quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Moranguinhos (receita com nozes) e o filme Conquistando Mary

 



Olá, querido leitor!

Estive a ponto de publicar um post novo aqui, algumas vezes, nos últimos dias, mas confesso que me faltou o ânimo, rsrs.

É que, apesar de me esforçar para manter um astral alto, os acontecimentos em volta não têm contribuído para motivar a gente, né, não?

Por aqui as coisas continuam na mesma, a novidade é que o meu marido - por trabalhar na área de saúde - foi vacinado, contra a Covid 19. Recebeu a primeira dose, claro, mas não deixa de ser um alívio! 




Um dos doces que fiz nos últimos dias foram estes moranguinhos, que diferem das outras receitas já publicadas, aqui no blog, por levar nozes. Na receita original - bem antiguinha! - não havia indicação de que se cozinhasse o doce, era só misturar os ingredientes, resfriar um pouco a massa, na geladeira (por 1 hora), e moldar os docinhos. Se alguém tiver a intenção de preparar estes docinhos com crianças, na escola por exemplo, para que sejam consumidos no mesmo dia, pode fazer assim. Eu introduzi  o fogo, nesta receita, para que o doce pudesse ser consumido em até uma semana. Também tive a ideia de usar folhinhas de plantas artificiais, de plástico, no lugar das feitas com pasta americana ou mesmo com papel. Os meus galhinhos foram bem lavados e ficaram imersos em água, com água sanitária, por mais de 1 hora, antes de serem utilizados. Usei estes galhinhos porque já os tinha em casa. Se os tivesse comprado, para este fim, teria escolhido uns mais parecidos com as folhas naturais dos morangos, rsrs.

Moranguinhos (de coco e nozes) 
(rende 30 docinhos)

Ingredientes

200 gramas de leite condensado (1/2 embalagem)
1/2 xícara de chá de nozes moídas (moí as minhas no liquidificador)
1/2 xícaras de coco ralado (usei fresco, mas pode ser do seco)
1 caxinha (25 gramas) de gelatina de morango
1/4 colher de chá de essência de baunilha (opcional)

Para rolar os docinhos

3/4 de xícara de açúcar granulado (use o vermelho, se preferir, usei o comum)

Preparo

Numa panela pequena - não aderente - misture todos os ingredientes. Leve a panela ao fogo, até que a mistura ferva. Deixe que cozinhe mais dois minutos - mexendo sempre. Espere amornar, passe um pouquinho de manteiga nas mãos e molde os docinhos, em forma de morangos. Passe os docinhos por açúcar granulado e ponha um galho artificial com folhinhas, em cada um. Não deixe que a massa esfrie totalmente, pois isso dificultará a tarefa de moldar os moranguinhos.
 

Pensei em falar sobre as minhas últimas leituras e do último filme visto. Mas as minhas leituras têm sido caóticas, hoje eu decidi começar um livro pra valer. Até ontem, porém, estive passando as vistas (lendo páginas avulsas) de uns três livros, todos eles muito bons, diga-se de passagem, mas, por isso mesmo, dignos de serem lidos com mais cuidado. Deixei-os de lado.

                                  

Conquistando Mary

(atenção: Spoiler! texto com revelações sobre a trama do filme abaixo)

Já o último filme visto - na TV - foi o britânico 'Conquistando Mary' (capturing Mary - de Stephen Poliakoff, lançado em 2007 - com dame Maggie Smith, Ruth Wilson, Danny Lee Wynter e David Walliams).
   

                                    filme: Conquistando Mary - Imagem da HBO

O filme tinha tudo para ser muito interessante, pois narra - em flashback - a estória de uma jornalista-escritora, que na juventude (nos anos 50), frequentou os saraus dados no palacete de um aristocrata, onde ela, um dia, encontrou um sujeito que mudou para sempre a vida dela. Mas a mudança foi para pior, pois o tal indivíduo, depois de ser repelido por ela (fica mais ou menos implícito que ela o rejeita por ele ser um alpinista social e - sobretudo - maledicente), interfere para que ela seja demitida do jornal em que trabalha e afastada de outra boa possibilidade de emprego.

A gente fica sabendo de tudo isso, a partir do momento em que a mulher, já idosa e alcoólica, entra  na antiga mansão, que antes frequentara - e que no presente é cuidada, mas mantida fechada. 

O jovem zelador é que permite - a despeito das expressas ordens do dono - de não deixar entrar ninguém na casa - que a idosa entre na propriedade. E é percorrendo os cômodos da mansão e conversando com ele, que ela relembra as coisas que viveu ali.
Mas ela, como mencionei, tornou-se alcoólatra e a gente fica em dúvida sobre a absoluta veracidade das memórias dela.  





23 comentários:

" R y k @ r d o " disse...


Moranguinhos que prendem o coração de um homem, lol
.
Abraço
Cuide-se
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

Akemi disse...

Marly, querida, entendo muito bem essa falta de ânimo, a pandemia e o distanciamento social mexe mesmo com todos nós, mas que bom que compartilhou conosco esse docinho tão delicado e certamente delicioso! Nozes, coco e morango não tem como ficar ruim! Fiquei curiosa para ver esse filme! Confesso que qdo terminam assim, meio no ar, fico intrigada, querendo saber qual fim do personagem! Rsss Fica com Deus e se cuidem!😘😘😘

Akemi disse...

Marly, querida, entendo muito bem essa falta de ânimo, a pandemia e o distanciamento social mexe mesmo com todos nós, mas que bom que compartilhou conosco esse docinho tão delicado e certamente delicioso! Nozes, coco e morango não tem como ficar ruim! Fiquei curiosa para ver esse filme! Confesso que qdo terminam assim, meio no ar, fico intrigada, querendo saber qual fim do personagem! Rsss Fica com Deus e se cuidem!😘😘😘

Marly disse...

Akemi,

Que bom 'ver' você por aqui, amiga! Obrigada pela visita e comentário gentil!

Pedrita disse...

nsosa, que lindos, parecem morangos mesmo. sim, volte e meia eu desmonto tb. tempos difíceis. nossa, que alívio seu marido vacinado. eu tenho deixado um cantinho pra leitura. há uns anos eu só lia em transporte público, mas comecei a sair menos então criei um cantinho. na pandemia tem ajudado. coloco uma música e vou ler. mas na mesma velocidade de antes, nem mais nem menos. não conhecia esse filme. se cuide. beijos, pedrita

Dalva Rodrigues disse...

Ficaram lindinhos, Marly, ainda não experimentei essa combinação com nozes, mas imagino que não tem como não ser uma delícia.
O enredo do livro parece bem interessante, atual acho que desde sempre.
Abração!

A Paixão da Isa disse...

amiga linda como te compriendo pois esta vida nao esta a ser facil para ninguem mas vamos ter fé para que um dia destes as coisas passem eu conto com isso mas que nao é facil nao é bem os teus morangos estam 5* adorei e quando tivere gelatinha de morango vou fazer amiga te desejo a ti e aos teus tudo de bom muita saude bjs

Prata da casa disse...

Adorei estes belos moranguinhos e, com nozes, ainda devem ficar mais saborosos!
O filme parece muito interessante,mas não o conheço ou sequer ouvi falar. Vou tentar a Netflix.
Bjn
Márcia

Cidália Ferreira disse...

Muito bem. Coisinhas doces para adoçar a alma.
Desejo que tudo corra bem com o seu Marido que está na linda da Frente. FORÇA E CORAGEM!
-
A voz que me afaga e endoidece
.
Beijo, e bom fim de semana.

Patricia Merella disse...

Marly querida,Que lindos que ficaram os moranguinhos! Inspirou-me. Bom fim de semana amiga! Beijinhos

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Marly,
Que docinhos simpáticos. As nozes devem dar um toque especial.
Beijo.

Chris Ferreira disse...

Oi Marly, eu também andei meio desanimada com o blog e postando pouco. Nem sei se foi bem desânimo ou cansaço devido ao outro tanto de coisas que tenho feito. Enfim, o blog ficou com poucos posts.
Gente, estou apaixonada nesses moranguinhos. Nunca fiz com nozes. Vou experimentar. Eu prefiro o coco fresco sempre.
Gostei da dica do filme também. Ainda não assisti.
beijos
Chris


Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

Denise disse...

Ficaram uma graça e, pelos ingredientes apresentados, devem ter ficado deliciosos! Amei!
Benza Deus que seu marido já recebeu a primeira dose. Estamos rezando para que o nosso dia também chegue e que não demore muito! Deus no comando!
Ótima semana para você!
Abraços.
http://dedeartes-denise.blogspot.com

Vanessa disse...

Marly eu simplesmente amei os moranguinhos, não posso comer nozes ainda por causa de uma alergia alimentar mas, depois das vacinas que estou tomando espero poder rs.
Fica a receita que me parece muito saborosa.

Amei saber que seu marido foi vacinado, já é um alívio enorme e daqui a pouco chega a nossa vez.
beijos.


https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

aprendendocommamae disse...

Olá, Marly, boa noite!
Adorei os docinhos, a decoração ficou perfeita, duvido que tenha durado uma semana, agradeço o carinho da partilha.
Blog muito lindo, quando der vá conhecer o meu também. Uma ótima semana pra você. Sucesso!
Bjos,
Lauren
http://aprendendocommamae.blogspot.com/

Lily Allen disse...

The above article is nice and interesting, thank you willing to share
clipping path service

Adelaide Araçai disse...

Ultimamente tenho escrito menos nas redes e no blog pois meu assunto é o momento sinistro, exceto quando falo de livros, e também não tenho conseguido regularidade de postagens ou variedade de assuntos, estou com dificuldades em me distanciar da realidade.
Amei a receita me trouxe lembranças de infância. Vou buscar o filme pois é uma temática que gosto.

Muita Luz e paz!
Abraços

As Mulheres 4estacoes disse...

Olá, Marly!

Já fiz uma receita parecida, sem as nozes e a baunilha, que conheço como bicho de pé e meus netos adoram.
Concordo com você, as vezes nos falta ânimo com tudo que anda acontecendo.

Minha filha e genro também são da área da saúde e já receberam a primeira dose da vacina. O sentimento é de alívio e esperança de que logo todos possam estar vacinados.

Um abraço,
Sônia


Margarida Pires disse...

Que lindo cantinho.
Os moranguinhos parecem maravilhosos.
Um grande beijinho.
Megy Maia💕🌹💕

Chris Ferreira disse...

Oi Marly,
passei aqui para deseja um ótimo final de semana.
E fiquei com mais vontade de comer esses docinhos.
beijos
Chris


Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

Pandora disse...

Fiquei com vontade de doces!!! Cara ótima!

aa disse...

cast ajans Oi Marly,
passei aqui para deseja um ótimo final de semana.
E fiquei com mais vontade de comer esses docinhos.

Shikha Singh disse...

It has been an article that has been described in the best way I have ever read.
best hr software in india

Pin It button on image hover