquei dentro dela, uma colher (sopa) bem cheia de glucose de milho (substância parecida com um mel transparente, bem grosso e pegajoso, vendido em lojas de festa. A glucose “incrementa” o volume das claras o que aumenta a cobertura). Deixei a colher com a glucose dentro da panelinha da calda, que estava no fogo (sem mexer) até que a glucose se dissolvesse. Tirei a colher e passei a esperar que a calda chegasse ao ponto. Para saber se chegou ao ponto, coloque um pouquinho de água fria num pires ou numa tigelinha e pingue nessa água, algumas gotas da calda (depois que ela começar a engrossar). Quando a calda não mais se dissolver na água do pires, e puder se apanhada com as pontas dos dedos (como uma bolinha que vai endurecendo), chegou ao ponto e deve ser logo despejada sobre as claras, já em neve (com a batedeira ligada!).

Outras notas:
Quando se tratar de bolos a ser recheados e cobertos (para festa), nunca prepare a massa no mesmo dia de montar o bolo, e sim, no mínimo, na véspera (para que a massa fique mais firme e não quebre com facilidade, ao ser manuseada). No momento de desenformar o bolo, leve-o antes à chama do fogão, em fogo baixo, e deixe que a forma esquente um pouco (cuidando para que o bolo não queime). O calor faz com que a manteiga da forma derreta, e o bolo se desprenda com mais facilidade. Se for o caso, passe também uma faca em volta do bolo para soltar as laterais.

27 comentários:

ameixa seca disse...

Que grande bolo e lindooooo :)
Eu li direitinho mas nao sei se me descabelava toda ao fazer esta receita he he

Marly disse...

Olá, ameixinha,

Obrigada pelos elogios. Esse bolo é
mais trabalhoso que difícil. Você, com o seu talento, faria um desses sem desarranjar um único fio de cabelo.
Bj.

margaret disse...

Marly pode ter certeza um bolo de nozes é tudo que eu almejo fazer, não sei se conseguiria deixar neste visual e na gostosura que deve ter ficado, já experimentei quase todos os seus bolos mas o de nozes não tive a oportunidade de saborear.

Edilia disse...

Que bolo de nozes lindo, eu adoro este tipo de bolo.Já peguei a receita que vou fazer.
Edilia

doloresdoces.blogspot.com disse...

Adorei a receita desse bolo, além de lindo! Parabéns, Marly, adorei seu blog.
Bjs Dolores Melo

Unknown disse...

Fiz a receito do bolo e ficou uma delicia. Minhas criancas que nao gosta de esperimentar coisas novas, adorou. Faca vc tb. Muito Bom.

Marly disse...

Dê SL,

Muito obrigada pelo toque sobre a inversão nas informações da receita.
Aconteceu alguma coisa, no meu computador, nos últimos três dias, que fez com que os ingredientes fossem 'jogados' no fim da página, rsrs.

Beijão e bom dia!

Beth Zenari 100% Artesanal disse...

Adorei seu blog. Cheio de receitinhas maravilhosas. Parabéns!!!!

Anônimo disse...

OLA! MARLY VOU TENTAR FAZER ESSA RECEITA DO BOLO DE NOZES ESPERO QUE FIQUE UMA DELICIA. UM ABRAÇO FABIANA.

Andrea Machado disse...

Parabéns !!
Blog maravilhoso!!
Quero te fazer um convite para visitar o meu modesto blog ...
mais já estou até acanhada ...
tudo aqui é tão maravilhoso!!

http://deiaspmachado.blogspot.com/

Já fiz uma receita daqui e adorei!

el horno de Maria disse...

Todo me gusta tanto,que no se con cual quedarme,me lo quedo en favoritos,cuando alga alguna receta te lo digo un beso

el horno de Maria disse...

Todo me gusta tanto,que no se con cual quedarme,me lo quedo en favoritos,cuando alga alguna receta te lo digo un beso

el horno de Maria disse...

Todo me gusta tanto,que no se con cual quedarme,me lo quedo en favoritos,cuando alga alguna receta te lo digo un beso

Anônimo disse...

Olá tentei fazer o bolo contudo, depois q fiz o teste do palito, ele começou a muchar. Eu só abri o forno depois de ter passado 40 minutos, e como o palito ainda não estava saindo seco, deixe uns 10 minutos mais. O que será que aconteceu? Agradeço desde de já a atenção. Claudia.

elhrno de maria disse...

Rica rica,que tarta mas buena un beso

Josy disse...

Ô Marlyzinha, vc bem poderia fazer uns vídeos de aula de confeitaria que vc me diz???hehe. Olha vou te contar uma coisa vergonhosa, não sei fazer marshmallow acredita? Tenho medo de desandar tudo. Adoro bolo de nozes, e esse seu ficou um encanto, com os fios de ovos, fechou com chave de ouro. Ai ai estou me deliciando com seu bloguito hoje...bjos

Italo disse...

Olá, Marly.

Vou me aventurar a fazer esse bolo, porém algumas dúvidas apareceram:
- a margarina, com sal ou sem sal?
- eu não tenho aqueles utensílios que fazem as medidas. Qual a dica pra ter a medida de uma xícara de farinha?

Obrigado desde já.

Marly disse...

Oi, Italo,

Você tem razão, acabei me esquecendo de mencionar que usei margarina sem sal, rsrs. Mas você pode usar com sal e tirar a pitada de sal da receita.
Quanto aos medidores, você pode substituir a xícara por um daqueles copos grandes (de vidro) que vêm com requeijão cremoso. Mas, neste caso, procure usar ovos grandes, para compensar a diferencinha que vai dar na farinha e no açúcar, pois a xícara comporta 240ml e o copo 250ml.
De qualquer modo, para o futuro, procure comprar um jogo de xícaras medidoras. O joguinho com quatro pode custar até menos de R$ 2,00 nas lojas de 1,99.

Beijoca e obrigada pela visita.

Italo disse...

Obrigado pela resposta Marly.

Minha esposa providenciou os medidores pra mim :) Sei q são baratos de comprar, a questão é eu ir numa loja de 1,99 rss

Outra coisa, por enquanto eu não tenho fôrma redonda, posso fazer numa assadeira retangular? Nesse caso seria interessante usar papel alumínio e unta-lo com margarina e farinha para ficar mais facil de tirar da fôrma?

Uma outra pergunta fora do tópico, os "polêmicos" cubos de açúcar rs. Há diferença na consistência entre o caseiro e o industrial? Eu fiz seguindo sua dica (vou usá-los para apreciar com absinto), só q eles se dissolvem muito rápido, o que, no caso, não é ideal.

bjos

Paulo Italo disse...

Consegui fazer direitinho o bolo! Ficou uma delícia, não durou 2 dias!

bjos!

Marly disse...

Oi, Ítalo,

Que bom que você conseguiu! Fiquei feliz! rsrs.

Beijoca.

Marise disse...

Marly,

Adorei a sua receita. Moro em Miami e costumava comprar bolos para os aniversarios daqui de casa num mercado brasileiro, mas depois que fiz sua receita para o aniversario do meu marido.... so sorry!!! Nao gastarei meu $$$ por la. Agora eu que faco que recebo os elogios..... Adorei!!!!!

Hoje eh aniversario do meu pai, que esta aqui de ferias e o bolo ja esta pronto. Yummi!!!!

Marise

Marly disse...

Marise,

Bem vinda! Fiquei muito feliz com o seu comentário, viu? rsrs. Espero que você ainda possa fazer muitas outras receitas do blog com sucesso. Parabéns e votos de saúde e alegrias ao seu pai!
E boa Páscoa para a família toda!

Beijocas.

Rebeca disse...

Marly, se eu fizer como vc recomendou, a massa um dia antes, desenformo no dia que fiz a massa ou no dia em que for recheá-la?

Mazé disse...

A receita é legal, mas penso que deveria ser mais resumida. Crítica construtiva.

O meu pensamento viaja disse...

Querida Marly, este bolo é um verdadeiro acontecimento - vou experimentar num dos próximos jantares. O seu talento é verdadeiramente inspirador.
Muito obrigada
Beijo da Nina

Rehoboth disse...

Delicious recips

Thanks

Pin It button on image hover