segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

O Natal de 2023 e o que rolou nos últimos dias

 



Olá,

O meu desejo é de que todos tenham usfruido de um Natal tranquilo, festivo e também de reflexão, já que o evento oferece uma excelente oportunidade de a gente observar as próprias dádivas (e de sentir gratidão por elas). Embora as dádivas de cada um sejam variadas, elas sempre são positivas e benéficas. Mas nem sempre são reconhecidas como dádivas!

Em família, fizemos uma ceia conjunta, no estilo "Potluck", que é aquele em que os participantes colaboram, cada um, com um prato (ou mais de um). 

Tivemos uma ceia farta e muito saborosa. Os pratos servidos foram:

Peru, chester, bacalhau cremoso, tender ao molho de laranja, mel e açúcar mascavo (receita publicada aqui no blog em 2020 e muito reproduzida pela web neste ano), vegetais assados, farofas de dois tipos, salpicão, mjadra, arroz simples, torta de palmito, salada comum (com molho italiano) e  quatro sobremesas (pavê de abacaxi, bolo suflair, pavê de pêssego, manjar de coco e também os deliciosos camafeus de nozes, feitos por uma sobrinha). 

O Natal deste ano foi um pouco diferente dos anteriores. No início do ano perdemos mais uma pessoa querida, e isso nos abalou demais. Mas todos concluímos que este é o curso natural da vida: uns partem, outros chegam, e a atitude sábia sábia, com relação a este fato, é levar a vida adiante do modo mais natural possível, inclusive desfrutando dos pequenos prazeres que nos são oferecidos. 

Mas este ano, por alguma razão, tenho me enrolado mais, na execução de trabalhos que venho fazendo há anos, na altura do Natal.

A distribuição das bolachinhas e biscoitos natalinos, por exemplo, está ainda um pouco travada. Terei que "correr" para conseguir concluir esta tarefa até o fim do ano, rsrs.




Ah, e antes que o ano acabe, quero mostrar o bolinho que fiz - em outubro - para o 89º aniversário de minha mãe.



No mais, o ano está quase findando. E, apesar de muitas pessoas virem se mostrando receosas, quanto ao que nos reserva o futuro próximo, devido às  turbulências que estamos a atravessar, o melhor mesmo a fazer é preservar a fé e a esperança.  E isso vale mesmo para aqueles que se desviaram do caminho, que fizeram coisas erradas. A gente não pode esquecer que cada dia é um novo recomeço, um novo renascer.  
Isso me lembra de uma frase, cuja autoria eu não tenho certeza:

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim".  

18 comentários:

Roselia Bezerra disse...

Boa noite de Natal, querida amiga Marly!
Mesa super caprichada e imagino que a alegria e a união entre todos fez a festa acontecer entre vocês e o Menino Jesus.
Também estou mantendo minha esperança de dias mais felizes no próximo ano apesar de tantas guerras e outros entre nós.
Tenha uma oitava de Natal abençoada!
Beijinhos festivos


Coisas de Feltro disse...

Espero que esteja a ter uma excelente quadra festiva.
Beijinhos

chica disse...

Como tu, o Natal aqui foi lindo e bem vivido!
Tantas coisas boas e saborosas por aí! Muito bom!

Tudo de bom pra ti com o Natal no coração, rumo ao 2024! abração, chica

Pedrita disse...

que mesa linda!! que fartura!!! sim, a melhor coisa é cada um levar algo. já foi o tempo de uma pessoa só passar dias na cozinha e os outros só usufruírem. aqui foi uma solidão sem fim. beijos, pedrita

Stefania disse...

Anche noi in questi giorni, tra vigilia e Natale abbiamo mangiato in maniera abbondante e non abbiamo ancora finito 😂😂
Tantissimi auguri di buone feste 😘

Maria Rodrigues disse...

Uma mesa linda e tudo com um aspecto bem saboroso.
O mais importante do Natal é estarmos junto da família.
Adorei o bolo que fez para o aniversário da sua mãe, estava fantástico!
Desejo-lhe um Feliz Ano Novo recheado de tudo de bom.
Beijinhos

Jovem Jornalista disse...

Parece que foi uma ceia bem suculenta. Obrigado por compartilhar.

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Luiz Gomes disse...

Boa tarde de quarta-feira com muita paz e saúde. Estou um pouco atrasado. Mais ainda bem que te desejei, Feliz Natal no dia 24. Tô imaginando 26 quilômetros de murais e desenhos na avenida Brasil. Muitos artistas e muitas fotos. Sobre sua postagem, gosto de quase tudo na ceia, menos bacalhau. Grande abraço carioca. Espero voltar antes do Ano Novo.

Luiz Gomes disse...

Boa tarde minha querida amiga Marly. 26 quilômetros de grafite não serão fáceis. Trabalho com 60 ou mais artistas, fora as latas de tinta. Espero que você goste da continuação.

Stefania disse...

Spero che il tuo 2024 sia gioioso e che ti porti tutto quello che desideri

RÔ - MEU DIÁRIO disse...

Meu dedo ficou doendo de rolar até lá embaixo pra SEGUIR O SEU BLOG. No meu é fácil, se você quiser me seguir, já sabe...
Um bju e feliz ano novo.

Luiz Gomes disse...

Bom dia e um bom final de semana minha querida amiga Marly. Muito calor aqui no Rio de Janeiro.

RÔ - MEU DIÁRIO disse...

Nooossa! Que delícia tudo aqui. Já seguindo deixo Bju

Luiz Gomes disse...

Bom dia. Quero agradecer pelo seu carinho e amizade, desejo um Feliz Ano Novo com muita paz e saúde, minha querida amiga Marly.

Roselia Bezerra disse...

Queruda amiga Marly, feliz novo ano!
Estava esperando um novo post para lhe saudar.
Tenha tido uma linda passagem com paz entre os seus queridos!
Abençoado 24!
Beijinhos festivos

Roselia Bezerra disse...

P. S. Obrigada pela excelente companhia em 23, querida.
Bjm

Luiz Gomes disse...

Bom dia de terça-feira. Boa continuação de Ano Novo, com muita paz e saúde.

Luiz Gomes disse...

Boa tarde e uma excelente quarta-feira. Minha querida amiga Marly, morar no Joá, tem que ter muito dinheiro $$$.

Pin It button on image hover