quarta-feira, 19 de abril de 2023

Abóbora Cabotiá assada e os ecos da Páscoa

 

Olá, para todos!

Fiz recentemente abóbora cabotiá assada, receita que publiquei aqui, em 2015 (há oito anos). Depois que publiquei esta receita, apareceram inúmeras pessoas postando a receita também. No entanto, quando a publiquei, dei uma pesquisada, e não encontrei a receita na web, apesar de ela ser muito simples.

Receita e orientações: 

Pegue a quantidade de abóbora que quer preparar, lave-a e enxugue, e corte a abóbora em fatias. Tire o miolo e as sementes das fatias (não tirei a casca, desta vez, e por isso mesmo fervi as fatias em água - já fervente - por 2 minutos, para que a abóbora não ficasse seca e a casca amolecesse um pouquinho, mas isso é coisa minha, não é essencial para o bom resultado da receita ). Distribua as fatias numa assadeira untada  com azeite de oliva extravirgem. E verta um pouco do azeite sobre as fatias. Salpique sal marinho, a gosto, sobre a abóbora. E também pimenta preta moída e as ervas que gostar. Espalhe 1 e meia colheres de sopa de açúcar mascavo (ou mel) sobre as fatias. Leve a assadeira ao forno médio (180ºC), até que abóbora fique 'al dente'. 


E os 'ecos' da Páscoa?

Na Páscoa fiz de novo o delicioso bolo de cenoura americano, cuja receita publiquei aqui, em 2009 (há 14 anos!). Tenho feito este bolo modificando um pouco o creme que é usado no recheio e na cobertura. Acrescento a ele um pouco de chantilly, com leite em pó, para torná-lo mais leve. O povo daqui de casa acha o creme original muito gorduroso (é uma espécie de buttercream, com cream cheese).

Ganhei esta guirlandinha pascoalina, feita de aromática massa de biscoitos, de minha filha Bellita.


E ganhei estas bolachas, também aromáticas, de uma vizinha.

De resto, montei umas cestinhas com bombons e com ovinhos de Páscoa

Fiz um delicioso bacalhau à Gomes de Sá

E também uma torta de bacalhau, que eu não pude fotografar assada porque ela foi partida antes que eu me desse conta.

E é só. Mas já tenho um post, em rascunho, relativo ao dia das mães. Até já! 


28 comentários:

Roselia Bezerra disse...

Boa noite de paz, querida amiga Marly!
Fiquei aqui saboreando... o bolo e os biscoitos de Páscoa.
Aprendi, no Mosteiro, a fazer uns cordeirinhos deliciosos, nunca mais fiz.
Por sorte, hoje comi abóbora, senão ficaria aqui agora morrendo de vontade.
Gosto demais da delicadeza dos seus pratos e posts todos.
Os mimos que ganhou estão belíssimos e apetitosos.
Tenha dias abençoados!
Beijinhos

chica disse...

Que lindo teu post!
Por coincidência, hoje preparei esse prato com a abóbora. Adoramos!
Lindo teu bolo de Páscoa e a guirlanda, bolachas!
Parabéns sempre!
beijos, chica

Pedrita disse...

adoro essa abóbora, faço de tudo qt é jeito. q bom q tem mais uma sugestão de receita. que lindo o bolo com coelhinhos. lindas as bolachas, eu tb ganhei uma parecida uma vez. ah, eu não ligo nada pra bacalhau. beijos, pedrita

Sérgio Santos disse...

Não sou mt fã de abóbora, Marly, mas essa está bem convidativa!!! Bjssss

Viagens pelo Rio de Janeiro e Brasil. disse...

Bom dia e bom final de semana. Obrigado pela visita e comentário. Marly, que vontade de provar dessas delícias. Bom feriado para você e sua família.

Luiz Gomes

Vanessa disse...

É a forma que eu mais gosto de comer legumes no forno e sempre colocando cebolas e alguns dentes de alho inteiro pra assar.



Esse prato de bacalhau está lindo demais. Amei!!


Beijos.





https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

Stefania disse...

Buona la zucca, non l'ho mai mangiata arrostita devo provarla

Coisas de Feltro disse...

Tudo com um aspecto delicioso.
Bjs

Mariete Salema disse...

Adoro doces. Elogio a aparência dos aqui expostos. Fiquei encantada com o seu blogue
.
Abri um blogue de poesia. Gostava que o conhecesse, visitando. Obrigada.
-
ilusoesepoesiaadulta – (sem vernáculo)
.

Luiz Gomes disse...

Boa tarde de segunda-feira e boa semana. Obrigado pela visita e comentário.
Muita saúde para você e sua família, minha amiga Marly.
Luiz Gomes

Jovem Jornalista disse...

Refeições deliciosas de Páscoa. Quero muito experimentar!

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Verena disse...

Que postagem deliciosa, Marly
Parabéns pelo capricho.
Contunuação de uma abençoada semana.
Beijinhos
Verena.

Luiz Gomes disse...

Boa noite de quinta-feira. Obrigado pela visita e comentário, minha querida amiga Marly.

Luiz Gomes

Sérgio Santos disse...

Eu nao teria coragem de comer as bolachas. Ia guardar bem envelopadas. rsrs Bjssss

Luiz Gomes disse...

Boa tarde de domingo.
Minha querida amiga Marly, as vezes encontramos verdadeiros artistas, onde menos esperamos.
Luiz Gomes.

Luiz Gomes disse...

Boa noite e boa quinta-feira.
Minha querida amiga Marly, o estado do Rio de Janeiro é o terceiro menor do Brasil, mas possui cachoeiras lindas e maravilhosas.
Luiz Gomes.

Viagens pelo Rio de Janeiro e Brasil. disse...

Boa Noite minha querida amiga Marly. Quando vi aquela pedra enorme, imaginei a quanto tempo ela está ali e como foi parar?

CÉU disse...

Tanta comida, Marly! E que bonita!
Não gosto de abóbora, mas tudo o resto eu comia, sobretudo o bacalhau à Gomes de Sá.
Parabéns pelas prendas recebidas.

Beijos e dias felizes.

Sérgio Santos disse...

Tenha uma linda semana, Marly! bjssss

Luiz Gomes disse...

Boa tarde de quarta-feira e obrigado pela visita.
Espero um dia conhecer a Chapada dos Veadeiros, um dia minha querida amiga Marly.
Luiz Gomes

Luiz Gomes disse...

Bom dia de domingo com muita paz e saúde.
Um feliz dia das Mães minha querida amiga Marly.
Luiz Gomes.

Luiz Gomes disse...

Boa tarde de quarta-feira e obrigado pela visita e comentários minha querida amiga Marly.

Luiz Gomes

Khan disse...

Very nice post. I have read it! It’s very informational and helpful

Kalel disse...

I was impressed by your writing. Your writing is impressive.

Thalia disse...

Hey, This is the best blog here. It is a perfect post. I want to write like you.

Haley disse...

Your website is very nice, the article is very enlightening

Lyla disse...

The article is very enlightening, I wish you continued success.

Leif disse...

You always write wonderful content, I am glad that you just shared this useful info

Pin It button on image hover