domingo, 1 de setembro de 2024

Sagu de vinho com creme e...Bem-vindo, setembro!

                                                           sem o creme

Olá, meu povo,

Setembro chegou me trazendo um novo ânimo e uma nova esperança, apesar dos tempos tenebrosos que atravessamos. 

Logo ao acordar me vieram à mente vários trechos de canções que falam de setembro, o que reforçou a minha boa disposição. Eu me lembrei por exemplo, da canção (muito antiga) de uma banda chamada The Happenings, que dizia:

"I'll be alone each and every night
While you're away, don't forget to write
Bye-bye, so long, farewell
Bye-bye, so long
See you in September"

E também a do Beto Guedes:
"Quando entrar setembro
E a boa nova andar nos campos
Quero ver brotar o perdão
Onde a gente plantou juntos outra vez…"

E até a da Vanusa:

"Eu quero sair
Eu quero falar
Eu quero ensinar o vizinho a cantar
Nas manhãs de setembro"

Bom, agora é torcer para que setembro nos traga um  intervalo de serenidade em meio ao caos.


                                        🌷🌷🌷🌷


Fiz hoje sagu de vinho, para que o povo da casa relembrasse dessa sobremesa, que há décadas eu não fazia. Quando a provou, Lili foi logo dizendo: é um quentão em forma de bolinhas e com creme, rsrs. 

Sagu de vinho com creme

Ingredientes

1 pacotinho de 500 gramas de sagu
Água suficiente para hidratar o sagu (só precisa cobri-lo)
1 e 1/2 litros de água (para cozinhar o sagu)
Pitadinha de sal
2 paus de canela médios ou 1 grande (ou a gosto)
1/2 colher de chá de cravos da índia inteiros (ou a gosto)

Molho de vinho

1 garrafa de vinho suave (mas pode ser do seco também)
1/2 litro de água
1 e 1/2 xícaras de açúcar

Preparo

Ponha o sagu de molho em água fria (que o cubra), por uns 20 minutos. Enquanto isso, coloque a água, o sal, a canela e os cravos numa panela funda e leve-os a ferver, em fogo médio. Deixe que a água fique impregnada pelo aroma e sabor das especiarias.

Tire a canela e os cravos da água fervente. Escorra a água do sagu (se tiver alguma, pois ele absorve a água). Ponha o sagu escorrido na água em que ferveu a canela e o cravo. Deixe que o sagu cozinhe, mexendo sempre, até que quase todas as bolinhas fiquem transparentes (uns vinte minutos). Tire o sagu do fogo, escorra a água e passe-o para uma bacia. Dê uma lavada nele, usando uma peneira e sob água corrente, para tirar o excesso de amido. Ponha outra panela funda no fogo com o vinho, o meio litro de água e o açúcar. Quando ferver, junte o sagu e deixe que cozinhe por mais 20 minutos, mais ou menos, mexendo de vez em quando (até que todas as bolinhas fiquem transparentes e macias, leva de 15 a 20 minutos). Se você achar que o sagu ficou muito seco, ponha um pouco mais de água e volte a fervê-lo. Deixe que o sagu esfrie, leve-o à geladeira e sirva juntamente com o creme.

Para o creme

Ingredientes

½ lata de leite condensado
500 ml de leite
½ caixinha de creme de leite sem o soro
2 gemas de ovos
2 colheres (sopa) de amido de milho
1/4 de colher de chá de essência de baunilha

Ponha o leite condensado numa panela de fundo grosso. Dissolva o amido de milho no leite e junte-o ao leite condensado. Ponha uma peneira sobre essa panela, e passe as gemas por ela. Misture tudo e leve a panela ao fogo, mexendo sempre (com uma colher de pau) até que vire um mingau. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite e a essência. Misture tudo e cubra a mistura com um pedaço de filme plástico (que deve ficar colado no mingau, para que não forme uma película dura na superfície do creme).

                                        🌷🌷🌷🌷

 Imagens de minha casa (feitas na eterna tentativa de produzir boas fotos, com equipamento ruim)

tenho tentado também obter foto - pelo menos razoável - de uma bandeja com bebidas e copos

Comprei livros novos...ops, usados, de culinária, num sebo
     e este, publicado em 1963, é incrível; tem uma diversidade enorme de receitas

🌷🌷🌷🌷

                    E na cidade os ipês amarelos vêm atraindo os olhares


E, por falar em plantas, trago estas imagens, encontradas em meu álbum:

Orquídea Cattleya, que tem flores grandes e vistosas, é linda e é a preferida de Marcel Proust. Mas não é a minha. 

                       
                      Calibrachoa que já morou na entrada de minha casa 
             
                repolho ornamental, visto em viveiro; parece uma flor gigante

É isso aí, quero voltar no máximo em uma semana, para celebrar com vocês a iminência da Primavera. 


10 comentários:

Roselia Bezerra disse...

Boa noite de domingo, querida amiga Marly!
Que post mais setembrino!
A começar pelas músicas próprias.
Fiquei com vontade de provar o creme de sangue (mesmo sem vinho)...
Vou tentar fazer na semana.
Tenho que fazer um pouco, do tipo a duas pessoas pois sempre dou um pouco à vizinha.
Comprar livros que ressoam ao nosso paladar literário é muito bom.
Fotos são uma coisa que amo guardar. Memória ativada.
Tenha um novo mês abençoado!
Beijinhos e até breve!

chica disse...

Marly, que bom te ver postando! Adorei as músicas pra iniciar setembro...Todas lindas! E lindas também tuas fotos, ainda que digas não satisfeita com elas estar! E essa sobremesa é adorada aqui em casa. Não deixamos de saboreá-la e me lembra minha mãe que era expert nela. Uma delícia! Tuas flores maravilhosas! Enfim, do início ao fim, só capricho aqui! Obrigadão pelapresença sempre em meus cantinhos! beijos, feliz SETEMBRO! chica

Pedrita disse...

nossa, uma das minhas sobremesas favoritas, mas eu prefiro com suco de uva. mas como amo, tanto faz, até mesmo sagu de maracujá, qq coisa q inventarem eu vou querer. tinham um integrão q fechou, eles faziam um maravilhoso. e era com suco de uva. era um lugar de produtos naturais. q saudade. e q linda q ficou a imagem. me emocionei com as lembranças. não lembrava da primeira música. fui procurar. acho q minha mãe cantava. eu canto mais a do beto guedes qd lembro de setembro. tinha esquecido a da vanusa. grande vanusa. ah, eu sou insistente de tentar foto boa com equipamento ruim, mas as suas ficaram ótimas. ah, eu vi no chão qd caminhava muitas flores amarelas de ipê. olhei pra cima e a árvore não tinha mais. passei tarde por lá. mas o chão tava lindo. pena eu nao ter levado o celular. ou q bom q nao levei, enfim... que linda a orquídea. a outra de nome grande eu lembro. é linda mesmo. boa semana. beijos, pedrita

Jovem Jornalista disse...

Essa estação que será iniciada é linda. Esse sagu de vinho parece ser bem apetitoso.

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está em HIATUS DE INVERNO do dia 31 de julho à 05 de setembro, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. O JJ, portanto, está cheio de posts legais e interessantes. Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Maria Luiza disse...

Olá, Marly, primeiro, agradeço de montão o bem que fazes ao meu coração, marcando sua presença no meu blog! Depois, seu retorno brilhante como suas fotos que tem uma claridade e brilho impressionantes! Parece que você corre pra loja compra tudo novinho e fotografa ficando tudo um esplendor, só encontrados nas revistas classudas! Seu sagu está lindo com creme! Fazia muito pro meu filho que adorava, aliás, todos os meus ainda gostam! Às vezes, cubro-o com manjar branco. Eu amo manjar branco com calda de ameixas, lembranças afetivas que procuro manter. Torço muito para que setembro mude de clima em todos os sentidos. Imensamente feliz contigo! Post inteiro vibrante! Enorme abraço!

Sérgio Santos disse...

Nunca tinha ouvido falar em sagu de vinho, Marly. Parece mt bom. E que setembro seja doce... O meu começou ruim, tá complicado... bjssss

Carolina disse...

Olá! Não conhecia a receita, mas agora gostaria de experimentar, ficou muito bem, pelo menos nas fotos são muito bonitas, também as outras. Um abraço ❤️
PS: sigo o teu blog, sou eu na foto da rosa e convido-te a visitar o meu.
http://aborboletaturquesa.blogspot.com/

Pandora disse...

Primeiramente: Ai que vontade de comer sagu! Sobremesa que adoça e aquece o coração! Sabe que também comecei setembro lembrando da música da Vanusa?!? Atualmente me identifico muito com o "eu lírico" que se sente só e triste, mas de repente da uma volta e quer sair, fala, ensinar o vizinho a cantar nas manhãs de setembro. Tenho ido trabalhar ouvindo essa canção, nas manhãs de setembro.

Suas plantas são lindas, suas fotos são ótimas, tem um lirismo nelas e as plantas tão amáveis. Tenho trazido cada vez mais plantas para a minha casa, são minhas companhias vivas.

Obrigada por me lembrar de celebrar a primavera. Estive mergulhando em sentimentos tristes e estava um pouco esquecida disso!

Nal Pontes disse...

Oi Marly amei a postagem. Início de setembro. Com tom tom musical com gosto de Uva. Lindas imagens com as flores já anunciando a primavera. Parabéns pela postagem. Boa noite querida. Bjs NalPontes

Luiz Gomes disse...

Boa tarde de sexta-feira e aproveito para desejar um excelente final de semana. Minha querida amiga Marly, a fumaça chegou até o estado do Rio de Janeiro. Quarta-feira estava na ponte Rio-Niterói e não se via a Serra dos Órgãos ou a Ilha de Paquetá. Muita saúde para você e todos da sua família.

Pin It button on image hover