Google+ Followers

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Cocadinha de leite condensado

Em agosto de 2007 eu fiquei sem e-mail, de repente. Tudo por conta da bobeira: a minha e a do meu marido. Nós vínhamos atravessando um período desagradável de recebimentos de mensagens com vírus, e nos tornamos muito precavidos. Tão precavidos que, supondo serem falsas, ignoramos três mensagens do nosso provedor (enviadas durante certo intervalo de tempo) que pretendiam nos informar do recadastramento dos usários e dos seus e-mails. Como não as abrimos, ficamos sem saber da "coisa" e fomos descadastrados. O pior é que eu só tomei conhecimento do fato, quando tentei postar - sem consegui-lo -, um comentário no blog da Akemi (Pecado da Gula). Akemi havia dito que tivera dificuldade com uma receita de cocada e eu tentei passar à ela, a minha receita, que considero ótima. Minha filha Isabella, que, casualmente, estava ao meu lado, vendo minha frustração, se ofereceu para postar o comentário por mim. Akemi prontamente preparou a receita que lhes passamos e, felizmente, a apreciou. Mas, o que mais nos divertiu - a mim e à minha filha - foi que a Akemi, como se tivesse um sexto sentido, se referiu a "autora" do comentário como "Belinha", acertando em cheio o apelido da menina, que à época tinha treze anos.


Acreditem, é a melhor cocada de leite condensado que existe (de corte, pelo menos). Acho que a Akemi concorda.

Eis a Belinha (fã do Japão e sua cultura, querendo ser personagem de mangá); e as cocadinhas.






Cocadinha de leite condensado da Marly

Ingredientes

1 lata de leite condensado
2 latas (a mesma lata do leite condensado) de açúcar cristalizado
200g de coco fresco (ou seco ralado, ou um coco pequeno, sem a pele escura, ralado; na receita clássica entra só 100g, faça assim se preferir )
1 colher (café) de manteiga sem sal (às vezes uso a com sal mesmo)

Preparo

Unte com manteiga uma pedra de mármore limpa ou superfície plana, como o fundo de uma forma retengular grande. Misture todos os ingredientes numa panela de fundo grosso. Leve ao fogo médio, inicialmente, e depois que começar a borbulhar, fogo baixo, mexendo sempre (para não queimar), até desprender do fundo da panela (leva cerca de sete minutos, mais ou menos, dependendo da potência do fogão). Desligue o fogo, dê umas boas e rápidas mexidas no doce (se mexer muito açucara), e espalhe-o sobre a superfície preparada. Espere amornar e corte os quadradinhos (não espere esfriar totalmente para cortar, pois os docinhos podem quebrar).

Esta receita rendeu 70 docinhos de mais ou menos 4cm por 2cm.


Veja aqui outros docinhos:

01) Moranguinhos, receita aqui.
02) Suspiros, receita aqui.
03) Rapadurinhas de Leite Condensado, receita aqui.
04) Macarons, receita aqui.
05) Docinhos de Nozes, receita aqui.
06) Docinhos de abacaxi, receita aqui.

3 comentários:

ameixa seca disse...

Adoro coco, deve ser delicioso :)

Wservir disse...

Boa tarde,

O seu blog / Site chamou a atenção dos nossos colaboradores pela qualidade das suas receitas.

Ficaríamos muito gratos se você regista-se o seu site / blog no Petitchef.com.

Ptitchef é um diretório com as melhores referências de sites de cozinha na web. Centenas de blogs espalhados pelo mundo já estão registados, aproveite para conhecer o site Ptitchef.(www.ptitchef.com ou http://pt.petitchef.com)

Neste momento contamos com mais de 150 000 visitantes por dia e enviamos mais de 200 000 emails com o menu do dia, se adicionar o seu site / blog e colocar a nossa TAG no seu site poderá receber milhares de visitantes, esperamos a sua inscrição.

Para se inscrever no Petitchef clique aquí http://pt.petitchef.com/?obj=front&action=site_ajout_form ou no link http://pt.petitchef.com e clique em "Adicionar o seu blog-site" sobre a barra laranja.


Atentamente,

Octávio
Ptitchef.com

materials disse...

bilk811
bidder701
brich811
blot611
bloom310