terça-feira, 8 de março de 2022

Mufins de mirtilos vermelhos e o livro Palimpsesto

 

Olá, para todos!

Um dia desses eu resolvi comprar um pote de mirtilos vermelhos desidratados, a fim de fazer estes bolinhos das fotos. Os mirtilos vermelhos, cujo nome em inglês é 'cranberry', na nossa língua também são chamados de oxicoco, arando vermelho ou airela. Desidratados eles ficam iguais às passas de uvas escuras. Eu sempre reidrato as passas que uso, então fiz o mesmo com estas frutas. 

Os muffins ficaram gostosinhos e acompanharam muito bem um chá. 

Mufins de mirtilos vermelhos - (rende 12 mufins)

(receita daqui) 

xícara = 240 ml 

Ingredientes

 • 1 e 3/4 xícaras de farinha de trigo

• 2/3 xícara de açúcar

• 1/2 colher de chá de sal

• 2 colheres de chá de fermento em pó

• 1/4 xícara de manteiga sem sal (derretida e fria)- na receita original é indicado 1/3 de xícara, eu diminuí a quantidade, em minha receita.

• 1 ovo grande

• 1/2 xícara de leite integral

• 1/2 xícara de iogurte (usei o integral sem sabor)

• 1 colher de chá de extrato de baunilha

• 1 xícara de mirtilos vermelhos (se também os comprar desidratados, coloque-os numa tigelinha com umas 2 colheres de sopa de água e leve a tigela ao microondas na potência média, por 30 segundos. Depois disso escorra bem os mirtilos e empregue-os na receita)

Preparo

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Unte com manteiga ou spray desmoldante, uma forma para mufins, com 12 cavidades (ou distribua 12 forminhas de papel numa forma para mufins).

Numa tigela, adicione a farinha, o açúcar, o sal e o fermento. Misture tudo.  Ponha esta tigela de lado.

Em outra tigela ponha o leite, a manteiga, o ovo, o iogurte e a baunilha. Misture tudo muito bem.

Adicione os ingredientes líquidos na tigela dos ingredientes secos e misture para combiná-los. Use uma espátula de borracha para isso e não misture demais a massa (é só até não ver mais farinha na tigela) Por fim, acrescente os mirtilos.

Encha as forminhas de muffins até ¾ da capacidade delas. Asse os bolinhos até dourar, cerca de 15-18 minutos (ou faça o teste do palito: estarão prontos quando um palito inserido no centro sair muito ligeiramente ‘sujo’ de massa (tirei os meus do forno apenas depois que o palito saiu limpo; mas a intenção é deixar os bolinhos mais úmidos, rsrs). Retire os bolinhos da forma e passe-os para uma gradinha, para que esfriem. 

***********

Repararam nos cubinhos de  açúcar na mesa do chá? Eles foram comprados no mercado, mas eu criei uma receitinha deles e a publiquei aqui, em 2010 (voltei a apresentar a receita outras vezes, aqui no blog). Também foi minha a ideia de fazê-los coloridos e em outras formas, inclusive de corações!

nas fotos abaixo os meus 'torrõezinhos' de açúcar


                   O livro do momento - Palimpsesto, de Gore Vidal
 

Na verdade, estou lendo este livro há uns dois meses. Li outros, enquanto o lia. É um livro de memórias e o autor, estadunidense morto em 2012, neto de senador, parente de personagens icônicas dos EUA, gay, escritor de romances, dramaturgo com fortes ligações com o teatro e o cinema, ensaísta e ativista político, tem muito a nos dizer sobre acontecimentos do nosso tempo.

Sobre política, por exemplo, ele diz que o avô (e fica subentendido que ele mesmo, também) era anti-imperialista ( ‘Imperialismo’ que  nos tempos atuais, ‘consiste num conjunto de idéias e mecanismos que, sob determinação de um Estado-nação, procuram efetivar políticas de expansão e domínio territorial, cultural ou econômico sobre outras regiões geográficas, vizinhas ou distantes’. (cf. a Wikipédia).

O imperialismo tem sido a causa de importantes conflitos da nossa era, especialmente de guerras, como a que assistimos no momento.

Por isso mesmo esse sistema tem sido condenado e repudiado por várias personalidades, ao longo do tempo, muitas delas estadunidenses.

Grifei várias frases sobre esses temas, já no início do livro, como estas abaixo: 
Reparem neste preceito: "As nações possuem interesses, e não amigos ou inimigos".

E é só para o momento, mas muito em breve devo voltar por aqui!





17 comentários:

Roselia Bezerra disse...

Boa tarde do nosso Dia, querida amiga Marly!
Mufins leves com um chá ficam uma delícia.
Vou fazer qualquer dia. Já fiz com passas.
Deu até água na boca agora.
Os torrõezinhos de açúcar eu aprendi a fazer no curso de patisserie. Uma gracinha ficam na mesa só lanche.
Não li o livro. Você tem um gosto distinto do meu no quesito.
Entretanto, imagino ser bom.
Tenha dias abençoados, Mulher Prendada!
Beijinhos carinhosos e fraternos

- R y k @ r d o - disse...

Passando, lendo e elogiando a publicação que tem um aspeto delicioso. Deixo votos de um Feliz dia internacional da mulher. Não existe, e contra mim falo, a força que existe na alma e no coração de uma MULHER.
.
Hoje escrevi: “ É lindo o coração da mulher “
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Pedrita disse...

que capricho a imagem pra foto. deve ser muito trabalhoso fazer muffin e não chega a ser meu prato preferido, mas ficam lindos. eu compro bastante mirtilo na época do morango e como juntos com iogurte, fica lindo e gostoso. nossa, tinha esquecido de gore vidal. faz tempo que li ele. acho que li mais de um dele, mas não é esse. beijos, pedrita

Cidália Ferreira disse...

Fabulosa publicação. Adorei :))
-
💙Para TI, Mulher que lutas...💛
.
Beijos e uma noite feliz!

Daniela Silva disse...

Não sou uma grande apreciadora de queques, mas esses têm um aspeto delicioso, hmmmm...
Resto de um feliz dia da mulher, beijinho

Coisas de Feltro disse...

Adorei os bolinhos. Gosto de receitinhas assim.
Beijinhos
Coisas de Feltro

Rehoboth disse...

yummy yummy

Jovem Jornalista disse...

Post incrível! Fiquei com vontade de experimentar esse mirtilo, da mesma forma que tenho vontade que essa guerra acabe logo!

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Adriana Ávila disse...

Que mufins!!! E que mesa composta linda...adoro suas postagens, e achei interessante o livro. super bjs

Rajani Rehana disse...

Beautiful blog

Rajani Rehana disse...

Please read my post

Maria Rodrigues disse...

Um livro interessante, uma mesa super elegante e uns mufins com um aspecto delicioso.
Bom fim de semana
Beijinhos

Reflexos Espelhando Espalhando Amig disse...

Adorável Marly!
Adoro empratamentos
lindos e comida dicada.
Bjins
CatiahoAlc.

Daniela Silva disse...

Infelizmente perdi o acesso ao meu blog, a modos que tive de criar novo. Por isso, convido-te a visitar o meu blog novo e se possível, ajuda-me a crescer!
danielasilva90.blogspot.pt

Vanessa disse...

Olá!
Estou apaixonada nesses cubinhos com formatos diferentes, achei delicado e quanto aos mufins eu vou fazer em casa, acho lindo esses bolinhos pequenos mas, eu nunca tentei fazer.
Beijos.


https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

Camila Faria disse...

Oi Marly! Como sempre, sua mesa posta está muito bonita e os bolinhos apetitosos. Eu não sabia que o cranberry era chamado de mirtilo vermelho, que interessante! Adoraria experimentar essa receita, mas sabe que não é muito fácil encontrar craberry por aqui? Vou ficar de olho de qualquer forma. Quanto ao livro, me parece ser uma leitura interessante e o autor uma personalidade forte. Também gostaria de ler um dia. Um abraço! :)

Coisas de Feltro disse...

Acho que iria gostar muito desses muffins.
Beijinhos
Coisas de Feltro

Pin It button on image hover