quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Salada mediterrânea de grão de bico, para um ano mais leve e...

 


Olá, queridos leitores, feliz 2024, que seja um ano melhor do que 2023, a despeito de todas as circunstâncias! 

Por falar na decisão de ter um ano mais leve, vou logo mencionar algo não tão leve, que quero resolver, o quanto antes, justamente para poder usufruir de um pouco de paz e de leveza, neste novo ano.

 No fim do ano passado tive o desprazer de ver inúmeras receitas postadas para Natal e ano novo, aqui no blog, ao longo dos anos, em vários vídeos dos novos e descarados youtubers, de culinária. Não é problema eles postarem as receitas, o problema é eles fazerem isso, sem jamais mencionearem a origem delas, e as assumirem, com um ar triunfante, quando eu sei que eles as tiraram daqui. 

A receita do delicioso Pavê de Abacaxi (Delícia Gelada de abacaxi), postada aqui, há oito anos, virou o 'hit' (êxito, sucesso) de muitos desses oportunistas, especialmente de uma 'japa', que vim a conhecer, nos últimos meses, e que veio a me provar que nem todo nipônico (ou descendente) é ético. 

Isso me desolou, porque eu sempre convivi muito bem com japoneses e descendentes. A minha melhor amiga, na faculdade, era descendente de japoneses. Sempre vi esse povo como possuidor de uma ética elevada. Agora vem gente na web me provar que toda regra tem exceção, que pena! A tal japa (e não só ela, a bem da verdade) também levou a receita do bolo de nozes, que postei aqui, há 15 anos. 

Será que esse povo pensa que postamos (eu e outros, que também estão sendo roubados) essas ótimas receitas para que eles se apossem delas e tentem ganhar dinheiro com as mesmas? Vou informar algo para eles: tenho um aplicativo no blog que registra os IPs de quem me visita e dos que salvam e copiam as receitas. Por isso estou pensando em processar essa turma folgada, que acha que posto coisas aqui, para que eles se apropriem delas (receitas, ideias, inspirações, etc.), ganhando muito dinheiro com isso. Estou pensando em pleitear, na justiça, uma parte dos ganhos deles!

Essas coisas chateiam e desanimam a gente. Chego a me refrear, no momento de postar receita nova, por saber que eles a levam para a porcaria dos vlogs deles. 

Mas como eu não vou me deixar intimidar por gente desonesta e descarada, prossigo com o meu bloguito. E agora com a intenção firme de botar um limite nesse tipo de ação, neste novo ano! 

Em 2013 postei aqui no blog a receita de uma salada de bacalhau e grão de bico (que, aliás, é bem deliciosa!). Mas as saladas com grão de bico podem ser também sem bacalhau, claro. A salada mediterrânea abaixo aparece em mais de um dos meus livros de culinária (e eu tenho um só com receitas de saladas mediterrâneas). 

Eu nem sempre sigo as receitas à risca. Ás vezes omito ingredientes, às vezes acrescento outros, conforme a minha disponibilidade do momento. Mas os ingredientes que sempre estão presentes nesta salada são: grão de bico cozido, tomate, pepino e cebola roxa.

Salada Mediterrânea à minha moda

Ingredientes

1 xícara de chá de grão de bico cozido

1 xícara de chá de pepino (higienizado e sem sementes) cortado em cubinhos pequenos

1 xícara de tomatinhos doces (ou tomates comuns, se preferir), higienizados e cortados em fatias (corte os tomates comuns em pedaços pequenos)

1/2 xícara de cebola roxa picada (ou mais, a gosto)

1/2 xícara de azeitonas fatiadas (ou mais, a gosto)

1/2 xícara de pimentões (mais de um tipo) higienizados e picados

2 dentes de alho esmagados, fio de azeite, limão, sal e pimenta preta (a gosto, ou, se preferir, o molho mediterrâneo para saladas; receita abaixo)

Preparo

Para amolecer um pouquinho os pimentões e a cebola roxa, eu dou uma refogada neles, juntamente com o grão de bico e o alho, num fiozinho de azeite. Tempero tudo com uma pitada de sal e depois acrescento os demais ingredientes, numa tigela. Mas, na salada original, tudo - exceto o grão de bico - entra cru mesmo. 

Molho mediterrâneo para salada

Ingredientes

3/4 de xícara de azeite de oliva extravirgem

1/2 xícara de vinagre de vinho tinto

2 colheres de sopa de açúcar ou mel (ou menos se preferir menos doce)

1 colher de sopa de manjericão seco

1 colher de sopa de orégano seco

1 colher de chá de sal

Pimenta preta em pó

Preparo

Bata os ingredientes no liquidificador e deixe que o molho descanse, na geladeira, por, no mínimo, 2 horas, antes de empregar. 


As fotos tiradas após o Natal e que ainda não haviam sido mostradas aqui (e outras):

os últimos biscoitos e bolachas feitos, no fim do ano


um cafezinho, que faço para os que gostam

                            Porque eu gosto mesmo é de chá, rsrs


        no Natal montaram três presépios em minha casa, este foi um deles

o gato estreando o sofá novo da sala de TV/biblioteca

sofá esse, que, para que não seja destruído, tem sido borrifado com repelente de gato. Os dois gatos, que têm trânsito livre pela casa (exceto pela cozinha) "ficaram" com a salinha íntima só pra eles. Nela tem um sofá grande e duas cadeiras do tipo Luiz XV. Não vou deixar que eles destruam os sofás recém adquiridos, rsrs. 


É isso aí, gente. O meu desejo sincero é que todos tenhamos um ano muito bom!

50 comentários:

Roselia Bezerra disse...

Feliz 2024, querida amiga Marly!
Que absurdo!
O mesmo acontece com poemas e tal, se apropriam sem dar a fonte.
Como você disse, eu também tenho um expert em tecnologia que descobre em dois minutos também...
É fácil!
Denuncie, querida.
A salada fica uma delicia.
Tenho uma amiga que usa muito a alimentação mediterrânea.
Os biscoitos natalinos ficaram uma gracinha.
Não conhecia o repelente de gatinho pra proteger sofás.
Tenha um ano novo abençoado e feliz!
Beijinhos festivos

Pedrita disse...

nossa, que delícia, já vou anotar a receita. é muito chato mesmo esse desrespeito de direito autoral. sim, chateia muito. saudades das bolachas em formatos, biscuits como dizia minha avó. linda a xícara do café. um capricho as mesas. eu tenho sofá customizado. fassbinder nunca quis saber de arranhador. nem consigo usar a parte que amplia pros pés pq ele entra dentro e volta cheio de espuma q ele fica tirando. bom 2024. beijos, pedrita

chica disse...

Oi,Marly!
Que 2024 seja leve e lindo e que resolvas bem esses problemas de se adonarem de tuas receitas sem dar a fonte que é teu blog. Incrível a cara de pai!

As tuas bolachinhas sempre lindas e essa salada fica uma delícia com ou sem bacalhau!
O gatinho parece não ter dado muita bola para o repelente,rs...

beijos, tudo de bom,chica

Luiz Gomes disse...

Bom dia e uma excelente quinta-feira. Minha querida amiga Marly, tudo parece muito gostoso. Frio e chuva, no Rio de Janeiro, o verão nem apareceu por aqui, ainda.

Luiz Gomes disse...

Boa tarde e bom final de semana minha querida amiga Marly. Espero que a Exposição Tesouros Ancestrais do Peru, siga para o CCBB Brasília e vc tenha oportunidade de conhecer. Ainda quero conhecer outros CCBBs, conheço do Rio e BH.

Luiz Gomes disse...

Boa tarde de sábado e bom final de semana. Como eu gostaria, que os Tesouros Ancestrais Brasileiros fossem melhor cuidados.

Stefania disse...

Deliziosa questa insalata di ceci.
Io adoro sia i ceci che i cetrioli.
Speriamo che i gatti non ti rovino il divano.
Buona epifania

Maria Rodrigues disse...

Marly, para evitar que copiem as suas receitas e proteger assim o seu conteúdo, talvez que o ideal seja utilizar um scrip de HTML para bloquear cópias e teclado.
A sua salada e as bolachinhas têm um aspecto super delicioso.
Agradeço o seu café, mas também podia ser o chá, pois gosto de ambos.
Lindo gatinho e como sempre, uma elegante e maravilhosa decoração.
Beijinhos

Luiz Gomes disse...

Boa tarde e um excelente segunda-feira Marly. Infelizmente hoje sofremos com a biopirataria no Brasil. Extração ilegal de ouro e por aí vai.

Jovem Jornalista disse...

Muito chato quando isso acontece. Que a justiça possa vir, cedo ou tarde. A receita parece ser deliciosa. Seu gatinho em cima do sofá ficou muito fofinho. Pena que eles estragam os sofás né?

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Maria Luiza disse...

Marly, coisa feia demais, mas pessoas gananciosas fazem isso na maior cara de pau! Seu blog continua impecável e fotos luxuosíssimas. Gosto do bonito! Me ajude, vou fazer um jantar para um casal dinamarquês e vou fazer a comida brasileira que é nossa legítima. Eles gostam de salada, mas não sei como faço. Dê-me uma ideia porque de salada mineira não vejo nada por aí deve ser a bem simples, não? Fico-lhe grata! Um feliz ano com bênçãos infinita!

Vanessa disse...

Oi Marly, que pena que pegaram as suas receitas e não deram os créditos.
Quanto as guloseimas que vc fez para o Natal ficaram lindas e parecem deliciosas.


Já a salada acho que todo mundo aqui em casa iria amar. As vezes faço salada de grão de bico, só não tenho o hábito de colocar pepino.

Beijos.

https://www.parafraseandocomvanessa.com.br

Luiz Gomes disse...

Boa tarde e uma excelente quarta-feira minha querida amiga Marly. Andar 8 quilômetros não é fácil kkkk. Mais, com grupo de amigos, bem legal, foi ótimo. Espero que você goste da postagem de hoje.

RÔ - MEU DIÁRIO disse...

O comentário que vc deixou lá é fora do normal. Lindo, gostoso de ler. Obrigada. Não, não vou comentar nada por aqui por não possuir o bonito dom da palavra. Um beijo, obrigada e obirgada de novo.

Sérgio Santos disse...

Nossa, Marly, que absurdo. Eu passo muito por isso no Twitter que copiam meu conteúdo na cara dura. Dá uma sensação de revolta e impotência. Imagina sua frustração. Que 2024 seja um ano melhor mesmo.... E nunca comi grão de bico, por incrível que pareça. bjsssss

midorilinea disse...

The salad looks so healthy and delicious, thank you so much for sharing! I too love tea, loved the breakfast display you have! Hope you have an amazing New Year!

xoxo, MIDORI

https://www.midorilinea.com/blogs/midori-linea/my-new-creative-outlet-for-my-daughter-hannah

Morgan C. Nascimento disse...

Oi, boa noite, Marly!
Feliz ano - muita saúde, muita luz!
Tem novidade na página, livro novo prestes a sair, apareça quando puderes!
Super abraço

Luiz Gomes disse...

Boa tarde de sexta-feira e bom final de semana. Minha querida amiga Marly, tomar um banho de rio ou cachoeira, faz muito bem. Confesso, que sou carioca e mais apaixonado, por praia.

Luiz Gomes disse...

Boa tarde de sábado minha querida amiga Marly. A comida da roça é maravilhosa. Tinha um frango com quiabo, tudo da roça, fora ou outros pratos deliciosos.

Luiz Gomes disse...

Boa tarde de domingo e bom início de semana. Minha querida amiga Marly, gostei da origem do nome Tomascar. Temos portugueses em lugares, onde nem esperamos.

Luiz Gomes disse...

Boa tarde e uma excelente segunda-feira minha querida amiga Marly. Nosso artesanato é maravilhoso. Sou doido para conhecer do Tocantins, capim dourado do Jalapão.

RÔ - MEU DIÁRIO disse...

A cara do prato (salada) está muito bonita. Manda para eu provar, manda.
Um beijo.

Eduardo Medeiros disse...

Olá, visitando aqui pela primeira vez.
Nunca tinha ido a um blog de receitas (mas deve ter muitos), porém, no youtube há vários canais bons sobre culinária de todo tipo.
É chato ver uma criação sua ser usada sem a identificação da origem, ainda mais ser monetizado por isso.
Considere abrir um canal no youtube de receitas.

Tudo de bom, e a cara dessa salada de grão de bico está ótima, gosto muito.

Luiz Gomes disse...

Minha querida Marly, boa tarde. O Cardeal do Rio foi o instrumento para mudar a vida do André. Ele é super simpático. No dia que eu fui no museu, até almocei com ele.

RÔ - MEU DIÁRIO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
A Paixão da Isa disse...

adoro grao de bico o gatinho é muito bonito que lindo post bjs desejo um feliz 2024 e um feliz fim de semana saude

Luiz Gomes disse...

Boa tarde de sexta-feira e bom final de semana. Minha querida amiga Marly, previsão de muita chuva forte por aqui.

Sérgio Santos disse...

Eu amo gato, Marly, mas nunca posso ter pq tenho muito aquário e plantas.... aí já viu... kk beijos e bom fim de semana.

Luiz Gomes disse...

Boa tarde de sábado minha querida amiga Marly. Espero que você goste das caricaturas de hoje.

Luiz Gomes disse...

Boa tarde de segunda-feira minha querida amiga Marly. O Dan é um artista maravilhosa, também não conhecia, assim como outros maravilhosos e desconhecidos no nosso Brasil.

Luiz Gomes disse...

Bom dia e boa quinta-feira minha querida amiga Marly. Sou doido para conhecer Olinda, Recife e seu artesanato.

Luiz Gomes disse...

Boa Noite Marly. O Museu do Graffiti, coordenado pelo André, faz um trabalho incrível. Quando eu fui no Museu, prometi ir na loja dele no Shopping Grande Rio, São João de Meriti, Baixada, tirar umas fotos. Ele faz um excelente trabalho social. Por isso fiz duas matérias sobre o trabalho dele.

Luiz Gomes disse...

Bom sábado e bom final de semana minha querida amiga Marly. Gostei mais dos mosaicos e azulejos, mas não perderia a oportunidade de tirar fotos dos outros trabalhos.

RÔ - MEU DIÁRIO disse...

Passando hj pra dizer que desejo um lindo domingo e uma ótima semana. Bju

Luiz Gomes disse...

Boa tarde de domingo e bom início de semana minha querida amiga Marly. Espero conhecer os CCBBs de São Paulo e Brasília. BH e Rio já foram.

Luiz Gomes disse...

Boa tarde de segunda-feira. Minha querida amiga Marly, acho que o Oceano esconde Tesouros totalmente desconhecidos aos seres humanos. Assim como as florestas.

Luiz Gomes disse...

Boa tarde de quarta-feira minha querida amiga Marly. Breve, volto, as Artes Urbanas. Uma parte de fevereiro será dedicada às pinturas e esculturas. Grande abraço carioca.

Luiz Gomes disse...

Boa tarde e uma excelente quinta-feira. Um ótimo início de mês de fevereiro, minha querida amiga Marly.

Sérgio Santos disse...

Esse bule é de um luxo só, Marly!!!

Luiz Gomes disse...

Boa tarde de domingo e bom início de semana minha querida amiga Marly. O calor do verão ainda não apareceu uhuhu.

Maria Rodrigues disse...

Marly passei para desejar uma excelente semana.
Beijinhos

Luiz Gomes disse...

Uma excelente tarde de terça-feira minha querida amiga Marly. O artista de hoje, Marcelo Melo, expõe suas pinturas, pelas ruas de Niterói.

Luiz Gomes disse...

Boa tarde de sexta-feira e bom final de semana minha querida amiga Marly. Grande abraço carioca.

Nal Pontes disse...

Oi Marly que pena e triste é saber que o mundo está cheio de pessoas sem noção. Que não estão nem aí com o sentimento dos outros. Você deve primar por colocar como disse aqui acima amiga Maria Rodrigues para evitar que copiem as suas receitas e proteger assim o seu conteúdo, talvez que o ideal seja utilizar um scrip de HTML para bloquear cópias e teclado. Eu até nem sei como se faz isso. Mas é bom para evitar esse descassos. Que o ano 2024 seja mais leve para você e todos nós. E que volte a postar suas deliciosas e saborosas receitas. Bjsss querida abcs NalPontes

Luiz Gomes disse...

Boa tarde e uma excelente terça-feira minha querida amiga Marly. Verão carioca, com um pouco de vento. Espero que esteja tudo bem com você e sua família nesse Carnaval.

Luiz Gomes disse...

Boa tarde e um excelente sábado com muita paz e saúde, minha querida amiga Marly.

Sérgio Santos disse...

Nao tenho gatos, Marly, mas os repelentes que uso pra minha cachorra nao adiantam nada. Ela ta com quase dois anos e segue fazendo xixi e coco no lugar errado... bjsssss

chica disse...

Bom dia, Marly! Acabei de ver na Roselia, que é teu niver.
Felicidades, muita saúde e alegrias!Parabéns! beijos, chica

Roselia Bezerra disse...

Minha amiga, passando para deixar um abraço e um beijo de aniversário.
Estou me recuperando ainda da pestinha que visitou minha família.
https://flordocampo3.blogspot.com/2024/02/a-ternura-da-natureza-marly.html
Tenha um novo ano abençoado!
Beijinhos festivos com carinho fraterno

Isa Sá disse...

Uma pessoa até fica com fome a olhar para algumas dessas imagens!
Isabel Sá
Brilhos da Moda

Pin It button on image hover