Olá, queridos leitores, desde já, feliz Natal para todos!
Estamos a poucas horas do Natal, mas ainda dá tempo de fazer este "panetone", que é fofo e gostoso. Escrevo panetone entre aspas, apenas porque sei que o panetone verdadeiro tem que ficar levedando por 72 horas. Já este 'descansa' por cerca de 1 hora, que é o tempo médio de fermentação dos pães comuns. Desta vez usei uma receita que já publiquei aqui no blog,
Sim, porque este tem gosto de panetone e é até mais gostoso do que muitos dos panetones que compramos no comércio, mas é um pão doce. Aliás, se você deparar com vídeos e outros meios que ofereçam receitas de panetones rápidos, pepe-papapá, fique sabendo que não se trata de receita de panetone verdadeiro. No entanto, a diferença entre eles (pelo menos, com relação a este) é apenas de textura, uma diferença muito sutil, há pessoas que não a percebem.
Panetone
(faz dois panetones médios)
xícara = 240 ml
Ingredientes
1/2 kg de farinha de trigo (mais ou menos)
3/4 de xícara de açúcar
100 gramas de manteiga, à temperatura ambiente
1 envelope de fermento seco para pão
1 colher (chá) de sal
2 ovos médios, ligeiramente batidos
1/4 de xícara de água morna (45º C, é morninha, e não quente)
3/4 de xícara de leite morno (45ºC)
1 colher de sopa de essência de panetone*
1 xícara de frutas cristalizadas
1/2 xícara de passas de uvas escuras, sem sementes (fervidas ligeiramente, escorridas e enxugadas com papel toalha)
1/2 xícara de passas de uvas claras, sem semente (fervidas ligeiramente, escorridas e enxugadas com papel toalha)
1/2 de xícara de cereja em calda, bem escorridas e enxugadas
1 ovo batido com umas gotas de água (ou café já preparado) e óleo de cozinha, para pincelar sobre os panetones
2 formas de papel para panetone de 400 gramas (são compradas em lojas de festa)
Preparo
Numa tigela grande, dissolva o fermento na água. Cubra a tigela e ponha-a de lado até que a mistura fique com aparência de ligeiramente borbulhante (demora uns dez minutos). E, numa tigelinha, faça a mistura de gema/óleo e café, cubra-a com filme plástico e leve-a à geladeira até perto do momento de usar. Volte à tigela com o fermento e acrescente os ovos, a manteiga, o leite e a farinha (xícara a xícara, não ponha a farinha toda de uma vez na tigela, mas pode ser que você precise colocar um pouco mais que 1/2 quilo!). E junte o açúcar e o sal. Combine tudo com uma colher de pau ou espátula. Vá adicionando a farinha, misturando sempre com a colher até que a massa fique grossa, então passe a misturar com a mão. Estando a massa ainda um pouco pegajosa, vire-a sobre uma superfície levemente enfarinhada e amasse até ficar lisa e elástica, vá acrescentando farinha, se for necessário (mas não acrescente farinha demais, pois para obter pães fofos e macios, o usual é deixar a massa mais úmida do que seca). Sove a massa por dez minutos e então ponha-a numa tigela levemente untada com óleo, e gire a tigela para que a massa fique também untada. Cubra a tigela e deixe que a massa cresça até dobrar de volume (demora cerca de 1 hora, mais ou menos. Dica: eu ponho a tigela dentro de um saco plástico grande bem fechado). Depois que a massa tiver crescido, vire-a sobre a superfície em que foi sovada e, com as mãos, comprima-a para baixo, para que ela desinfle. Abra a massa com um rolo, na forma de um retângulo de cerca de 30cm por 40cm e espalhe as frutas sobre ela. Enrole a massa como um rocambole, grudando bem o lado aberto, e divida o "rocambole em duas partes iguais. Ponha cada parte nas duas formas de panetone e pincele a mistura de ovo sobre cada um deles. Se desejar, corte uma cruz no topo de cada panetone, usando uma tesoura untada com óleo. Ponha as formas dentro de uma assadeira e leve-a ao forno médio (180ºC) por 20/30 minutos ou até que os panetones estejam bem crescidos e dourados.
* Obs.: além da essência de panetone, você pode usar também raspas da casca de 1 laranja e de 1 limão para saborizar a massa desta receita.
Os biscoitos, seguindo a tradição natalina, têm saído de minha cozinha, neste Natal
Os anéis de guardanapo feitos com rolinhos de papel alumínio
Para as refeições festivas, que envolvem mesas postas, e especialmente para as festas como o Natal, sempre me ocorre sugerir esse artesanato simples e com ótimo efeito, que são os anéis de guardanapo feitos com rolos de papel alumínio. Quando tive a ideia de os fazer, há nove anos, estava em alta a utilização dos rolos de papel para fazer artesanato. As pessoas geralmente sugeriam a utilização dos rolinhos de papel higiênico (?), coisa que nunca fiz e muito menos faria, para criar anéis de guardanapo.
Vou ser sincera: tenho dezenas de anéis de guardanapo que foram feitos por indústrias, como os de prata, cobre, madeira, acrílico, etc.
Mas sei que é difícil dispor de lugar em casa, para armazenar tanta coisa. Então, por que não tentar criar anéis de guardanapo que são bonitos e quase descartáveis (se você desejar descartá-los)?
Ensino como os fazer aqui.
O comércio também tem 'caprichado' no visual natalino das lojas
De resto, vamos desfrutar do Natal, que está a nos rodear há dias
É isso aí, até breve!
3 comentários:
nossa, que talento, fazer panetone caseiro é uma arte. os da minha mãe ficavam sempre solados. que lindos os biscoitos. até "ouvi" minha avó falando biscuits. lindos os anéis de guardanapos. adorei a mesa cinza. boas festas. beijos, pedrita
Esse panetone parece ser delicioso. Gostei dos doces e das decorações também. Essa é a melhor época do ano.
Boa semana!
O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia
Muito apetitoso e sem duvida fica muito melhor do que os panetones comporados. Lindas decorações e tuas ideias pra argolinhas.Adorei tudo!
É hora de enviar os votos de Boas Festas ! Já estamos novamente às vésperas do Natal e logo após do Ano Novo.
Que o Natal seja tranquilo junto dos entes queridos e o Ano Novo seja muito bom para todos bjs, chica
Postar um comentário